PATOLOGIA E IMUNOLOGIA


Primeiramente, analise a situação abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Hipotermia

A hipotermia ocorre quando a temperatura corporal está abaixo de 35oC. Você já submeteu o seu corpo ou parte dele à baixa temperatura? Se sim, você se lembra do que sentiu? A região ficou pálida? Doeu? A hipotermia pode ter ação local ou sistêmica no nosso organismo.

Em relação à essa temática, um aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas escreveu em uma Avaliação presencial as seguintes observações.

Avaliação presencial

Quando uma parte do nosso corpo é submetida à baixa temperatura por longo tempo ocorre, no local: Observação 01 - vasoconstricção (redução do calibre do vaso arterial da superfície do corpo), oligoemia (redução do volume de sangue), hipóxia (redução da oxigenação dos tecidos) e lesões degenerativas devido à redução da oferta de O2 às células; Observação 02 - lesão no endotélio vascular, devido à hipóxia, o que leva ao aumento da permeabilidade vascular e ao edema e hemorragia, ou seja, a saída de líquido e de células do sangue do lúmen vascular, para fora dele; Observação 03 - anóxia (ausência de oxigenação dos tecidos) acarretando a morte celular (necrose) do local atingido; Observação 04 - vasodilatação arteriolar e venular, levando ao aumento do volume de sangue nos vasos (hiperemia), decorrente da perda do controle nervoso da vasomotricidade, mas com redução da velocidade do sangue (estase); Observação 05 - lesões nas extremidades (mãos, pés, nariz, orelha e lábios), das quais a mais grave é o congelamento, pois caso a água venha a se congelar no interior das células acarretará alteração das funções celulares vitais como a respiração, levando à morte celular.

Em relação à resposta do aluno, assinale a alternativa CORRETA.




  • As observações 01, 02, 03, 04 e 05 estão corretas.
  • Somente as observações 01, 02, 04 e 05 estão corretas.
  • Somente as observações 01, 02, 03 e 04 estão corretas.
  • Somente as observações 01 e 03 estão corretas.
  • Somente as observações 02, 03 e 05 estão corretas.