SISTEMAS DE CONTROLE AVANÇADO


Considere os seguintes trechos do algoritmo utilizado para a obtenção do conjunto total de amostras para a implementação da RNA PMC: O que está sendo executado, respectivamente, nas linhas 7 e 16 desse algoritmo?

Na linha 7, o sistema criado no ambiente SciFLT e salvo no diretório “C:\sim_RNA\controle_pi.zcos” está sendo importado para o algoritmo. Por sua vez, na linha 16, é executado um comando que irá realizar a simulação do sistema importado.
Na linha 7, o diagrama de blocos criado no ambiente Xcos e salvo no diretório “C:\sim_RNA\controle_pi.zcos” está sendo importado para o algoritmo. Por sua vez, na linha 16, é executado um comando que irá realizar a simulação do diagrama importado.
Na linha 7, é executado um comando que irá realizar a simulação do diagrama importado. Por sua vez, na linha 16, o diagrama de blocos criado no ambiente Xcos e salvo no diretório “C:\sim_RNA\controle_pi.zcos” está sendo importado para o algoritmo.
Na linha 7, o diagrama criado no ambiente SciNotes e salvo no diretório “D:\sim_RNA\controle_pid.zcos” está sendo exportado para o Xcos. Por sua vez, na linha 16, é executado um comando que irá realizar a simulação do sistema exportado.
Na linha 7, o sistema criado no ambiente Xcos e salvo no diretório “D:\sim_RNA\controle_pid.zcos” está sendo importado para o algoritmo. Por sua vez, na linha 16, é executado um comando que irá realizar a simulação do sistema importado.
Assinale V para verdadeiro e F para falso, e em seguida marque a alternativa com a sequência CORRETA. (  )  A Rede Perceptron Multicamadas apresenta uma atualização de pesos regida pela formula wi=wo+n*(df/dt)*erro*xi. (  ) Dentre as aplicações das Redes PMC podem ser citadas: aproximação universal de funções, controle de processos e otimização de sistemas. (   ) Uma das principais características associadas às redes PMC é o fato de apresentarem um tipo de treinamento denominado supervisionado. (   ) A principal diferença da rede Perceptron em relação a outras topologias é o fato de apresentar uma operação da camada de saída sem supervisão.

F-V-F-V.
V-F-V-F.
V-V-V-F.
F-V-V-F.
V-V-V-V.
Assinale V para verdadeiro e F para falso, e em seguida marque a alternativa com a sequência CORRETA: (   ) o treinamento de uma Rede Neural pode ser definido como um algoritmo que visa o ajuste dos pesos sinápticos e os limiares dos neurônios; (   ) a arquitetura de uma RNA é uma dada composição estrutural de RNA inserida dentro de uma topologia; (   ) a topologia de uma RNA pode ser definida como a disposição dos diversos neurônios, uns em relação aos outros, estruturados por meio do direcionamento de suas conexões sinápticas;

V-V-V.
F-F-F.
F-V-V.
V-F-V.
V-F-F.
Para a definição de variáveis linguísticas de saída de um dado sistema fuzzy de estrutura Sugeno deve-se estipular um importante conceito. Qual é este conceito?

As Regras Linguísticas, visto que relações devem existir entre a(s) variável(eis) de entrada com tal(is) variável(eis) de saída.
Função de saída para o sistema.
Superfície Fuzzy, que relaciona a(s) variável(eis) de entrada com funções de ponderação.
Superfície Fuzzy, que relaciona a(s) variável(eis) de entrada com funções específicas.
Funções de pertinência das variáveis de entrada.

Analise as seguintes sentenças sobre o software SciLab:

I. É uma plataforma computacional científica, voltada para a computação numérica, muito semelhante ao software “Matlab”, com a vantagem de ser livre.

II. É dotado de uma linguagem de programação interpretada de alto nível que permite a implementação de algoritmos complexos com poucas linhas de código.

III. Existem diversos pacotes e módulos externos, desenvolvidos e customizados pela comunidade internacional, disponíveis para download através do portal ATOMS, tal como o “Fuzzy Logic Toolbox” (SciFLT).

Qual das alternativas a seguir contém apenas sentenças CORRETAS?


 I, II e III


I e II


II e III


I e III


Apenas III

A seguir estão listadas as principais etapas consideradas para o projeto de um sistema de controle fuzzy do tipo Mamdani. Qual delas NÃO se aplica para tal projeto? 


Definição de funções lineares de saída.


Determinação de operadores e método de defuzzificação que serão considerados.


Definição dos conjuntos fuzzy de entrada e de saída.


Definição do conjunto de regras linguísticas.


Execução de testes e ajustes para verificação do sistema.

Considere o seguinte conjunto fuzzy resultante do cálculo de agregação, neste caso utilizando o operador “max”,de um dado sistema fuzzy:fuzzy_1.jpg

Qual será o valor não fuzzy resultante e o respectivo grau de pertinência deste sistema fuzzy considerando para a etapa de DEFUZZIFICAÇÃO o método do centro de gravidade (ou centroide)?


valor não fuzzy = 0,65 ;grau de pertinência = 0,3


valor não fuzzy = 0,65 ;grau de pertinência = 0,38


valor não fuzzy = 0,75 ;grau de pertinência = 0,3


valor não fuzzy = 0,75 ;grau de pertinência = 0,5


valor não fuzzy = 0,75 ;grau de pertinência = 0,45

"A(o) ___________________ Fuzzy, nada mais é que o mapeamento do conhecimento sobre um determinado processo através de um conjunto de regras".


Inferência


Função de pertinência


Complemento


Universo de discurso


Grau de pertinência

Analise o seguinte trecho do algoritmo desenvolvido para o treinamento da rede PMC, descrito durante o Capítulo:


RNA_9_06.JPG

Qual das alternativas a seguir relaciona motivos para a realização da etapa de normalização das amostras para o processo de treinamento de uma RNA?


O processo de normalização de dados é uma etapa necessária para garantir uma melhor eficiência da etapa de treinamento de uma RNA. Nesse caso, as amostras irão assumir valores entre 0 e 1.


A normalização dos dados é um processo alternativo a ser considerado para a etapa de treinamento de uma RNA, visando garantir uma melhor eficiência de tal etapa. Nesse caso, as amostras irão assumir valores entre 0 e 1.


A normalização dos dados não é um processo realmente necessário a ser considerado para a etapa de treinamento de uma RNA, visto que não garante uma boa eficiência nesta etapa.


O processo de normalização de dados não é realmente necessário para a etapa de treinamento de uma RNA.


A normalização dos dados é um processo alternativo a ser considerado para a etapa de treinamento de uma RNA, que não garante uma boa eficiência nesta etapa.

Observe o seguinte diagrama de blocos, considerado no decorrer do Capítulo, de um sistema de controle operando com um controlador neural e, em seguida, analise as alternativas.

RNA_9_03.JPG

I. Pode-se notar uma diferença básica desse diagrama em relação a diagramas de sistemas de controle convencionais: não há um bloco de comparação entre os valores de referência e o valor da saída do sistema.

II. As entradas para o controlador neural são os sinais de referência e saída do sistema, apresentando cinco neurônios na camada oculta e apenas um único neurônio na camada de saída, que será o sinal da ação de controle enviado à planta do sistema.

III. O controlador neural do sistema apresenta características de uma topologia de rede neural do tipo Perceptron Multicamadas, visto que o sinal de saída da rede é retroalimentado.

Qual das alternativas abaixo relaciona apenas a(s) sentença(s) CORRETA(S)?


I e II.


Apenas I.


II e III.


Apenas II.


Apenas III.

Páginas: 1234