LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS


Você estudou que, quanto à linguagem, a comunicação oficial traz as seguintes marcas: impessoalidade, formalidade, uniformidade, clareza e precisão, concisão e harmonia. Tais princípios podem e devem ser usados nas empresas particulares e públicas. Vejamos o que o Manual de Redação da Câmara dos Deputados nos traz acerca do conceito “impessoalidade”.

 

A impessoalidade remete a dois aspectos: o primeiro prende-se à obrigatoriedade de que a administração não privilegie nem prejudique ninguém, individualmente, já que o seu norte é sempre o interesse público; o segundo é o da abstração da pessoalidade dos atos administrativos, a linguagem na comunicação oficial, pois a ação administrativa, em que pese ser exercida por intermédio de seus servidores, é resultado tão somente da vontade estatal.

 

Dessa forma, o princípio da impessoalidade exige que o ato seja praticado sempre com finalidade pública, ficando o administrador impedido de buscar outro objetivo ou de praticá-lo no interesse próprio ou de terceiros. Em consequência, a redação oficial deve ser elaborada sempre em nome do serviço público e em atendimento ao interesse geral do cidadão, sendo inconcebível tratar o objeto de expediente oficial de outra forma que não a estritamente impessoal. (BRASIL, 2017, p.11-12).

 

(Fonte: BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Manual de redação da Câmara dos Deputados [recurso eletrônico] : padronização e documentos administrativos. – Reimpressão. -- Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017. -- (Série fontes de referência. Guias e manuais; n. 47 PDF)

 

Considerando o trecho lido e seus estudos, analise as afirmativas a seguir e marque a que configura impessoalidade em relação à redação de uma comunicação oficial.




  • Uma servidora pública escreveu um requerimento usando, na invocação, a expressão “Querida filha”. Durante o texto usou “Infelizmente, mamãe não pôde atender o seu pedido”. 

  • Um servidor administrativo escreveu em um memorando oficial e, no decorrer do texto, afirmou o seguinte “O senhor ganhou a licitação do contrato de fornecimento de leite em pó; como é o meu sogro fiquei muito feliz com essa notícia”.

  • Um deputado escreveu um memorando oficial, finalizando o texto com a seguinte expressão “Espero que possamos renovar nossos negócios, haja vista, que me causam ainda mais estima e apreço pela sua pessoa”.

  • Uma servidora pública escreveu um requerimento considerando toda estrutura necessária, inclusive sendo objetiva na solicitação feita. Usou a expressão de tratamento adequada ao cargo desempenhado pelo destinatário.

     

  • Um servidor administrativo respondeu um requerimento de solicitação de estágio e no decorrer do texto usou as expressões “jovem senhorita”, “linda e pomposa”, “bela candidata”.