LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS


“A organização é a coordenação planejada das atividades de uma série de pessoas para a consecução de algum propósito de objetivo comum, explícito, através da divisão de trabalho e função, e através de uma hierarquia de autoridade e responsabilidade” Schein (1982, p. 12 apud PASSETO e MESADRI, 2012, p. 37).

 

Considerando essa afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I) A administração envolve um conjunto entrosado e unificado, no qual estariam inseridos aspectos como previsão, comando, controle e coordenação. 

                                                                           

                                                                        PORQUE

 

II) A organização abrange somente o estabelecimento da estrutura e da forma, ou seja, seria uma entidade social em que temos empregada a função administrativa. 

 

  A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A afirmativa I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As afirmativas I e II são proposições falsas.
A afirmativa I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Nas  mais novas teorias de dinâmicas de grupo, o grupo não é pensado como uma máquina, mas como uma massa dotada de subjetividade.

 

I) O feedback é um dos processos mais relevantes dentro de uma organização, pois é a partir dele que o indivíduo consegue enxergar-se a si próprio, conforme os outros o veem.

 

II) O feedback  deve ser utilizado para modificar um comportamento mediante o reconhecimento de um ponto falho e estímulo pessoal para corrigi-lo. 

 

III) Para que ocorra a comunicação, é necessário que haja uma conexão psicológica.

 

IV) O feedback deve ser generalizado, pois funciona como um palestra motivacional.

 

Está correto o que se afirma em:

 


Somente I, II e III.
Somente III e IV.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.
Somente II e III.

Uma organização do comércio atacadista tem enfrentado desafios quanto a sua inserção e manutenção no mercado competitivo, em que o conhecimento e poder de decisão devem ser priorizados para o atendimento em tempo ínfimo ás transformações   originadas dos processos globalizados. O trabalho deve ter como foco o  aumento das condições de competitividade, a inovação nos negócios, a excelência da qualidade dos produtos, além de preços atrativos. Nesse sentido, a gestão para promover vantagens deve priorizar o :

 


Trabalho específico identitário. 
Trabalho de valor agregado. 
Trabalho em equipe de solução de problemas. 
Trabalho em equipe de projetos. 
Trabalho em equipe autogerenciada.

Para que o relacionamento interpessoal seja efetivamente benéfico, algumas mudanças comportamentais são necessárias e o indivíduo deve estar preparado para elas. Diante do exposto, o processo de feedback apresentado por Joseph Luft e Harry  como a Janela de Johari elucida algumas crenças e comportamentos. 

 

I) Gasta-se energia ao esconder, negar ou ocultar uma conduta que se encontra envolvida numa ação recíproca.

 

II) Uma aprendizagem interpessoal levará à implantação do “Eu aberto” e à redução das outras janelas.

 

III) A ameaça tende a reduzir o conhecimento, e a confiança mútua tende a aumentá-lo.

 

IV) Forçar um indivíduo a tornar-se consciente de certas coisas não é desejável, e geralmente não é afetivo.

 

Está correto o que se afirma em: 

 


Somente III e IV.
Somente II e III.
Somente I, II e III.
Todas alternativas estão corretas.
Somente I e II.

Northouse (2013, p. 5) define a  liderança como um processo por meio do qual um indivíduo influencia    um    grupo    de    indivíduos    a    alcançar    um    objetivo    comum. A liderança cujo traço do líder é pessoal e dominador, caracterizada pelo pouco espaço dado ao colaborador para questionamento e pela centralização  das tomadas de decisões no líder corresponde a 


liderança carismática. 
liderança autocrática.
liderança transformacional. 
liderança liberal.
liderança democrática.

Segundo Robbins (2010, p. 3), organização é uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum. As organizações  possuem aspectos formais e informais.

I. Os aspectos formais são aqueles visíveis em uma organização, como: a estrutura, os processos, as políticas e práticas de gestão.

II. Os aspectos informais se referem a parte “invisível” de uma organização, como a interação existente entre as pessoas e a interação existente entre a empresa e o meio externo, no qual está inserida.

III. Os aspectos formais dentro de uma organização podem ser representados por meio do organograma, do plano de cargos e salários e do planejamento estratégico, dentre outros.

IV. Os aspectos informais são as relações de poder e conflitos, o clima e a cultura organizacional, os relacionamentos que essa organização tem junto a seus clientes e fornecedores.

 

É correto o que se afirma em: 

 


I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.

Os novos paradigmas gerenciais requerem funções descentralizadas, participativas, interdependentes e integradas. O desenvolvimento organizacional depende da melhoria contínua dos processos de gestão, de apoio e de base, pois a eficiência dos processos depende dos referenciais e recursos neles utilizados. O ser humano é totalmente determinante nesses novos paradigmas, pois sua capacitação e motivação é que tornam possível o aumento da eficiência dos processos e da produtividade de qualquer organização.

 

A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. Na gestão participativa, as estruturas são descentralizadas, o que torna os relacionamentos cooperativos uma ferramenta essencial para superação dos conflitos internos nos processos produtivos.

 

                                                              PORQUE

 

II. A adoção de estratégias de gestão que valorizam o potencial humano favorece um maior grau de envolvimento entre os funcionários e os gestores, democratizando as relações sociais e intensificando as redes de comunicação.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Segundo Rodrigues (2016), a comunicação informa, motiva, ensina, emociona, vende, destrói, entusiasma, dá status, constrói mitos, destrói reputações, forma opiniões, deforma pensamentos, distorce fatos, orienta, desorienta, faz rir, faz chorar, inspira, narcotiza, reduz a solidão e num paradoxo que confirma a grande magnitude do seu potencial- produz até mesmo a incomunicação.

 

Fonte: http://makingofempresarial.blogspot.com.br/2011/04/o-poder-de-um-boato.html

 

A partir dessa figura, é possível concluir que

 


a comunicação oral não permite feedbacks positivos ou negativos sobre a mensagem emitida.
a comunicação oral tem como desvantagem o fato de ocorrer em uma situação em que emissor e receptor estão frente a frente.
quando a comunicação oral envolve um grande número de pessoas, há probabilidade de ocorrer distorções entre a mensagem emitida e a mensagem recebida.
além de ser lenta, na comunicação oral, é possível dizer tudo o que se quer dizer em uma mesma ocasião.
a comunicação oral não permite observar comunicações não verbais.

Segundo Robbins; Judge; Sobral, (2010, p. 3), uma organização é “uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum”. Tendo em vista essa definição, analise as alternativas abaixo e marque a resposta CORRETA:

 


Igreja, escola e família não são organizações.  
O ponto principal de uma organização é a sua estrutura física.
O estudo sobre as organizações é recente e consolidado, havendo uma definição única e clara de “organização”.
Uma organização é reconhecida pelas pessoas que a compõe e pela determinação em alcançar objetivos e metas preestabelecidos.
Toda organização é composta por aspectos formais e informais, mas apenas os formais devem ser considerados pelos gestores.

Apesar de podermos reconhecer em cada organização um modelo particular de gestão de pessoas, um olhar mais cuidadoso perceberá padrões de adoção de práticas que são, na verdade, compartilhadas por comunidades de organizações.Torna-se importante compreender alguns aspectos estruturantes de uma organização, seu dinamismo, interação interna e externas, em um processo contínuo de mudança e adaptação. O sistema de uma organização pode ser considerado como: 

 


Um sistema aberto devido a relação dinâmica que essa organização tem com o seu ambiente, além do processo de transformação de insumos e matérias primas em produtos e/ou serviços.
Um sistema aberto e fechado em decorrência das interações da organização tanto no aspecto interno como externo da sociedade, além da supervalorização do processo de produção em produtos e/ou serviços.
Um sistema fechado devido a relação horizontalizada com o ambiente interno e verticalizada com o ambiente externo.
Um sistema aberto devido a relação estática dos processos de trabalho da organização em um ambiente de restritivas interações. 
Um sistema semiaberto devido a relação dinâmica processual que a organização tem com o seu ambiente interno, além do processo de transformação de insumos em produtos e/ou serviços.