PATOLOGIA E IMUNOLOGIA


Analise a frase a seguir, substituindo os números 1 e 2 pelas palavras corretas.

Os linfonodos são pequenos e localizados no trajeto dos _______1________ (axila, pescoço,inguinais), filtram a linfa, removem vírus, bactérias, células mortas, além de estarem associados à maturação de _______2_______ T e B.

Assinale a alternativa CORRETA.


1: vasos linfáticos; 2: linfócitos.
1: capilares; 2: linfócitos.
1: capilares; 2: monócitos.
1: vasos linfáticos; 2: monócitos.
1: vasos sanguíneos; 2: linfócitos.

Primeiramente, leia o texto abaixo, analise o questionamento e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

Resposta imune adaptativa

A imunidade inata, muitas vezes não é eficiente o bastante para destruir o microrganismo invasor, porém, ela é capaz de ativar a resposta imune adaptativa para que essa entre em ação. Apesar de ser mais lenta, ela é específica, mais potente e desenvolve memória imunológica, concedendo proteção mais duradoura. A resposta imune adaptativa pode ser dividida em resposta imune humoral onde são produzidos anticorpos pela ativação de linfócitos B e resposta imune mediada por células, em que predomina linfócitos TCD8+ citotóxicos. 

Questionamento

A resposta imune citotóxica é favorecida pela produção de citocinas Th1 (IL-2, TNF, INF-γ), e a resposta imune humoral é influenciada pela produção de citocinas Th2 (IL-4, IL-5, IL-10). A resposta Th1 está relacionada com a defesa contra: 


vírus, helmintos e bactérias extracelulares. 
protozoários, bactérias intracelulares e helmintos.
helmintos e bactérias extracelulares.
bactérias intracelulares e extracelulares. exclusivamente.
protozoários, bactérias intracelulares e vírus.

Testes sorológicos utilizados em laboratório de análises clínicas

Os testes ou imunoensaios são técnicas desenvolvidas a fim de detectar e quantificar antígenos e anticorpos, ou outras substâncias antigênicas. Nas últimas décadas houve grande avanço no diagnóstico sorológico, que se tornaram mais rápidos, simples de serem realizados e cada vez mais específicos.

A partir das informações acima e considerando seus estudos sobre Imunologia, analise as afirmações a seguir.

I) Na imunoeletroforese há combinação de duas técnicas: eletroforese em gel e imunodifusão. Nesta técnica a identificação da substância estudada é feita a partir de suas propriedades eletroforéticas e coeficientes de difusão.

II) O ensaio imunosorbente ligado à enzima (ELISA) é um método utilizado para quantificação de antígeno imobilizado em superfície sólida pelo uso de anticorpo específico ligado a uma enzima de maneira covalente.

III) A imunofluorescência é uma técnica em que uma molécula pode ser detectada por meio da utilização de um anticorpo marcado com uma sonda fluorescente (fluoresceína). Baseia-se na capacidade das moléculas de anticorpo se ligar covalentemente a fluorocromos sem perder a reatividade específica com o antígeno.

Está CORRETO o que se afirma em:


I, II e III, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.

Analise atentamente o questionamento sobre as lesões traumáticas e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

Questionamento: produzida por um instrumento pontiagudo, como agulha, punhal, entre outros, podendo ser superficial ou profunda geralmente mais profunda do que extensas, se penetrar em alguma cavidade, chama-se ferida punctória cavitária.


Abrasão ou ferida abrasiva.
Laceração ou rasgo.
Perfuração ou ferida perfurante.
Contusão ou ferida contusa.
Incisão ou corte.

Analise o texto abaixo.

Imunologia

A Imunologia, como o nome sugere, é a ciência responsável pelo estudo do sistema imunológico e suas funções. Ela se atém à análise de processos relativos à defesa do organismo contra agentes estranhos (antígenos) e, dessa forma, permite a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças e também de alergias. O sistema imune é complexo e envolve a relação entre tecidos, células e mediadores químicos, capazes de responder à presença dos antígenos. Na grande maioria dos casos, ele os reconhece, enviando respostas específicas para a sua neutralização, metabolização e eliminação. Em um novo contato com o mesmo antígeno, o sistema age de forma mais rápida e eficiente e, em alguns casos, por criar resistência a ele, inviabiliza reinfecções.

Fonte: Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/imunologia.htm. Acesso em: 24 mar. 2017.

A partir das informações do texto acima, e considerando as funções e as células que compõem o sistema imune, assinale a alternativa CORRETA.

Grupo de células do sistema imunológico, correspondem a aproximadamente, 3% dos leucócitos totais. São responsáveis por fagocitar organismos invasores, além de serem precursoras dos macrófagos. Morfologicamente, são agranulares com núcleo grande em forma de ferradura.


Neutrófilos.
Mastócitos.
Monócitos.
Eosinófilos.
Basófilos.

Primeiramente, leia o texto a seguir.

Imunologia

Imunologia é o campo da biologia que estuda o sistema imunológico dos seres vivos e sua habilidade de responder à ação de agentes patogênicos. A imunologia baseia-se em como o próprio corpo se defende de doenças infecciosas causadas por microrganismos, tais como bactérias, vírus, protozoários e fungos, e também organismos parasitas, como os vermes.

A imunologia clássica é uma união entre as áreas de epidemiologia e medicina, e estuda a relação entre os sistemas corporais, agentes patogênicos e a imunidade. Já a imunologia clínica é o estudo de doenças causadas por perturbações do sistema imune. Envolve doenças no sistema imune e de outros sistemas do corpo, nos quais as reações imunológicas desempenham um papel de bastante destaque. Por sua vez, a imunoterapia é a utilização de componentes do sistema imune para o tratamento de doenças como o câncer, deficiências imunológicas ou outras doenças autoimunes.

Fonte: Disponível em: http://www.infoescola.com/medicina/imunologia/. Acesso em: 06 fev. 2017.

A partir das informações do texto acima e considerando os estudos sobre as células que compõem o sistema imune, analise o questionamento abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

São células sanguíneas que correspondem a 2% dos totais e estão presentes nos tratos digestivos e respiratórios, sendo frequentes nos processos parasitários e alérgicos. São células que apresentam grânulos que se coram pela eosina, ficando com aspecto bem característico.


Basófilos.
Monócitos.
Neutrófilos.
Eosinófilos.
Linfócito T.

Analise atentamente as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I)   A inflamação serosa é observada principalmente nas membranas serosas (pleurite) ou mucosas (rinite), o exsudato é um líquido de coloração amarelo-citrino, levemente turvo, contendo albumina, PMNs e hemácias.

II)  A inflamação fibrinosa pode ser observada principalmente em serosas e mucosas, o exsudato é rico em proteínas plasmáticas, inclusive fibrinogênio. O fibrinogênio, em contato com o interstício, forma fibrina, que depositado nas superfícies, forma, às vezes, camadas espessas. Exemplo: pericardite fibrinosa.

III) Uma inflamação pseudomembranosa é uma inflamação fibrinosa com necrose de segmentos mais ou menos profundos da mucosa, em consequência ao depósito de fibrina na superfície necrótica, formando o que se chama de “pseudomembrana”. Ocorre na difteria ou crupe. 

IV)  A inflamação purulenta ou supurativa surge em qualquer órgão ou tecido. Caracteriza-se pela presença de grande número de neutrófilos que formam o pus. O pus é formado pela necrose que se instala na área resultante da digestão dos agentes lesivos e dos tecidos infectados, como também das próprias células do exsudato, tais como neutrófilos, macrófagos e eosinófilos.

É CORRETO o que se afirma em:


I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.

Leia atentamente as informações a seguir.

Um aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas escreveu o seguinte texto em uma Avaliação continuada - Questão aberta:

[...] os estudos atuais mostram que o sistema imunológico atua em nosso organismo de diversas maneiras, sendo várias as funções por ele desempenhadas, como: 1 - combate aos micro-organismos invasores; 2 - limpeza: retirada de células mortas, renovação de tecidos; 3 - rejeição a transfusões sanguíneas, transplantes e enxertos; 4 - desenvolvimento de memória imunológica: importante na prática da vacinação, por exemplo; 5 - ação ativa contra as células alteradas que diariamente surgem em nosso corpo como resultado de mitoses anormais e que se não forem destruídas ou retiradas podem originar tumores.

Considerando os registros do aluno e as funções do sistema imunológico, é CORRETO afirmar que:


As cinco funções (1 a 5) relatadas pelo aluno estão corretas.
Somente as funções (2, 3 e 4) informadas pelo discente estão corretas.
Somente as funções (1 a 4) relatadas pelo educando estão corretas.
Somente as funções (1, 3, 4 e 5) relatadas pelo discente estão corretas.
Somente as funções (1, 2 e 5) declaradas pelo aluno estão corretas.

Primeiramente, leia as informações a seguir.

Imunologia, do latim: immunitas  significa “isento de taxa”, ou melhor, livre ou isento de doença. Apesar de o conceito de contágio e a presença de germes serem conhecidos desde 1546, foi somente com o experimento do médico inglês Edward Jenner, em 1798, que a Imunologia ficou realmente conhecida.

Funções do sistema imune

Os estudos atuais mostram que o sistema imunológico atua em nosso organismo de diversas maneiras, sendo várias as funções por ele desempenhadas, como: (i) combate aos micro-organismos invasores; (ii) limpeza: retirada de células mortas, renovação de tecidos; (iii) rejeição a transfusões sanguíneas, transplantes e enxertos; (iv) desenvolvimento de memória imunológica: importante na prática da vacinação, por exemplo; (v) ação ativa contra as células alteradas que diariamente surgem em nosso corpo como resultado de mitoses anormais e que se não forem destruídas ou retiradas podem originar tumores.

Considerando as informações do texto acima, analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I)  Linfócitos são as principais células do sistema imunológico e correspondem de 20 a 30% dos glóbulos brancos totais. Morfologicamente são ovoides, com núcleo grande e citoplasma abundante.

II) Os linfócitos B estão associados à resposta imune humoral, entre as suas funções estão a produção de anticorpos específicos contra diversos antígenos e a capacidade de desenvolver células de memória.

III) Os monócitos correspondem a, aproximadamente, 3% dos leucócitos totais; são responsáveis por fagocitar organismos invasores, além de serem precursoras dos macrófagos. Morfologicamente, são agranulares com núcleo grande em forma de ferradura.

IV) Os eosinófilos correspondem a 2% dos totais e estão presentes nos tratos digestivos e respiratórios, sendo frequentes nos processos parasitários e alérgicos. São células que apresentam grânulos que se coram pela eosina, ficando com aspecto bem característico.

As afirmações CORRETAS estão contidas em:


I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.

Principal mediador da resposta imune a inflamação. Atua principalmente contra bactérias gram-negativas. Produzido por fagócitos mononucleares ativados, a sua principal função está ligada ao recrutamento e ativação de neutrófilos e monócitos para o local da infecção.


IL-6
IL-1
Interferons tipo 1
IL-12
TNF
Páginas: 12345