LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS


Você estudou acerca da importância do memorando e como é usado nas organizações. Considerando esse estudo, leia o trecho a seguir.   Em termos conceituais, o memorando constitui um tipo de comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades administrativas de um mesmo órgão, de níveis hierárquicos iguais ou distintos. Ele representa um documento cuja característica principal é a agilidade – dada a isenção de quaisquer procedimentos burocráticos que porventura venham a dificultar a tramitação do referido ato comunicativo.   (Fonte: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Memorando. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br. Acesso em: 26 fev. 2020.)   Com base no trecho e em seus estudos, assinale a alternativa que demonstra, na sequência, a estrutura do memorando.

Nome da empresa, descrição sumária da OS; número da OS, descrição do nome do cliente, telefone, endereço, bairro, cidade, descrição dos dados do objeto, descrição do defeito, descrição dos serviços executados, data da garantia, data da próxima revisão e assinatura do cliente.
Endereçamento, invocação, identificação do requerente, a requisição propriamente dita, pedido de atendimento, cidade, data, assinatura do requerente.
Expressão de chamamento, redação da informação que deve ser transmitida, data, horário e local de emissão, nome e assinatura do emissor, indicação do cargo do remetente.
Título abreviado, data, indicação do destinatário, assunto, texto, fecho, assinatura do remetente, indicação do cargo do remetente.
Documentos pessoais, RG e CPF, endereços e telefone para contato, grau de escolaridade, descrição da experiência profissional.
A capacidade de usar a linguagem, de forma adequada nas variadas situações,viabiliza o trabalho no mundo contemporâneo. Julgue as afirmativas a seguir como (V) verdadeiras ou (F) falsas e, na sequência, assinale a alternativa correspondente à análise correta.   São fatores que contribuem para o uso adequado da linguagem nos diferentes contextos:   (   ) conhecer o perfil do público-alvo que participa da situação comunicativa. (   ) adequar a fala ou a escrita aos interlocutores participantes da comunicação. (   ) improvisar os atos de fala desconsiderando as habilidades comunicativas dos interlocutores. (   ) comunicar com os seus pares usando o mesmo nível de linguagem em todas as situações. (   ) realizar estudos prévios sobre o tema a ser conversado com o seu público-alvo.             A sequência correspondente à análise correta é:

V – F – F – V – F
F – F – V – V – V
V – V – F – F – V
F – V – V – V – V
V – F – V – F – F
A produção acadêmica é uma parte importante e de muito prestígio para a graduação, e a maneira ideal de um estudante enriquecer ainda mais a sua formação. Além disso, ela é fundamental para quem deseja seguir essa carreira e se tornar pesquisador.   Disponível em: < https://blog.mettzer.com/artigo-academico/>. Acesso em: 30 jan. 2020.   As afirmativas a seguir, contemplam algumas características de um TEXTO ACADÊMICO. Analise as afirmativas e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, marque a alternativa correspondente.   (   ) São textos característicos de difusão e produção de conhecimento nas universidades. (   ) São textos intuitivos e cotidianos na universidade em geral. (   ) São textos elaborados só por professores universitários. (   ) Tem o objetivo de ampliar nossos conhecimentos científicos sobre determinado assunto.   A alternativa que apresenta a sequência correta é:  

F, F, V, V.
V, F, F, F.
V, V, F, V.
F, V, F, V.
V, F, F, V.
Para a Organização das Nações Unidas (ONU), a violência contra mulheres é uma grave violação dos direitos humanos que gera impactos físicos e psicológicos. A Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) aponta que, no Brasil, de janeiro a outubro de 2015, 38,72% das mulheres em situação de violência sofreram agressões diárias e 33,86%, agressões semanais. A violência doméstica é o tipo mais comum de violência contra a mulher e, para se tipificar essa violência como crime, foi promulgada, em agosto de 2006, a Lei Maria da Penha (Lei N° 11.340/2006), resultado de mobilizações para garantir justiça às vítimas e reduzir a impunidade de crimes cometidos contra as mulheres.   A partir dessas informações e com base em seus conhecimentos, reflita sobre o impacto da Lei Maria da Penha no quadro de violência contra a mulher no Brasil. Em seguida, analise as afirmações que seguem:   I. A violência tem consequências negativas somente para as mulheres, não afetando suas famílias e nem a sociedade. II. As mulheres podem sofrer com problemas psicológicos, podendo gerar traumas, baixa autoestima, dependência psicológica do agressor. III. A vítima se encontra cerceada de direitos individuais. IV. A família sofre com a ruptura da estrutura familiar; desestabilidade emocional; naturalização da violência contra a mulher para as gerações futuras; desvalorização da figura materna. V. Para a sociedade, percebe-se a disseminação da violência.   São CORRETAS as afirmações contidas em:

I, II, III, V.
II, III, IV, V.
I, II, III, IV.
I, II, IV, V.
I, III, IV, V.
Leia, com atenção, o texto a seguir.   A taxa de desemprego no Brasil subiu para 11,6% no trimestre encerrado em fevereiro, atingindo 12,3 milhões de pessoas, influenciada pelo aumento da procura por emprego e pelo corte de postos de trabalho nos setores de construção, administração pública e serviços domésticos, segundo divulgou nesta terça-feira (31) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).   Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2020.   No texto, o índice de desemprego apontado no Brasil, no trimestre encerrado em fevereiro,  constitui-se um argumento:  

de autoridade.
com base no raciocínio lógico.
com base no consenso.
de competência linguística.
baseado em provas concretas.
Você estudou acerca da importância do Requerimento no meio profissional, quer seja o particular como o público. Considerando esse estudo, leia o trecho a seguir.   Requerimento deriva-se do verbo requerer, que, de acordo com seu sentido denotativo, significa solicitar, pedir, estar em busca de algo. E principalmente, que o pedido seja deferido, ou seja, aprovado. Podemos fazer um requerimento a um órgão público, a um colégio, a uma faculdade, e mais a uma infinidade de outros destinatários. É importante sabermos que o requerimento pertence à chamada Redação Técnica, pois como todo texto, o mesmo constitui-se de algumas técnicas específicas para redigi-lo. (DUARTE, 2020, p. 1).   (Fonte: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Requerimento. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.htm. Acesso em: 26 de fev. 2020.)   Com base no trecho lido e em seus estudos, assinale a alternativa que demonstra a estrutura correta do texto requerimento.

Expressão de chamamento, redação da informação que deve ser transmitida, data, horário e local de emissão, nome e assinatura do emissor, indicação do cargo do remetente.
Título abreviado, data, indicação do destinatário, assunto, texto, fecho, assinatura do remetente, indicação do cargo do remetente.
Endereçamento, invocação, identificação do requerente, a requisição propriamente dita, pedido de atendimento, cidade, data, assinatura do requerente.
Nome da empresa, descrição sumária da OS; número da OS, descrição do nome do cliente, telefone, endereço, bairro, cidade, CPF/CNPJ, RG/IE, descrição dos dados do objeto, descrição do defeito/reclamação, descrição dos serviços executados, data da garantia, data da próxima revisão.
Documentos pessoais, RG e CPF, endereços e telefone para contato, grau de escolaridade, descrição da experiência profissional.
Há alguns procedimentos de leitura que auxiliam o leitor a fim de realizar uma leitura compreensiva de um texto científico, por exemplo. Assinale, nos parênteses, (V), para as alternativas verdadeiras e (F), para as falsas.   Ao ler um texto, o leitor deve:   (    ) procurar  identificar  as suas partes estruturais do texto, delimitando cada uma de acordo com suas finalidades. (    ) traduzir o pensamento do autor e avaliar a contribuição do estudo do texto para a ampliação dos conhecimentos e para a formação profissional. (    ) entendê-lo apenas em sua especificidade,  uma vez que relacioná-lo com outros textos da mesma área, com o conteúdo da disciplina e com sua realidade, enquanto leitor, em nada vai contribuir. (    ) analisar a consistência dos dados, as relações entre gráficos e tabelas com o assunto tratado e a coerência dos argumentos apresentados. (    ) identificar o plano geral do texto, a autoria, o tipo, o suporte do texto e o conteúdo desenvolvido no mesmo.   A sequência correspondente à análise correta é:  

F - V - F - V - V 
V - F - V - F - V
V - V - V - V - F
V - V - F - V - V
F - F - V - F - F
Conforme Chemim (2012), “o artigo científico (paper) é um texto com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento, e que poderá fazer parte de uma publicação periódica científica impressa, com outros artigos e autores, segundo a NBR 6022/2003, da ABNT.   Esse texto é publicado em veículos como revista, boletim, anuário, jornal etc., os quais, para serem considerados periódicos científicos especializados da área, precisam ter qualidade científica em determinada área do conhecimento, ser objeto como tal de Número Padrão Internacional para Publicação Seriada (ISSN) na versão impressa e/ou on-line, e serem indexados a bases de dados nacionais e/ou internacionais. ”   A partir do exposto, avalie as afirmações que seguem:   I. A estrutura básica de um artigo científico é composta por: a) título, b) resumo, c) introdução, d) desenvolvimento, e) metodologia, f) conclusões, g) referências. II. O resumo se constitui de uma sequência de frases concisas e objetivas, e não de uma simples enumeração de tópicos, tendo no máximo 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho: as palavras-chave. III. O resumo de um artigo científico deve contar uma condensação breve, a apresentação concisa das ideias mais importantes do texto, pois sua característica básica é a fidelidade às ideias do texto. IV. Os artigos científicos podem ser produzidos a partir de atividades/trabalhos de aula, de ordem técnica, muitas vezes de levantamento/revisão bibliográfica e, em outros casos, também de coleta e análise de dados, para a verificação e avaliação do aprendizado do estudante em disciplinas ou até como conclusão de um determinado curso.   Assinale a alternativa correta.

Somente as afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão falsas.
Fazem parte das afirmativas corretas os dizeres presentes em I e IV, somente.
Leia os excertos A e B para responder à questão.   A) “Após a leitura de um texto, por mais curto que seja, você é capaz de se lembrar das ideias mais importantes e não das palavras, orações e períodos que o compõem. Esse é um processo de redução que fazemos praticamente sem muito esforço. Resumir um texto significa criar um novo texto mais curto, utilizando as informações mais importantes do texto original. É claro que esse processo envolve uma intervenção direta do leitor no texto de partida, principalmente se considerarmos que “as informações mais importantes” podem variar dependendo do objetivo da realização da tarefa de resumir.   Na atividade de resumir, o autor (=o que resume) deve-se colocar em segundo plano, esforçando-se para ser objetivo, no intuito de criar uma síntese coerente e compreensível, o mais próximo possível da intenção comunicativa do autor do texto original. Isso é, com certeza, mais desejável se se trata de um resumo de texto científico. Mas essa não é uma tarefa fácil. Existem resumos de variada extensão, assim como resumos mais próximos ou mais distantes do texto original”.   B) “Resenhar significa destacar as propriedades de um objeto, mencionar seus aspectos mais importantes, descrever as circunstâncias que o envolvem, sempre de acordo com uma intenção/finalidade previamente definida pelo resenhador (FIORIN; SAVIOLI, 1990). Normalmente, a resenha é utilizada na mídia (jornais e revistas, tanto em papel como online, e na televisão), quando recebe o nome de ‘crítica’, ou não recebe nome algum; na Academia (estabelecimento de educação superior), ela é denominada de ‘resenha’ mesmo (MACHADO, 2007).”   A partir da leitura dos dois excertos e do seu conhecimento sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir sobre resumo e resenha:   I. O objetivo da resenha é divulgar objetos de consumo cultural - livros, artigos, filmes etc. II. O resumo trata-se de um texto de informação e de opinião. III. No resumo não há uma preocupação com a emissão de opinião. IV. Nunca devemos ler o texto em sua totalidade, pois algumas informações podem confundir o leitor na hora ao interpretar as informações.   Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) presente(s) em:  

Apenas em I. 
Apenas em II.
Em I e III.
Apenas em III.
Em I e II.
Sabendo-se que a escolha de um gênero textual considera vários fatores como: o locutor, o interlocutor, a finalidade, a situação e o suporte, leia e analise o texto a seguir.     À senhora Alda de Oliveira Caetano Gestora do curso de Biotecnologia Universidade dos Anjos   Prezada gestora   Eu, José Moraes de Oliveira, portador do CPF 011.444.132.95, residente e domiciliado na Rua da Felicidade, nº 65, Uberaba – MG, solteiro, estudante, solicito a segunda chamada da avaliação da Disciplina Leitura e Produção de Textos, realizada no dia 20 de março de 2020.   Declaro que não vim fazer a prova, porque queria descansar um pouco, estou quase morto de tanto estudar e fazer trabalhos e provas! Além disso, nessa época tem muita festa e leilões e estava muito ocupado com a galera.   Convicto de que a senhora, que também gosta de curtir a vida, entenderá o meu apelo, peço deferimento.   Uberaba, 20 de abril de 2020. José Moraes de Oliveira       A partir da leitura do texto e dos estudos sobre linguagem, trabalho e prática social, analise as afirmações a seguir.   I - Um dos textos mais utilizados para solicitar algo a uma empresa, instituição ou organização é o requerimento.   II - Um dos textos mais utilizados para solicitar algo a uma empresa, instituição ou organização é a declaração.   III - A linguagem empregada no texto não é adequada ao nível de formalidade que a situação exige.   IV - O objetivo desse texto é solicitar a segunda chamada de uma prova.   V - Esse texto tem como finalidade declarar os anseios e necessidades do aluno.     Estão corretas as afirmativas:  

I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e V, apenas.
II e V, apenas.
II, IV e V, apenas.