AMÉRICA CONTEMPORÂNEA: IMPERIALISMO E LATINIDADE


O cenário internacional propiciou, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, inúmeros exemplos de integração regional relativos a diferentes setores – econômico, político, social. A respeito das integrações entre os países americanos, considere as afirmativas a seguir:

 

I – As tentativas de implantação da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) demonstram iniciativas norte-americanas de manter e aprofundar sua ingerência militar e comercial na América Latina, além de promover a concentração de renda e de terras.

II – O projeto de integração latino-americana promovido pela OEA possuía o direito de intervenção nos países onde o governo favorecesse interferências norte-americanas na economia.

III – Em 1991, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai se reuniram e firmaram o tratado do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), que previa sua implantação progressiva com a eliminação das barreiras alfandegárias entre os quatro países.

IV – A atual integração latino-americana enfrenta problemas, em virtude da hegemonia norte-americana com sua postura de endurecimento nas negociações da dívida externa.

 

É correto apenas o que se afirma em:




  • I, III e IV.

  • II e IV.

  • I, II e III.

  • III e IV.

  • I e II.