LIBRAS
De acordo com nossos estudos, a década de 1980 foi marcada por inúmeras conquistas e movimentos de reconhecimento da cultura, da comunidade e da identidade de Surdos.
Com relação as inúmeras conquistas e movimentos de reconhecimento da cultura, da comunidade e da identidade de Surdos ocorridos na década de 1980, analise as afirmativas que se seguem:
I – Na década de 1980, os surdos passaram a exigir o reconhecimento da língua de sinais como válida e passível de ser usada na educação das crianças surdas.
II – Na década de 1980, os surdos saíram da situação de passividade, em que tinham sua vida decidida por ouvintes e, iniciaram um movimento que exigia respeito a seus direitos de cidadãos.
III – Na década de 1980, os surdos realizaram movimentos de protestos e ações culturais em defesa da linguagem falada, mobilizando alguns responsáveis por sua educação para a criação da proposta educacional oralista.
IV – Na década de 1980, os surdos começaram a reivindicar o direito de ter reconhecida sua cultura e de transmitir essa cultura às crianças surdas.
É CORRETO o que se afirma em:
I e III.
I, II, III e IV.
II, III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
Ao longo da história da educação de surdos, destacaram-se três correntes pedagógicas que continuam presentes ainda hoje, em maior ou menor intensidade, nas instituições e/ou escolas que atendem alunos surdos. São elas: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo.
Considerando os aspectos conceituais da proposta educacional Oralista, avalie as asserções que se seguem:
Na proposta oralista predomina-se a visão clínico terapêutica da surdez que acredita na normalização do surdo, preconizando a integração e o convívio dessas pessoas com os ouvintes exclusivamente por meio da linguagem oral
PORQUE
Tal proposta caracteriza-se pelo uso simultâneo de sinais e da fala, porém os sinais são utilizados dentro da estrutura da língua portuguesa, descaracterizando a estrutura da língua de sinais
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Leia com atenção a citação, a seguir:
“[...] As línguas de sinais são consideradas pela linguística como línguas naturais ou como um sistema linguístico legítimo, e não como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem. Stokoe, em 1960, percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças.” (QUADROS; KARNOPP, 2004, p.30).
Considerando a citação acima apresentada e o estudo sobre a língua de sinais, avalie as afirmativas que se seguem:
I – As línguas de sinais são derivadas da comunicação gestual dos ouvintes, e se constituem como traço identitário das comunidades de pessoas surdas.
II – As línguas de sinais são consideradas línguas de modalidade visual-espacial capazes de transmitir ideias completas e complexas.
III – As línguas de sinais apresentam uma organização neural semelhante à língua oral, ou seja, esta se organiza no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas.
Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:
1, 2 e 3.
2 e 3 apenas.
2 apenas.
1, 2 apenas.
1 e 3 apenas.
As causas da deficiência auditiva na criança ocorrem no período pré, peri ou pós-natal. Lembrando que fatores de risco pré-natais são aqueles que acometem a criança durante a gestação, os perinatais são problemas que ocorrem durante o parto e os pós-natais, causas que acometem após o parto. Analise as afirmativas abaixo quanto às causas do período pré-natal:
I - Herança genética;
II - Infecções congênitas pelo vírus da rubéola;
III - Herpes;
IV - Toxoplasmose;
V - Uso gestacional de substâncias teratogênicas, como álcool, cocaína e medicamentos ototóxicos;
VI - Prematuridade com peso abaixo de 1.500 gramas.
II, III e IV.
V e VI.
I, III e VI.
I, II, III, IV e V.
II e VI.
“O balé das mãos” é um poema em língua de sinais. O poema foi criado por Márcio Stein Carrier e Ellery em uma aula do curso de Letras-Libras ( UFSC 2008) e, registrado em vídeo, com duração de 1’40”.
“O balé das mãos”
O mundo das palavras
Alimenta as mãos
Cria... transforma a língua de sinais
Cria expressões... expressões faciais.
A língua circula
Atravessa mundos
Modifica os ouvintes
Ganha espaço
A língua de sinais é pobre?
Não, a língua é importante
Ela se modifica
As mãos sinalizam
Uma letra
Outra letra
Letras-Libras
Os surdos se desenvolvem
Ampliam seus horizontes
São reconhecidos... Admirados
As mãos refletem
As mãos sentem
Nunca esqueçam:
Elas criam mundos!
KARNOPP, Lodenir; BOSSE, Renata Heinzelmann. Mãos que dançam e traduzem: poemas em língua de sinais. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília, v. 01, n.54, p. 123-141, 2018.
Sobre os aspectos conceituais da poesia em língua de sinais, analise as afirmativas a seguir:
I – A poesia em língua de sinais assim como a poesia em qualquer língua, utiliza uma arte intensificada, estética, bela e expressiva.
II – A poesia em língua de sinais, representa em algum nível o empoderamento dos povos surdos.
III – A poesia em língua de sinais representam as experiências do mundo visual e o lugar das pessoas surdas no mundo.
Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:
II e III apenas.
I e II apenas.
I, II e III.
I e III apenas.
II apenas.
A proposta educacional bilíngue apresenta uma visão socioantropológica da surdez, percebendo-a como uma experiência visual e o surdo, como um ser que é linguística e culturalmente diferente.
Com relação à proposta educacional bilíngue para surdos, avalie as afirmações a seguir:
I A língua de sinais é um traço identitário da comunidade surda e garante-lhes e uma forma de comunicação natural, eficiente e significativa.
II A proposta educacional bilíngue considera a língua de sinais como língua natural e, portanto, a primeira língua da pessoa surda (L1) e o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua (L2).
III Uma prática verdadeiramente bilíngue extrapola as questões linguísticas e leva-nos a refletir sobre a importância do reconhecimento e valorização da diferença e não da deficiência.
IV O bilinguismo resgata a identidade do surdo enquanto cidadão consciente, através da valorização da prática da língua de sinais.
É correto o que se afirma em:
I, III e IV.
II e III.
I e II.
I, II, III e IV.
III e IV.
Leia com atenção o texto, a seguir:
Em decorrência da atual pandemia do Covid-19, muitas são as medidas de prevenção e cuidados em circulação. Sabemos, no entanto, que para as pessoas surdas e surdocegas do nosso país, o acesso às mais diversas informações têm sido afetado negativamente.
Desta forma, ao lado de instituições parceiras, lançamos a campanha independente “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, visando promover o acesso destas pessoa a sociedade.
Esta campanha, sem fins lucrativos e sem posição partidária, tem como objetivo principal promover a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos através da interpretação e guia-interpretação de Libras-Português em esferas nas quais já existam barreiras comunicacionais que têm sido agravadas devido a situação de pandemia do Covid-19. Portanto, convidamos Intérpretes e Guia-intérpretes de Libras de todo o Brasil que queiram participar desta campanha contribuindo com a prestação de seus serviços.
Os profissionais que se dispuserem, realizarão a interpretação e guia-interpretação entre Libras e Português, preferencialmente via videoconferência, conforme as recomendações emitidas em nota pela FEBRAPILS (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais) e as orientações elaboradas pelas autoridades do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Surdos e surdocegos que necessitem de interpretação remota para consultas médicas, compras em farmácias e/ou mercados, interações em espaços educacionais e/ou de trabalho, poderão preencher um formulário de inscrição online. Feita a inscrição, os surdos e surdocegos receberão, em seu e-mail, um link no qual encontrarão os dados de contato dos profissionais intérpretes e guia-intérpretes voluntários, bem como a disponibilidade de horários de cada um
TRADUZLIBRAS. Intérpretes e surdos contra o coronavírus. Disponível em: https://conteudo.vedere.com.br/interpretes-contra-corona?fbclid=IwAR30ib3q-4I4JQGtwYVi7k43lqUrO2v_w2Sy0UgIk4hEhHWzvMqGIuJKDWs. Acesso em: 21 mar 2020.
Tendo em vista a Campanha: “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, analise as afirmativas a seguir:
I - A campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, tem por finalidade promover o acesso da pessoa surda a sociedade e o acesso às informações, medidas de prevenção, cuidados em circulação por meio da Língua Brasileira de Sinais.
II - A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” é uma campanha sem fins lucrativos e sem posição partidária cuja finalidade é a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos.
III – A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” contará com a prestação de serviços de Intérpretes (para surdos) e Guias-Intérpretes (para surdoscegos) voluntários e, preferencialmente via videoconferência.
IV- A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” poderá atender aos surdos e surdocegos do mundo inteiro como os serviços de interpretação e guia-interpretação, haja vista que a Libras é uma língua de sinais universal.
É CORRETO o que se afirma em:
I e III.
II, III e IV.
I, II, III e IV.
I, II e IV.
I, II e III.
Leia com atenção o texto, a seguir:
Em decorrência da atual pandemia do Covid-19, muitas são as medidas de prevenção e cuidados em circulação. Sabemos, no entanto, que para as pessoas surdas e surdocegas do nosso país, o acesso às mais diversas informações têm sido afetado negativamente.
Desta forma, ao lado de instituições parceiras, lançamos a campanha independente “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, visando promover o acesso destas pessoa a sociedade.
Esta campanha, sem fins lucrativos e sem posição partidária, tem como objetivo principal promover a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos através da interpretação e guia-interpretação de Libras-Português em esferas nas quais já existam barreiras comunicacionais que têm sido agravadas devido a situação de pandemia do Covid-19. Portanto, convidamos Intérpretes e Guia-intérpretes de Libras de todo o Brasil que queiram participar desta campanha contribuindo com a prestação de seus serviços.
Os profissionais que se dispuserem, realizarão a interpretação e guia-interpretação entre Libras e Português, preferencialmente via videoconferência, conforme as recomendações emitidas em nota pela FEBRAPILS (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais) e as orientações elaboradas pelas autoridades do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Surdos e surdocegos que necessitem de interpretação remota para consultas médicas, compras em farmácias e/ou mercados, interações em espaços educacionais e/ou de trabalho, poderão preencher um formulário de inscrição online. Feita a inscrição, os surdos e surdocegos receberão, em seu e-mail, um link no qual encontrarão os dados de contato dos profissionais intérpretes e guia-intérpretes voluntários, bem como a disponibilidade de horários de cada um.
TRADUZLIBRAS. Intérpretes e surdos contra o coronavírus. Disponível em: https://conteudo.vedere.com.br/interpretes-contra-corona?fbclid=IwAR30ib3q-4I4JQGtwYVi7k43lqUrO2v_w2Sy0UgIk4hEhHWzvMqGIuJKDWs. Acesso em: 21 mar 2020.
Tendo em vista a Campanha: “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, analise as afirmativas a seguir:
I - A campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, tem por finalidade promover o acesso da pessoa surda a sociedade e o acesso às informações, medidas de prevenção, cuidados em circulação por meio da Língua Brasileira de Sinais.
II - A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” é uma campanha sem fins lucrativos e sem posição partidária cuja finalidade é a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos.
III – A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” contará com a prestação de serviços de Intérpretes (para surdos) e Guias-Intérpretes (para surdoscegos) voluntários e, preferencialmente via videoconferência.
IV- A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” poderá atender aos surdos e surdocegos do mundo inteiro como os serviços de interpretação e guia-interpretação, haja que a Libras é uma língua de sinais universal.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e IV.
I, II, III e IV.
I e III.
I, II e III.
II, III e IV.
Leia com atenção a citação, a seguir:
“[...] As línguas de sinais são consideradas pela linguística como línguas naturais ou como um sistema linguístico legítimo, e não como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem. Stokoe, em 1960, percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças.” (QUADROS; KARNOPP, 2004, p.30).
Considerando a citação acima apresentada e o estudo sobre a língua de sinais, avalie as afirmativas que se seguem:
I – As línguas de sinais são derivadas da comunicação gestual dos ouvintes, e se constituem como traço identitário das comunidades de pessoas surdas.
II – As línguas de sinais são consideradas línguas de modalidade visual-espacial capazes de transmitir ideias complexas e, também, muito abstratas.
III – As línguas de sinais apresentam uma organização neural semelhante à língua oral, ou seja, esta se organiza no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas.
Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:
2 e 3 apenas.
1 e 3 apenas.
2 apenas.
1, 2 e 3.
1, 2 apenas.
Nos estudos referentes ao capítulo A importância da audição no processo ensino-aprendizagem, estudamos as principais patologias que podem acometer o nosso sistema auditivo. Leia com atenção as alternativas a seguir, e marque aquela que apresenta corretamente as patologias que podem acometer o sistema auditivo:
I e III.
I, II, III e IV.
II, III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
Ao longo da história da educação de surdos, destacaram-se três correntes pedagógicas que continuam presentes ainda hoje, em maior ou menor intensidade, nas instituições e/ou escolas que atendem alunos surdos. São elas: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo.
Considerando os aspectos conceituais da proposta educacional Oralista, avalie as asserções que se seguem:
Na proposta oralista predomina-se a visão clínico terapêutica da surdez que acredita na normalização do surdo, preconizando a integração e o convívio dessas pessoas com os ouvintes exclusivamente por meio da linguagem oral
PORQUE
Tal proposta caracteriza-se pelo uso simultâneo de sinais e da fala, porém os sinais são utilizados dentro da estrutura da língua portuguesa, descaracterizando a estrutura da língua de sinais
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Leia com atenção a citação, a seguir:
“[...] As línguas de sinais são consideradas pela linguística como línguas naturais ou como um sistema linguístico legítimo, e não como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem. Stokoe, em 1960, percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças.” (QUADROS; KARNOPP, 2004, p.30).
Considerando a citação acima apresentada e o estudo sobre a língua de sinais, avalie as afirmativas que se seguem:
I – As línguas de sinais são derivadas da comunicação gestual dos ouvintes, e se constituem como traço identitário das comunidades de pessoas surdas.
II – As línguas de sinais são consideradas línguas de modalidade visual-espacial capazes de transmitir ideias completas e complexas.
III – As línguas de sinais apresentam uma organização neural semelhante à língua oral, ou seja, esta se organiza no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas.
Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:
1, 2 e 3.
2 e 3 apenas.
2 apenas.
1, 2 apenas.
1 e 3 apenas.
As causas da deficiência auditiva na criança ocorrem no período pré, peri ou pós-natal. Lembrando que fatores de risco pré-natais são aqueles que acometem a criança durante a gestação, os perinatais são problemas que ocorrem durante o parto e os pós-natais, causas que acometem após o parto. Analise as afirmativas abaixo quanto às causas do período pré-natal:
I - Herança genética;
II - Infecções congênitas pelo vírus da rubéola;
III - Herpes;
IV - Toxoplasmose;
V - Uso gestacional de substâncias teratogênicas, como álcool, cocaína e medicamentos ototóxicos;
VI - Prematuridade com peso abaixo de 1.500 gramas.
II, III e IV.
V e VI.
I, III e VI.
I, II, III, IV e V.
II e VI.
“O balé das mãos” é um poema em língua de sinais. O poema foi criado por Márcio Stein Carrier e Ellery em uma aula do curso de Letras-Libras ( UFSC 2008) e, registrado em vídeo, com duração de 1’40”.
“O balé das mãos”
O mundo das palavras
Alimenta as mãos
Cria... transforma a língua de sinais
Cria expressões... expressões faciais.
A língua circula
Atravessa mundos
Modifica os ouvintes
Ganha espaço
A língua de sinais é pobre?
Não, a língua é importante
Ela se modifica
As mãos sinalizam
Uma letra
Outra letra
Letras-Libras
Os surdos se desenvolvem
Ampliam seus horizontes
São reconhecidos... Admirados
As mãos refletem
As mãos sentem
Nunca esqueçam:
Elas criam mundos!
KARNOPP, Lodenir; BOSSE, Renata Heinzelmann. Mãos que dançam e traduzem: poemas em língua de sinais. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília, v. 01, n.54, p. 123-141, 2018.
Sobre os aspectos conceituais da poesia em língua de sinais, analise as afirmativas a seguir:
I – A poesia em língua de sinais assim como a poesia em qualquer língua, utiliza uma arte intensificada, estética, bela e expressiva.
II – A poesia em língua de sinais, representa em algum nível o empoderamento dos povos surdos.
III – A poesia em língua de sinais representam as experiências do mundo visual e o lugar das pessoas surdas no mundo.
Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:
II e III apenas.
I e II apenas.
I, II e III.
I e III apenas.
II apenas.
A proposta educacional bilíngue apresenta uma visão socioantropológica da surdez, percebendo-a como uma experiência visual e o surdo, como um ser que é linguística e culturalmente diferente.
Com relação à proposta educacional bilíngue para surdos, avalie as afirmações a seguir:
I A língua de sinais é um traço identitário da comunidade surda e garante-lhes e uma forma de comunicação natural, eficiente e significativa.
II A proposta educacional bilíngue considera a língua de sinais como língua natural e, portanto, a primeira língua da pessoa surda (L1) e o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua (L2).
III Uma prática verdadeiramente bilíngue extrapola as questões linguísticas e leva-nos a refletir sobre a importância do reconhecimento e valorização da diferença e não da deficiência.
IV O bilinguismo resgata a identidade do surdo enquanto cidadão consciente, através da valorização da prática da língua de sinais.
É correto o que se afirma em:
I, III e IV.
II e III.
I e II.
I, II, III e IV.
III e IV.
Leia com atenção o texto, a seguir:
Em decorrência da atual pandemia do Covid-19, muitas são as medidas de prevenção e cuidados em circulação. Sabemos, no entanto, que para as pessoas surdas e surdocegas do nosso país, o acesso às mais diversas informações têm sido afetado negativamente.
Desta forma, ao lado de instituições parceiras, lançamos a campanha independente “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, visando promover o acesso destas pessoa a sociedade.
Esta campanha, sem fins lucrativos e sem posição partidária, tem como objetivo principal promover a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos através da interpretação e guia-interpretação de Libras-Português em esferas nas quais já existam barreiras comunicacionais que têm sido agravadas devido a situação de pandemia do Covid-19. Portanto, convidamos Intérpretes e Guia-intérpretes de Libras de todo o Brasil que queiram participar desta campanha contribuindo com a prestação de seus serviços.
Os profissionais que se dispuserem, realizarão a interpretação e guia-interpretação entre Libras e Português, preferencialmente via videoconferência, conforme as recomendações emitidas em nota pela FEBRAPILS (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais) e as orientações elaboradas pelas autoridades do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Surdos e surdocegos que necessitem de interpretação remota para consultas médicas, compras em farmácias e/ou mercados, interações em espaços educacionais e/ou de trabalho, poderão preencher um formulário de inscrição online. Feita a inscrição, os surdos e surdocegos receberão, em seu e-mail, um link no qual encontrarão os dados de contato dos profissionais intérpretes e guia-intérpretes voluntários, bem como a disponibilidade de horários de cada um
TRADUZLIBRAS. Intérpretes e surdos contra o coronavírus. Disponível em: https://conteudo.vedere.com.br/interpretes-contra-corona?fbclid=IwAR30ib3q-4I4JQGtwYVi7k43lqUrO2v_w2Sy0UgIk4hEhHWzvMqGIuJKDWs. Acesso em: 21 mar 2020.
Tendo em vista a Campanha: “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, analise as afirmativas a seguir:
I - A campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, tem por finalidade promover o acesso da pessoa surda a sociedade e o acesso às informações, medidas de prevenção, cuidados em circulação por meio da Língua Brasileira de Sinais.
II - A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” é uma campanha sem fins lucrativos e sem posição partidária cuja finalidade é a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos.
III – A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” contará com a prestação de serviços de Intérpretes (para surdos) e Guias-Intérpretes (para surdoscegos) voluntários e, preferencialmente via videoconferência.
IV- A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” poderá atender aos surdos e surdocegos do mundo inteiro como os serviços de interpretação e guia-interpretação, haja vista que a Libras é uma língua de sinais universal.
É CORRETO o que se afirma em:
I e III.
II, III e IV.
I, II, III e IV.
I, II e IV.
I, II e III.
Leia com atenção o texto, a seguir:
Em decorrência da atual pandemia do Covid-19, muitas são as medidas de prevenção e cuidados em circulação. Sabemos, no entanto, que para as pessoas surdas e surdocegas do nosso país, o acesso às mais diversas informações têm sido afetado negativamente.
Desta forma, ao lado de instituições parceiras, lançamos a campanha independente “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, visando promover o acesso destas pessoa a sociedade.
Esta campanha, sem fins lucrativos e sem posição partidária, tem como objetivo principal promover a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos através da interpretação e guia-interpretação de Libras-Português em esferas nas quais já existam barreiras comunicacionais que têm sido agravadas devido a situação de pandemia do Covid-19. Portanto, convidamos Intérpretes e Guia-intérpretes de Libras de todo o Brasil que queiram participar desta campanha contribuindo com a prestação de seus serviços.
Os profissionais que se dispuserem, realizarão a interpretação e guia-interpretação entre Libras e Português, preferencialmente via videoconferência, conforme as recomendações emitidas em nota pela FEBRAPILS (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais) e as orientações elaboradas pelas autoridades do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Surdos e surdocegos que necessitem de interpretação remota para consultas médicas, compras em farmácias e/ou mercados, interações em espaços educacionais e/ou de trabalho, poderão preencher um formulário de inscrição online. Feita a inscrição, os surdos e surdocegos receberão, em seu e-mail, um link no qual encontrarão os dados de contato dos profissionais intérpretes e guia-intérpretes voluntários, bem como a disponibilidade de horários de cada um.
TRADUZLIBRAS. Intérpretes e surdos contra o coronavírus. Disponível em: https://conteudo.vedere.com.br/interpretes-contra-corona?fbclid=IwAR30ib3q-4I4JQGtwYVi7k43lqUrO2v_w2Sy0UgIk4hEhHWzvMqGIuJKDWs. Acesso em: 21 mar 2020.
Tendo em vista a Campanha: “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, analise as afirmativas a seguir:
I - A campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, tem por finalidade promover o acesso da pessoa surda a sociedade e o acesso às informações, medidas de prevenção, cuidados em circulação por meio da Língua Brasileira de Sinais.
II - A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” é uma campanha sem fins lucrativos e sem posição partidária cuja finalidade é a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos.
III – A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” contará com a prestação de serviços de Intérpretes (para surdos) e Guias-Intérpretes (para surdoscegos) voluntários e, preferencialmente via videoconferência.
IV- A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” poderá atender aos surdos e surdocegos do mundo inteiro como os serviços de interpretação e guia-interpretação, haja que a Libras é uma língua de sinais universal.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e IV.
I, II, III e IV.
I e III.
I, II e III.
II, III e IV.
Leia com atenção a citação, a seguir:
“[...] As línguas de sinais são consideradas pela linguística como línguas naturais ou como um sistema linguístico legítimo, e não como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem. Stokoe, em 1960, percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças.” (QUADROS; KARNOPP, 2004, p.30).
Considerando a citação acima apresentada e o estudo sobre a língua de sinais, avalie as afirmativas que se seguem:
I – As línguas de sinais são derivadas da comunicação gestual dos ouvintes, e se constituem como traço identitário das comunidades de pessoas surdas.
II – As línguas de sinais são consideradas línguas de modalidade visual-espacial capazes de transmitir ideias complexas e, também, muito abstratas.
III – As línguas de sinais apresentam uma organização neural semelhante à língua oral, ou seja, esta se organiza no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas.
Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:
2 e 3 apenas.
1 e 3 apenas.
2 apenas.
1, 2 e 3.
1, 2 apenas.
Nos estudos referentes ao capítulo A importância da audição no processo ensino-aprendizagem, estudamos as principais patologias que podem acometer o nosso sistema auditivo. Leia com atenção as alternativas a seguir, e marque aquela que apresenta corretamente as patologias que podem acometer o sistema auditivo:
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Leia com atenção a citação, a seguir:
“[...] As línguas de sinais são consideradas pela linguística como línguas naturais ou como um sistema linguístico legítimo, e não como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem. Stokoe, em 1960, percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças.” (QUADROS; KARNOPP, 2004, p.30).
Considerando a citação acima apresentada e o estudo sobre a língua de sinais, avalie as afirmativas que se seguem:
I – As línguas de sinais são derivadas da comunicação gestual dos ouvintes, e se constituem como traço identitário das comunidades de pessoas surdas.
II – As línguas de sinais são consideradas línguas de modalidade visual-espacial capazes de transmitir ideias completas e complexas.
III – As línguas de sinais apresentam uma organização neural semelhante à língua oral, ou seja, esta se organiza no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas.
Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:
1, 2 e 3.
2 e 3 apenas.
2 apenas.
1, 2 apenas.
1 e 3 apenas.
As causas da deficiência auditiva na criança ocorrem no período pré, peri ou pós-natal. Lembrando que fatores de risco pré-natais são aqueles que acometem a criança durante a gestação, os perinatais são problemas que ocorrem durante o parto e os pós-natais, causas que acometem após o parto. Analise as afirmativas abaixo quanto às causas do período pré-natal:
I - Herança genética;
II - Infecções congênitas pelo vírus da rubéola;
III - Herpes;
IV - Toxoplasmose;
V - Uso gestacional de substâncias teratogênicas, como álcool, cocaína e medicamentos ototóxicos;
VI - Prematuridade com peso abaixo de 1.500 gramas.
II, III e IV.
V e VI.
I, III e VI.
I, II, III, IV e V.
II e VI.
“O balé das mãos” é um poema em língua de sinais. O poema foi criado por Márcio Stein Carrier e Ellery em uma aula do curso de Letras-Libras ( UFSC 2008) e, registrado em vídeo, com duração de 1’40”.
“O balé das mãos”
O mundo das palavras
Alimenta as mãos
Cria... transforma a língua de sinais
Cria expressões... expressões faciais.
A língua circula
Atravessa mundos
Modifica os ouvintes
Ganha espaço
A língua de sinais é pobre?
Não, a língua é importante
Ela se modifica
As mãos sinalizam
Uma letra
Outra letra
Letras-Libras
Os surdos se desenvolvem
Ampliam seus horizontes
São reconhecidos... Admirados
As mãos refletem
As mãos sentem
Nunca esqueçam:
Elas criam mundos!
KARNOPP, Lodenir; BOSSE, Renata Heinzelmann. Mãos que dançam e traduzem: poemas em língua de sinais. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília, v. 01, n.54, p. 123-141, 2018.
Sobre os aspectos conceituais da poesia em língua de sinais, analise as afirmativas a seguir:
I – A poesia em língua de sinais assim como a poesia em qualquer língua, utiliza uma arte intensificada, estética, bela e expressiva.
II – A poesia em língua de sinais, representa em algum nível o empoderamento dos povos surdos.
III – A poesia em língua de sinais representam as experiências do mundo visual e o lugar das pessoas surdas no mundo.
Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:
II e III apenas.
I e II apenas.
I, II e III.
I e III apenas.
II apenas.
A proposta educacional bilíngue apresenta uma visão socioantropológica da surdez, percebendo-a como uma experiência visual e o surdo, como um ser que é linguística e culturalmente diferente.
Com relação à proposta educacional bilíngue para surdos, avalie as afirmações a seguir:
I A língua de sinais é um traço identitário da comunidade surda e garante-lhes e uma forma de comunicação natural, eficiente e significativa.
II A proposta educacional bilíngue considera a língua de sinais como língua natural e, portanto, a primeira língua da pessoa surda (L1) e o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua (L2).
III Uma prática verdadeiramente bilíngue extrapola as questões linguísticas e leva-nos a refletir sobre a importância do reconhecimento e valorização da diferença e não da deficiência.
IV O bilinguismo resgata a identidade do surdo enquanto cidadão consciente, através da valorização da prática da língua de sinais.
É correto o que se afirma em:
I, III e IV.
II e III.
I e II.
I, II, III e IV.
III e IV.
Leia com atenção o texto, a seguir:
Em decorrência da atual pandemia do Covid-19, muitas são as medidas de prevenção e cuidados em circulação. Sabemos, no entanto, que para as pessoas surdas e surdocegas do nosso país, o acesso às mais diversas informações têm sido afetado negativamente.
Desta forma, ao lado de instituições parceiras, lançamos a campanha independente “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, visando promover o acesso destas pessoa a sociedade.
Esta campanha, sem fins lucrativos e sem posição partidária, tem como objetivo principal promover a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos através da interpretação e guia-interpretação de Libras-Português em esferas nas quais já existam barreiras comunicacionais que têm sido agravadas devido a situação de pandemia do Covid-19. Portanto, convidamos Intérpretes e Guia-intérpretes de Libras de todo o Brasil que queiram participar desta campanha contribuindo com a prestação de seus serviços.
Os profissionais que se dispuserem, realizarão a interpretação e guia-interpretação entre Libras e Português, preferencialmente via videoconferência, conforme as recomendações emitidas em nota pela FEBRAPILS (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais) e as orientações elaboradas pelas autoridades do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Surdos e surdocegos que necessitem de interpretação remota para consultas médicas, compras em farmácias e/ou mercados, interações em espaços educacionais e/ou de trabalho, poderão preencher um formulário de inscrição online. Feita a inscrição, os surdos e surdocegos receberão, em seu e-mail, um link no qual encontrarão os dados de contato dos profissionais intérpretes e guia-intérpretes voluntários, bem como a disponibilidade de horários de cada um
TRADUZLIBRAS. Intérpretes e surdos contra o coronavírus. Disponível em: https://conteudo.vedere.com.br/interpretes-contra-corona?fbclid=IwAR30ib3q-4I4JQGtwYVi7k43lqUrO2v_w2Sy0UgIk4hEhHWzvMqGIuJKDWs. Acesso em: 21 mar 2020.
Tendo em vista a Campanha: “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, analise as afirmativas a seguir:
I - A campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, tem por finalidade promover o acesso da pessoa surda a sociedade e o acesso às informações, medidas de prevenção, cuidados em circulação por meio da Língua Brasileira de Sinais.
II - A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” é uma campanha sem fins lucrativos e sem posição partidária cuja finalidade é a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos.
III – A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” contará com a prestação de serviços de Intérpretes (para surdos) e Guias-Intérpretes (para surdoscegos) voluntários e, preferencialmente via videoconferência.
IV- A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” poderá atender aos surdos e surdocegos do mundo inteiro como os serviços de interpretação e guia-interpretação, haja vista que a Libras é uma língua de sinais universal.
É CORRETO o que se afirma em:
I e III.
II, III e IV.
I, II, III e IV.
I, II e IV.
I, II e III.
Leia com atenção o texto, a seguir:
Em decorrência da atual pandemia do Covid-19, muitas são as medidas de prevenção e cuidados em circulação. Sabemos, no entanto, que para as pessoas surdas e surdocegas do nosso país, o acesso às mais diversas informações têm sido afetado negativamente.
Desta forma, ao lado de instituições parceiras, lançamos a campanha independente “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, visando promover o acesso destas pessoa a sociedade.
Esta campanha, sem fins lucrativos e sem posição partidária, tem como objetivo principal promover a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos através da interpretação e guia-interpretação de Libras-Português em esferas nas quais já existam barreiras comunicacionais que têm sido agravadas devido a situação de pandemia do Covid-19. Portanto, convidamos Intérpretes e Guia-intérpretes de Libras de todo o Brasil que queiram participar desta campanha contribuindo com a prestação de seus serviços.
Os profissionais que se dispuserem, realizarão a interpretação e guia-interpretação entre Libras e Português, preferencialmente via videoconferência, conforme as recomendações emitidas em nota pela FEBRAPILS (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais) e as orientações elaboradas pelas autoridades do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Surdos e surdocegos que necessitem de interpretação remota para consultas médicas, compras em farmácias e/ou mercados, interações em espaços educacionais e/ou de trabalho, poderão preencher um formulário de inscrição online. Feita a inscrição, os surdos e surdocegos receberão, em seu e-mail, um link no qual encontrarão os dados de contato dos profissionais intérpretes e guia-intérpretes voluntários, bem como a disponibilidade de horários de cada um.
TRADUZLIBRAS. Intérpretes e surdos contra o coronavírus. Disponível em: https://conteudo.vedere.com.br/interpretes-contra-corona?fbclid=IwAR30ib3q-4I4JQGtwYVi7k43lqUrO2v_w2Sy0UgIk4hEhHWzvMqGIuJKDWs. Acesso em: 21 mar 2020.
Tendo em vista a Campanha: “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, analise as afirmativas a seguir:
I - A campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, tem por finalidade promover o acesso da pessoa surda a sociedade e o acesso às informações, medidas de prevenção, cuidados em circulação por meio da Língua Brasileira de Sinais.
II - A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” é uma campanha sem fins lucrativos e sem posição partidária cuja finalidade é a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos.
III – A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” contará com a prestação de serviços de Intérpretes (para surdos) e Guias-Intérpretes (para surdoscegos) voluntários e, preferencialmente via videoconferência.
IV- A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” poderá atender aos surdos e surdocegos do mundo inteiro como os serviços de interpretação e guia-interpretação, haja que a Libras é uma língua de sinais universal.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e IV.
I, II, III e IV.
I e III.
I, II e III.
II, III e IV.
Leia com atenção a citação, a seguir:
“[...] As línguas de sinais são consideradas pela linguística como línguas naturais ou como um sistema linguístico legítimo, e não como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem. Stokoe, em 1960, percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças.” (QUADROS; KARNOPP, 2004, p.30).
Considerando a citação acima apresentada e o estudo sobre a língua de sinais, avalie as afirmativas que se seguem:
I – As línguas de sinais são derivadas da comunicação gestual dos ouvintes, e se constituem como traço identitário das comunidades de pessoas surdas.
II – As línguas de sinais são consideradas línguas de modalidade visual-espacial capazes de transmitir ideias complexas e, também, muito abstratas.
III – As línguas de sinais apresentam uma organização neural semelhante à língua oral, ou seja, esta se organiza no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas.
Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:
2 e 3 apenas.
1 e 3 apenas.
2 apenas.
1, 2 e 3.
1, 2 apenas.
Nos estudos referentes ao capítulo A importância da audição no processo ensino-aprendizagem, estudamos as principais patologias que podem acometer o nosso sistema auditivo. Leia com atenção as alternativas a seguir, e marque aquela que apresenta corretamente as patologias que podem acometer o sistema auditivo:
1, 2 e 3.
2 e 3 apenas.
2 apenas.
1, 2 apenas.
1 e 3 apenas.
As causas da deficiência auditiva na criança ocorrem no período pré, peri ou pós-natal. Lembrando que fatores de risco pré-natais são aqueles que acometem a criança durante a gestação, os perinatais são problemas que ocorrem durante o parto e os pós-natais, causas que acometem após o parto. Analise as afirmativas abaixo quanto às causas do período pré-natal:
I - Herança genética;
II - Infecções congênitas pelo vírus da rubéola;
III - Herpes;
IV - Toxoplasmose;
V - Uso gestacional de substâncias teratogênicas, como álcool, cocaína e medicamentos ototóxicos;
VI - Prematuridade com peso abaixo de 1.500 gramas.
II, III e IV.
V e VI.
I, III e VI.
I, II, III, IV e V.
II e VI.
“O balé das mãos” é um poema em língua de sinais. O poema foi criado por Márcio Stein Carrier e Ellery em uma aula do curso de Letras-Libras ( UFSC 2008) e, registrado em vídeo, com duração de 1’40”.
“O balé das mãos”
O mundo das palavras
Alimenta as mãos
Cria... transforma a língua de sinais
Cria expressões... expressões faciais.
A língua circula
Atravessa mundos
Modifica os ouvintes
Ganha espaço
A língua de sinais é pobre?
Não, a língua é importante
Ela se modifica
As mãos sinalizam
Uma letra
Outra letra
Letras-Libras
Os surdos se desenvolvem
Ampliam seus horizontes
São reconhecidos... Admirados
As mãos refletem
As mãos sentem
Nunca esqueçam:
Elas criam mundos!
KARNOPP, Lodenir; BOSSE, Renata Heinzelmann. Mãos que dançam e traduzem: poemas em língua de sinais. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília, v. 01, n.54, p. 123-141, 2018.
Sobre os aspectos conceituais da poesia em língua de sinais, analise as afirmativas a seguir:
I – A poesia em língua de sinais assim como a poesia em qualquer língua, utiliza uma arte intensificada, estética, bela e expressiva.
II – A poesia em língua de sinais, representa em algum nível o empoderamento dos povos surdos.
III – A poesia em língua de sinais representam as experiências do mundo visual e o lugar das pessoas surdas no mundo.
Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:
II e III apenas.
I e II apenas.
I, II e III.
I e III apenas.
II apenas.
A proposta educacional bilíngue apresenta uma visão socioantropológica da surdez, percebendo-a como uma experiência visual e o surdo, como um ser que é linguística e culturalmente diferente.
Com relação à proposta educacional bilíngue para surdos, avalie as afirmações a seguir:
I A língua de sinais é um traço identitário da comunidade surda e garante-lhes e uma forma de comunicação natural, eficiente e significativa.
II A proposta educacional bilíngue considera a língua de sinais como língua natural e, portanto, a primeira língua da pessoa surda (L1) e o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua (L2).
III Uma prática verdadeiramente bilíngue extrapola as questões linguísticas e leva-nos a refletir sobre a importância do reconhecimento e valorização da diferença e não da deficiência.
IV O bilinguismo resgata a identidade do surdo enquanto cidadão consciente, através da valorização da prática da língua de sinais.
É correto o que se afirma em:
I, III e IV.
II e III.
I e II.
I, II, III e IV.
III e IV.
Leia com atenção o texto, a seguir:
Em decorrência da atual pandemia do Covid-19, muitas são as medidas de prevenção e cuidados em circulação. Sabemos, no entanto, que para as pessoas surdas e surdocegas do nosso país, o acesso às mais diversas informações têm sido afetado negativamente.
Desta forma, ao lado de instituições parceiras, lançamos a campanha independente “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, visando promover o acesso destas pessoa a sociedade.
Esta campanha, sem fins lucrativos e sem posição partidária, tem como objetivo principal promover a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos através da interpretação e guia-interpretação de Libras-Português em esferas nas quais já existam barreiras comunicacionais que têm sido agravadas devido a situação de pandemia do Covid-19. Portanto, convidamos Intérpretes e Guia-intérpretes de Libras de todo o Brasil que queiram participar desta campanha contribuindo com a prestação de seus serviços.
Os profissionais que se dispuserem, realizarão a interpretação e guia-interpretação entre Libras e Português, preferencialmente via videoconferência, conforme as recomendações emitidas em nota pela FEBRAPILS (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais) e as orientações elaboradas pelas autoridades do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Surdos e surdocegos que necessitem de interpretação remota para consultas médicas, compras em farmácias e/ou mercados, interações em espaços educacionais e/ou de trabalho, poderão preencher um formulário de inscrição online. Feita a inscrição, os surdos e surdocegos receberão, em seu e-mail, um link no qual encontrarão os dados de contato dos profissionais intérpretes e guia-intérpretes voluntários, bem como a disponibilidade de horários de cada um
TRADUZLIBRAS. Intérpretes e surdos contra o coronavírus. Disponível em: https://conteudo.vedere.com.br/interpretes-contra-corona?fbclid=IwAR30ib3q-4I4JQGtwYVi7k43lqUrO2v_w2Sy0UgIk4hEhHWzvMqGIuJKDWs. Acesso em: 21 mar 2020.
Tendo em vista a Campanha: “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, analise as afirmativas a seguir:
I - A campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, tem por finalidade promover o acesso da pessoa surda a sociedade e o acesso às informações, medidas de prevenção, cuidados em circulação por meio da Língua Brasileira de Sinais.
II - A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” é uma campanha sem fins lucrativos e sem posição partidária cuja finalidade é a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos.
III – A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” contará com a prestação de serviços de Intérpretes (para surdos) e Guias-Intérpretes (para surdoscegos) voluntários e, preferencialmente via videoconferência.
IV- A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” poderá atender aos surdos e surdocegos do mundo inteiro como os serviços de interpretação e guia-interpretação, haja vista que a Libras é uma língua de sinais universal.
É CORRETO o que se afirma em:
I e III.
II, III e IV.
I, II, III e IV.
I, II e IV.
I, II e III.
Leia com atenção o texto, a seguir:
Em decorrência da atual pandemia do Covid-19, muitas são as medidas de prevenção e cuidados em circulação. Sabemos, no entanto, que para as pessoas surdas e surdocegas do nosso país, o acesso às mais diversas informações têm sido afetado negativamente.
Desta forma, ao lado de instituições parceiras, lançamos a campanha independente “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, visando promover o acesso destas pessoa a sociedade.
Esta campanha, sem fins lucrativos e sem posição partidária, tem como objetivo principal promover a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos através da interpretação e guia-interpretação de Libras-Português em esferas nas quais já existam barreiras comunicacionais que têm sido agravadas devido a situação de pandemia do Covid-19. Portanto, convidamos Intérpretes e Guia-intérpretes de Libras de todo o Brasil que queiram participar desta campanha contribuindo com a prestação de seus serviços.
Os profissionais que se dispuserem, realizarão a interpretação e guia-interpretação entre Libras e Português, preferencialmente via videoconferência, conforme as recomendações emitidas em nota pela FEBRAPILS (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais) e as orientações elaboradas pelas autoridades do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Surdos e surdocegos que necessitem de interpretação remota para consultas médicas, compras em farmácias e/ou mercados, interações em espaços educacionais e/ou de trabalho, poderão preencher um formulário de inscrição online. Feita a inscrição, os surdos e surdocegos receberão, em seu e-mail, um link no qual encontrarão os dados de contato dos profissionais intérpretes e guia-intérpretes voluntários, bem como a disponibilidade de horários de cada um.
TRADUZLIBRAS. Intérpretes e surdos contra o coronavírus. Disponível em: https://conteudo.vedere.com.br/interpretes-contra-corona?fbclid=IwAR30ib3q-4I4JQGtwYVi7k43lqUrO2v_w2Sy0UgIk4hEhHWzvMqGIuJKDWs. Acesso em: 21 mar 2020.
Tendo em vista a Campanha: “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, analise as afirmativas a seguir:
I - A campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, tem por finalidade promover o acesso da pessoa surda a sociedade e o acesso às informações, medidas de prevenção, cuidados em circulação por meio da Língua Brasileira de Sinais.
II - A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” é uma campanha sem fins lucrativos e sem posição partidária cuja finalidade é a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos.
III – A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” contará com a prestação de serviços de Intérpretes (para surdos) e Guias-Intérpretes (para surdoscegos) voluntários e, preferencialmente via videoconferência.
IV- A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” poderá atender aos surdos e surdocegos do mundo inteiro como os serviços de interpretação e guia-interpretação, haja que a Libras é uma língua de sinais universal.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e IV.
I, II, III e IV.
I e III.
I, II e III.
II, III e IV.
Leia com atenção a citação, a seguir:
“[...] As línguas de sinais são consideradas pela linguística como línguas naturais ou como um sistema linguístico legítimo, e não como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem. Stokoe, em 1960, percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças.” (QUADROS; KARNOPP, 2004, p.30).
Considerando a citação acima apresentada e o estudo sobre a língua de sinais, avalie as afirmativas que se seguem:
I – As línguas de sinais são derivadas da comunicação gestual dos ouvintes, e se constituem como traço identitário das comunidades de pessoas surdas.
II – As línguas de sinais são consideradas línguas de modalidade visual-espacial capazes de transmitir ideias complexas e, também, muito abstratas.
III – As línguas de sinais apresentam uma organização neural semelhante à língua oral, ou seja, esta se organiza no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas.
Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:
2 e 3 apenas.
1 e 3 apenas.
2 apenas.
1, 2 e 3.
1, 2 apenas.
Nos estudos referentes ao capítulo A importância da audição no processo ensino-aprendizagem, estudamos as principais patologias que podem acometer o nosso sistema auditivo. Leia com atenção as alternativas a seguir, e marque aquela que apresenta corretamente as patologias que podem acometer o sistema auditivo:
II, III e IV.
V e VI.
I, III e VI.
I, II, III, IV e V.
II e VI.
“O balé das mãos” é um poema em língua de sinais. O poema foi criado por Márcio Stein Carrier e Ellery em uma aula do curso de Letras-Libras ( UFSC 2008) e, registrado em vídeo, com duração de 1’40”.
“O balé das mãos”
O mundo das palavras
Alimenta as mãos
Cria... transforma a língua de sinais
Cria expressões... expressões faciais.
A língua circula
Atravessa mundos
Modifica os ouvintes
Ganha espaço
A língua de sinais é pobre?
Não, a língua é importante
Ela se modifica
As mãos sinalizam
Uma letra
Outra letra
Letras-Libras
Os surdos se desenvolvem
Ampliam seus horizontes
São reconhecidos... Admirados
As mãos refletem
As mãos sentem
Nunca esqueçam:
Elas criam mundos!
KARNOPP, Lodenir; BOSSE, Renata Heinzelmann. Mãos que dançam e traduzem: poemas em língua de sinais. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília, v. 01, n.54, p. 123-141, 2018.
Sobre os aspectos conceituais da poesia em língua de sinais, analise as afirmativas a seguir:
I – A poesia em língua de sinais assim como a poesia em qualquer língua, utiliza uma arte intensificada, estética, bela e expressiva.
II – A poesia em língua de sinais, representa em algum nível o empoderamento dos povos surdos.
III – A poesia em língua de sinais representam as experiências do mundo visual e o lugar das pessoas surdas no mundo.
Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:
II e III apenas.
I e II apenas.
I, II e III.
I e III apenas.
II apenas.
A proposta educacional bilíngue apresenta uma visão socioantropológica da surdez, percebendo-a como uma experiência visual e o surdo, como um ser que é linguística e culturalmente diferente.
Com relação à proposta educacional bilíngue para surdos, avalie as afirmações a seguir:
I A língua de sinais é um traço identitário da comunidade surda e garante-lhes e uma forma de comunicação natural, eficiente e significativa.
II A proposta educacional bilíngue considera a língua de sinais como língua natural e, portanto, a primeira língua da pessoa surda (L1) e o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua (L2).
III Uma prática verdadeiramente bilíngue extrapola as questões linguísticas e leva-nos a refletir sobre a importância do reconhecimento e valorização da diferença e não da deficiência.
IV O bilinguismo resgata a identidade do surdo enquanto cidadão consciente, através da valorização da prática da língua de sinais.
É correto o que se afirma em:
I, III e IV.
II e III.
I e II.
I, II, III e IV.
III e IV.
Leia com atenção o texto, a seguir:
Em decorrência da atual pandemia do Covid-19, muitas são as medidas de prevenção e cuidados em circulação. Sabemos, no entanto, que para as pessoas surdas e surdocegas do nosso país, o acesso às mais diversas informações têm sido afetado negativamente.
Desta forma, ao lado de instituições parceiras, lançamos a campanha independente “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, visando promover o acesso destas pessoa a sociedade.
Esta campanha, sem fins lucrativos e sem posição partidária, tem como objetivo principal promover a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos através da interpretação e guia-interpretação de Libras-Português em esferas nas quais já existam barreiras comunicacionais que têm sido agravadas devido a situação de pandemia do Covid-19. Portanto, convidamos Intérpretes e Guia-intérpretes de Libras de todo o Brasil que queiram participar desta campanha contribuindo com a prestação de seus serviços.
Os profissionais que se dispuserem, realizarão a interpretação e guia-interpretação entre Libras e Português, preferencialmente via videoconferência, conforme as recomendações emitidas em nota pela FEBRAPILS (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais) e as orientações elaboradas pelas autoridades do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Surdos e surdocegos que necessitem de interpretação remota para consultas médicas, compras em farmácias e/ou mercados, interações em espaços educacionais e/ou de trabalho, poderão preencher um formulário de inscrição online. Feita a inscrição, os surdos e surdocegos receberão, em seu e-mail, um link no qual encontrarão os dados de contato dos profissionais intérpretes e guia-intérpretes voluntários, bem como a disponibilidade de horários de cada um
TRADUZLIBRAS. Intérpretes e surdos contra o coronavírus. Disponível em: https://conteudo.vedere.com.br/interpretes-contra-corona?fbclid=IwAR30ib3q-4I4JQGtwYVi7k43lqUrO2v_w2Sy0UgIk4hEhHWzvMqGIuJKDWs. Acesso em: 21 mar 2020.
Tendo em vista a Campanha: “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, analise as afirmativas a seguir:
I - A campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, tem por finalidade promover o acesso da pessoa surda a sociedade e o acesso às informações, medidas de prevenção, cuidados em circulação por meio da Língua Brasileira de Sinais.
II - A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” é uma campanha sem fins lucrativos e sem posição partidária cuja finalidade é a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos.
III – A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” contará com a prestação de serviços de Intérpretes (para surdos) e Guias-Intérpretes (para surdoscegos) voluntários e, preferencialmente via videoconferência.
IV- A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” poderá atender aos surdos e surdocegos do mundo inteiro como os serviços de interpretação e guia-interpretação, haja vista que a Libras é uma língua de sinais universal.
É CORRETO o que se afirma em:
I e III.
II, III e IV.
I, II, III e IV.
I, II e IV.
I, II e III.
Leia com atenção o texto, a seguir:
Em decorrência da atual pandemia do Covid-19, muitas são as medidas de prevenção e cuidados em circulação. Sabemos, no entanto, que para as pessoas surdas e surdocegas do nosso país, o acesso às mais diversas informações têm sido afetado negativamente.
Desta forma, ao lado de instituições parceiras, lançamos a campanha independente “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, visando promover o acesso destas pessoa a sociedade.
Esta campanha, sem fins lucrativos e sem posição partidária, tem como objetivo principal promover a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos através da interpretação e guia-interpretação de Libras-Português em esferas nas quais já existam barreiras comunicacionais que têm sido agravadas devido a situação de pandemia do Covid-19. Portanto, convidamos Intérpretes e Guia-intérpretes de Libras de todo o Brasil que queiram participar desta campanha contribuindo com a prestação de seus serviços.
Os profissionais que se dispuserem, realizarão a interpretação e guia-interpretação entre Libras e Português, preferencialmente via videoconferência, conforme as recomendações emitidas em nota pela FEBRAPILS (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais) e as orientações elaboradas pelas autoridades do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Surdos e surdocegos que necessitem de interpretação remota para consultas médicas, compras em farmácias e/ou mercados, interações em espaços educacionais e/ou de trabalho, poderão preencher um formulário de inscrição online. Feita a inscrição, os surdos e surdocegos receberão, em seu e-mail, um link no qual encontrarão os dados de contato dos profissionais intérpretes e guia-intérpretes voluntários, bem como a disponibilidade de horários de cada um.
TRADUZLIBRAS. Intérpretes e surdos contra o coronavírus. Disponível em: https://conteudo.vedere.com.br/interpretes-contra-corona?fbclid=IwAR30ib3q-4I4JQGtwYVi7k43lqUrO2v_w2Sy0UgIk4hEhHWzvMqGIuJKDWs. Acesso em: 21 mar 2020.
Tendo em vista a Campanha: “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, analise as afirmativas a seguir:
I - A campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, tem por finalidade promover o acesso da pessoa surda a sociedade e o acesso às informações, medidas de prevenção, cuidados em circulação por meio da Língua Brasileira de Sinais.
II - A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” é uma campanha sem fins lucrativos e sem posição partidária cuja finalidade é a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos.
III – A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” contará com a prestação de serviços de Intérpretes (para surdos) e Guias-Intérpretes (para surdoscegos) voluntários e, preferencialmente via videoconferência.
IV- A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” poderá atender aos surdos e surdocegos do mundo inteiro como os serviços de interpretação e guia-interpretação, haja que a Libras é uma língua de sinais universal.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e IV.
I, II, III e IV.
I e III.
I, II e III.
II, III e IV.
Leia com atenção a citação, a seguir:
“[...] As línguas de sinais são consideradas pela linguística como línguas naturais ou como um sistema linguístico legítimo, e não como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem. Stokoe, em 1960, percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças.” (QUADROS; KARNOPP, 2004, p.30).
Considerando a citação acima apresentada e o estudo sobre a língua de sinais, avalie as afirmativas que se seguem:
I – As línguas de sinais são derivadas da comunicação gestual dos ouvintes, e se constituem como traço identitário das comunidades de pessoas surdas.
II – As línguas de sinais são consideradas línguas de modalidade visual-espacial capazes de transmitir ideias complexas e, também, muito abstratas.
III – As línguas de sinais apresentam uma organização neural semelhante à língua oral, ou seja, esta se organiza no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas.
Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:
2 e 3 apenas.
1 e 3 apenas.
2 apenas.
1, 2 e 3.
1, 2 apenas.
Nos estudos referentes ao capítulo A importância da audição no processo ensino-aprendizagem, estudamos as principais patologias que podem acometer o nosso sistema auditivo. Leia com atenção as alternativas a seguir, e marque aquela que apresenta corretamente as patologias que podem acometer o sistema auditivo:
II e III apenas.
I e II apenas.
I, II e III.
I e III apenas.
II apenas.
A proposta educacional bilíngue apresenta uma visão socioantropológica da surdez, percebendo-a como uma experiência visual e o surdo, como um ser que é linguística e culturalmente diferente.
Com relação à proposta educacional bilíngue para surdos, avalie as afirmações a seguir:
I A língua de sinais é um traço identitário da comunidade surda e garante-lhes e uma forma de comunicação natural, eficiente e significativa.
II A proposta educacional bilíngue considera a língua de sinais como língua natural e, portanto, a primeira língua da pessoa surda (L1) e o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua (L2).
III Uma prática verdadeiramente bilíngue extrapola as questões linguísticas e leva-nos a refletir sobre a importância do reconhecimento e valorização da diferença e não da deficiência.
IV O bilinguismo resgata a identidade do surdo enquanto cidadão consciente, através da valorização da prática da língua de sinais.
É correto o que se afirma em:
I, III e IV.
II e III.
I e II.
I, II, III e IV.
III e IV.
Leia com atenção o texto, a seguir:
Em decorrência da atual pandemia do Covid-19, muitas são as medidas de prevenção e cuidados em circulação. Sabemos, no entanto, que para as pessoas surdas e surdocegas do nosso país, o acesso às mais diversas informações têm sido afetado negativamente.
Desta forma, ao lado de instituições parceiras, lançamos a campanha independente “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, visando promover o acesso destas pessoa a sociedade.
Esta campanha, sem fins lucrativos e sem posição partidária, tem como objetivo principal promover a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos através da interpretação e guia-interpretação de Libras-Português em esferas nas quais já existam barreiras comunicacionais que têm sido agravadas devido a situação de pandemia do Covid-19. Portanto, convidamos Intérpretes e Guia-intérpretes de Libras de todo o Brasil que queiram participar desta campanha contribuindo com a prestação de seus serviços.
Os profissionais que se dispuserem, realizarão a interpretação e guia-interpretação entre Libras e Português, preferencialmente via videoconferência, conforme as recomendações emitidas em nota pela FEBRAPILS (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais) e as orientações elaboradas pelas autoridades do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Surdos e surdocegos que necessitem de interpretação remota para consultas médicas, compras em farmácias e/ou mercados, interações em espaços educacionais e/ou de trabalho, poderão preencher um formulário de inscrição online. Feita a inscrição, os surdos e surdocegos receberão, em seu e-mail, um link no qual encontrarão os dados de contato dos profissionais intérpretes e guia-intérpretes voluntários, bem como a disponibilidade de horários de cada um
TRADUZLIBRAS. Intérpretes e surdos contra o coronavírus. Disponível em: https://conteudo.vedere.com.br/interpretes-contra-corona?fbclid=IwAR30ib3q-4I4JQGtwYVi7k43lqUrO2v_w2Sy0UgIk4hEhHWzvMqGIuJKDWs. Acesso em: 21 mar 2020.
Tendo em vista a Campanha: “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, analise as afirmativas a seguir:
I - A campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, tem por finalidade promover o acesso da pessoa surda a sociedade e o acesso às informações, medidas de prevenção, cuidados em circulação por meio da Língua Brasileira de Sinais.
II - A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” é uma campanha sem fins lucrativos e sem posição partidária cuja finalidade é a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos.
III – A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” contará com a prestação de serviços de Intérpretes (para surdos) e Guias-Intérpretes (para surdoscegos) voluntários e, preferencialmente via videoconferência.
IV- A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” poderá atender aos surdos e surdocegos do mundo inteiro como os serviços de interpretação e guia-interpretação, haja vista que a Libras é uma língua de sinais universal.
É CORRETO o que se afirma em:
I e III.
II, III e IV.
I, II, III e IV.
I, II e IV.
I, II e III.
Leia com atenção o texto, a seguir:
Em decorrência da atual pandemia do Covid-19, muitas são as medidas de prevenção e cuidados em circulação. Sabemos, no entanto, que para as pessoas surdas e surdocegas do nosso país, o acesso às mais diversas informações têm sido afetado negativamente.
Desta forma, ao lado de instituições parceiras, lançamos a campanha independente “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, visando promover o acesso destas pessoa a sociedade.
Esta campanha, sem fins lucrativos e sem posição partidária, tem como objetivo principal promover a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos através da interpretação e guia-interpretação de Libras-Português em esferas nas quais já existam barreiras comunicacionais que têm sido agravadas devido a situação de pandemia do Covid-19. Portanto, convidamos Intérpretes e Guia-intérpretes de Libras de todo o Brasil que queiram participar desta campanha contribuindo com a prestação de seus serviços.
Os profissionais que se dispuserem, realizarão a interpretação e guia-interpretação entre Libras e Português, preferencialmente via videoconferência, conforme as recomendações emitidas em nota pela FEBRAPILS (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais) e as orientações elaboradas pelas autoridades do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Surdos e surdocegos que necessitem de interpretação remota para consultas médicas, compras em farmácias e/ou mercados, interações em espaços educacionais e/ou de trabalho, poderão preencher um formulário de inscrição online. Feita a inscrição, os surdos e surdocegos receberão, em seu e-mail, um link no qual encontrarão os dados de contato dos profissionais intérpretes e guia-intérpretes voluntários, bem como a disponibilidade de horários de cada um.
TRADUZLIBRAS. Intérpretes e surdos contra o coronavírus. Disponível em: https://conteudo.vedere.com.br/interpretes-contra-corona?fbclid=IwAR30ib3q-4I4JQGtwYVi7k43lqUrO2v_w2Sy0UgIk4hEhHWzvMqGIuJKDWs. Acesso em: 21 mar 2020.
Tendo em vista a Campanha: “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, analise as afirmativas a seguir:
I - A campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, tem por finalidade promover o acesso da pessoa surda a sociedade e o acesso às informações, medidas de prevenção, cuidados em circulação por meio da Língua Brasileira de Sinais.
II - A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” é uma campanha sem fins lucrativos e sem posição partidária cuja finalidade é a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos.
III – A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” contará com a prestação de serviços de Intérpretes (para surdos) e Guias-Intérpretes (para surdoscegos) voluntários e, preferencialmente via videoconferência.
IV- A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” poderá atender aos surdos e surdocegos do mundo inteiro como os serviços de interpretação e guia-interpretação, haja que a Libras é uma língua de sinais universal.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e IV.
I, II, III e IV.
I e III.
I, II e III.
II, III e IV.
Leia com atenção a citação, a seguir:
“[...] As línguas de sinais são consideradas pela linguística como línguas naturais ou como um sistema linguístico legítimo, e não como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem. Stokoe, em 1960, percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças.” (QUADROS; KARNOPP, 2004, p.30).
Considerando a citação acima apresentada e o estudo sobre a língua de sinais, avalie as afirmativas que se seguem:
I – As línguas de sinais são derivadas da comunicação gestual dos ouvintes, e se constituem como traço identitário das comunidades de pessoas surdas.
II – As línguas de sinais são consideradas línguas de modalidade visual-espacial capazes de transmitir ideias complexas e, também, muito abstratas.
III – As línguas de sinais apresentam uma organização neural semelhante à língua oral, ou seja, esta se organiza no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas.
Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:
2 e 3 apenas.
1 e 3 apenas.
2 apenas.
1, 2 e 3.
1, 2 apenas.
Nos estudos referentes ao capítulo A importância da audição no processo ensino-aprendizagem, estudamos as principais patologias que podem acometer o nosso sistema auditivo. Leia com atenção as alternativas a seguir, e marque aquela que apresenta corretamente as patologias que podem acometer o sistema auditivo:
I, III e IV.
II e III.
I e II.
I, II, III e IV.
III e IV.
Leia com atenção o texto, a seguir:
Em decorrência da atual pandemia do Covid-19, muitas são as medidas de prevenção e cuidados em circulação. Sabemos, no entanto, que para as pessoas surdas e surdocegas do nosso país, o acesso às mais diversas informações têm sido afetado negativamente.
Desta forma, ao lado de instituições parceiras, lançamos a campanha independente “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, visando promover o acesso destas pessoa a sociedade.
Esta campanha, sem fins lucrativos e sem posição partidária, tem como objetivo principal promover a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos através da interpretação e guia-interpretação de Libras-Português em esferas nas quais já existam barreiras comunicacionais que têm sido agravadas devido a situação de pandemia do Covid-19. Portanto, convidamos Intérpretes e Guia-intérpretes de Libras de todo o Brasil que queiram participar desta campanha contribuindo com a prestação de seus serviços.
Os profissionais que se dispuserem, realizarão a interpretação e guia-interpretação entre Libras e Português, preferencialmente via videoconferência, conforme as recomendações emitidas em nota pela FEBRAPILS (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais) e as orientações elaboradas pelas autoridades do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Surdos e surdocegos que necessitem de interpretação remota para consultas médicas, compras em farmácias e/ou mercados, interações em espaços educacionais e/ou de trabalho, poderão preencher um formulário de inscrição online. Feita a inscrição, os surdos e surdocegos receberão, em seu e-mail, um link no qual encontrarão os dados de contato dos profissionais intérpretes e guia-intérpretes voluntários, bem como a disponibilidade de horários de cada um
TRADUZLIBRAS. Intérpretes e surdos contra o coronavírus. Disponível em: https://conteudo.vedere.com.br/interpretes-contra-corona?fbclid=IwAR30ib3q-4I4JQGtwYVi7k43lqUrO2v_w2Sy0UgIk4hEhHWzvMqGIuJKDWs. Acesso em: 21 mar 2020.
Tendo em vista a Campanha: “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, analise as afirmativas a seguir:
I - A campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, tem por finalidade promover o acesso da pessoa surda a sociedade e o acesso às informações, medidas de prevenção, cuidados em circulação por meio da Língua Brasileira de Sinais.
II - A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” é uma campanha sem fins lucrativos e sem posição partidária cuja finalidade é a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos.
III – A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” contará com a prestação de serviços de Intérpretes (para surdos) e Guias-Intérpretes (para surdoscegos) voluntários e, preferencialmente via videoconferência.
IV- A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” poderá atender aos surdos e surdocegos do mundo inteiro como os serviços de interpretação e guia-interpretação, haja vista que a Libras é uma língua de sinais universal.
É CORRETO o que se afirma em:
I e III.
II, III e IV.
I, II, III e IV.
I, II e IV.
I, II e III.
Leia com atenção o texto, a seguir:
Em decorrência da atual pandemia do Covid-19, muitas são as medidas de prevenção e cuidados em circulação. Sabemos, no entanto, que para as pessoas surdas e surdocegas do nosso país, o acesso às mais diversas informações têm sido afetado negativamente.
Desta forma, ao lado de instituições parceiras, lançamos a campanha independente “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, visando promover o acesso destas pessoa a sociedade.
Esta campanha, sem fins lucrativos e sem posição partidária, tem como objetivo principal promover a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos através da interpretação e guia-interpretação de Libras-Português em esferas nas quais já existam barreiras comunicacionais que têm sido agravadas devido a situação de pandemia do Covid-19. Portanto, convidamos Intérpretes e Guia-intérpretes de Libras de todo o Brasil que queiram participar desta campanha contribuindo com a prestação de seus serviços.
Os profissionais que se dispuserem, realizarão a interpretação e guia-interpretação entre Libras e Português, preferencialmente via videoconferência, conforme as recomendações emitidas em nota pela FEBRAPILS (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais) e as orientações elaboradas pelas autoridades do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Surdos e surdocegos que necessitem de interpretação remota para consultas médicas, compras em farmácias e/ou mercados, interações em espaços educacionais e/ou de trabalho, poderão preencher um formulário de inscrição online. Feita a inscrição, os surdos e surdocegos receberão, em seu e-mail, um link no qual encontrarão os dados de contato dos profissionais intérpretes e guia-intérpretes voluntários, bem como a disponibilidade de horários de cada um.
TRADUZLIBRAS. Intérpretes e surdos contra o coronavírus. Disponível em: https://conteudo.vedere.com.br/interpretes-contra-corona?fbclid=IwAR30ib3q-4I4JQGtwYVi7k43lqUrO2v_w2Sy0UgIk4hEhHWzvMqGIuJKDWs. Acesso em: 21 mar 2020.
Tendo em vista a Campanha: “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, analise as afirmativas a seguir:
I - A campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, tem por finalidade promover o acesso da pessoa surda a sociedade e o acesso às informações, medidas de prevenção, cuidados em circulação por meio da Língua Brasileira de Sinais.
II - A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” é uma campanha sem fins lucrativos e sem posição partidária cuja finalidade é a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos.
III – A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” contará com a prestação de serviços de Intérpretes (para surdos) e Guias-Intérpretes (para surdoscegos) voluntários e, preferencialmente via videoconferência.
IV- A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” poderá atender aos surdos e surdocegos do mundo inteiro como os serviços de interpretação e guia-interpretação, haja que a Libras é uma língua de sinais universal.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e IV.
I, II, III e IV.
I e III.
I, II e III.
II, III e IV.
Leia com atenção a citação, a seguir:
“[...] As línguas de sinais são consideradas pela linguística como línguas naturais ou como um sistema linguístico legítimo, e não como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem. Stokoe, em 1960, percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças.” (QUADROS; KARNOPP, 2004, p.30).
Considerando a citação acima apresentada e o estudo sobre a língua de sinais, avalie as afirmativas que se seguem:
I – As línguas de sinais são derivadas da comunicação gestual dos ouvintes, e se constituem como traço identitário das comunidades de pessoas surdas.
II – As línguas de sinais são consideradas línguas de modalidade visual-espacial capazes de transmitir ideias complexas e, também, muito abstratas.
III – As línguas de sinais apresentam uma organização neural semelhante à língua oral, ou seja, esta se organiza no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas.
Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:
2 e 3 apenas.
1 e 3 apenas.
2 apenas.
1, 2 e 3.
1, 2 apenas.
Nos estudos referentes ao capítulo A importância da audição no processo ensino-aprendizagem, estudamos as principais patologias que podem acometer o nosso sistema auditivo. Leia com atenção as alternativas a seguir, e marque aquela que apresenta corretamente as patologias que podem acometer o sistema auditivo:
I e III.
II, III e IV.
I, II, III e IV.
I, II e IV.
I, II e III.
Leia com atenção o texto, a seguir:
Em decorrência da atual pandemia do Covid-19, muitas são as medidas de prevenção e cuidados em circulação. Sabemos, no entanto, que para as pessoas surdas e surdocegas do nosso país, o acesso às mais diversas informações têm sido afetado negativamente.
Desta forma, ao lado de instituições parceiras, lançamos a campanha independente “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, visando promover o acesso destas pessoa a sociedade.
Esta campanha, sem fins lucrativos e sem posição partidária, tem como objetivo principal promover a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos através da interpretação e guia-interpretação de Libras-Português em esferas nas quais já existam barreiras comunicacionais que têm sido agravadas devido a situação de pandemia do Covid-19. Portanto, convidamos Intérpretes e Guia-intérpretes de Libras de todo o Brasil que queiram participar desta campanha contribuindo com a prestação de seus serviços.
Os profissionais que se dispuserem, realizarão a interpretação e guia-interpretação entre Libras e Português, preferencialmente via videoconferência, conforme as recomendações emitidas em nota pela FEBRAPILS (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais) e as orientações elaboradas pelas autoridades do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Surdos e surdocegos que necessitem de interpretação remota para consultas médicas, compras em farmácias e/ou mercados, interações em espaços educacionais e/ou de trabalho, poderão preencher um formulário de inscrição online. Feita a inscrição, os surdos e surdocegos receberão, em seu e-mail, um link no qual encontrarão os dados de contato dos profissionais intérpretes e guia-intérpretes voluntários, bem como a disponibilidade de horários de cada um.
TRADUZLIBRAS. Intérpretes e surdos contra o coronavírus. Disponível em: https://conteudo.vedere.com.br/interpretes-contra-corona?fbclid=IwAR30ib3q-4I4JQGtwYVi7k43lqUrO2v_w2Sy0UgIk4hEhHWzvMqGIuJKDWs. Acesso em: 21 mar 2020.
Tendo em vista a Campanha: “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, analise as afirmativas a seguir:
I - A campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, tem por finalidade promover o acesso da pessoa surda a sociedade e o acesso às informações, medidas de prevenção, cuidados em circulação por meio da Língua Brasileira de Sinais.
II - A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” é uma campanha sem fins lucrativos e sem posição partidária cuja finalidade é a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos.
III – A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” contará com a prestação de serviços de Intérpretes (para surdos) e Guias-Intérpretes (para surdoscegos) voluntários e, preferencialmente via videoconferência.
IV- A Campanha “Surdos e intérpretes contra o coronavírus” poderá atender aos surdos e surdocegos do mundo inteiro como os serviços de interpretação e guia-interpretação, haja que a Libras é uma língua de sinais universal.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e IV.
I, II, III e IV.
I e III.
I, II e III.
II, III e IV.
Leia com atenção a citação, a seguir:
“[...] As línguas de sinais são consideradas pela linguística como línguas naturais ou como um sistema linguístico legítimo, e não como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem. Stokoe, em 1960, percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças.” (QUADROS; KARNOPP, 2004, p.30).
Considerando a citação acima apresentada e o estudo sobre a língua de sinais, avalie as afirmativas que se seguem:
I – As línguas de sinais são derivadas da comunicação gestual dos ouvintes, e se constituem como traço identitário das comunidades de pessoas surdas.
II – As línguas de sinais são consideradas línguas de modalidade visual-espacial capazes de transmitir ideias complexas e, também, muito abstratas.
III – As línguas de sinais apresentam uma organização neural semelhante à língua oral, ou seja, esta se organiza no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas.
Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:
2 e 3 apenas.
1 e 3 apenas.
2 apenas.
1, 2 e 3.
1, 2 apenas.
Nos estudos referentes ao capítulo A importância da audição no processo ensino-aprendizagem, estudamos as principais patologias que podem acometer o nosso sistema auditivo. Leia com atenção as alternativas a seguir, e marque aquela que apresenta corretamente as patologias que podem acometer o sistema auditivo:
I, II e IV.
I, II, III e IV.
I e III.
I, II e III.
II, III e IV.
Leia com atenção a citação, a seguir:
“[...] As línguas de sinais são consideradas pela linguística como línguas naturais ou como um sistema linguístico legítimo, e não como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem. Stokoe, em 1960, percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças.” (QUADROS; KARNOPP, 2004, p.30).
Considerando a citação acima apresentada e o estudo sobre a língua de sinais, avalie as afirmativas que se seguem:
I – As línguas de sinais são derivadas da comunicação gestual dos ouvintes, e se constituem como traço identitário das comunidades de pessoas surdas.
II – As línguas de sinais são consideradas línguas de modalidade visual-espacial capazes de transmitir ideias complexas e, também, muito abstratas.
III – As línguas de sinais apresentam uma organização neural semelhante à língua oral, ou seja, esta se organiza no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas.
Marque a alternativa que indica as afirmativas que podemos considerar corretas:
2 e 3 apenas.
1 e 3 apenas.
2 apenas.
1, 2 e 3.
1, 2 apenas.
Nos estudos referentes ao capítulo A importância da audição no processo ensino-aprendizagem, estudamos as principais patologias que podem acometer o nosso sistema auditivo. Leia com atenção as alternativas a seguir, e marque aquela que apresenta corretamente as patologias que podem acometer o sistema auditivo:
2 e 3 apenas.
1 e 3 apenas.
2 apenas.
1, 2 e 3.
1, 2 apenas.