QUÍMICA ORGÂNICA IV


Em processos industriais são gerados muitas vezes resíduos que são indesejáveis ao meio ambiente. A esses resíduos químicos, é necessário um destino, visto que não podem ser acumulados nos locais em que são gerados. A água é o sistema de transporte para esses resíduos. As descargas dessas águas residuárias nas redes coletoras de esgotos podem provocar a corrosão dos coletores, problemas de saúde nos trabalhadores responsáveis pela manutenção e toxidez. Deve-se ainda considerar que a disposição dessas águas no solo pode provocar, em determinadas situações, a contaminação do lençol freático ou o acúmulo de produtos tóxicos em plantas e animais. Diante desse contexto, são muito utilizados os tratamentos biológicos dessas águas residuárias ou por via aeróbia ou por via anaeróbia. Com relação a esses dois processos, é correto afirmar que:




  • No processo aeróbio os produtos da decomposição da matéria orgânica pelos microrganismos são principalmente gás carbônico e água.
  • Nos sistemas anaeróbios obtém-se mais energia a partir da conversão da matéria orgânica do que nos sistemas aeróbios.
  • Os sistemas anaeróbios formam produtos finais que possuem baixo conteúdo energético como CH4 e C2H5OH.
  • Condição importante para o andamento do processo anaeróbio é o fornecimento de oxigênio para a respiração microbiana.
  • Uma vantagem desses dois processos é que a temperatura e o pH do meio não altera o rendimento dos processos biológicos de tratamento de águas residuárias.