JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
A brincadeira educativa ou o jogo educativo descrito por Kishimoto (2003) aparece com dois sentidos. Contudo podemos afirmar que:
- sentido amplo: como material ou situação que permite a livre exploração em recintos organizados pelo professor, visando ao desenvolvimento geral da criança.
- sentido restrito: como material ou situação que exige ações orientadas com vistas a aquisição ou treino de conteúdo específicos ou de habilidades intelectuais.
- sentido restrito: como material ou situação que permite a livre exploração em recintos organizados pelo professor, visando ao desenvolvimento geral da criança.
- sentido amplo: como material ou situação que exige ações orientadas com vistas a aquisição ou treino de conteúdo específicos ou de habilidades intelectuais.
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta.
3 e 4
3 e 4
1 e 3
Nenhuma das alternativas.
1 e 2
Quais são os três grandes agrupamentos de definições do brincar?
I. as que consideram o brincar como uma predisposição;
II. as que definem o brincar baseado no brinquedo;
III. as que apontam o brincar como um comportamento observável;
IV. as que definem o brincar baseado no contexto.
Assinale a alternativa correta:
I- II e III, apenas.
II- III e IV, apenas.
I- II- III e IV.
I- III e IV, apenas.
I- II e IV, apenas.
Correlacione os itens abaixo de acordo com suas definições
(1) BRINQUEDO (2) BRINCADEIRA (3) JOGO
( ) É uma linguagem infantil. Esse ato pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço, ou de objetos, fato que nesse momento a criança cria, recria, inventa e usa sua imaginação (SANTOS, 2006).
( ) É uma atividade fundamentalmente lúdica, contendo regras não convencionais de caráter competitivo ou não, que possui como característica principal e espontaneidade e possibilita a expressão de vivências culturais de forma intensa e total (SANTOS, 2006).
( ) Faz parte da vida da criança e está atrelado ao brincar, é considerado como objeto lúdico. Não determina a ação do brincar, seu papel é despertar imagens que permitirão dar sentido às ações, ou seja, abre possibilidades de ações coerentes com a representação (BROUGÈRE, 1998).
Assinale a sequencia correta
2-3-1
1-2-3
2-1-3
3-2-1
1-3-2
Alguns pontos são norteadores do trabalho do professor, como por exemplo a hierarquia dos conteúdos.
Portanto,
I - Ao utilizar o brinquedo, brincadeira ou jogo como conteúdo ou estratégia de ensino, o professor deve ter atenção na construção de seu planejamento de suas atividades, porém nem sempre é necessário provocar uma significativa aprendizagem.
II- O professor, ao utilizar o brinquedo, brincadeira ou jogo como conteúdo ou estratégia de ensino, deve ter rigor na seleção e no planejamento das atividades, visando provocar aprendizagem significativa e despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória por meio da estimulação da construção de novos conhecimentos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, a primeira não é uma justificativa da segunda.
Brougère (1998), defende a ideia de que não existe uma única categoria de jogo e sim famílias de jogos. Quantos significados diferentes do termo de jogo são descritos pelo autor?
Assinale a alternativa correta.
4
2
6
3
5
Takata apud Reilly (1974), considerando o desenvolvimento da criança, descreveu a taxonomia do brincar em cinco etapas lúdicas, identifique abaixo algumas delas:
I. Sensório motora: brincar centrado em si mesmo (0 a 2 anos);
II. Simbólica e construtiva simples: começo do faz de conta (2 a 4 anos);
III. Dramática, construtiva complexa e pré-jogo: mudando do brincar paralelo para o associativo (4 a 7 anos);
IV. Brincadeira: fascinação pelas regras, domínio de regras estabelecidas e invenção de novas regras (7 a 12 anos);
V. Recreativa: trabalho individual e de cooperação, respeito às regras, esportes competitivos (12 a 16 anos).
Assinale a alternativa correta:
II- III e V, apenas.
I- II e III, apenas.
III- IV e V, apenas.
I- IV e V, apenas.
I- II e IV, apenas.
Ao analisarmos a balança elaborada por Bundy e nos depararmos com a seta apontada para baixo e a balança pendida para a direita. Qual interpretação que esta ação representa.
Ação da criança é extremamente controlada, intrinsecamente motivada e livre da realidade (não brincar).
Ação da criança é orientada por outro e motivada pelo outro (Brincar).
Ação da criança é internamente controlada, extrinsecamente motivada e orientada pelo outro (brincar).
Ação da criança é externamente controlada, extrinsecamente motivada e orientada pelo outro (não brincar).
Ação da criança é internamente controlada, intrinsecamente motivada e livre da realidade (brincar).
O filósofo Huizinga (1991) apud Monteiro (2014), fala do brincar como sendo a ação pela qual a civilização surgiu e se desenvolveu. Desta forma o autor afirma que este:
I. constitui uma autêntica escola de disciplina, que expõe e organiza emoções e afetos.
II. constitui um espaço de liberdade que a criança livremente aceita e exercita, pondo à prova as qualidades daquele que brinca, que deve sempre obedecer às regras do jogo.
III. brincar tem a ver com superar frustrações: a criança aprende a perder ainda que queira muito ganhar.
IV. as brincadeiras parecem funcionar como metáforas para as questões da vida, em que nem sempre se pode vencer.
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta.
I, II e IV, apenas
I, II, III e IV.
III e IV, apenas
I, II e III, apenas
I e II, apenas
Nas sociedades europeias, a partir do século XV, percebe-se que as relações sociais eram estabelecidas em nível de trocas afetivas e comunicações, que ocorriam fora da família. Neste contexto o jogo...
Analise as assertivas abaixo:
- Facilitador das relações
- Era praticado com naturalidade em toda sociedade europeia
- Era praticado independente de classe social ou faixa etária
- Constitui-se como parte do impulso humano.
Assinale a alternativa correta
1- 2- 3 e 4.
1 e 3, apenas
2 e 4, apenas
2- 3 e 4, apenas
1- 2 e 3, apenas
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) a cerca dos elementos que conectam a grande família do jogo
( ) liberdade de ação do jogador ou o caráter voluntário, de motivação interna e episódica da ação lúdica.
( ) prazer ou desprazer, futilidade, o “não-sério” ou efeito positivo.
( ) não-literalidade, reflexão de segundo grau, representação da realidade, imaginação.
( ) contextualização no tempo e no espaço.
( ) regras implícita ou explicitas.
( ) relevância do processo de brincar, caráter improdutivo, incerteza de resultados.
Assinale a sequencia correta
3 e 4
3 e 4
1 e 3
Nenhuma das alternativas.
1 e 2
Quais são os três grandes agrupamentos de definições do brincar?
I. as que consideram o brincar como uma predisposição;
II. as que definem o brincar baseado no brinquedo;
III. as que apontam o brincar como um comportamento observável;
IV. as que definem o brincar baseado no contexto.
Assinale a alternativa correta:
I- II e III, apenas.
II- III e IV, apenas.
I- II- III e IV.
I- III e IV, apenas.
I- II e IV, apenas.
Correlacione os itens abaixo de acordo com suas definições
(1) BRINQUEDO (2) BRINCADEIRA (3) JOGO
( ) É uma linguagem infantil. Esse ato pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço, ou de objetos, fato que nesse momento a criança cria, recria, inventa e usa sua imaginação (SANTOS, 2006).
( ) É uma atividade fundamentalmente lúdica, contendo regras não convencionais de caráter competitivo ou não, que possui como característica principal e espontaneidade e possibilita a expressão de vivências culturais de forma intensa e total (SANTOS, 2006).
( ) Faz parte da vida da criança e está atrelado ao brincar, é considerado como objeto lúdico. Não determina a ação do brincar, seu papel é despertar imagens que permitirão dar sentido às ações, ou seja, abre possibilidades de ações coerentes com a representação (BROUGÈRE, 1998).
Assinale a sequencia correta
2-3-1
1-2-3
2-1-3
3-2-1
1-3-2
Alguns pontos são norteadores do trabalho do professor, como por exemplo a hierarquia dos conteúdos.
Portanto,
I - Ao utilizar o brinquedo, brincadeira ou jogo como conteúdo ou estratégia de ensino, o professor deve ter atenção na construção de seu planejamento de suas atividades, porém nem sempre é necessário provocar uma significativa aprendizagem.
II- O professor, ao utilizar o brinquedo, brincadeira ou jogo como conteúdo ou estratégia de ensino, deve ter rigor na seleção e no planejamento das atividades, visando provocar aprendizagem significativa e despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória por meio da estimulação da construção de novos conhecimentos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, a primeira não é uma justificativa da segunda.
Brougère (1998), defende a ideia de que não existe uma única categoria de jogo e sim famílias de jogos. Quantos significados diferentes do termo de jogo são descritos pelo autor?
Assinale a alternativa correta.
4
2
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3
5
Takata apud Reilly (1974), considerando o desenvolvimento da criança, descreveu a taxonomia do brincar em cinco etapas lúdicas, identifique abaixo algumas delas:
I. Sensório motora: brincar centrado em si mesmo (0 a 2 anos);
II. Simbólica e construtiva simples: começo do faz de conta (2 a 4 anos);
III. Dramática, construtiva complexa e pré-jogo: mudando do brincar paralelo para o associativo (4 a 7 anos);
IV. Brincadeira: fascinação pelas regras, domínio de regras estabelecidas e invenção de novas regras (7 a 12 anos);
V. Recreativa: trabalho individual e de cooperação, respeito às regras, esportes competitivos (12 a 16 anos).
Assinale a alternativa correta:
II- III e V, apenas.
I- II e III, apenas.
III- IV e V, apenas.
I- IV e V, apenas.
I- II e IV, apenas.
Ao analisarmos a balança elaborada por Bundy e nos depararmos com a seta apontada para baixo e a balança pendida para a direita. Qual interpretação que esta ação representa.
Ação da criança é extremamente controlada, intrinsecamente motivada e livre da realidade (não brincar).
Ação da criança é orientada por outro e motivada pelo outro (Brincar).
Ação da criança é internamente controlada, extrinsecamente motivada e orientada pelo outro (brincar).
Ação da criança é externamente controlada, extrinsecamente motivada e orientada pelo outro (não brincar).
Ação da criança é internamente controlada, intrinsecamente motivada e livre da realidade (brincar).
O filósofo Huizinga (1991) apud Monteiro (2014), fala do brincar como sendo a ação pela qual a civilização surgiu e se desenvolveu. Desta forma o autor afirma que este:
I. constitui uma autêntica escola de disciplina, que expõe e organiza emoções e afetos.
II. constitui um espaço de liberdade que a criança livremente aceita e exercita, pondo à prova as qualidades daquele que brinca, que deve sempre obedecer às regras do jogo.
III. brincar tem a ver com superar frustrações: a criança aprende a perder ainda que queira muito ganhar.
IV. as brincadeiras parecem funcionar como metáforas para as questões da vida, em que nem sempre se pode vencer.
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta.
I, II e IV, apenas
I, II, III e IV.
III e IV, apenas
I, II e III, apenas
I e II, apenas
Nas sociedades europeias, a partir do século XV, percebe-se que as relações sociais eram estabelecidas em nível de trocas afetivas e comunicações, que ocorriam fora da família. Neste contexto o jogo...
Analise as assertivas abaixo:
- Facilitador das relações
- Era praticado com naturalidade em toda sociedade europeia
- Era praticado independente de classe social ou faixa etária
- Constitui-se como parte do impulso humano.
Assinale a alternativa correta
1- 2- 3 e 4.
1 e 3, apenas
2 e 4, apenas
2- 3 e 4, apenas
1- 2 e 3, apenas
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) a cerca dos elementos que conectam a grande família do jogo
( ) liberdade de ação do jogador ou o caráter voluntário, de motivação interna e episódica da ação lúdica.
( ) prazer ou desprazer, futilidade, o “não-sério” ou efeito positivo.
( ) não-literalidade, reflexão de segundo grau, representação da realidade, imaginação.
( ) contextualização no tempo e no espaço.
( ) regras implícita ou explicitas.
( ) relevância do processo de brincar, caráter improdutivo, incerteza de resultados.
Assinale a sequencia correta
I- II e III, apenas.
II- III e IV, apenas.
I- II- III e IV.
I- III e IV, apenas.
I- II e IV, apenas.
Correlacione os itens abaixo de acordo com suas definições
(1) BRINQUEDO (2) BRINCADEIRA (3) JOGO
( ) É uma linguagem infantil. Esse ato pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço, ou de objetos, fato que nesse momento a criança cria, recria, inventa e usa sua imaginação (SANTOS, 2006).
( ) É uma atividade fundamentalmente lúdica, contendo regras não convencionais de caráter competitivo ou não, que possui como característica principal e espontaneidade e possibilita a expressão de vivências culturais de forma intensa e total (SANTOS, 2006).
( ) Faz parte da vida da criança e está atrelado ao brincar, é considerado como objeto lúdico. Não determina a ação do brincar, seu papel é despertar imagens que permitirão dar sentido às ações, ou seja, abre possibilidades de ações coerentes com a representação (BROUGÈRE, 1998).
Assinale a sequencia correta
2-3-1
1-2-3
2-1-3
3-2-1
1-3-2
Alguns pontos são norteadores do trabalho do professor, como por exemplo a hierarquia dos conteúdos.
Portanto,
I - Ao utilizar o brinquedo, brincadeira ou jogo como conteúdo ou estratégia de ensino, o professor deve ter atenção na construção de seu planejamento de suas atividades, porém nem sempre é necessário provocar uma significativa aprendizagem.
II- O professor, ao utilizar o brinquedo, brincadeira ou jogo como conteúdo ou estratégia de ensino, deve ter rigor na seleção e no planejamento das atividades, visando provocar aprendizagem significativa e despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória por meio da estimulação da construção de novos conhecimentos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, a primeira não é uma justificativa da segunda.
Brougère (1998), defende a ideia de que não existe uma única categoria de jogo e sim famílias de jogos. Quantos significados diferentes do termo de jogo são descritos pelo autor?
Assinale a alternativa correta.
4
2
6
3
5
Takata apud Reilly (1974), considerando o desenvolvimento da criança, descreveu a taxonomia do brincar em cinco etapas lúdicas, identifique abaixo algumas delas:
I. Sensório motora: brincar centrado em si mesmo (0 a 2 anos);
II. Simbólica e construtiva simples: começo do faz de conta (2 a 4 anos);
III. Dramática, construtiva complexa e pré-jogo: mudando do brincar paralelo para o associativo (4 a 7 anos);
IV. Brincadeira: fascinação pelas regras, domínio de regras estabelecidas e invenção de novas regras (7 a 12 anos);
V. Recreativa: trabalho individual e de cooperação, respeito às regras, esportes competitivos (12 a 16 anos).
Assinale a alternativa correta:
II- III e V, apenas.
I- II e III, apenas.
III- IV e V, apenas.
I- IV e V, apenas.
I- II e IV, apenas.
Ao analisarmos a balança elaborada por Bundy e nos depararmos com a seta apontada para baixo e a balança pendida para a direita. Qual interpretação que esta ação representa.
Ação da criança é extremamente controlada, intrinsecamente motivada e livre da realidade (não brincar).
Ação da criança é orientada por outro e motivada pelo outro (Brincar).
Ação da criança é internamente controlada, extrinsecamente motivada e orientada pelo outro (brincar).
Ação da criança é externamente controlada, extrinsecamente motivada e orientada pelo outro (não brincar).
Ação da criança é internamente controlada, intrinsecamente motivada e livre da realidade (brincar).
O filósofo Huizinga (1991) apud Monteiro (2014), fala do brincar como sendo a ação pela qual a civilização surgiu e se desenvolveu. Desta forma o autor afirma que este:
I. constitui uma autêntica escola de disciplina, que expõe e organiza emoções e afetos.
II. constitui um espaço de liberdade que a criança livremente aceita e exercita, pondo à prova as qualidades daquele que brinca, que deve sempre obedecer às regras do jogo.
III. brincar tem a ver com superar frustrações: a criança aprende a perder ainda que queira muito ganhar.
IV. as brincadeiras parecem funcionar como metáforas para as questões da vida, em que nem sempre se pode vencer.
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta.
I, II e IV, apenas
I, II, III e IV.
III e IV, apenas
I, II e III, apenas
I e II, apenas
Nas sociedades europeias, a partir do século XV, percebe-se que as relações sociais eram estabelecidas em nível de trocas afetivas e comunicações, que ocorriam fora da família. Neste contexto o jogo...
Analise as assertivas abaixo:
- Facilitador das relações
- Era praticado com naturalidade em toda sociedade europeia
- Era praticado independente de classe social ou faixa etária
- Constitui-se como parte do impulso humano.
Assinale a alternativa correta
1- 2- 3 e 4.
1 e 3, apenas
2 e 4, apenas
2- 3 e 4, apenas
1- 2 e 3, apenas
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) a cerca dos elementos que conectam a grande família do jogo
( ) liberdade de ação do jogador ou o caráter voluntário, de motivação interna e episódica da ação lúdica.
( ) prazer ou desprazer, futilidade, o “não-sério” ou efeito positivo.
( ) não-literalidade, reflexão de segundo grau, representação da realidade, imaginação.
( ) contextualização no tempo e no espaço.
( ) regras implícita ou explicitas.
( ) relevância do processo de brincar, caráter improdutivo, incerteza de resultados.
Assinale a sequencia correta
2-3-1
1-2-3
2-1-3
3-2-1
1-3-2
Alguns pontos são norteadores do trabalho do professor, como por exemplo a hierarquia dos conteúdos.
Portanto,
I - Ao utilizar o brinquedo, brincadeira ou jogo como conteúdo ou estratégia de ensino, o professor deve ter atenção na construção de seu planejamento de suas atividades, porém nem sempre é necessário provocar uma significativa aprendizagem.
II- O professor, ao utilizar o brinquedo, brincadeira ou jogo como conteúdo ou estratégia de ensino, deve ter rigor na seleção e no planejamento das atividades, visando provocar aprendizagem significativa e despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória por meio da estimulação da construção de novos conhecimentos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, a primeira não é uma justificativa da segunda.
Brougère (1998), defende a ideia de que não existe uma única categoria de jogo e sim famílias de jogos. Quantos significados diferentes do termo de jogo são descritos pelo autor?
Assinale a alternativa correta.
4
2
6
3
5
Takata apud Reilly (1974), considerando o desenvolvimento da criança, descreveu a taxonomia do brincar em cinco etapas lúdicas, identifique abaixo algumas delas:
I. Sensório motora: brincar centrado em si mesmo (0 a 2 anos);
II. Simbólica e construtiva simples: começo do faz de conta (2 a 4 anos);
III. Dramática, construtiva complexa e pré-jogo: mudando do brincar paralelo para o associativo (4 a 7 anos);
IV. Brincadeira: fascinação pelas regras, domínio de regras estabelecidas e invenção de novas regras (7 a 12 anos);
V. Recreativa: trabalho individual e de cooperação, respeito às regras, esportes competitivos (12 a 16 anos).
Assinale a alternativa correta:
II- III e V, apenas.
I- II e III, apenas.
III- IV e V, apenas.
I- IV e V, apenas.
I- II e IV, apenas.
Ao analisarmos a balança elaborada por Bundy e nos depararmos com a seta apontada para baixo e a balança pendida para a direita. Qual interpretação que esta ação representa.
Ação da criança é extremamente controlada, intrinsecamente motivada e livre da realidade (não brincar).
Ação da criança é orientada por outro e motivada pelo outro (Brincar).
Ação da criança é internamente controlada, extrinsecamente motivada e orientada pelo outro (brincar).
Ação da criança é externamente controlada, extrinsecamente motivada e orientada pelo outro (não brincar).
Ação da criança é internamente controlada, intrinsecamente motivada e livre da realidade (brincar).
O filósofo Huizinga (1991) apud Monteiro (2014), fala do brincar como sendo a ação pela qual a civilização surgiu e se desenvolveu. Desta forma o autor afirma que este:
I. constitui uma autêntica escola de disciplina, que expõe e organiza emoções e afetos.
II. constitui um espaço de liberdade que a criança livremente aceita e exercita, pondo à prova as qualidades daquele que brinca, que deve sempre obedecer às regras do jogo.
III. brincar tem a ver com superar frustrações: a criança aprende a perder ainda que queira muito ganhar.
IV. as brincadeiras parecem funcionar como metáforas para as questões da vida, em que nem sempre se pode vencer.
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta.
I, II e IV, apenas
I, II, III e IV.
III e IV, apenas
I, II e III, apenas
I e II, apenas
Nas sociedades europeias, a partir do século XV, percebe-se que as relações sociais eram estabelecidas em nível de trocas afetivas e comunicações, que ocorriam fora da família. Neste contexto o jogo...
Analise as assertivas abaixo:
- Facilitador das relações
- Era praticado com naturalidade em toda sociedade europeia
- Era praticado independente de classe social ou faixa etária
- Constitui-se como parte do impulso humano.
Assinale a alternativa correta
1- 2- 3 e 4.
1 e 3, apenas
2 e 4, apenas
2- 3 e 4, apenas
1- 2 e 3, apenas
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) a cerca dos elementos que conectam a grande família do jogo
( ) liberdade de ação do jogador ou o caráter voluntário, de motivação interna e episódica da ação lúdica.
( ) prazer ou desprazer, futilidade, o “não-sério” ou efeito positivo.
( ) não-literalidade, reflexão de segundo grau, representação da realidade, imaginação.
( ) contextualização no tempo e no espaço.
( ) regras implícita ou explicitas.
( ) relevância do processo de brincar, caráter improdutivo, incerteza de resultados.
Assinale a sequencia correta
As duas asserções são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, a primeira não é uma justificativa da segunda.
Brougère (1998), defende a ideia de que não existe uma única categoria de jogo e sim famílias de jogos. Quantos significados diferentes do termo de jogo são descritos pelo autor?
Assinale a alternativa correta.
4
2
6
3
5
Takata apud Reilly (1974), considerando o desenvolvimento da criança, descreveu a taxonomia do brincar em cinco etapas lúdicas, identifique abaixo algumas delas:
I. Sensório motora: brincar centrado em si mesmo (0 a 2 anos);
II. Simbólica e construtiva simples: começo do faz de conta (2 a 4 anos);
III. Dramática, construtiva complexa e pré-jogo: mudando do brincar paralelo para o associativo (4 a 7 anos);
IV. Brincadeira: fascinação pelas regras, domínio de regras estabelecidas e invenção de novas regras (7 a 12 anos);
V. Recreativa: trabalho individual e de cooperação, respeito às regras, esportes competitivos (12 a 16 anos).
Assinale a alternativa correta:
II- III e V, apenas.
I- II e III, apenas.
III- IV e V, apenas.
I- IV e V, apenas.
I- II e IV, apenas.
Ao analisarmos a balança elaborada por Bundy e nos depararmos com a seta apontada para baixo e a balança pendida para a direita. Qual interpretação que esta ação representa.
Ação da criança é extremamente controlada, intrinsecamente motivada e livre da realidade (não brincar).
Ação da criança é orientada por outro e motivada pelo outro (Brincar).
Ação da criança é internamente controlada, extrinsecamente motivada e orientada pelo outro (brincar).
Ação da criança é externamente controlada, extrinsecamente motivada e orientada pelo outro (não brincar).
Ação da criança é internamente controlada, intrinsecamente motivada e livre da realidade (brincar).
O filósofo Huizinga (1991) apud Monteiro (2014), fala do brincar como sendo a ação pela qual a civilização surgiu e se desenvolveu. Desta forma o autor afirma que este:
I. constitui uma autêntica escola de disciplina, que expõe e organiza emoções e afetos.
II. constitui um espaço de liberdade que a criança livremente aceita e exercita, pondo à prova as qualidades daquele que brinca, que deve sempre obedecer às regras do jogo.
III. brincar tem a ver com superar frustrações: a criança aprende a perder ainda que queira muito ganhar.
IV. as brincadeiras parecem funcionar como metáforas para as questões da vida, em que nem sempre se pode vencer.
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta.
I, II e IV, apenas
I, II, III e IV.
III e IV, apenas
I, II e III, apenas
I e II, apenas
Nas sociedades europeias, a partir do século XV, percebe-se que as relações sociais eram estabelecidas em nível de trocas afetivas e comunicações, que ocorriam fora da família. Neste contexto o jogo...
Analise as assertivas abaixo:
- Facilitador das relações
- Era praticado com naturalidade em toda sociedade europeia
- Era praticado independente de classe social ou faixa etária
- Constitui-se como parte do impulso humano.
Assinale a alternativa correta
1- 2- 3 e 4.
1 e 3, apenas
2 e 4, apenas
2- 3 e 4, apenas
1- 2 e 3, apenas
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) a cerca dos elementos que conectam a grande família do jogo
( ) liberdade de ação do jogador ou o caráter voluntário, de motivação interna e episódica da ação lúdica.
( ) prazer ou desprazer, futilidade, o “não-sério” ou efeito positivo.
( ) não-literalidade, reflexão de segundo grau, representação da realidade, imaginação.
( ) contextualização no tempo e no espaço.
( ) regras implícita ou explicitas.
( ) relevância do processo de brincar, caráter improdutivo, incerteza de resultados.
Assinale a sequencia correta
4
2
6
3
5
Takata apud Reilly (1974), considerando o desenvolvimento da criança, descreveu a taxonomia do brincar em cinco etapas lúdicas, identifique abaixo algumas delas:
I. Sensório motora: brincar centrado em si mesmo (0 a 2 anos);
II. Simbólica e construtiva simples: começo do faz de conta (2 a 4 anos);
III. Dramática, construtiva complexa e pré-jogo: mudando do brincar paralelo para o associativo (4 a 7 anos);
IV. Brincadeira: fascinação pelas regras, domínio de regras estabelecidas e invenção de novas regras (7 a 12 anos);
V. Recreativa: trabalho individual e de cooperação, respeito às regras, esportes competitivos (12 a 16 anos).
Assinale a alternativa correta:
II- III e V, apenas.
I- II e III, apenas.
III- IV e V, apenas.
I- IV e V, apenas.
I- II e IV, apenas.
Ao analisarmos a balança elaborada por Bundy e nos depararmos com a seta apontada para baixo e a balança pendida para a direita. Qual interpretação que esta ação representa.
Ação da criança é extremamente controlada, intrinsecamente motivada e livre da realidade (não brincar).
Ação da criança é orientada por outro e motivada pelo outro (Brincar).
Ação da criança é internamente controlada, extrinsecamente motivada e orientada pelo outro (brincar).
Ação da criança é externamente controlada, extrinsecamente motivada e orientada pelo outro (não brincar).
Ação da criança é internamente controlada, intrinsecamente motivada e livre da realidade (brincar).
O filósofo Huizinga (1991) apud Monteiro (2014), fala do brincar como sendo a ação pela qual a civilização surgiu e se desenvolveu. Desta forma o autor afirma que este:
I. constitui uma autêntica escola de disciplina, que expõe e organiza emoções e afetos.
II. constitui um espaço de liberdade que a criança livremente aceita e exercita, pondo à prova as qualidades daquele que brinca, que deve sempre obedecer às regras do jogo.
III. brincar tem a ver com superar frustrações: a criança aprende a perder ainda que queira muito ganhar.
IV. as brincadeiras parecem funcionar como metáforas para as questões da vida, em que nem sempre se pode vencer.
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta.
I, II e IV, apenas
I, II, III e IV.
III e IV, apenas
I, II e III, apenas
I e II, apenas
Nas sociedades europeias, a partir do século XV, percebe-se que as relações sociais eram estabelecidas em nível de trocas afetivas e comunicações, que ocorriam fora da família. Neste contexto o jogo...
Analise as assertivas abaixo:
- Facilitador das relações
- Era praticado com naturalidade em toda sociedade europeia
- Era praticado independente de classe social ou faixa etária
- Constitui-se como parte do impulso humano.
Assinale a alternativa correta
1- 2- 3 e 4.
1 e 3, apenas
2 e 4, apenas
2- 3 e 4, apenas
1- 2 e 3, apenas
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) a cerca dos elementos que conectam a grande família do jogo
( ) liberdade de ação do jogador ou o caráter voluntário, de motivação interna e episódica da ação lúdica.
( ) prazer ou desprazer, futilidade, o “não-sério” ou efeito positivo.
( ) não-literalidade, reflexão de segundo grau, representação da realidade, imaginação.
( ) contextualização no tempo e no espaço.
( ) regras implícita ou explicitas.
( ) relevância do processo de brincar, caráter improdutivo, incerteza de resultados.
Assinale a sequencia correta
II- III e V, apenas.
I- II e III, apenas.
III- IV e V, apenas.
I- IV e V, apenas.
I- II e IV, apenas.
Ao analisarmos a balança elaborada por Bundy e nos depararmos com a seta apontada para baixo e a balança pendida para a direita. Qual interpretação que esta ação representa.
Ação da criança é extremamente controlada, intrinsecamente motivada e livre da realidade (não brincar).
Ação da criança é orientada por outro e motivada pelo outro (Brincar).
Ação da criança é internamente controlada, extrinsecamente motivada e orientada pelo outro (brincar).
Ação da criança é externamente controlada, extrinsecamente motivada e orientada pelo outro (não brincar).
Ação da criança é internamente controlada, intrinsecamente motivada e livre da realidade (brincar).
O filósofo Huizinga (1991) apud Monteiro (2014), fala do brincar como sendo a ação pela qual a civilização surgiu e se desenvolveu. Desta forma o autor afirma que este:
I. constitui uma autêntica escola de disciplina, que expõe e organiza emoções e afetos.
II. constitui um espaço de liberdade que a criança livremente aceita e exercita, pondo à prova as qualidades daquele que brinca, que deve sempre obedecer às regras do jogo.
III. brincar tem a ver com superar frustrações: a criança aprende a perder ainda que queira muito ganhar.
IV. as brincadeiras parecem funcionar como metáforas para as questões da vida, em que nem sempre se pode vencer.
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta.
I, II e IV, apenas
I, II, III e IV.
III e IV, apenas
I, II e III, apenas
I e II, apenas
Nas sociedades europeias, a partir do século XV, percebe-se que as relações sociais eram estabelecidas em nível de trocas afetivas e comunicações, que ocorriam fora da família. Neste contexto o jogo...
Analise as assertivas abaixo:
- Facilitador das relações
- Era praticado com naturalidade em toda sociedade europeia
- Era praticado independente de classe social ou faixa etária
- Constitui-se como parte do impulso humano.
Assinale a alternativa correta
1- 2- 3 e 4.
1 e 3, apenas
2 e 4, apenas
2- 3 e 4, apenas
1- 2 e 3, apenas
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) a cerca dos elementos que conectam a grande família do jogo
( ) liberdade de ação do jogador ou o caráter voluntário, de motivação interna e episódica da ação lúdica.
( ) prazer ou desprazer, futilidade, o “não-sério” ou efeito positivo.
( ) não-literalidade, reflexão de segundo grau, representação da realidade, imaginação.
( ) contextualização no tempo e no espaço.
( ) regras implícita ou explicitas.
( ) relevância do processo de brincar, caráter improdutivo, incerteza de resultados.
Assinale a sequencia correta
Ação da criança é extremamente controlada, intrinsecamente motivada e livre da realidade (não brincar).
Ação da criança é orientada por outro e motivada pelo outro (Brincar).
Ação da criança é internamente controlada, extrinsecamente motivada e orientada pelo outro (brincar).
Ação da criança é externamente controlada, extrinsecamente motivada e orientada pelo outro (não brincar).
Ação da criança é internamente controlada, intrinsecamente motivada e livre da realidade (brincar).
O filósofo Huizinga (1991) apud Monteiro (2014), fala do brincar como sendo a ação pela qual a civilização surgiu e se desenvolveu. Desta forma o autor afirma que este:
I. constitui uma autêntica escola de disciplina, que expõe e organiza emoções e afetos.
II. constitui um espaço de liberdade que a criança livremente aceita e exercita, pondo à prova as qualidades daquele que brinca, que deve sempre obedecer às regras do jogo.
III. brincar tem a ver com superar frustrações: a criança aprende a perder ainda que queira muito ganhar.
IV. as brincadeiras parecem funcionar como metáforas para as questões da vida, em que nem sempre se pode vencer.
Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta.
I, II e IV, apenas
I, II, III e IV.
III e IV, apenas
I, II e III, apenas
I e II, apenas
Nas sociedades europeias, a partir do século XV, percebe-se que as relações sociais eram estabelecidas em nível de trocas afetivas e comunicações, que ocorriam fora da família. Neste contexto o jogo...
Analise as assertivas abaixo:
- Facilitador das relações
- Era praticado com naturalidade em toda sociedade europeia
- Era praticado independente de classe social ou faixa etária
- Constitui-se como parte do impulso humano.
Assinale a alternativa correta
1- 2- 3 e 4.
1 e 3, apenas
2 e 4, apenas
2- 3 e 4, apenas
1- 2 e 3, apenas
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) a cerca dos elementos que conectam a grande família do jogo
( ) liberdade de ação do jogador ou o caráter voluntário, de motivação interna e episódica da ação lúdica.
( ) prazer ou desprazer, futilidade, o “não-sério” ou efeito positivo.
( ) não-literalidade, reflexão de segundo grau, representação da realidade, imaginação.
( ) contextualização no tempo e no espaço.
( ) regras implícita ou explicitas.
( ) relevância do processo de brincar, caráter improdutivo, incerteza de resultados.
Assinale a sequencia correta
I, II e IV, apenas
I, II, III e IV.
III e IV, apenas
I, II e III, apenas
I e II, apenas
Nas sociedades europeias, a partir do século XV, percebe-se que as relações sociais eram estabelecidas em nível de trocas afetivas e comunicações, que ocorriam fora da família. Neste contexto o jogo...
Analise as assertivas abaixo:
- Facilitador das relações
- Era praticado com naturalidade em toda sociedade europeia
- Era praticado independente de classe social ou faixa etária
- Constitui-se como parte do impulso humano.
Assinale a alternativa correta
1- 2- 3 e 4.
1 e 3, apenas
2 e 4, apenas
2- 3 e 4, apenas
1- 2 e 3, apenas
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) a cerca dos elementos que conectam a grande família do jogo
( ) liberdade de ação do jogador ou o caráter voluntário, de motivação interna e episódica da ação lúdica.
( ) prazer ou desprazer, futilidade, o “não-sério” ou efeito positivo.
( ) não-literalidade, reflexão de segundo grau, representação da realidade, imaginação.
( ) contextualização no tempo e no espaço.
( ) regras implícita ou explicitas.
( ) relevância do processo de brincar, caráter improdutivo, incerteza de resultados.
Assinale a sequencia correta
1- 2- 3 e 4.
1 e 3, apenas
2 e 4, apenas
2- 3 e 4, apenas
1- 2 e 3, apenas