LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS


Você estudou acerca da importância do memorando e como é usado nas organizações. Considerando esse estudo, leia o trecho a seguir.   Em termos conceituais, o memorando constitui um tipo de comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades administrativas de um mesmo órgão, de níveis hierárquicos iguais ou distintos. Ele representa um documento cuja característica principal é a agilidade – dada a isenção de quaisquer procedimentos burocráticos que porventura venham a dificultar a tramitação do referido ato comunicativo.   (Fonte: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Memorando. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br. Acesso em: 26 fev. 2020.)   Com base no trecho e em seus estudos, assinale a alternativa que demonstra, na sequência, a estrutura do memorando.




  • Nome da empresa, descrição sumária da OS; número da OS, descrição do nome do cliente, telefone, endereço, bairro, cidade, descrição dos dados do objeto, descrição do defeito, descrição dos serviços executados, data da garantia, data da próxima revisão e assinatura do cliente.
  • Endereçamento, invocação, identificação do requerente, a requisição propriamente dita, pedido de atendimento, cidade, data, assinatura do requerente.
  • Expressão de chamamento, redação da informação que deve ser transmitida, data, horário e local de emissão, nome e assinatura do emissor, indicação do cargo do remetente.
  • Título abreviado, data, indicação do destinatário, assunto, texto, fecho, assinatura do remetente, indicação do cargo do remetente.
  • Documentos pessoais, RG e CPF, endereços e telefone para contato, grau de escolaridade, descrição da experiência profissional.