PATOLOGIA E IMUNOLOGIA


Primeiramente, leia o texto abaixo.

Resposta imune

A resposta imune é uma sequência de eventos desencadeada por um corpo estranho (antígeno), com o objetivo de eliminá-lo. Para que um antígeno possa ser destruído é necessário que ocorra a ligação deste ao anticorpo específico (reação Ag-Ac). Os anticorpos são capazes de reconheceram uma grande diversidade de antígenos. Ela pode ser didaticamente dividida em resposta imune inata e resposta imune adaptativa.

A partir das informações do texto, analise as assertivas a seguir.

I)  A resposta imune inata é a primeira linha de defesa contra os microrganismos invasores. Está presente desde o nosso nascimento. Ela é muito importante, visto que vivemos em contato constante com eles (pense em uma pessoa espirrando em um elevador lotado, por exemplo), muitas vezes ela consegue eliminar esses micróbios e quando não consegue eliminá-los são capazes de estimular a resposta adaptativa.

II) Uma das principais citocinas da resposta imune inata são os interferons tipo 1. Produzido por fagócitos mononucleares, participam da resposta imune inata contra vírus. Suas principais funções são inibir a replicação virale aumentar a expressão de moléculas do complexo de histocompatibilidade principal de classe I (MHC classe I).

III) As quimiocinas correspondem à família de citocinas homólogas. As principais células produtoras são os macrófagos, as células endoteliais, as células T, os fibroblastos e as plaquetas. Sua principal função é estimular a o movimento e a migração de leucócitos para o local da infecção, quimiotaxia.

É CORRETO o que se afirma em:




  • II e III, apenas.
  • I, II e III.
  • I e III, apenas.
  • I, apenas.
  • I e II, apenas.