LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS


Leia o fragmento apresentado a seguir, retirado do conto Viver!, de Machado de Assis.

 

“PROMETEU. — Bem, deixa-me, voltarás um dia, quando este imenso céu for aberto para que desçam os espíritos da vida nova. Aqui me acharás tranqüilo. Vai.”

 

Com o Novo Acordo Ortográfico, algumas palavras sofreram alteração em relação à acentuação. No fragmento apresentado aparecem algumas palavras acentuadas.

 

Assinale a alternativa em que a palavra sofreu alteração com o Novo Acordo Ortográfico.

 

 


Céu


Voltarás


Espíritos


Acharás


Tranqüilo

A coesão é o estabelecimento de sentido entre os enunciados e as partes de que se compõem um texto e permite ao interlocutor entender o que está sendo dito ou escrito. Esses encadeamentos em textos escritos são realizados por elementos linguísticos e não linguísticos. Os sinais de pontuação são elementos de coesão, dentre outros. 

Leia, com atenção, os trechos a seguir e observe que a pontuação ou a falta dela pode interferir na interpretação de um texto. Assinale a alternativa que, de forma coerente, informa que a data para a postagem das questões abertas é dia 15.


As questões abertas devem ser postadas até dia 10 de outubro. Não até dia 15. Jamais o prazo será alterado no sistema. Nunca a data deve ser mantida, conforme o planejamento.


As questões abertas devem ser postadas até dia 10 de outubro? Não. Até dia 15? Jamais. O prazo será alterado no sistema. Nunca a data deve ser mantida, conforme o planejamento.


As questões abertas devem ser postadas até dia 10 de outubro? Não. Até dia 15. Jamais o prazo será alterado no sistema. Nunca a data deve ser mantida, conforme o planejamento.


As questões abertas devem ser postadas até dia 10 de outubro? Não. Até dia 15? Jamais. O prazo será alterado no sistema? Nunca. A data deve ser mantida, conforme o planejamento.


As questões abertas devem ser postadas. Até dia 10 de outubro? Não. Até dia 15.  Jamais o prazo será alterado no sistema? Nunca. A data deve ser mantida, conforme o planejamento.

Analise as afirmações a seguir sobre o gênero textual  entrevista.

 

I. É um dos gêneros textuais com função geralmente informativa, que mesmo sendo um texto da modalidade oral é sempre veiculado nos meios de comunicação: jornais, revistas, internet, televisão, rádio, dentre outros.

 

II. Há diversos tipos de entrevistas dependendo da intenção pretendida: a entrevista jornalística, entrevista de emprego, entrevista psicológica, a entrevista social, dentre outras.

 

III. A entrevista possui, também, uma função social importante para o entretenimento. Portanto, não é essencial para a difusão do conhecimento, pois  a formação de opinião e posicionamento crítico da sociedade depende de outros fatores.

 

IV. Trata-se de um texto marcado essencialmente pela escrita, pois não há interação (diálogo) entre as pessoas envolvidas.

 

É correto o que se afirma em:


I e II, apenas.
I, II, III, e IV.
I, II, e III.
I, apenas.
I, II, e IV.

Debate é uma exposição oral de um tema realizada por vários participantes. Sobre as regras, as características e a organização do gênero debate, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas. Na sequência, assinale a alternativa correspondente.

 

I - Como se trata de uma comunicação oral sobre determinado assunto,  pode haver divergências de opiniões, que devem ser respeitadas.

 

II -  A linguagem apresenta marcas de oralidade, bem como expressões indicando opinião pessoal.

 

III - Como geralmente são temas polêmicos, há a necessidade de um moderador ou mediador que coordene os trabalhos, garantindo o andamento do debate e a participação dos debatedores.

 

IV-  Um bom debatedor procura escutar e anotar a fala do outro; prestar atenção na plateia; solicitar a réplica e falar com clareza.

 

V - O debatedor deve assumir um ponto de vista e expor suas ideias de forma clara e objetiva, com argumentos convincentes, pois é possível convencer o interlocutor.

 

Assinale a alternativa que traz a sequência da análise correta.

 


F – F – V – F – F
F – V – V – V – V
V – V – V – V – V 
V – V – F – V – F
V – F – V – F – V
Você estudou acerca da importância do memorando e como é usado nas organizações. Considerando esse estudo, leia o trecho a seguir.   Em termos conceituais, o memorando constitui um tipo de comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades administrativas de um mesmo órgão, de níveis hierárquicos iguais ou distintos. Ele representa um documento cuja característica principal é a agilidade – dada a isenção de quaisquer procedimentos burocráticos que porventura venham a dificultar a tramitação do referido ato comunicativo.   (Fonte: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Memorando. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br. Acesso em: 26 fev. 2020.)   Com base no trecho e em seus estudos, assinale a alternativa que demonstra, na sequência, a estrutura do memorando.

Nome da empresa, descrição sumária da OS; número da OS, descrição do nome do cliente, telefone, endereço, bairro, cidade, descrição dos dados do objeto, descrição do defeito, descrição dos serviços executados, data da garantia, data da próxima revisão e assinatura do cliente.
Endereçamento, invocação, identificação do requerente, a requisição propriamente dita, pedido de atendimento, cidade, data, assinatura do requerente.
Expressão de chamamento, redação da informação que deve ser transmitida, data, horário e local de emissão, nome e assinatura do emissor, indicação do cargo do remetente.
Título abreviado, data, indicação do destinatário, assunto, texto, fecho, assinatura do remetente, indicação do cargo do remetente.
Documentos pessoais, RG e CPF, endereços e telefone para contato, grau de escolaridade, descrição da experiência profissional.
A capacidade de usar a linguagem, de forma adequada nas variadas situações,viabiliza o trabalho no mundo contemporâneo. Julgue as afirmativas a seguir como (V) verdadeiras ou (F) falsas e, na sequência, assinale a alternativa correspondente à análise correta.   São fatores que contribuem para o uso adequado da linguagem nos diferentes contextos:   (   ) conhecer o perfil do público-alvo que participa da situação comunicativa. (   ) adequar a fala ou a escrita aos interlocutores participantes da comunicação. (   ) improvisar os atos de fala desconsiderando as habilidades comunicativas dos interlocutores. (   ) comunicar com os seus pares usando o mesmo nível de linguagem em todas as situações. (   ) realizar estudos prévios sobre o tema a ser conversado com o seu público-alvo.             A sequência correspondente à análise correta é:

V – F – F – V – F
F – F – V – V – V
V – V – F – F – V
F – V – V – V – V
V – F – V – F – F
A produção acadêmica é uma parte importante e de muito prestígio para a graduação, e a maneira ideal de um estudante enriquecer ainda mais a sua formação. Além disso, ela é fundamental para quem deseja seguir essa carreira e se tornar pesquisador.   Disponível em: < https://blog.mettzer.com/artigo-academico/>. Acesso em: 30 jan. 2020.   As afirmativas a seguir, contemplam algumas características de um TEXTO ACADÊMICO. Analise as afirmativas e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, marque a alternativa correspondente.   (   ) São textos característicos de difusão e produção de conhecimento nas universidades. (   ) São textos intuitivos e cotidianos na universidade em geral. (   ) São textos elaborados só por professores universitários. (   ) Tem o objetivo de ampliar nossos conhecimentos científicos sobre determinado assunto.   A alternativa que apresenta a sequência correta é:  

F, F, V, V.
V, F, F, F.
V, V, F, V.
F, V, F, V.
V, F, F, V.
Para a Organização das Nações Unidas (ONU), a violência contra mulheres é uma grave violação dos direitos humanos que gera impactos físicos e psicológicos. A Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) aponta que, no Brasil, de janeiro a outubro de 2015, 38,72% das mulheres em situação de violência sofreram agressões diárias e 33,86%, agressões semanais. A violência doméstica é o tipo mais comum de violência contra a mulher e, para se tipificar essa violência como crime, foi promulgada, em agosto de 2006, a Lei Maria da Penha (Lei N° 11.340/2006), resultado de mobilizações para garantir justiça às vítimas e reduzir a impunidade de crimes cometidos contra as mulheres.   A partir dessas informações e com base em seus conhecimentos, reflita sobre o impacto da Lei Maria da Penha no quadro de violência contra a mulher no Brasil. Em seguida, analise as afirmações que seguem:   I. A violência tem consequências negativas somente para as mulheres, não afetando suas famílias e nem a sociedade. II. As mulheres podem sofrer com problemas psicológicos, podendo gerar traumas, baixa autoestima, dependência psicológica do agressor. III. A vítima se encontra cerceada de direitos individuais. IV. A família sofre com a ruptura da estrutura familiar; desestabilidade emocional; naturalização da violência contra a mulher para as gerações futuras; desvalorização da figura materna. V. Para a sociedade, percebe-se a disseminação da violência.   São CORRETAS as afirmações contidas em:

I, II, III, V.
II, III, IV, V.
I, II, III, IV.
I, II, IV, V.
I, III, IV, V.
Leia, com atenção, o texto a seguir.   A taxa de desemprego no Brasil subiu para 11,6% no trimestre encerrado em fevereiro, atingindo 12,3 milhões de pessoas, influenciada pelo aumento da procura por emprego e pelo corte de postos de trabalho nos setores de construção, administração pública e serviços domésticos, segundo divulgou nesta terça-feira (31) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).   Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2020.   No texto, o índice de desemprego apontado no Brasil, no trimestre encerrado em fevereiro,  constitui-se um argumento:  

de autoridade.
com base no raciocínio lógico.
com base no consenso.
de competência linguística.
baseado em provas concretas.
Você estudou acerca da importância do Requerimento no meio profissional, quer seja o particular como o público. Considerando esse estudo, leia o trecho a seguir.   Requerimento deriva-se do verbo requerer, que, de acordo com seu sentido denotativo, significa solicitar, pedir, estar em busca de algo. E principalmente, que o pedido seja deferido, ou seja, aprovado. Podemos fazer um requerimento a um órgão público, a um colégio, a uma faculdade, e mais a uma infinidade de outros destinatários. É importante sabermos que o requerimento pertence à chamada Redação Técnica, pois como todo texto, o mesmo constitui-se de algumas técnicas específicas para redigi-lo. (DUARTE, 2020, p. 1).   (Fonte: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Requerimento. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.htm. Acesso em: 26 de fev. 2020.)   Com base no trecho lido e em seus estudos, assinale a alternativa que demonstra a estrutura correta do texto requerimento.

Expressão de chamamento, redação da informação que deve ser transmitida, data, horário e local de emissão, nome e assinatura do emissor, indicação do cargo do remetente.
Título abreviado, data, indicação do destinatário, assunto, texto, fecho, assinatura do remetente, indicação do cargo do remetente.
Endereçamento, invocação, identificação do requerente, a requisição propriamente dita, pedido de atendimento, cidade, data, assinatura do requerente.
Nome da empresa, descrição sumária da OS; número da OS, descrição do nome do cliente, telefone, endereço, bairro, cidade, CPF/CNPJ, RG/IE, descrição dos dados do objeto, descrição do defeito/reclamação, descrição dos serviços executados, data da garantia, data da próxima revisão.
Documentos pessoais, RG e CPF, endereços e telefone para contato, grau de escolaridade, descrição da experiência profissional.