LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
De acordo com os estudos do Capítulo 5 “Relações Interpessoais e Motivação”. Conforme citado por Chiavenato (1994), torna essencial compreender a motivação humana e o que a dinamiza. Nesse sentido, pode se afirmar que para isso torna-se importante:
Analise as afirmativas.
I - O conhecimento do que provoca e dinamiza as motivações.
II - O conhecimento das necessidades humanas que impulsionam as motivações.
III - O reconhecimento dos motivos, aspirações, desejos e/ou objetivos individuais.
IV - O reconhecimento dos motivos considerados forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa.
Assinale a alternativa correta.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
III e IV, apenas
Com base nos estudo do capítulo 6 – Sociedade de Aprendizagem e Gestão Participativa, em relação aos tipos de lideranças e equipes exigidas pelo mercado contemporâneo:
Analise as afirmativas.
I. Inclui que todo o colaborador é responsável pelo sucesso da empresa na ótica da Gestão por excelência.
II. A gestão por excelência permite inovações de atuação nas empresas envolvendo a participação de todos.
III. Atraindo os colaboradores a participarem do crescimento da organização e, por outro lado, a acompanharem as transformações do mercado globalizado.
Assinale a alternativa correta.
III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
II e III.
Com base nos estudo do capítulo 6 – Sociedade de Aprendizagem e Gestão Participativa, em relação as comparações as funções do gestor/líder do passado e atualidade :
Analise as afirmativas.
I. No passado distribuía funções para os profissionais executá-las.
II. Na atualidade as relações exigem o diálogo em todos os processos de trabalho.
III. Na atualidade a liderança deve ser compartilhada.
IV. No passado delegavam as responsabilidades na tomada de decisões
V. A participação atual dos colaboradores é essencial para o êxito dos resultados.
Assinale a alternativa correta.
I e II.
IV, apenas.
II e III.
I, II, III e V.
IV e V.
De acordo com as discussões abordadas no capítulo 4 “ Montagem de equipe e liderança”, o trabalho em equipe tem pontos negativos e positivos. Quando as equipes são bem coordenadas conseguem atingir seus objetivos. Nesse sentido, torna-se importante detectar alguns aspectos que podem prejudicar o bom desenvolvimento do trabalho em equipe, que podem ser:
Analise as afirmativas e assinale V para Verdadeira e F para Falsa.
( ) Retração grupal e individual dos membros da equipe.
( ) Redução excessiva da supervisão sem a coordenação das ações.
( ) Radicalização em torno de decisões tomadas.
( ) Dificuldades de aceitação de novos integrantes.
( ) Redução da ansiedade e flexibilidade nas ações.
( ) Redução das chances de erros, assim como das informações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das afirmativas.
V - V - F - V - F - F.
F - V - V - V - V - V.
V - V - V - V - V - F.
V - V - V - V - F - F.
V - F - F - V - F - F.
De acordo com as discussões apresentadas no Capítulo 1 – As Organizações e os comportamentos, torna-se importante compreender alguns aspectos estruturantes de uma organização que se configuram em sistema aberto devido ao dinamismo e as interações estabelecidas nos processos de trabalho de produtos e/ou serviços. As organizações também possuem aspectos formais e informais, estes se referem respectivamente a:
Analise as afirmativas.
I. Os aspectos formais são aqueles visíveis em uma organização, como: a estrutura, os processos, as políticas e práticas de gestão.
II. Os aspectos informais se referem a parte “invisível” de uma organização, como a interação existente entre as pessoas e a interação existente entre a empresa e o meio externo, no qual está inserida.
III. Os aspectos formais dentro de uma organização podem ser representados por meio do organograma, o plano de cargos e salários e planejamento estratégico dentre outros.
IV. Os aspectos informais são as relações de poder e conflitos, o clima e a cultura organizacionais, os relacionamentos que essa organização tem junto a seus clientes e fornecedores.
Assinale a alternativa correta.
IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, III e IV apenas.
III, apenas.
De acordo com os estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança” e a videoaula “Tipos de lideranças”, ambos materiais pedagógicos disponibilizados para respectiva semana de estudos. Com base na análise do perfil (tipo) de liderança exercido pelos brasileiros, a revista Você S/A publicou em 29 de novembro de 2018, o artigo sobre as pesquisas que apontam o executivo médio no comando das empresas no Brasil como flexível, relacional entre outros. Na perspectiva de conhecer e analisar acerca do perfil dos líderes brasileiros, leia o trecho do artigo a seguir:
[...] em pesquisas com mais de 40.000 executivos brasileiros ao longo dos últimos 20 anos. [...] Pense nos líderes a sua volta, inclusive na política. Três traços culturais sustentam o jeito brasileiro de liderar: a flexibilidade, as relações e o poder, cada um com seu “lado sol” e seu “lado sombra”.
Vamos ao primeiro traço, a flexibilidade. Muito valorizado nos períodos de crise ou de necessária mudança, ele se desdobra, como sol, em adaptabilidade e criatividade. Mas fique atento, pois a sombra também pode estar presente: na indisciplina, no não cumprimento de regras simples, de normas, processos e mesmo nas reações contrárias à punição de quem transgride, de quem não cumpre a lei.
Como segundo traço, somos relacionais: afetivos, mobilizáveis, facilmente mergulhamos de corpo e alma nos projetos, nos chamamentos que a liderança faz. O lado sol é o engajamento, o comprometimento. E o lado sombra? Vida profissional e vida pessoal se misturam, evitam-se críticas claras, não se quer magoar nem se indispor com o outro, especialmente com o chefe. O conflito, que poderia ser construtivo, gera o sentimento de “ou está comigo, ou está contra mim”. [...]
O terceiro traço é o poder. Em pesquisa que realizamos recentemente sobre o exercício do poder, em uma escala de zero a 100 – na qual quanto mais baixo o score mais fortes as características de liderança igualitária e quanto mais alto o score mais aumenta a tendência a traços autocráticos – o score brasileiro é de 75. Estamos, portanto, no mesmo cluster de 40 anos atrás, quando a pontuação era de 69. Disponível em: https://exame.abril.com.br/carreira/qual-o-perfil-dos-lideres-brasileiros/. Acesso em: 19 de dez. de 2018
Mediante o fragmento do texto apresentado, analise as afirmativas e avalie as verdadeiras ou falsas quanto ao perfil dos líderes brasileiros, conforme a seguir:
I. Ações conservadoras das práticas imperativas camufladas sob a política inovadora, mediante a flexibilização das interações junto aos liderados de forma superficial, sem alterar o formato do poder decisório no mundo corporativo brasileiro.
II. As ações flexibilizadas junto aos liderados igualmente adotadas em relação as demais atividades, sem diferenciação quanto a efetivação de normas e valores, enaltecendo o poder decisório participativo dos sujeitos, seu desenvolvimento profissional e a ampliação das competências profissionais e organizacionais.
III. Adota o critério de feedbacks construtivos nas interações junto aos liderados, age de forma igualitária e equitativa, promove a participação em relação das decisões que envolvem o trabalho cotidiano das equipes, apresenta maturidade na gestão de conflitos e estresse no trabalho.
Assinale a alternativa correta quanto as afirmativas verdadeiras.
I, II e III.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
De acordo com os estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança” e a videoaula Tipos de lideres disponibilizada na respectiva semana de estudos. A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é também um processo social complexo.
Analise as afirmativas apresentadas a seguir algumas considerações sobre o tema liderança e atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) A liderança tem função especifica na administração, em que o líder é responsável pela condução do grupo.
( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar o comportamento de seus liderados.
( ) Os líderes precisam dirigir esforços dos seus subordinados para se atingir os objetivos propostos.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta.
V, V, F.
V, V, V.
V, F, V.
F, V , F.
F, F, V.
De acordo com seus estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança”, são ações relacionadas aos diferentes estilos de liderança.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Força política, decisão, equidade, ações assistemática.
Planejamento, decisão, inflexão, participação e retenção.
Decisão, planejamento, divisão de trabalhos e participação.
Execução, comunicação, decisão e totalização de trabalhos.
Determinação, tarefas, alusão e divisão de trabalhos.
De acordo com os estudos do Capítulo 3 - O líder e a liderança na gestão de pessoas do livro Liderança e Gestão de Pessoas. Em relação ao signifcado da Gestão de Pessoas, sua evolução e seu papel nas organizações, é possível afirmar que:
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
O contexto socioeconômico mundial e a história da Administração pouco influenciaram a evolução da Gestão de Pessoas.
Em um contexto globalizado e competitivo a Gestão Estratégica de Pessoas não precisa ser uma prioridade.
Gestão de Pessoas” e “Administração de Recursos Humanos” são termos diferentes e não devem ser utilizados como sinônimos.
A Gestão de Pessoas nas empresas deve ser exercida, unicamente, por profissionais de Recursos Humanos.
Gestão de Pessoas refere-se a um conjunto de políticas e práticas organizacionais associadas às pessoas que visam a geração de resultados.
De acordo com a teoria das necessidades humanas, os motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmativas.
Analise as assertivas.
I) Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização.
II) Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III) Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
IV) A motivação depende somente de fatores extrínsecos ao indivíduo como salário e promoções.
Assinale a alternativa correta.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
III e IV, apenas
Com base nos estudo do capítulo 6 – Sociedade de Aprendizagem e Gestão Participativa, em relação aos tipos de lideranças e equipes exigidas pelo mercado contemporâneo:
Analise as afirmativas.
I. Inclui que todo o colaborador é responsável pelo sucesso da empresa na ótica da Gestão por excelência.
II. A gestão por excelência permite inovações de atuação nas empresas envolvendo a participação de todos.
III. Atraindo os colaboradores a participarem do crescimento da organização e, por outro lado, a acompanharem as transformações do mercado globalizado.
Assinale a alternativa correta.
III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
II e III.
Com base nos estudo do capítulo 6 – Sociedade de Aprendizagem e Gestão Participativa, em relação as comparações as funções do gestor/líder do passado e atualidade :
Analise as afirmativas.
I. No passado distribuía funções para os profissionais executá-las.
II. Na atualidade as relações exigem o diálogo em todos os processos de trabalho.
III. Na atualidade a liderança deve ser compartilhada.
IV. No passado delegavam as responsabilidades na tomada de decisões
V. A participação atual dos colaboradores é essencial para o êxito dos resultados.
Assinale a alternativa correta.
I e II.
IV, apenas.
II e III.
I, II, III e V.
IV e V.
De acordo com as discussões abordadas no capítulo 4 “ Montagem de equipe e liderança”, o trabalho em equipe tem pontos negativos e positivos. Quando as equipes são bem coordenadas conseguem atingir seus objetivos. Nesse sentido, torna-se importante detectar alguns aspectos que podem prejudicar o bom desenvolvimento do trabalho em equipe, que podem ser:
Analise as afirmativas e assinale V para Verdadeira e F para Falsa.
( ) Retração grupal e individual dos membros da equipe.
( ) Redução excessiva da supervisão sem a coordenação das ações.
( ) Radicalização em torno de decisões tomadas.
( ) Dificuldades de aceitação de novos integrantes.
( ) Redução da ansiedade e flexibilidade nas ações.
( ) Redução das chances de erros, assim como das informações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das afirmativas.
V - V - F - V - F - F.
F - V - V - V - V - V.
V - V - V - V - V - F.
V - V - V - V - F - F.
V - F - F - V - F - F.
De acordo com as discussões apresentadas no Capítulo 1 – As Organizações e os comportamentos, torna-se importante compreender alguns aspectos estruturantes de uma organização que se configuram em sistema aberto devido ao dinamismo e as interações estabelecidas nos processos de trabalho de produtos e/ou serviços. As organizações também possuem aspectos formais e informais, estes se referem respectivamente a:
Analise as afirmativas.
I. Os aspectos formais são aqueles visíveis em uma organização, como: a estrutura, os processos, as políticas e práticas de gestão.
II. Os aspectos informais se referem a parte “invisível” de uma organização, como a interação existente entre as pessoas e a interação existente entre a empresa e o meio externo, no qual está inserida.
III. Os aspectos formais dentro de uma organização podem ser representados por meio do organograma, o plano de cargos e salários e planejamento estratégico dentre outros.
IV. Os aspectos informais são as relações de poder e conflitos, o clima e a cultura organizacionais, os relacionamentos que essa organização tem junto a seus clientes e fornecedores.
Assinale a alternativa correta.
IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, III e IV apenas.
III, apenas.
De acordo com os estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança” e a videoaula “Tipos de lideranças”, ambos materiais pedagógicos disponibilizados para respectiva semana de estudos. Com base na análise do perfil (tipo) de liderança exercido pelos brasileiros, a revista Você S/A publicou em 29 de novembro de 2018, o artigo sobre as pesquisas que apontam o executivo médio no comando das empresas no Brasil como flexível, relacional entre outros. Na perspectiva de conhecer e analisar acerca do perfil dos líderes brasileiros, leia o trecho do artigo a seguir:
[...] em pesquisas com mais de 40.000 executivos brasileiros ao longo dos últimos 20 anos. [...] Pense nos líderes a sua volta, inclusive na política. Três traços culturais sustentam o jeito brasileiro de liderar: a flexibilidade, as relações e o poder, cada um com seu “lado sol” e seu “lado sombra”.
Vamos ao primeiro traço, a flexibilidade. Muito valorizado nos períodos de crise ou de necessária mudança, ele se desdobra, como sol, em adaptabilidade e criatividade. Mas fique atento, pois a sombra também pode estar presente: na indisciplina, no não cumprimento de regras simples, de normas, processos e mesmo nas reações contrárias à punição de quem transgride, de quem não cumpre a lei.
Como segundo traço, somos relacionais: afetivos, mobilizáveis, facilmente mergulhamos de corpo e alma nos projetos, nos chamamentos que a liderança faz. O lado sol é o engajamento, o comprometimento. E o lado sombra? Vida profissional e vida pessoal se misturam, evitam-se críticas claras, não se quer magoar nem se indispor com o outro, especialmente com o chefe. O conflito, que poderia ser construtivo, gera o sentimento de “ou está comigo, ou está contra mim”. [...]
O terceiro traço é o poder. Em pesquisa que realizamos recentemente sobre o exercício do poder, em uma escala de zero a 100 – na qual quanto mais baixo o score mais fortes as características de liderança igualitária e quanto mais alto o score mais aumenta a tendência a traços autocráticos – o score brasileiro é de 75. Estamos, portanto, no mesmo cluster de 40 anos atrás, quando a pontuação era de 69. Disponível em: https://exame.abril.com.br/carreira/qual-o-perfil-dos-lideres-brasileiros/. Acesso em: 19 de dez. de 2018
Mediante o fragmento do texto apresentado, analise as afirmativas e avalie as verdadeiras ou falsas quanto ao perfil dos líderes brasileiros, conforme a seguir:
I. Ações conservadoras das práticas imperativas camufladas sob a política inovadora, mediante a flexibilização das interações junto aos liderados de forma superficial, sem alterar o formato do poder decisório no mundo corporativo brasileiro.
II. As ações flexibilizadas junto aos liderados igualmente adotadas em relação as demais atividades, sem diferenciação quanto a efetivação de normas e valores, enaltecendo o poder decisório participativo dos sujeitos, seu desenvolvimento profissional e a ampliação das competências profissionais e organizacionais.
III. Adota o critério de feedbacks construtivos nas interações junto aos liderados, age de forma igualitária e equitativa, promove a participação em relação das decisões que envolvem o trabalho cotidiano das equipes, apresenta maturidade na gestão de conflitos e estresse no trabalho.
Assinale a alternativa correta quanto as afirmativas verdadeiras.
I, II e III.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
De acordo com os estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança” e a videoaula Tipos de lideres disponibilizada na respectiva semana de estudos. A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é também um processo social complexo.
Analise as afirmativas apresentadas a seguir algumas considerações sobre o tema liderança e atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) A liderança tem função especifica na administração, em que o líder é responsável pela condução do grupo.
( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar o comportamento de seus liderados.
( ) Os líderes precisam dirigir esforços dos seus subordinados para se atingir os objetivos propostos.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta.
V, V, F.
V, V, V.
V, F, V.
F, V , F.
F, F, V.
De acordo com seus estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança”, são ações relacionadas aos diferentes estilos de liderança.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Força política, decisão, equidade, ações assistemática.
Planejamento, decisão, inflexão, participação e retenção.
Decisão, planejamento, divisão de trabalhos e participação.
Execução, comunicação, decisão e totalização de trabalhos.
Determinação, tarefas, alusão e divisão de trabalhos.
De acordo com os estudos do Capítulo 3 - O líder e a liderança na gestão de pessoas do livro Liderança e Gestão de Pessoas. Em relação ao signifcado da Gestão de Pessoas, sua evolução e seu papel nas organizações, é possível afirmar que:
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
O contexto socioeconômico mundial e a história da Administração pouco influenciaram a evolução da Gestão de Pessoas.
Em um contexto globalizado e competitivo a Gestão Estratégica de Pessoas não precisa ser uma prioridade.
Gestão de Pessoas” e “Administração de Recursos Humanos” são termos diferentes e não devem ser utilizados como sinônimos.
A Gestão de Pessoas nas empresas deve ser exercida, unicamente, por profissionais de Recursos Humanos.
Gestão de Pessoas refere-se a um conjunto de políticas e práticas organizacionais associadas às pessoas que visam a geração de resultados.
De acordo com a teoria das necessidades humanas, os motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmativas.
Analise as assertivas.
I) Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização.
II) Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III) Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
IV) A motivação depende somente de fatores extrínsecos ao indivíduo como salário e promoções.
Assinale a alternativa correta.
III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
II e III.
Com base nos estudo do capítulo 6 – Sociedade de Aprendizagem e Gestão Participativa, em relação as comparações as funções do gestor/líder do passado e atualidade :
Analise as afirmativas.
I. No passado distribuía funções para os profissionais executá-las.
II. Na atualidade as relações exigem o diálogo em todos os processos de trabalho.
III. Na atualidade a liderança deve ser compartilhada.
IV. No passado delegavam as responsabilidades na tomada de decisões
V. A participação atual dos colaboradores é essencial para o êxito dos resultados.
Assinale a alternativa correta.
I e II.
IV, apenas.
II e III.
I, II, III e V.
IV e V.
De acordo com as discussões abordadas no capítulo 4 “ Montagem de equipe e liderança”, o trabalho em equipe tem pontos negativos e positivos. Quando as equipes são bem coordenadas conseguem atingir seus objetivos. Nesse sentido, torna-se importante detectar alguns aspectos que podem prejudicar o bom desenvolvimento do trabalho em equipe, que podem ser:
Analise as afirmativas e assinale V para Verdadeira e F para Falsa.
( ) Retração grupal e individual dos membros da equipe.
( ) Redução excessiva da supervisão sem a coordenação das ações.
( ) Radicalização em torno de decisões tomadas.
( ) Dificuldades de aceitação de novos integrantes.
( ) Redução da ansiedade e flexibilidade nas ações.
( ) Redução das chances de erros, assim como das informações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das afirmativas.
V - V - F - V - F - F.
F - V - V - V - V - V.
V - V - V - V - V - F.
V - V - V - V - F - F.
V - F - F - V - F - F.
De acordo com as discussões apresentadas no Capítulo 1 – As Organizações e os comportamentos, torna-se importante compreender alguns aspectos estruturantes de uma organização que se configuram em sistema aberto devido ao dinamismo e as interações estabelecidas nos processos de trabalho de produtos e/ou serviços. As organizações também possuem aspectos formais e informais, estes se referem respectivamente a:
Analise as afirmativas.
I. Os aspectos formais são aqueles visíveis em uma organização, como: a estrutura, os processos, as políticas e práticas de gestão.
II. Os aspectos informais se referem a parte “invisível” de uma organização, como a interação existente entre as pessoas e a interação existente entre a empresa e o meio externo, no qual está inserida.
III. Os aspectos formais dentro de uma organização podem ser representados por meio do organograma, o plano de cargos e salários e planejamento estratégico dentre outros.
IV. Os aspectos informais são as relações de poder e conflitos, o clima e a cultura organizacionais, os relacionamentos que essa organização tem junto a seus clientes e fornecedores.
Assinale a alternativa correta.
IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, III e IV apenas.
III, apenas.
De acordo com os estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança” e a videoaula “Tipos de lideranças”, ambos materiais pedagógicos disponibilizados para respectiva semana de estudos. Com base na análise do perfil (tipo) de liderança exercido pelos brasileiros, a revista Você S/A publicou em 29 de novembro de 2018, o artigo sobre as pesquisas que apontam o executivo médio no comando das empresas no Brasil como flexível, relacional entre outros. Na perspectiva de conhecer e analisar acerca do perfil dos líderes brasileiros, leia o trecho do artigo a seguir:
[...] em pesquisas com mais de 40.000 executivos brasileiros ao longo dos últimos 20 anos. [...] Pense nos líderes a sua volta, inclusive na política. Três traços culturais sustentam o jeito brasileiro de liderar: a flexibilidade, as relações e o poder, cada um com seu “lado sol” e seu “lado sombra”.
Vamos ao primeiro traço, a flexibilidade. Muito valorizado nos períodos de crise ou de necessária mudança, ele se desdobra, como sol, em adaptabilidade e criatividade. Mas fique atento, pois a sombra também pode estar presente: na indisciplina, no não cumprimento de regras simples, de normas, processos e mesmo nas reações contrárias à punição de quem transgride, de quem não cumpre a lei.
Como segundo traço, somos relacionais: afetivos, mobilizáveis, facilmente mergulhamos de corpo e alma nos projetos, nos chamamentos que a liderança faz. O lado sol é o engajamento, o comprometimento. E o lado sombra? Vida profissional e vida pessoal se misturam, evitam-se críticas claras, não se quer magoar nem se indispor com o outro, especialmente com o chefe. O conflito, que poderia ser construtivo, gera o sentimento de “ou está comigo, ou está contra mim”. [...]
O terceiro traço é o poder. Em pesquisa que realizamos recentemente sobre o exercício do poder, em uma escala de zero a 100 – na qual quanto mais baixo o score mais fortes as características de liderança igualitária e quanto mais alto o score mais aumenta a tendência a traços autocráticos – o score brasileiro é de 75. Estamos, portanto, no mesmo cluster de 40 anos atrás, quando a pontuação era de 69. Disponível em: https://exame.abril.com.br/carreira/qual-o-perfil-dos-lideres-brasileiros/. Acesso em: 19 de dez. de 2018
Mediante o fragmento do texto apresentado, analise as afirmativas e avalie as verdadeiras ou falsas quanto ao perfil dos líderes brasileiros, conforme a seguir:
I. Ações conservadoras das práticas imperativas camufladas sob a política inovadora, mediante a flexibilização das interações junto aos liderados de forma superficial, sem alterar o formato do poder decisório no mundo corporativo brasileiro.
II. As ações flexibilizadas junto aos liderados igualmente adotadas em relação as demais atividades, sem diferenciação quanto a efetivação de normas e valores, enaltecendo o poder decisório participativo dos sujeitos, seu desenvolvimento profissional e a ampliação das competências profissionais e organizacionais.
III. Adota o critério de feedbacks construtivos nas interações junto aos liderados, age de forma igualitária e equitativa, promove a participação em relação das decisões que envolvem o trabalho cotidiano das equipes, apresenta maturidade na gestão de conflitos e estresse no trabalho.
Assinale a alternativa correta quanto as afirmativas verdadeiras.
I, II e III.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
De acordo com os estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança” e a videoaula Tipos de lideres disponibilizada na respectiva semana de estudos. A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é também um processo social complexo.
Analise as afirmativas apresentadas a seguir algumas considerações sobre o tema liderança e atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) A liderança tem função especifica na administração, em que o líder é responsável pela condução do grupo.
( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar o comportamento de seus liderados.
( ) Os líderes precisam dirigir esforços dos seus subordinados para se atingir os objetivos propostos.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta.
V, V, F.
V, V, V.
V, F, V.
F, V , F.
F, F, V.
De acordo com seus estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança”, são ações relacionadas aos diferentes estilos de liderança.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Força política, decisão, equidade, ações assistemática.
Planejamento, decisão, inflexão, participação e retenção.
Decisão, planejamento, divisão de trabalhos e participação.
Execução, comunicação, decisão e totalização de trabalhos.
Determinação, tarefas, alusão e divisão de trabalhos.
De acordo com os estudos do Capítulo 3 - O líder e a liderança na gestão de pessoas do livro Liderança e Gestão de Pessoas. Em relação ao signifcado da Gestão de Pessoas, sua evolução e seu papel nas organizações, é possível afirmar que:
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
O contexto socioeconômico mundial e a história da Administração pouco influenciaram a evolução da Gestão de Pessoas.
Em um contexto globalizado e competitivo a Gestão Estratégica de Pessoas não precisa ser uma prioridade.
Gestão de Pessoas” e “Administração de Recursos Humanos” são termos diferentes e não devem ser utilizados como sinônimos.
A Gestão de Pessoas nas empresas deve ser exercida, unicamente, por profissionais de Recursos Humanos.
Gestão de Pessoas refere-se a um conjunto de políticas e práticas organizacionais associadas às pessoas que visam a geração de resultados.
De acordo com a teoria das necessidades humanas, os motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmativas.
Analise as assertivas.
I) Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização.
II) Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III) Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
IV) A motivação depende somente de fatores extrínsecos ao indivíduo como salário e promoções.
Assinale a alternativa correta.
I e II.
IV, apenas.
II e III.
I, II, III e V.
IV e V.
De acordo com as discussões abordadas no capítulo 4 “ Montagem de equipe e liderança”, o trabalho em equipe tem pontos negativos e positivos. Quando as equipes são bem coordenadas conseguem atingir seus objetivos. Nesse sentido, torna-se importante detectar alguns aspectos que podem prejudicar o bom desenvolvimento do trabalho em equipe, que podem ser:
Analise as afirmativas e assinale V para Verdadeira e F para Falsa.
( ) Retração grupal e individual dos membros da equipe.
( ) Redução excessiva da supervisão sem a coordenação das ações.
( ) Radicalização em torno de decisões tomadas.
( ) Dificuldades de aceitação de novos integrantes.
( ) Redução da ansiedade e flexibilidade nas ações.
( ) Redução das chances de erros, assim como das informações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das afirmativas.
V - V - F - V - F - F.
F - V - V - V - V - V.
V - V - V - V - V - F.
V - V - V - V - F - F.
V - F - F - V - F - F.
De acordo com as discussões apresentadas no Capítulo 1 – As Organizações e os comportamentos, torna-se importante compreender alguns aspectos estruturantes de uma organização que se configuram em sistema aberto devido ao dinamismo e as interações estabelecidas nos processos de trabalho de produtos e/ou serviços. As organizações também possuem aspectos formais e informais, estes se referem respectivamente a:
Analise as afirmativas.
I. Os aspectos formais são aqueles visíveis em uma organização, como: a estrutura, os processos, as políticas e práticas de gestão.
II. Os aspectos informais se referem a parte “invisível” de uma organização, como a interação existente entre as pessoas e a interação existente entre a empresa e o meio externo, no qual está inserida.
III. Os aspectos formais dentro de uma organização podem ser representados por meio do organograma, o plano de cargos e salários e planejamento estratégico dentre outros.
IV. Os aspectos informais são as relações de poder e conflitos, o clima e a cultura organizacionais, os relacionamentos que essa organização tem junto a seus clientes e fornecedores.
Assinale a alternativa correta.
IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, III e IV apenas.
III, apenas.
De acordo com os estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança” e a videoaula “Tipos de lideranças”, ambos materiais pedagógicos disponibilizados para respectiva semana de estudos. Com base na análise do perfil (tipo) de liderança exercido pelos brasileiros, a revista Você S/A publicou em 29 de novembro de 2018, o artigo sobre as pesquisas que apontam o executivo médio no comando das empresas no Brasil como flexível, relacional entre outros. Na perspectiva de conhecer e analisar acerca do perfil dos líderes brasileiros, leia o trecho do artigo a seguir:
[...] em pesquisas com mais de 40.000 executivos brasileiros ao longo dos últimos 20 anos. [...] Pense nos líderes a sua volta, inclusive na política. Três traços culturais sustentam o jeito brasileiro de liderar: a flexibilidade, as relações e o poder, cada um com seu “lado sol” e seu “lado sombra”.
Vamos ao primeiro traço, a flexibilidade. Muito valorizado nos períodos de crise ou de necessária mudança, ele se desdobra, como sol, em adaptabilidade e criatividade. Mas fique atento, pois a sombra também pode estar presente: na indisciplina, no não cumprimento de regras simples, de normas, processos e mesmo nas reações contrárias à punição de quem transgride, de quem não cumpre a lei.
Como segundo traço, somos relacionais: afetivos, mobilizáveis, facilmente mergulhamos de corpo e alma nos projetos, nos chamamentos que a liderança faz. O lado sol é o engajamento, o comprometimento. E o lado sombra? Vida profissional e vida pessoal se misturam, evitam-se críticas claras, não se quer magoar nem se indispor com o outro, especialmente com o chefe. O conflito, que poderia ser construtivo, gera o sentimento de “ou está comigo, ou está contra mim”. [...]
O terceiro traço é o poder. Em pesquisa que realizamos recentemente sobre o exercício do poder, em uma escala de zero a 100 – na qual quanto mais baixo o score mais fortes as características de liderança igualitária e quanto mais alto o score mais aumenta a tendência a traços autocráticos – o score brasileiro é de 75. Estamos, portanto, no mesmo cluster de 40 anos atrás, quando a pontuação era de 69. Disponível em: https://exame.abril.com.br/carreira/qual-o-perfil-dos-lideres-brasileiros/. Acesso em: 19 de dez. de 2018
Mediante o fragmento do texto apresentado, analise as afirmativas e avalie as verdadeiras ou falsas quanto ao perfil dos líderes brasileiros, conforme a seguir:
I. Ações conservadoras das práticas imperativas camufladas sob a política inovadora, mediante a flexibilização das interações junto aos liderados de forma superficial, sem alterar o formato do poder decisório no mundo corporativo brasileiro.
II. As ações flexibilizadas junto aos liderados igualmente adotadas em relação as demais atividades, sem diferenciação quanto a efetivação de normas e valores, enaltecendo o poder decisório participativo dos sujeitos, seu desenvolvimento profissional e a ampliação das competências profissionais e organizacionais.
III. Adota o critério de feedbacks construtivos nas interações junto aos liderados, age de forma igualitária e equitativa, promove a participação em relação das decisões que envolvem o trabalho cotidiano das equipes, apresenta maturidade na gestão de conflitos e estresse no trabalho.
Assinale a alternativa correta quanto as afirmativas verdadeiras.
I, II e III.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
De acordo com os estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança” e a videoaula Tipos de lideres disponibilizada na respectiva semana de estudos. A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é também um processo social complexo.
Analise as afirmativas apresentadas a seguir algumas considerações sobre o tema liderança e atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) A liderança tem função especifica na administração, em que o líder é responsável pela condução do grupo.
( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar o comportamento de seus liderados.
( ) Os líderes precisam dirigir esforços dos seus subordinados para se atingir os objetivos propostos.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta.
V, V, F.
V, V, V.
V, F, V.
F, V , F.
F, F, V.
De acordo com seus estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança”, são ações relacionadas aos diferentes estilos de liderança.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Força política, decisão, equidade, ações assistemática.
Planejamento, decisão, inflexão, participação e retenção.
Decisão, planejamento, divisão de trabalhos e participação.
Execução, comunicação, decisão e totalização de trabalhos.
Determinação, tarefas, alusão e divisão de trabalhos.
De acordo com os estudos do Capítulo 3 - O líder e a liderança na gestão de pessoas do livro Liderança e Gestão de Pessoas. Em relação ao signifcado da Gestão de Pessoas, sua evolução e seu papel nas organizações, é possível afirmar que:
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
O contexto socioeconômico mundial e a história da Administração pouco influenciaram a evolução da Gestão de Pessoas.
Em um contexto globalizado e competitivo a Gestão Estratégica de Pessoas não precisa ser uma prioridade.
Gestão de Pessoas” e “Administração de Recursos Humanos” são termos diferentes e não devem ser utilizados como sinônimos.
A Gestão de Pessoas nas empresas deve ser exercida, unicamente, por profissionais de Recursos Humanos.
Gestão de Pessoas refere-se a um conjunto de políticas e práticas organizacionais associadas às pessoas que visam a geração de resultados.
De acordo com a teoria das necessidades humanas, os motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmativas.
Analise as assertivas.
I) Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização.
II) Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III) Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
IV) A motivação depende somente de fatores extrínsecos ao indivíduo como salário e promoções.
Assinale a alternativa correta.
V - V - F - V - F - F.
F - V - V - V - V - V.
V - V - V - V - V - F.
V - V - V - V - F - F.
V - F - F - V - F - F.
De acordo com as discussões apresentadas no Capítulo 1 – As Organizações e os comportamentos, torna-se importante compreender alguns aspectos estruturantes de uma organização que se configuram em sistema aberto devido ao dinamismo e as interações estabelecidas nos processos de trabalho de produtos e/ou serviços. As organizações também possuem aspectos formais e informais, estes se referem respectivamente a:
Analise as afirmativas.
I. Os aspectos formais são aqueles visíveis em uma organização, como: a estrutura, os processos, as políticas e práticas de gestão.
II. Os aspectos informais se referem a parte “invisível” de uma organização, como a interação existente entre as pessoas e a interação existente entre a empresa e o meio externo, no qual está inserida.
III. Os aspectos formais dentro de uma organização podem ser representados por meio do organograma, o plano de cargos e salários e planejamento estratégico dentre outros.
IV. Os aspectos informais são as relações de poder e conflitos, o clima e a cultura organizacionais, os relacionamentos que essa organização tem junto a seus clientes e fornecedores.
Assinale a alternativa correta.
IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, III e IV apenas.
III, apenas.
De acordo com os estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança” e a videoaula “Tipos de lideranças”, ambos materiais pedagógicos disponibilizados para respectiva semana de estudos. Com base na análise do perfil (tipo) de liderança exercido pelos brasileiros, a revista Você S/A publicou em 29 de novembro de 2018, o artigo sobre as pesquisas que apontam o executivo médio no comando das empresas no Brasil como flexível, relacional entre outros. Na perspectiva de conhecer e analisar acerca do perfil dos líderes brasileiros, leia o trecho do artigo a seguir:
[...] em pesquisas com mais de 40.000 executivos brasileiros ao longo dos últimos 20 anos. [...] Pense nos líderes a sua volta, inclusive na política. Três traços culturais sustentam o jeito brasileiro de liderar: a flexibilidade, as relações e o poder, cada um com seu “lado sol” e seu “lado sombra”.
Vamos ao primeiro traço, a flexibilidade. Muito valorizado nos períodos de crise ou de necessária mudança, ele se desdobra, como sol, em adaptabilidade e criatividade. Mas fique atento, pois a sombra também pode estar presente: na indisciplina, no não cumprimento de regras simples, de normas, processos e mesmo nas reações contrárias à punição de quem transgride, de quem não cumpre a lei.
Como segundo traço, somos relacionais: afetivos, mobilizáveis, facilmente mergulhamos de corpo e alma nos projetos, nos chamamentos que a liderança faz. O lado sol é o engajamento, o comprometimento. E o lado sombra? Vida profissional e vida pessoal se misturam, evitam-se críticas claras, não se quer magoar nem se indispor com o outro, especialmente com o chefe. O conflito, que poderia ser construtivo, gera o sentimento de “ou está comigo, ou está contra mim”. [...]
O terceiro traço é o poder. Em pesquisa que realizamos recentemente sobre o exercício do poder, em uma escala de zero a 100 – na qual quanto mais baixo o score mais fortes as características de liderança igualitária e quanto mais alto o score mais aumenta a tendência a traços autocráticos – o score brasileiro é de 75. Estamos, portanto, no mesmo cluster de 40 anos atrás, quando a pontuação era de 69. Disponível em: https://exame.abril.com.br/carreira/qual-o-perfil-dos-lideres-brasileiros/. Acesso em: 19 de dez. de 2018
Mediante o fragmento do texto apresentado, analise as afirmativas e avalie as verdadeiras ou falsas quanto ao perfil dos líderes brasileiros, conforme a seguir:
I. Ações conservadoras das práticas imperativas camufladas sob a política inovadora, mediante a flexibilização das interações junto aos liderados de forma superficial, sem alterar o formato do poder decisório no mundo corporativo brasileiro.
II. As ações flexibilizadas junto aos liderados igualmente adotadas em relação as demais atividades, sem diferenciação quanto a efetivação de normas e valores, enaltecendo o poder decisório participativo dos sujeitos, seu desenvolvimento profissional e a ampliação das competências profissionais e organizacionais.
III. Adota o critério de feedbacks construtivos nas interações junto aos liderados, age de forma igualitária e equitativa, promove a participação em relação das decisões que envolvem o trabalho cotidiano das equipes, apresenta maturidade na gestão de conflitos e estresse no trabalho.
Assinale a alternativa correta quanto as afirmativas verdadeiras.
I, II e III.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
De acordo com os estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança” e a videoaula Tipos de lideres disponibilizada na respectiva semana de estudos. A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é também um processo social complexo.
Analise as afirmativas apresentadas a seguir algumas considerações sobre o tema liderança e atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) A liderança tem função especifica na administração, em que o líder é responsável pela condução do grupo.
( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar o comportamento de seus liderados.
( ) Os líderes precisam dirigir esforços dos seus subordinados para se atingir os objetivos propostos.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta.
V, V, F.
V, V, V.
V, F, V.
F, V , F.
F, F, V.
De acordo com seus estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança”, são ações relacionadas aos diferentes estilos de liderança.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Força política, decisão, equidade, ações assistemática.
Planejamento, decisão, inflexão, participação e retenção.
Decisão, planejamento, divisão de trabalhos e participação.
Execução, comunicação, decisão e totalização de trabalhos.
Determinação, tarefas, alusão e divisão de trabalhos.
De acordo com os estudos do Capítulo 3 - O líder e a liderança na gestão de pessoas do livro Liderança e Gestão de Pessoas. Em relação ao signifcado da Gestão de Pessoas, sua evolução e seu papel nas organizações, é possível afirmar que:
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
O contexto socioeconômico mundial e a história da Administração pouco influenciaram a evolução da Gestão de Pessoas.
Em um contexto globalizado e competitivo a Gestão Estratégica de Pessoas não precisa ser uma prioridade.
Gestão de Pessoas” e “Administração de Recursos Humanos” são termos diferentes e não devem ser utilizados como sinônimos.
A Gestão de Pessoas nas empresas deve ser exercida, unicamente, por profissionais de Recursos Humanos.
Gestão de Pessoas refere-se a um conjunto de políticas e práticas organizacionais associadas às pessoas que visam a geração de resultados.
De acordo com a teoria das necessidades humanas, os motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmativas.
Analise as assertivas.
I) Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização.
II) Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III) Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
IV) A motivação depende somente de fatores extrínsecos ao indivíduo como salário e promoções.
Assinale a alternativa correta.
IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, III e IV apenas.
III, apenas.
De acordo com os estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança” e a videoaula “Tipos de lideranças”, ambos materiais pedagógicos disponibilizados para respectiva semana de estudos. Com base na análise do perfil (tipo) de liderança exercido pelos brasileiros, a revista Você S/A publicou em 29 de novembro de 2018, o artigo sobre as pesquisas que apontam o executivo médio no comando das empresas no Brasil como flexível, relacional entre outros. Na perspectiva de conhecer e analisar acerca do perfil dos líderes brasileiros, leia o trecho do artigo a seguir:
[...] em pesquisas com mais de 40.000 executivos brasileiros ao longo dos últimos 20 anos. [...] Pense nos líderes a sua volta, inclusive na política. Três traços culturais sustentam o jeito brasileiro de liderar: a flexibilidade, as relações e o poder, cada um com seu “lado sol” e seu “lado sombra”.
Vamos ao primeiro traço, a flexibilidade. Muito valorizado nos períodos de crise ou de necessária mudança, ele se desdobra, como sol, em adaptabilidade e criatividade. Mas fique atento, pois a sombra também pode estar presente: na indisciplina, no não cumprimento de regras simples, de normas, processos e mesmo nas reações contrárias à punição de quem transgride, de quem não cumpre a lei.
Como segundo traço, somos relacionais: afetivos, mobilizáveis, facilmente mergulhamos de corpo e alma nos projetos, nos chamamentos que a liderança faz. O lado sol é o engajamento, o comprometimento. E o lado sombra? Vida profissional e vida pessoal se misturam, evitam-se críticas claras, não se quer magoar nem se indispor com o outro, especialmente com o chefe. O conflito, que poderia ser construtivo, gera o sentimento de “ou está comigo, ou está contra mim”. [...]
O terceiro traço é o poder. Em pesquisa que realizamos recentemente sobre o exercício do poder, em uma escala de zero a 100 – na qual quanto mais baixo o score mais fortes as características de liderança igualitária e quanto mais alto o score mais aumenta a tendência a traços autocráticos – o score brasileiro é de 75. Estamos, portanto, no mesmo cluster de 40 anos atrás, quando a pontuação era de 69. Disponível em: https://exame.abril.com.br/carreira/qual-o-perfil-dos-lideres-brasileiros/. Acesso em: 19 de dez. de 2018
Mediante o fragmento do texto apresentado, analise as afirmativas e avalie as verdadeiras ou falsas quanto ao perfil dos líderes brasileiros, conforme a seguir:
I. Ações conservadoras das práticas imperativas camufladas sob a política inovadora, mediante a flexibilização das interações junto aos liderados de forma superficial, sem alterar o formato do poder decisório no mundo corporativo brasileiro.
II. As ações flexibilizadas junto aos liderados igualmente adotadas em relação as demais atividades, sem diferenciação quanto a efetivação de normas e valores, enaltecendo o poder decisório participativo dos sujeitos, seu desenvolvimento profissional e a ampliação das competências profissionais e organizacionais.
III. Adota o critério de feedbacks construtivos nas interações junto aos liderados, age de forma igualitária e equitativa, promove a participação em relação das decisões que envolvem o trabalho cotidiano das equipes, apresenta maturidade na gestão de conflitos e estresse no trabalho.
Assinale a alternativa correta quanto as afirmativas verdadeiras.
I, II e III.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
De acordo com os estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança” e a videoaula Tipos de lideres disponibilizada na respectiva semana de estudos. A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é também um processo social complexo.
Analise as afirmativas apresentadas a seguir algumas considerações sobre o tema liderança e atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) A liderança tem função especifica na administração, em que o líder é responsável pela condução do grupo.
( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar o comportamento de seus liderados.
( ) Os líderes precisam dirigir esforços dos seus subordinados para se atingir os objetivos propostos.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta.
V, V, F.
V, V, V.
V, F, V.
F, V , F.
F, F, V.
De acordo com seus estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança”, são ações relacionadas aos diferentes estilos de liderança.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Força política, decisão, equidade, ações assistemática.
Planejamento, decisão, inflexão, participação e retenção.
Decisão, planejamento, divisão de trabalhos e participação.
Execução, comunicação, decisão e totalização de trabalhos.
Determinação, tarefas, alusão e divisão de trabalhos.
De acordo com os estudos do Capítulo 3 - O líder e a liderança na gestão de pessoas do livro Liderança e Gestão de Pessoas. Em relação ao signifcado da Gestão de Pessoas, sua evolução e seu papel nas organizações, é possível afirmar que:
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
O contexto socioeconômico mundial e a história da Administração pouco influenciaram a evolução da Gestão de Pessoas.
Em um contexto globalizado e competitivo a Gestão Estratégica de Pessoas não precisa ser uma prioridade.
Gestão de Pessoas” e “Administração de Recursos Humanos” são termos diferentes e não devem ser utilizados como sinônimos.
A Gestão de Pessoas nas empresas deve ser exercida, unicamente, por profissionais de Recursos Humanos.
Gestão de Pessoas refere-se a um conjunto de políticas e práticas organizacionais associadas às pessoas que visam a geração de resultados.
De acordo com a teoria das necessidades humanas, os motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmativas.
Analise as assertivas.
I) Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização.
II) Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III) Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
IV) A motivação depende somente de fatores extrínsecos ao indivíduo como salário e promoções.
Assinale a alternativa correta.
I, II e III.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
De acordo com os estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança” e a videoaula Tipos de lideres disponibilizada na respectiva semana de estudos. A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é também um processo social complexo.
Analise as afirmativas apresentadas a seguir algumas considerações sobre o tema liderança e atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) A liderança tem função especifica na administração, em que o líder é responsável pela condução do grupo.
( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar o comportamento de seus liderados.
( ) Os líderes precisam dirigir esforços dos seus subordinados para se atingir os objetivos propostos.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta.
V, V, F.
V, V, V.
V, F, V.
F, V , F.
F, F, V.
De acordo com seus estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança”, são ações relacionadas aos diferentes estilos de liderança.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Força política, decisão, equidade, ações assistemática.
Planejamento, decisão, inflexão, participação e retenção.
Decisão, planejamento, divisão de trabalhos e participação.
Execução, comunicação, decisão e totalização de trabalhos.
Determinação, tarefas, alusão e divisão de trabalhos.
De acordo com os estudos do Capítulo 3 - O líder e a liderança na gestão de pessoas do livro Liderança e Gestão de Pessoas. Em relação ao signifcado da Gestão de Pessoas, sua evolução e seu papel nas organizações, é possível afirmar que:
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
O contexto socioeconômico mundial e a história da Administração pouco influenciaram a evolução da Gestão de Pessoas.
Em um contexto globalizado e competitivo a Gestão Estratégica de Pessoas não precisa ser uma prioridade.
Gestão de Pessoas” e “Administração de Recursos Humanos” são termos diferentes e não devem ser utilizados como sinônimos.
A Gestão de Pessoas nas empresas deve ser exercida, unicamente, por profissionais de Recursos Humanos.
Gestão de Pessoas refere-se a um conjunto de políticas e práticas organizacionais associadas às pessoas que visam a geração de resultados.
De acordo com a teoria das necessidades humanas, os motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmativas.
Analise as assertivas.
I) Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização.
II) Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III) Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
IV) A motivação depende somente de fatores extrínsecos ao indivíduo como salário e promoções.
Assinale a alternativa correta.
V, V, F.
V, V, V.
V, F, V.
F, V , F.
F, F, V.
De acordo com seus estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança”, são ações relacionadas aos diferentes estilos de liderança.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Força política, decisão, equidade, ações assistemática.
Planejamento, decisão, inflexão, participação e retenção.
Decisão, planejamento, divisão de trabalhos e participação.
Execução, comunicação, decisão e totalização de trabalhos.
Determinação, tarefas, alusão e divisão de trabalhos.
De acordo com os estudos do Capítulo 3 - O líder e a liderança na gestão de pessoas do livro Liderança e Gestão de Pessoas. Em relação ao signifcado da Gestão de Pessoas, sua evolução e seu papel nas organizações, é possível afirmar que:
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
O contexto socioeconômico mundial e a história da Administração pouco influenciaram a evolução da Gestão de Pessoas.
Em um contexto globalizado e competitivo a Gestão Estratégica de Pessoas não precisa ser uma prioridade.
Gestão de Pessoas” e “Administração de Recursos Humanos” são termos diferentes e não devem ser utilizados como sinônimos.
A Gestão de Pessoas nas empresas deve ser exercida, unicamente, por profissionais de Recursos Humanos.
Gestão de Pessoas refere-se a um conjunto de políticas e práticas organizacionais associadas às pessoas que visam a geração de resultados.
De acordo com a teoria das necessidades humanas, os motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmativas.
Analise as assertivas.
I) Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização.
II) Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III) Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
IV) A motivação depende somente de fatores extrínsecos ao indivíduo como salário e promoções.
Assinale a alternativa correta.
Força política, decisão, equidade, ações assistemática.
Planejamento, decisão, inflexão, participação e retenção.
Decisão, planejamento, divisão de trabalhos e participação.
Execução, comunicação, decisão e totalização de trabalhos.
Determinação, tarefas, alusão e divisão de trabalhos.
De acordo com os estudos do Capítulo 3 - O líder e a liderança na gestão de pessoas do livro Liderança e Gestão de Pessoas. Em relação ao signifcado da Gestão de Pessoas, sua evolução e seu papel nas organizações, é possível afirmar que:
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
O contexto socioeconômico mundial e a história da Administração pouco influenciaram a evolução da Gestão de Pessoas.
Em um contexto globalizado e competitivo a Gestão Estratégica de Pessoas não precisa ser uma prioridade.
Gestão de Pessoas” e “Administração de Recursos Humanos” são termos diferentes e não devem ser utilizados como sinônimos.
A Gestão de Pessoas nas empresas deve ser exercida, unicamente, por profissionais de Recursos Humanos.
Gestão de Pessoas refere-se a um conjunto de políticas e práticas organizacionais associadas às pessoas que visam a geração de resultados.
De acordo com a teoria das necessidades humanas, os motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. Podemos completar esta ideia com as seguintes afirmativas.
Analise as assertivas.
I) Para Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influência no comportamento humano como, por exemplo: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização.
II) Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os à ação.
III) Os motivos ou necessidades são pessoais e individuais, pois são determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traços biológicos e psicológicos e pelas características adquiridas através da experiência pessoal e aprendizagem de cada pessoa.
IV) A motivação depende somente de fatores extrínsecos ao indivíduo como salário e promoções.
Assinale a alternativa correta.
O contexto socioeconômico mundial e a história da Administração pouco influenciaram a evolução da Gestão de Pessoas.
Em um contexto globalizado e competitivo a Gestão Estratégica de Pessoas não precisa ser uma prioridade.
Gestão de Pessoas” e “Administração de Recursos Humanos” são termos diferentes e não devem ser utilizados como sinônimos.
A Gestão de Pessoas nas empresas deve ser exercida, unicamente, por profissionais de Recursos Humanos.
Gestão de Pessoas refere-se a um conjunto de políticas e práticas organizacionais associadas às pessoas que visam a geração de resultados.