LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS


A coesão é o estabelecimento de sentido entre os enunciados e as partes de que se compõem um texto e permite ao interlocutor entender o que está sendo dito ou escrito. Esses encadeamentos em textos escritos são realizados por elementos linguísticos e não linguísticos. Os sinais de pontuação são elementos de coesão, dentre outros. 

Leia, com atenção, os trechos a seguir e observe que a pontuação ou a falta dela pode interferir na interpretação de um texto. Assinale a alternativa que, de forma coerente, informa que a data para a postagem das questões abertas é dia 15.




  • As questões abertas devem ser postadas até dia 10 de outubro. Não até dia 15. Jamais o prazo será alterado no sistema. Nunca a data deve ser mantida, conforme o planejamento.

  • As questões abertas devem ser postadas até dia 10 de outubro? Não. Até dia 15? Jamais. O prazo será alterado no sistema. Nunca a data deve ser mantida, conforme o planejamento.

  • As questões abertas devem ser postadas até dia 10 de outubro? Não. Até dia 15. Jamais o prazo será alterado no sistema. Nunca a data deve ser mantida, conforme o planejamento.

  • As questões abertas devem ser postadas até dia 10 de outubro? Não. Até dia 15? Jamais. O prazo será alterado no sistema? Nunca. A data deve ser mantida, conforme o planejamento.

  • As questões abertas devem ser postadas. Até dia 10 de outubro? Não. Até dia 15.  Jamais o prazo será alterado no sistema? Nunca. A data deve ser mantida, conforme o planejamento.