QUÍMICA ORGÂNICA IV


O teste que consiste na formação de cloretos de alquila por reações de álcoois com uma solução de cloreto de zinco em ácido clorídrico concentrado de acordo com a reação abaixo é?


Teste de Jones
Teste de Tollens
Teste de Benedict
Teste de Fehling
Teste de Lucas
O ácido acetilsalicílico é obtido a partir do ácido salicílico em uma reação de acetilação. Com qual reagente o ácido salicílico reage para ocorrer à formação do ácido acetilsalicílico?

Sulfato de Magnésio anidro
Ácido etanoico
Ácido sulfúrico
Anidrido acético
Hidróxido de sódio
Leia, analise e responda: O ácido acetilsalicílico, componente ativo de alguns analgésicos, é um derivado do ácido salicílico:       Com relação a essas duas substâncias, é correto afirmar que:

Os dois ácidos são isômeros um do outro.
Os dois ácidos apresentam grupamento carbonila.
Ambas apresentam a função cetona.
Ambas possuem caráter básico.
Ambas não possuem caráter aromático.
A composição do biogás é bastante variável e depende do local onde é encontrado, no entanto, o constituinte gasoso encontrado em maior quantidade é sempre o metano. Outros gases como também podem ser encontrados em menores quantidades, sendo eles:   I)                    Etano II)                  Propano III)                Monóxido de carbono IV)               Dióxido de enxofre V)                 Gás nitrogênio   Entre os gases apresentados acima, quais deles pertencem a composição do biogás?

I, II, III, IV e V
I, II, IV e V
II, III e IV
III e IV
I, III e V
Sobre os combustíveis usados como fontes de energia disponíveis atualmente, identifique entre as proposições abaixo, a VERDADEIRA.

Os impactos ambientais produzidos pelos combustíveis não dependem de sua origem, composição, impurezas presentes nem de serem de fontes renováveis ou não; dependem apenas de os motores dos automóveis estarem ou não bem regulados.
Utiliza-se o craqueamento catalítico nas refinarias de petróleo, quando se pretende incrementar a produção de óleo diesel a partir da gasolina comum ou do querosene.
As reservas de petróleo conhecidas atualmente no mundo encontram-se distribuídas igualmente e na mesma quantidade por todos os continentes.
O biodiesel é um combustível biodegradável, embora, atualmente, não seja muito utilizado, pois sua combustão gera impactos ambientais mais acentuados que o carvão e o óleo diesel.
A importância do petróleo não é baseada apenas na sua utilização como fonte de energia mas também por ser uma fonte de matéria-prima utilizada pela indústria petroquímica para a fabricação de novos materiais.
Em processos industriais são gerados muitas vezes resíduos que são indesejáveis ao meio ambiente. A esses resíduos químicos, é necessário um destino, visto que não podem ser acumulados nos locais em que são gerados. A água é o sistema de transporte para esses resíduos. As descargas dessas águas residuárias nas redes coletoras de esgotos podem provocar a corrosão dos coletores, problemas de saúde nos trabalhadores responsáveis pela manutenção e toxidez. Deve-se ainda considerar que a disposição dessas águas no solo pode provocar, em determinadas situações, a contaminação do lençol freático ou o acúmulo de produtos tóxicos em plantas e animais. Diante desse contexto, são muito utilizados os tratamentos biológicos dessas águas residuárias ou por via aeróbia ou por via anaeróbia. Com relação a esses dois processos, é correto afirmar que:

No processo aeróbio os produtos da decomposição da matéria orgânica pelos microrganismos são principalmente gás carbônico e água.
Nos sistemas anaeróbios obtém-se mais energia a partir da conversão da matéria orgânica do que nos sistemas aeróbios.
Os sistemas anaeróbios formam produtos finais que possuem baixo conteúdo energético como CH4 e C2H5OH.
Condição importante para o andamento do processo anaeróbio é o fornecimento de oxigênio para a respiração microbiana.
Uma vantagem desses dois processos é que a temperatura e o pH do meio não altera o rendimento dos processos biológicos de tratamento de águas residuárias.
A levedura Saccharomyces cerevisiae é utilizada na indústria para a produção de etanol e de pão. Para explicar como a levedura age, um estudante fez as afirmações abaixo:   I. Na produção do etanol, durante a fermentação, a levedura inicia o processo produzindo além do etanol grande quantidade gás metano. II. A produção de etanol no caldo de cana começa quando as condições tornam-se anaeróbias, o que favorece a fermentação. III. Para a fermentação alcoólica a presença de oxigênio ou sua ausência não interfere no processo de obtenção do etanol.   Assinale a alternativa CORRETA. 

Apenas a afirmação II está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas. 
A durabilidade do plástico ajudou a torná-lo um milagroso produto popular no início do século 20. Mas, agora, a onipresença desse material, principalmente nos oceanos, pode estar destruindo ecossistemas. Um estudo publicado na Biology Letters documentou pela primeira vez um aumento nas densidades de ovos de Halobates sericeus, um inseto aquático que os deposita em objetos flutuantes. Pesquisadores se preocupam com a possibilidade de essa proliferação plástica dar a insetos, micróbios, animais e plantas que crescem diretamente no plástico, uma vantagem sobre animais oceânicos que não estão associados com superfícies sólidas, como peixes, lulas, pequenos crustáceos e águas-vivas. (Adaptado: Revista Scientific American Brasil, setembro de 2012. p. 13)   Plástico é o nome genérico que designa um conjunto de vários tipos de polímeros.       A representação acima é do:

Polietileno, um polímero de condensação.
Náilon, um polímero de condensação.
Polipropileno, um polímero de adição.
Politereftalato, um polímero de condensação.
Poliestireno, um polímero de adição.
O propeno, representado pela fórmula química, um dos produtos obtidos do petróleo, é a matéria-prima utilizada na produção de polipropileno, um polímero usado na fabricação de ráfia sintética empregada na confecção de sacos para embalar cereais.       Considerando-se as propriedades e a aplicação do polipropileno, é correto afirmar:

O polipropileno é utilizado para a fabricação de isopor, além de tecidos.
Os sacos de ráfia são facilmente degradados por micro-organismos.
O monômero do polipropileno é representado pela estrutura: 
O polipropileno é obtido a partir da reação de adição entre moléculas de propeno.
O polipropileno é um copolímero do polietileno e possui alta resistência mecânica.
Quando animais morrem, acabam parando dentro da lama, onde irão sofrer o processo natural de decomposição pela ação de microrganismos e enzimas. A decomposição desses restos, que é feita por microrganismos anaebóbios, envolve muitas reações químicas nas quais se formam alguns gases. Os gases formados neste processo são:

H2S, CO2 e H2O
SO2, CH4 e CO
H2, O2 e Cl2
CH4, CO2 e H2S
C2H8, NO2 e CH4
Páginas: 123456