AMÉRICA CONTEMPORÂNEA: IMPERIALISMO E LATINIDADE


Leia com atenção:

 

A busca de uma identidade própria, fundamentada em novas bases coincidiu com o surgimento desse movimento cultural. Intérpretes e compositores que se dedicaram a recuperar a música folclórica, agregando fatores próprios da música continental, incorporando instrumentos e ritmos de todos os países. Esse movimento apresentou-se, em geral, como uma alternativa frente à música estrangeira, de origens norte-americana e europeia, e pretendeu estabelecer uma ponte entre o passado - de uma cultura musical tradicional elitista - e o presente - como uma expressão musical que traduzia os desejos do povo. A busca de raízes implicou num processo de releitura da produção musical da época, orientada por essa valorização da cultura popular e das tradições. (BORGES, Ana Cristina. América Latina: um mosaico de sons, cores e sabores. Uniube, 2011, p. 304).

 

As manifestações musicais tiveram significativa importância na América Latina na segunda metade do século XX. Como exemplos do movimento cultural descrito no fragmento podemos citar: 




  • Nova Canção Chilena, Música Popular Brasileira e Tango Argentino.

  • Tango Argentino, Samba Brasileiro e Salsa Cubana.

  • Novo Cancioneiro Argentino, Nova Canção Chilena e Nova Trova Cubana.

  • Tropicalismo Brasileiro, Novo Cancioneiro Argentino e Mariachi Mexicano.

  • Nova Canção Latina, Bossa Nova no Brasil e Corrido Revolucionário Mexicano.