MECÂNICA DOS SOLOS II


 

Sobre linhas equipotenciais, podemos afirmar que:




  • A definição básica de que linhas horizontais de fluxo devem determinar canais de diferentes vasões e que as equipotenciais devem determinar faixas de ganho de potencial de igual valor leva ao fato que, no fluxo unidimensional, a rede resultante seja constituída de retângulos.

  • Considerando descargas em níveis, em qualquer ponto da superfície interior do permeâmetro, as descargas são todas iguais, pode-se dizer, portanto, que a linha formada por estes pontos de descargas iguais é uma linha equipotencial direcional.

  • A definição básica de que linhas horizontais de fluxo devem determinar canais de diferentes vasões e que as equipotenciais devem determinar faixas de ganho de potencial de igual valor leva ao fato que, no fluxo unidimensional, a rede resultante seja constituída de retângulos tridimensionais.

  • Considerando cargas, em qualquer ponto da superfície interior do permeâmetro, as cargas são todas iguais, pode-se dizer, portanto, que a linha formada por estes pontos de cargas iguais é uma linha equipotencial.

  • Considerando descargas em níveis, em qualquer ponto da superfície interior do permeâmetro, as descargas são todas iguais, pode-se dizer, portanto, que a linha formada por estes pontos de descargas iguais é uma linha equipotencial em justa posição.