MECÂNICA DOS SOLOS II


Compressão (ou expansão): é o processo pelo qual uma massa de solo, sob a ação de cargas, varia de volume (“deforma”) mantendo sua forma.

Os processos de compressão podem ocorrer por compactação e pelo adensamento.

Sobre compressibilidade e adensamento, podemos afirmar que:





  • Adensamento é a relação independente do tempo entre variação de volume (deformação) e tensão efetiva, é a propriedade que os solos têm de serem suscetíveis ao adensamento e Compressibilidade é processo dependente do tempo de variação de volume (deformação) do solo devido à drenagem da água dos poros.

  • Adensamento é a relação independente do tempo entre variação de volume (deformação) e tensão efetiva, é a propriedade que os solos têm de serem suscetíveis à compressão. Sendo a compressibilidade o oposto.

  • Compressibilidade é processo dependente do tempo de variação de volume (deformação) do solo devido à drenagem da água dos poros. Sendo o adensamento o oposto.

  • Compressibilidade é a relação independente do tempo entre variação de volume (deformação) e tensão efetiva, é a propriedade que os solos têm de serem suscetíveis à compressão e o adensamento é processo dependente do tempo de variação de volume (deformação) do solo devido à drenagem da água dos poros.

  • Adensamento é a relação independente do tempo entre variação de volume (deformação) e tensão efetiva, é a propriedade que os solos têm de serem suscetíveis ao adensamento e Compressibilidade é processo dependente do tempo de variação de volume (deformação) do solo devido ao aprisionamento da água dos poros.