LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA E COMERCIAL


A respeito do trespasse do estabelecimento empresarial, analise as afirmativas a seguir:

I. O contrato de trespasse de estabelecimento empresarial produzirá efeitos quanto a terceiros  só depois de averbado à margem da inscrição do empresário, ou da sociedade empresária, no Registro Público de Empresas Mercantis e de publicado na imprensa oficial.

II. Com relação aos débitos de natureza civil vencidos antes da celebração do contrato de trespasse, o vendedor do estabelecimento continuará por eles solidariamente obrigado, pelo prazo de um ano contado a partir da publicação do contrato de trespasse na imprensa oficial.

III. Não se admite, mesmo por convenção expressa entre os contratantes, o imediato restabelecimento do vendedor do estabelecimento no mesmo ramo de atividades e na mesma zona geográfica.

Assinale a alternativa correta:


Somente a afirmativa II está correta.


Somente as afirmativas I e II estão corretas.


Somente as afirmativas I e III estão corretas.


Somente as afirmativas II e III estão corretas.


Somente a afirmativa I está correta.

A Recuperação Judicial é um importante mecanismo disciplinado pela Lei 11.101/05 que tem como principal objetivo possibilitar que a empresa que esteja vivenciando uma situação de crise econômica possa superá-la evitando assim a falência. Das opções abaixo, assinale a opção que corresponda à sociedade que não está sujeita ao regime da Lei 11.101/05 não podendo portanto  requerer sua recuperação judicial:


Sociedade em comandita por ações


Sociedade Anônima


Sociedade Simples


Sociedade Limitada


Sociedade em nome coletivo

A entidade da Administração Indireta, com personalidade jurídica de direito privado, capital exclusivamente público, criada para desempenhar atividades econômicas de interesse do Estado ou para prestar serviços públicos, denomina-se:

 


Autarquia


Fundação Pública


Empresa Pública


Agência Executiva


Sociedade de Economia Mista

Jeremias possui um sítio localizado nas proximidades da cidade de Uberaba. É um empresário rural que atua no ramo de produção de queijos. Objetivando expandir seu negócio, ele efetuou sua inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis (Junta Comercial) nos termos do artigo 971 do Código Civil. Diante da situação apresentada, assinale a assertiva correta:


Os credores de Jeremias só poderão requerer a falência de Jeremias se ele estiver em dia no cadastro de produtor rural.


Os credores de Jeremias poderão requerer sua falência pois ao se inscrever no Registro Público de Empresas Mercantis ele passa a ser equiparado ao empresário sujeito a registro.


Os credores de Jeremias não poderão requerer sua falência pois ele exerce atividade econômica não sujeita ao regime empresarial/falimentar.


Os credores de Jeremias poderão requerer sua falência apenas se existir autorização expressa no contrato social


Os credores de Jeremias não poderão requerer sua falência pois ele é um empresário rural.

Os títulos de crédito são disciplinados por uma série de leis especiais e também pelo Código Civil de 2002 . Entretanto, toda essa imensa legislação está em harmonia com os "princípios  dos títulos de crédito" (verdadeiros fundamentos de todo o direito cambiário). Assinale a opção que apresenta os referidos princípios:


Cartularidade, autonomia e objetividade.


Literalidade, cartularidade e objetividade


Cartularidade, literalidade e autonomia


Cartularidade, literalidade e objetividade.


Literalidade, objetividade e autonomia

João e Maria são casados pelo regime de separação absoluta de bens. Considerando que João está na iminência de ser avalista de seu compadre Paulo, responda de acordo com os dispositivos legais pertinentes:


Pelo fato de João ser casado, automaticamente estará proibido de ser avalista de qualquer pessoa.


O aval é instituto cambial utilizado por  pessoas jurídicas em suas relações, não sendo admitida a sua utilização por pessoas físicas, logo, João não poderia ser avalista de forma alguma.


Considerando que o casal adota o regime de separação absoluta de bens, João poderá ser avalista de seu compadre Paulo independente do consentimento de sua esposa.


Não apenas João, mas toda pessoa casada, independentemente do regime de bens adotado pelo casal, deverá obter o consentimento de seu cônjuge para se tornar avalista de alguém.


João necessariamente precisará do consentimento de sua esposa para dar o aval conforme exposto na questão.

Escrituração é o registro sistemático das operações de uma empresa. Constitui um paradigma gráfico com informações relevantes o qual é usado pelo empresário na administração do negócio e pelas autoridades na fiscalização do cumprimento das obrigações tributárias, previdenciárias e trabalhistas pela empresa. O contexto tecnológico atual recomenda que o vocábulo “livro” deva receber novo significado, designando não apenas livros em papel mas todos os “instrumentos de escrituração”, inclusive eletrônicos.  Assinale a alternativa que contenha o profissional responsável, de acordo com o Código Civil/2002, pela ESCRITURAÇÃO dos livros e documentos do empresário: 


Advogado


Economista


Administrador de empresas.


Gestor de Recursos Humanos.


Contabilista legalmente habilitado.

Os princípios são, segundo Miguel Reale, "princípios são enunciações normativas de valor genérico, que condicionam e orientam a compreensão do ordenamento jurídico, a aplicação e integração ou mesmo para a elaboração de novas normas. São verdades fundantes de um sistema de conhecimento, como tais admitidas, por serem evidentes ou por terem sido comprovadas, mas também por motivos de ordem prática de caráter operacional”. Sobre os princípios norteadores dos títulos de crédito, assinale a alternativa correta.


Pelo princípio da legalidade o título de crédito tem que ser escrito em documento corpóreo, não valendo a declaração oral, gravada ou não.


Princípio da cartualidade é aquele cujo todo ato relacionado, para ser válido precisa estar consignado literalmente no próprio título.


Pelo princípio da literalidade o credor pode, literalmente, exercer o direito de crédito representado pelo título.


Pelo princípio da circulação, o título não depende do negócio que deu origem ao título, devido sua função que o fazer circular entre os negócios jurídicos.


Princípio da Autonomia do título significa que cada pessoa que se comprometer no título assume uma obrigação, independente das obrigações pelos outros assumidas, não existindo vinculação das obrigações.  É a desvinculação da causa do título em relação a todos os coobrigados.

Sociedade em conta de participação é a sociedade que possui um sócio oculto, que não aparece perante terceiros, e um sócio ostensivo, em nome do qual são realizadas todas as atividades. Esse tipo de sociedade é classificada como:

 

 


Não personificada.


Cooperativa ou associação. 


Anônima.


Comum.


Em comandita simples. 

http://www.cdtsp.com.br/images/sociedade_simples.jpg


Características:

Pessoalidade na administração da sociedade e no exercício da atividade

 

Instalações simplificadas

 

Regras simplificadas (Regime jurídico). Não sujeição das regras da falência, seguindo as regras da insolvência civil (regras mais simplificadas)

 

Antigamente, as sociedades eram divididas por seu objetivo social, ou seja, comércio na JUNTA COMERCIAL e prestação de serviço no CARTÓRIO.
Atualmente, com o novo código civil, em regra geral, as sociedades passaram a ser classificadas pela estrutura, pessoalidade no atendimento aos clientes e regime jurídico.

Sociedades que podem se enquadrar na hipótese acima:
Representação comercial, cabeleireiro, mecânica, pintura, serviços administrativos, qualquer atividade regulamentada ou não regulamentada.

 

 

http://www.cdtsp.com.br/pj_sociedades.php Acesso em 04/09/2017

 

Perceba, conforme demonstra a figura acima, que a sociedade simples pode ser bem simplificada, que o atendimento pode ser feito de forma bem pessoal. Em geral são utilizadas para designar as atividades de cunho artístico, cientifico e literário. Sobre esta temática assinale as seguintes informações:

I. Ainda que a sociedade simples adote um dos tipos de sociedade empresária, seu registro deverá ser efetuado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

II. Considera-se sociedade simples a cooperativa, independentemente de seu objeto.

III. A sociedade adquire existência e personalidade jurídica com a celebração e assinatura dos seus atos constitutivos.

IV. A sociedade simples pode ser constituída somente por contrato escrito público. 

 

Diante do Exposto pode-se afirmar que:


Somente I e II estão corretas


Somente III e IV estão corretas


Somente II e III estão corretas


Todas as alternativas estão corretas


Somente I e IV estão corretas

Páginas: 1234567