A QUESTÃO INDIGENA NAS AMÉRICAS


Durante muitos anos, devido à discriminação e aos mal-entendidos na sociedade em geral, os indígenas norte-americanos não foram valorizados. Segundo a historiadora Gabriela Tayac, isso está mudando, principalmente em virtude de que:


a criação de instituições especializadas, como o museu nacional do índio americano (NMAI), contribui para que a história e cultura indígena fique registrada no passado.


o governo tem incentivado a criação de instituições para que valorizam a cultura indígena e seu o olhar sobre a história, a exemplo do museu nacional do índio americano (NMAI).


a sociedade norte-americana tem buscado a miscigenação com o indígena, como forma de reparar um erro do passado colonial, em que não houve a inserção do nativo.


os conhecimentos indígenas se limitam a instituições privadas, como o museu NMAI, que concentra toda a cultura dos povos nativos país.


a criação do museu indígena (NMAI) pelo governo representou um avanço na aceitação dos povos nativos, apesar de sua história ainda ser contada sob o ponto de vista dos colonizadores ingleses.

Em 2007, foi aprovada a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, um documento de orientação internacional que contou com a participação ativa de representantes dos Povos Indígenas e dos Estados membros da ONU. Apesar da resistência de alguns governos ao projeto, trata-se uma vitória de todos os povos indígenas do mundo. Nesse sentido, a aprovação da Declaração teve por objetivo:


impor discussões sobre a restrição do direito à livre determinação e à autonomia dos povos indígenas.


reconhecer, afirmar e promover os direitos fundamentais universais no contexto das culturas, realidades e necessidades indígenas.


tornar obrigatório o ensino de história indígena nas escolas regulares dos países membros.


reconhecer aos Estados a soberania ao direito de posse e demarcação de terras indígenas, como bens e propriedades dos respectivos governos.


garantir aos indígenas a restrição ao direito à terra, à livre manifestação cultural e religiosa e ao autogoverno. 

Em meados da década de 1950, segundo um estudo do antropólogo Darcy Ribeiro, os índios somavam cerca de 100 mil indivíduos e estavam em permanente declínio. Após uma reversão histórica na demografia indígena, alguns povos sobreviveram à extinção e buscaram adaptar-se ao meio ambiente físico e social em que viviam. Hoje são mais de 300 mil indígenas no país e essa população vem crescendo nas últimas décadas.

Sobre esse cenário, analise as afirmativas a seguir:

 

I – De acordo com o Censo de 2010 (IBGE), entre as etnias com maior número de indígenas no Brasil destacam-se os Tikuna, Guarani Kaiowá, Kaingang e Makuxi.

II – Os povos Terena e Baré são os que possuem maior número de população vivendo fora das terras indígenas.

III – Alguns povos, a exemplo dos Urubu-Kaapor, Kayabi, Juruna e Tapirapé, estiveram próximos de ser extintos mas voltaram a crescer, se estabelecendo biológica e culturalmente.

IV – Algumas etnias indígenas estão fortemente ameaçadas de extinção, como os Avá-Canoeiro e os Juma, que juntos somam cerca de 17 indivíduos apenas.

 

É correto o que se afirma em:


I, II e III, apenas.


I e II, apenas.


I e IV, apenas.


II e III, apenas.


I, II, III e IV.

Na região da América Andina desenvolveram-se sociedades que deram origem a grandes civilizações: é o caso da civilização Inca. Sobre essa civilização, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:


(    ) Os incas eram governados por um rei, que tinha como função principal comandar o exército; daí receber o título de "senhor dos guerreiros", comprometendo-se a ser responsável com os deuses e seu povo.
(    ) A civilização inca adquiriu consistência pela formação da Confederação Cusquenha, que era baseada na crença de uma ancestralidade comum e foi muito importante para manter a unidade do Império.
(    ) Cuzco, sua principal cidade, foi erguida numa pequena ilha, do lago Texcoco, na qual foram construídos canais como via de deslocamento e comunicação.
(    ) Os incas formaram um império com um complexo sistema administrativo e dividido em quatro grandes regiões, denominado Tawantinsuyu.
(    ) Os incas realizaram alguns dos mais surpreendentes projetos de engenharia do continente, construindo estradas que permitiam a passagem de homens e animais.

 

A sequência correta é:


V, F, F, V, F.


F, F, V, V, V.


F, V, F, V, V.


V, V, F, F, V.


F, V, F, V, F.

As civilizações maia e asteca foram as mais importantes da região da Mesoamérica, principalmente pelo alto grau de desenvolvimento alcançado por estas sociedades. Sobre as principais características dos dois povos, leia com atenção as afirmativas a seguir:


I - O governo mais era uma teocracia, marcado pelo predomínio de cidades-estados independentes que não chegaram a constituir um império centralizado.
II - Em ambas civilizações, o cultivo do milho era a base da agricultura, mas no caso dos astecas a economia era complementada pela arrecadação de tributos das províncias vizinhas e do intenso comércio de produtos nos mercados.
III - Os astecas formavam um império teocrático-militar, cujo imperador simbolizava o poder político, militar e religioso, o que facilitou sua expansão territorial.
IV - Em termos culturais as duas sociedades possuíam semelhanças, principalmente pela criação de calendários, o desenvolvimento da escrita glífica, a criação de códices e a da representação de seus deuses em esculturas de pedra e cerâmica.


É correto apenas o que se afirma em:


I, II e III


III e IV


II e IV


I e III


I, II, III e IV

A imagem a seguir é uma pintura do muralista mexicano Diego Rivera, que faz uma representação da capital asteca Tenochtitlan:

 

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Murales_Rivera_-_Markt_in_Tlatelolco_3.jpg?uselang=pt-br

 

O muralismo é uma arte mexicana contemporânea que tem como princípio a exaltação da cultura indígena e mestiça, que marcaram a formação do povo mexicano. A partir da observação atenta da imagem, é possível identificar aspectos do alto desenvolvimento da capital asteca. Considerando as características da cidade, analise as afirmativas a seguir:

I - Possuía um templo maior cercado por templos menores, símbolos da religiosidade e da nobreza asteca.
II - Possuía amplas avenidas e extensos aquedutos, que ligavam a capital às demais províncias do império, facilitando o deslocamento de pessoas e mercadorias.
III - Por ser uma ilha, a capital era cercada por lagos, numa região pantanosa, o que levou os astecas a se adaptarem ao terreno e construir ilhas artificiais para cultivo da agricultura.

É correto o que se afirma em:


I e II, apenas.


III, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III.


II e III, apenas.

A denominação “índio” foi atribuída aos povos americanos pela primeira vez por Cristóvão Colombo, em 1492, por imaginar ter chegado às Índias, quando na verdade aportou em território Caraíba. Com o passar dos séculos e com a interação de nativos e colonizadores, os termos “índio” ou “indígena” passaram a ser usados como um genérico, muitas vezes de forma pejorativa. Sobre a crítica da historiografia em relação ao termo “índio” é correto afirmar que:


é o que melhor define os povos nativos do Brasil, já que cada civilização americana tem sua denominação.


trata-se de um conceito homogêneo, que procura reforçar a visão histórica dos povos americanos.


trata-se de um conceito civilizador, que justificou a superioridade dos nativos sobre os europeus.


trata-se de uma designação ampla, que procura englobar a diversidade de grupos humanos da América.


é o que melhor define os povos das Américas, valorizando a particularidade de cada civilização.

Os direitos reconhecidos na Declaração das Nações Unidas para os Direitos dos Povos Indígenas constituem normas mínimas para a sobrevivência, dignidade e bem-estar dos Povos Indígenas do mundo. Para isso, os Estados deverão adotar formas de interação com os povos indígenas para reconhecer e proteger o exercício destes direitos.

Nesse sentido, e de acordo com a Declaração, compete aos Estados:

 

I - Incorporar esses direitos em suas legislações nacionais e adotar todas as medidas necessárias para que sejam garantidos, observando o caráter progressivo dos direitos humanos.

II – Restituir bens culturais, intelectuais, religiosos e espirituais de que tenham sido privados sem seu consentimento livre, prévio e informado, ou em violação às suas leis, tradições e costumes.

III – Assegurar às pessoas indígenas, em particular as crianças, o direito a todos os níveis e formas de educação do Estado sem discriminação, tendo acesso, quando possível, à educação em sua própria cultura e em seu próprio idioma.

IV – Assegurar o reconhecimento e a proteção jurídica das terras, territórios e recursos, que tradicionalmente os povos indígenas tenham possuído, ocupado ou de outra forma utilizado ou adquirido.

 

É correto o que se afirma em:


I, III e IV.


III e IV.


I e II.


I, II e III.


I, II, III e IV.

Leia com atenção:

Durante muitos anos, devido à discriminação e aos mal-entendidos na sociedade em geral, os indígenas americanos não foram valorizados, e nossas culturas pareciam estar morrendo. Porém nos últimos 30 anos, graças aos esforços coletivos de pessoas de todas as origens, uma nova vida se acerca das tribos em uma era de crescente liberdade de expressão. (TAYAC, Gabrielle. Tradições Vivas dos Indígenas Americanos. eJournal USA, vol. 14, n. 6, jun. 2009, p. 8)

 

Os povos indígenas passaram por uma longa história de conquistas e colonialismo. Nas últimas décadas, vários governos reconheceram os danos que fizeram aos povos indígenas durante séculos e buscaram corrigir os erros passados. Sobre a situação atual dos nativos norte-americanos, analise as afirmativas a seguir:

 

I – Cerca de 70% dos índios americanos vivem nas reservas, que são as terras designadas para as tribos pelos tratados estabelecidos com o governo dos EUA.

II - Apesar dos recentes ganhos econômicos, os índios americanos, mais do que qualquer outro setor da população americana, ainda sofrem de saúde frágil, alta taxa de pobreza e baixo grau de instrução.

III - As tribos que vivem no país são muito diferentes, cada uma com sua própria cultura, língua, história e governo tradicionais.

IV - A maioria dos povos nativos vive de forma bastante tradicional, mantendo suas raízes ancestrais e sem participação no mundo cada vez mais global.

 

É correto apenas o que se afirma em:


II e III


II e IV


I, II e III


II, III e IV


I, II e IV

A Constituição Federal de 1988 trouxe significativos avanços em termos de conquista de garantias e direitos fundamentais dos povos indígenas, reconhecendo princípios básicos à manutenção dessas etnias. Entre esses direitos destacam-se:

 

I – O direito à diferença, fortalecido pelo reconhecimento e preservação de sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições.

II – Os direitos originários sobre as terras que eles tradicionalmente ocupam, considerados primários e congênitos, anteriores à própria criação do Estado brasileiro.

III – As terras indígenas são declaradas como bens da União, destinados ao usufruto exclusivamente indígena, inusucapíveis, inalienáveis e indisponíveis.

IV – Garantia de posse e o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos existentes nos territórios indígenas.

 

É correto o que se afirma em:


III e IV, apenas.


I e II, apenas.


II e III, apenas


I, II e IV, apenas.


I, II, III e IV.

Páginas: 123456