AMÉRICA CONTEMPORÂNEA: IMPERIALISMO E LATINIDADE


Em outubro de 2001, após os ataques terroristas ao World Trade Center e ao Pentágono, os líderes políticos dos Estados Unidos e da Inglaterra declararam guerra ao regime Talibã, no Afeganistão. Naquela ocasião, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o líder muçulmano Osama Bin Laden, fizeram declarações sobre os atentados. Leia com atenção os trechos a seguir:


George Bush: Um comandante-chefe envia os filhos e filhas dos Estados Unidos à batalha em território estrangeiro somente depois de tomar o maior cuidado e depois de rezar muito. Pedimos-lhes que estejam preparados para o sacrifício das próprias vidas. A partir de 11 de setembro, uma geração inteira de jovens americanos teve uma nova percepção do valor da liberdade, do seu preço, do seu dever e do seu sacrifício. Que Deus continue a abençoar os Estados Unidos.

Osama Bin Laden: Deus abençoou um grupo de vanguarda de muçulmanos, a linha de frente do Islã, para destruir os Estados Unidos. Um milhão de crianças foram mortas no Iraque, e para eles isso não é uma questão clara. Mas quando pouco mais de dez foram mortos em Nairóbi e Dar-es-Salaam, o Afeganistão e o Iraque foram bombardeados e a hipocrisia ficou atrás da cabeça dos infiéis internacionais. Digo a eles que esses acontecimentos dividiram o mundo em dois campos, o campo dos fiéis e o campo dos infiéis. Que Deus nos proteja deles.
(Adaptados de "O Estado de S. Paulo". 8/10/2001)

Com base nas duas declarações acima, pode-se afirmar que:




  • ambos tentam separar a noção de justiça das justificativas de ordem religiosa, fundamentando-a numa estratégia militar.

  • a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de Osama Bin Laden.

  • a justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de George W. Bush.

  • ambos apoiam-se num discurso de fundo religioso para justificar o sacrifício e reivindicar a justiça.

  • ambos tentam associar a noção de justiça a valores de ordem política, dissociando-a de princípios religiosos.