A figura acima apresenta o ábaco de Newmark com a escala AB a partir da qual foi construído. Para se conhecer o valor de tensão aplicado por uma edificação de forma irregular a uma determinada cota do subsolo, procede-se da seguinte maneira:
Desenha-se a planta da edificação na metade da escala em que o ábaco foi construído, coloca-se o ponto desejado da edificação no centro do ábaco e conta-se, então, o número de “quadradinhos” que fazem fronteira com os limites da planta.
Desenha-se a planta da edificação na metade da escala em que o ábaco foi construído, coloca-se o ponto desejado da edificação no centro do ábaco e conta-se, então, o número de “quadradinhos” que são externos à planta.
Desenha-se o ábaco em cima da planta da edificação na metade da escala, coloca-se o ponto desejado da edificação no centro do ábaco e conta-se, então, o número de “quadradinhos” que são externos à planta.
Desenha-se a planta da edificação na metade da escala em que o ábaco foi construído, coloca-se o ponto desejado da edificação no centro do ábaco e conta-se, então, o número de “quadradinhos” que foram ocupados pela planta.
Desenha-se a planta da edificação na mesma escala em que o ábaco foi construído, coloca-se o ponto desejado da edificação no centro do ábaco e conta-se, então, o número de “quadradinhos” que foram ocupados pela planta.