Durante muitos anos, devido à discriminação e aos mal-entendidos na sociedade em geral, os indígenas norte-americanos não foram valorizados. Segundo a historiadora Gabriela Tayac, isso está mudando, principalmente em virtude de que:
a criação de instituições especializadas, como o museu nacional do índio americano (NMAI), contribui para que a história e cultura indígena fique registrada no passado.
o governo tem incentivado a criação de instituições para que valorizam a cultura indígena e seu o olhar sobre a história, a exemplo do museu nacional do índio americano (NMAI).
a sociedade norte-americana tem buscado a miscigenação com o indígena, como forma de reparar um erro do passado colonial, em que não houve a inserção do nativo.
os conhecimentos indígenas se limitam a instituições privadas, como o museu NMAI, que concentra toda a cultura dos povos nativos país.
a criação do museu indígena (NMAI) pelo governo representou um avanço na aceitação dos povos nativos, apesar de sua história ainda ser contada sob o ponto de vista dos colonizadores ingleses.