Um dos tipos de sistemas fuzzy constantemente considerado em aplicações de engenharia é a estrutura de Takagi-Sugeno (TS), devido às suas características exclusivas. Em relação à estrutura Mamdani, a TS apresenta algumas simplificações, principalmente no que se refere às operações de implicação e agregação, que nesse caso são inexistentes. Quais das sentenças a seguir descreve um procedimento considerado na estrutura Sugeno?
Na estrutura do tipo TS os resultados do processamento de todas as proposições dos antecedentes das regras serão pesos, que serão relacionados no cálculo da função de saída definida para o sistema que, por sua vez, deve multiplicar tais pesos por um peso geral definido pelo usuário. Logo, as operações de implicação e agregação tornam-se desnecessárias.
Na estrutura do tipo TS o resultado do processamento de todas as proposições dos antecedentes das regras será um peso. Logo, a soma de todos os pesos relacionados às regras produzirá um valor de saída para o sistema.
Na estrutura do tipo TS os resultados do processamento das proposições dos antecedentes das regras serão pesos (ou graus de pertinência), que serão relacionados no cálculo da função de saída definida para o sistema, que por sua vez pondera os pesos obtidos por cada regra. Logo, as operações de implicação e agregação tornam-se desnecessárias.
Na estrutura do tipo TS o resultado do processamento das proposições dos antecedentes das regras será um grau de pertinência associado à um conjunto fuzzy. Uma função é considerada para interpretar tal grau de pertinência de cada regra, de modo a serem obtidos vários resultados. Por fim, o valor de saída será uma soma de todos estes valores.
Na estrutura do tipo TS os resultados do processamento de todas as proposições dos antecedentes das regras serão graus de pertinência, que serão associados à uma função específica. Para o cálculo do valor de saída do sistema, uma função de ativação deve ser considerada.