PATOLOGIA E IMUNOLOGIA


Leia o texto abaixo.

Órgãos linfoides

A produção dessas células maduras, linfoides, ocorrem em diversas áreas do nosso corpo que agem no combate a agressores externos. Algumas dessas células podem estarem presentes entre os vasos sanguíneos, (que dão origem as células brancas na corrente sanguínea), entre os vasos linfáticos (filtram a linfa e combatem os antígenos) ou nas paredes da mucosa. Os tecidos linfoides são classificados em primários e secundários. Os primários representam o local onde ocorrem as principais fases de amadurecimento dos linfócitos T e B. Os tecidos primários não formam células ativas na resposta imune, formam até o estágio de pró-linfócitos.

Os tecidos linfoides secundários participam da resposta imune, seja ela humoral ou celular. As células existentes nesses tecidos originaram-se do primário que migraram até atingir o tecido.

Fonte: http://merciacallou.blogspot.com.br/2011/02/funcao-dos-orgaos-linfoides-primarios-e.html. Acesso em: 07 fev.2017.

A partir das informações do texto, analise o questionamento sobre os órgãos linfoides e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA

Pequenos e localizados no trajeto dos vasos linfáticos (axila, pescoço, inguinais), filtram a linfa, removem vírus, bactérias, células mortas, além de estarem associados à maturação de linfócitos T e B.




  • Linfonodos.

  • Macrófagos.

  • Mastócitos.

  • Anticorpos.

  • Tonsilas.