HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO
Leia, com atenção, os textos a seguir.
TEXTO I
No século XVII ocorreu uma revolução espiritual que foi chamada de crise da consciência europeia. Ao opor à ciência contemplativa um saber ativo, o indivíduo não se contentava em “saber por saber”, como um simples espectador da harmonia do mundo, mas desejava “saber para transformar” (ARANHA, 2006, p. 152).
TEXTO II
O valor da ciência moderna não é teorético, especulativo, metafísico, mas empírico e técnico. Tal era também o pensamento do grande fundador da ciência moderna, Galileu Galilei, que afirmava ser o objeto da ciência não as essências metafísicas das coisas, e sim os fenômenos naturais, experimentalmente provados e matematicamente conexos (Disponível em: http://www.mundodosfilosofos.com.br/pensmoderno.htm#ixzz3iVoHE3ol. Acesso em 11/08/2015).
Da relação dos textos acima, é CORRETO inferir que:
o saber contemplativo, revelador das essências metafísicas, polarizou, de um lado, a moral cristã e, de outro, a tendência à laicização, impondo-se como ideal de tolerância.
o valor da ciência moderna, da técnica e da experimentação como fundamentos para a construção do conhecimento e acesso à verdade colaborou com a instituição de um saber ativo voltado para a transformação da realidade.
a nova visão de homem e de mundo gerada no século XVII não modificou as bases do saber que, profundamente contemplativo, revelou as essências metafísicas como objeto primordial da ciência.
o saber contemplativo, profundamente marcado pelas questões de fé, prevaleceu sobre a intenção reformista do século XVII, fortalecendo a tendência da moral e da religião na construção da harmonia social.
ao opor à ciência um saber ativo, a filosofia moderna redimensionou o campo da religião como fundamento para a construção do conhecimento das essências metafísicas das coisas.
O Renascimento, signo da transição da Idade Média para a Modernidade, sublinha uma série de importantes transformações socioculturais na Europa. Inspirado no humanismo, o movimento renascentista rompe com os paradigmas medievais de ordenamento do universo e organização da sociedade, redimensionando o homem e exaltando a razão e a liberdade. Neste contexto, a educação ganha contornos seculares que exercem influência direta nas práticas de ensino e a na relação com os saberes. Sobre as características da educação no Renascimento, julgue as afirmativas abaixo:
I A educação renascentista em nada se diferenciou da educação medieval, considerando que as práticas de ensino continuam valorizando a instrução religiosa.
II A formação intelectual voltava-se para o ideal renascentista da mais alta cultura humanística, com atenção especial ao ensino do grego e do latim.
III Ao contrário da tendência elitista dominante, Lutero trabalhou para a implantação da escola primária para todos, defendendo uma educação universal e pública.
IV A cultura humanista resgatada pelo renascimento marcou profundamente a educação, igualando o acesso de ricos e pobres aos ambientes educacionais.
V A criação das escolas jesuítas influenciou sobremaneira a educação renascentista ao valorizar a instrução dos conteúdos das letras humanas, filosofia e ciências.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, IV e V.
I, III e V.
II, III e V.
II, IV e V.
I, II e IV.
As mudanças culturais ocorridas por força das crises das velhas formas de governo e a ascensão ao poder de novos grupos sociais, especialmente na Itália dos anos 1420 a 1520, fortaleceram a luta contra a tirania e a defesa pela liberdade republicana. O pensamento renascentista trouxe consigo um sentimento de identificação com o passado romano e de orgulho pela tradição clássica greco-latina especialmente nas letras e nas artes.
Sobre o humanismo renascentista, julgue os itens a seguir.
I O cultivo da cultura clássica greco-romana resgatava a influência dos dogmas cristãos destacando a religiosidade como dimensão fundamental do homem.
II A ênfase na autonomia humana tencionava a recuperação do patrimônio filosófico-cultural clássico como fundamento da relação entre moralidade e liberdade.
III A valorização da dignidade humana fundamentada na liberdade indicava a busca pelo equilíbrio entre a emoção, a experiência e a razão.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
I e III.
II e III.
III, apenas.
As civilizações grega e romana exerceram um papel fundamental na construção do ideário político, ético e estético do mundo Ocidental. Neste período, destacam-se dois importantes momentos na educação: i) a educação grega, fundamentada sobre o conceito de Paideia, que traduz a busca pelo sentido consciente do agir do homem em sociedade; e, ii) a educação romana, essencialmente humanista, com vistas à formação da sensibilidade e do carácter.
Sobre as características da educação grega e da educação romana, julgue os itens abaixo.
I A educação grega, centrada na educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes), tinha como objetivo a formação de um cidadão completo em duas grandes dimensões da vida: a contemplação e a política.
II A nova concepção de cultura e a compreensão do lugar ocupado pelo indivíduo nas sociedades grega e romana pouco ou nada repercutiu nas práticas de ensino, uma vez que o saber cotidiano encontrava-se distanciado das questões de metafísica e de política.
III A educação romana, inspirada na antiga Paideia, tornou-se enciclopedista, evidenciando um ideal de educação geral voltada para a formação da pessoa culta. Neste novo momento, a educação encontra-se centrada na erudição dos conteúdos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e III.
II, apenas.
I, apenas.
I e II.
Leia, com atenção, a imagem e o texto a seguir.
Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a pré-história. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. [...] As primeiras expressões da arte eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes de argila das cavernas [...] somente muito tempo depois de dominarem a técnica das mãos em negativo, é que os artistas pré-históricos começaram a desenhar e a pintar animais.
(PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 2001, p. 10)
Sobre a pintura rupestre como forma de registro na pré-história, julgue os itens que seguem.
I O simplismo da arte rupestre limita a pesquisa histórica e a construção de conhecimentos sobre as formas de organização da vida dos povos primitivos.
II O surgimento da arte rupestre marca também o surgimento da escrita como forma de registro do cotidiano do homem primitivo.
III A arte rupestre surge na pré-história como forma de representação ágrafe dos diferentes costumes e do cotidiano do homem primitivo.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
II, somente.
I, somente.
II e III.
III, somente.
O saber histórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de três conceitos fundamentais: o fato histórico, o sujeito histórico e o tempo histórico. Levando em consideração a concepção progressista de ensino, assinale a alternativa CORRETA:
Os sujeitos da história são os personagens que, no uso de suas capacidades extraordinárias, desempenham ações individuais heroicas.
A complexidade dos fatos e as perspectivas subjetivas das vivências pessoais impede que o estudo do tempo histórico seja dimensionado.
O sujeito histórico, como agente de uma ação social individual ou coletiva, cria os sentidos que resultam na produção dos valores políticos, culturais, éticos e estéticos de uma sociedade.
O tempo histórico diz respeito ao estudo do tempo cronológico (calendário e datas), repercutindo uma compreensão factual da história.
Os fatos históricos são aqueles relacionados aos eventos políticos, às festas cívicas e às ações de heróis nacionais.
A Grécia antiga, berço dos jogos olímpicos, sempre deu destaque à educação física. O cuidado com a destreza do corpo nos esportes, porém, não dispensava a igual valorização da formação moral e estética. Por isso, os ideais gregos de liberdade e a crença na capacidade criadora do homem legaram, ao mundo ocidental, permanente significado. Acerca da educação grega, é CORRETO afirmar que:
A pedagogia grega preparava os cidadãos para o exercício intelectual e a prática pública da cidadania.
A educação das crianças na Grécia Clássica era função das famílias que transmitiam seus valores morais isoladamente.
A Paideia, como ideal de formação política do cidadão, tinha como objetivo a legitimação das práticas de poder.
O ensino da leitura e escrita era ministrado pelo mestre de letras que se ocupava da formação de meninos e meninas.
A educação promovia o acesso igualitário para meninos e meninas ao patrimônio intelectual produzido pelos filósofos.
As comunidades primitivas, fortemente marcadas pela tradição oral dos mitos e dos ritos sagrados, pela propriedade coletiva da terra, do trabalho e dos seus produtos, possui ainda, como característica distinta, um modelo de educação difusa. São características deste modelo de educação:
I As crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e rituais, sendo educadas “para a vida e por meio da vida”.
II É responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que como porta-voz do desejo da comunidade, transmitirá os valores fundamentais à vida coletiva.
III É uma educação integral – que abrange todo o saber da tribo – e universal, porque todos podem ter acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
IV O conhecimento mítico imprime uma tonalidade especial à educação, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados.
V A adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, IV e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
I, III e V.
II, III e IV.
A escola liberal visava atender os ideais do capitalismo emergente, destacando os estudos das teorias políticas e econômicas, além de valorizar o individualismo, a autonomia, as liberdades e o conhecimento racional como potencial transformador do meio social. Nota-se aí que a escola liberal não era, em si, democrática, uma vez que buscava legitimar uma determinada classe:
o saber contemplativo, revelador das essências metafísicas, polarizou, de um lado, a moral cristã e, de outro, a tendência à laicização, impondo-se como ideal de tolerância.
o valor da ciência moderna, da técnica e da experimentação como fundamentos para a construção do conhecimento e acesso à verdade colaborou com a instituição de um saber ativo voltado para a transformação da realidade.
a nova visão de homem e de mundo gerada no século XVII não modificou as bases do saber que, profundamente contemplativo, revelou as essências metafísicas como objeto primordial da ciência.
o saber contemplativo, profundamente marcado pelas questões de fé, prevaleceu sobre a intenção reformista do século XVII, fortalecendo a tendência da moral e da religião na construção da harmonia social.
ao opor à ciência um saber ativo, a filosofia moderna redimensionou o campo da religião como fundamento para a construção do conhecimento das essências metafísicas das coisas.
O Renascimento, signo da transição da Idade Média para a Modernidade, sublinha uma série de importantes transformações socioculturais na Europa. Inspirado no humanismo, o movimento renascentista rompe com os paradigmas medievais de ordenamento do universo e organização da sociedade, redimensionando o homem e exaltando a razão e a liberdade. Neste contexto, a educação ganha contornos seculares que exercem influência direta nas práticas de ensino e a na relação com os saberes. Sobre as características da educação no Renascimento, julgue as afirmativas abaixo:
I A educação renascentista em nada se diferenciou da educação medieval, considerando que as práticas de ensino continuam valorizando a instrução religiosa.
II A formação intelectual voltava-se para o ideal renascentista da mais alta cultura humanística, com atenção especial ao ensino do grego e do latim.
III Ao contrário da tendência elitista dominante, Lutero trabalhou para a implantação da escola primária para todos, defendendo uma educação universal e pública.
IV A cultura humanista resgatada pelo renascimento marcou profundamente a educação, igualando o acesso de ricos e pobres aos ambientes educacionais.
V A criação das escolas jesuítas influenciou sobremaneira a educação renascentista ao valorizar a instrução dos conteúdos das letras humanas, filosofia e ciências.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, IV e V.
I, III e V.
II, III e V.
II, IV e V.
I, II e IV.
As mudanças culturais ocorridas por força das crises das velhas formas de governo e a ascensão ao poder de novos grupos sociais, especialmente na Itália dos anos 1420 a 1520, fortaleceram a luta contra a tirania e a defesa pela liberdade republicana. O pensamento renascentista trouxe consigo um sentimento de identificação com o passado romano e de orgulho pela tradição clássica greco-latina especialmente nas letras e nas artes.
Sobre o humanismo renascentista, julgue os itens a seguir.
I O cultivo da cultura clássica greco-romana resgatava a influência dos dogmas cristãos destacando a religiosidade como dimensão fundamental do homem.
II A ênfase na autonomia humana tencionava a recuperação do patrimônio filosófico-cultural clássico como fundamento da relação entre moralidade e liberdade.
III A valorização da dignidade humana fundamentada na liberdade indicava a busca pelo equilíbrio entre a emoção, a experiência e a razão.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
I e III.
II e III.
III, apenas.
As civilizações grega e romana exerceram um papel fundamental na construção do ideário político, ético e estético do mundo Ocidental. Neste período, destacam-se dois importantes momentos na educação: i) a educação grega, fundamentada sobre o conceito de Paideia, que traduz a busca pelo sentido consciente do agir do homem em sociedade; e, ii) a educação romana, essencialmente humanista, com vistas à formação da sensibilidade e do carácter.
Sobre as características da educação grega e da educação romana, julgue os itens abaixo.
I A educação grega, centrada na educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes), tinha como objetivo a formação de um cidadão completo em duas grandes dimensões da vida: a contemplação e a política.
II A nova concepção de cultura e a compreensão do lugar ocupado pelo indivíduo nas sociedades grega e romana pouco ou nada repercutiu nas práticas de ensino, uma vez que o saber cotidiano encontrava-se distanciado das questões de metafísica e de política.
III A educação romana, inspirada na antiga Paideia, tornou-se enciclopedista, evidenciando um ideal de educação geral voltada para a formação da pessoa culta. Neste novo momento, a educação encontra-se centrada na erudição dos conteúdos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e III.
II, apenas.
I, apenas.
I e II.
Leia, com atenção, a imagem e o texto a seguir.
Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a pré-história. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. [...] As primeiras expressões da arte eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes de argila das cavernas [...] somente muito tempo depois de dominarem a técnica das mãos em negativo, é que os artistas pré-históricos começaram a desenhar e a pintar animais.
(PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 2001, p. 10)
Sobre a pintura rupestre como forma de registro na pré-história, julgue os itens que seguem.
I O simplismo da arte rupestre limita a pesquisa histórica e a construção de conhecimentos sobre as formas de organização da vida dos povos primitivos.
II O surgimento da arte rupestre marca também o surgimento da escrita como forma de registro do cotidiano do homem primitivo.
III A arte rupestre surge na pré-história como forma de representação ágrafe dos diferentes costumes e do cotidiano do homem primitivo.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
II, somente.
I, somente.
II e III.
III, somente.
O saber histórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de três conceitos fundamentais: o fato histórico, o sujeito histórico e o tempo histórico. Levando em consideração a concepção progressista de ensino, assinale a alternativa CORRETA:
Os sujeitos da história são os personagens que, no uso de suas capacidades extraordinárias, desempenham ações individuais heroicas.
A complexidade dos fatos e as perspectivas subjetivas das vivências pessoais impede que o estudo do tempo histórico seja dimensionado.
O sujeito histórico, como agente de uma ação social individual ou coletiva, cria os sentidos que resultam na produção dos valores políticos, culturais, éticos e estéticos de uma sociedade.
O tempo histórico diz respeito ao estudo do tempo cronológico (calendário e datas), repercutindo uma compreensão factual da história.
Os fatos históricos são aqueles relacionados aos eventos políticos, às festas cívicas e às ações de heróis nacionais.
A Grécia antiga, berço dos jogos olímpicos, sempre deu destaque à educação física. O cuidado com a destreza do corpo nos esportes, porém, não dispensava a igual valorização da formação moral e estética. Por isso, os ideais gregos de liberdade e a crença na capacidade criadora do homem legaram, ao mundo ocidental, permanente significado. Acerca da educação grega, é CORRETO afirmar que:
A pedagogia grega preparava os cidadãos para o exercício intelectual e a prática pública da cidadania.
A educação das crianças na Grécia Clássica era função das famílias que transmitiam seus valores morais isoladamente.
A Paideia, como ideal de formação política do cidadão, tinha como objetivo a legitimação das práticas de poder.
O ensino da leitura e escrita era ministrado pelo mestre de letras que se ocupava da formação de meninos e meninas.
A educação promovia o acesso igualitário para meninos e meninas ao patrimônio intelectual produzido pelos filósofos.
As comunidades primitivas, fortemente marcadas pela tradição oral dos mitos e dos ritos sagrados, pela propriedade coletiva da terra, do trabalho e dos seus produtos, possui ainda, como característica distinta, um modelo de educação difusa. São características deste modelo de educação:
I As crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e rituais, sendo educadas “para a vida e por meio da vida”.
II É responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que como porta-voz do desejo da comunidade, transmitirá os valores fundamentais à vida coletiva.
III É uma educação integral – que abrange todo o saber da tribo – e universal, porque todos podem ter acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
IV O conhecimento mítico imprime uma tonalidade especial à educação, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados.
V A adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, IV e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
I, III e V.
II, III e IV.
A escola liberal visava atender os ideais do capitalismo emergente, destacando os estudos das teorias políticas e econômicas, além de valorizar o individualismo, a autonomia, as liberdades e o conhecimento racional como potencial transformador do meio social. Nota-se aí que a escola liberal não era, em si, democrática, uma vez que buscava legitimar uma determinada classe:
I, IV e V.
I, III e V.
II, III e V.
II, IV e V.
I, II e IV.
As mudanças culturais ocorridas por força das crises das velhas formas de governo e a ascensão ao poder de novos grupos sociais, especialmente na Itália dos anos 1420 a 1520, fortaleceram a luta contra a tirania e a defesa pela liberdade republicana. O pensamento renascentista trouxe consigo um sentimento de identificação com o passado romano e de orgulho pela tradição clássica greco-latina especialmente nas letras e nas artes.
Sobre o humanismo renascentista, julgue os itens a seguir.
I O cultivo da cultura clássica greco-romana resgatava a influência dos dogmas cristãos destacando a religiosidade como dimensão fundamental do homem.
II A ênfase na autonomia humana tencionava a recuperação do patrimônio filosófico-cultural clássico como fundamento da relação entre moralidade e liberdade.
III A valorização da dignidade humana fundamentada na liberdade indicava a busca pelo equilíbrio entre a emoção, a experiência e a razão.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
I e III.
II e III.
III, apenas.
As civilizações grega e romana exerceram um papel fundamental na construção do ideário político, ético e estético do mundo Ocidental. Neste período, destacam-se dois importantes momentos na educação: i) a educação grega, fundamentada sobre o conceito de Paideia, que traduz a busca pelo sentido consciente do agir do homem em sociedade; e, ii) a educação romana, essencialmente humanista, com vistas à formação da sensibilidade e do carácter.
Sobre as características da educação grega e da educação romana, julgue os itens abaixo.
I A educação grega, centrada na educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes), tinha como objetivo a formação de um cidadão completo em duas grandes dimensões da vida: a contemplação e a política.
II A nova concepção de cultura e a compreensão do lugar ocupado pelo indivíduo nas sociedades grega e romana pouco ou nada repercutiu nas práticas de ensino, uma vez que o saber cotidiano encontrava-se distanciado das questões de metafísica e de política.
III A educação romana, inspirada na antiga Paideia, tornou-se enciclopedista, evidenciando um ideal de educação geral voltada para a formação da pessoa culta. Neste novo momento, a educação encontra-se centrada na erudição dos conteúdos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e III.
II, apenas.
I, apenas.
I e II.
Leia, com atenção, a imagem e o texto a seguir.
Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a pré-história. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. [...] As primeiras expressões da arte eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes de argila das cavernas [...] somente muito tempo depois de dominarem a técnica das mãos em negativo, é que os artistas pré-históricos começaram a desenhar e a pintar animais.
(PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 2001, p. 10)
Sobre a pintura rupestre como forma de registro na pré-história, julgue os itens que seguem.
I O simplismo da arte rupestre limita a pesquisa histórica e a construção de conhecimentos sobre as formas de organização da vida dos povos primitivos.
II O surgimento da arte rupestre marca também o surgimento da escrita como forma de registro do cotidiano do homem primitivo.
III A arte rupestre surge na pré-história como forma de representação ágrafe dos diferentes costumes e do cotidiano do homem primitivo.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
II, somente.
I, somente.
II e III.
III, somente.
O saber histórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de três conceitos fundamentais: o fato histórico, o sujeito histórico e o tempo histórico. Levando em consideração a concepção progressista de ensino, assinale a alternativa CORRETA:
Os sujeitos da história são os personagens que, no uso de suas capacidades extraordinárias, desempenham ações individuais heroicas.
A complexidade dos fatos e as perspectivas subjetivas das vivências pessoais impede que o estudo do tempo histórico seja dimensionado.
O sujeito histórico, como agente de uma ação social individual ou coletiva, cria os sentidos que resultam na produção dos valores políticos, culturais, éticos e estéticos de uma sociedade.
O tempo histórico diz respeito ao estudo do tempo cronológico (calendário e datas), repercutindo uma compreensão factual da história.
Os fatos históricos são aqueles relacionados aos eventos políticos, às festas cívicas e às ações de heróis nacionais.
A Grécia antiga, berço dos jogos olímpicos, sempre deu destaque à educação física. O cuidado com a destreza do corpo nos esportes, porém, não dispensava a igual valorização da formação moral e estética. Por isso, os ideais gregos de liberdade e a crença na capacidade criadora do homem legaram, ao mundo ocidental, permanente significado. Acerca da educação grega, é CORRETO afirmar que:
A pedagogia grega preparava os cidadãos para o exercício intelectual e a prática pública da cidadania.
A educação das crianças na Grécia Clássica era função das famílias que transmitiam seus valores morais isoladamente.
A Paideia, como ideal de formação política do cidadão, tinha como objetivo a legitimação das práticas de poder.
O ensino da leitura e escrita era ministrado pelo mestre de letras que se ocupava da formação de meninos e meninas.
A educação promovia o acesso igualitário para meninos e meninas ao patrimônio intelectual produzido pelos filósofos.
As comunidades primitivas, fortemente marcadas pela tradição oral dos mitos e dos ritos sagrados, pela propriedade coletiva da terra, do trabalho e dos seus produtos, possui ainda, como característica distinta, um modelo de educação difusa. São características deste modelo de educação:
I As crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e rituais, sendo educadas “para a vida e por meio da vida”.
II É responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que como porta-voz do desejo da comunidade, transmitirá os valores fundamentais à vida coletiva.
III É uma educação integral – que abrange todo o saber da tribo – e universal, porque todos podem ter acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
IV O conhecimento mítico imprime uma tonalidade especial à educação, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados.
V A adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, IV e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
I, III e V.
II, III e IV.
A escola liberal visava atender os ideais do capitalismo emergente, destacando os estudos das teorias políticas e econômicas, além de valorizar o individualismo, a autonomia, as liberdades e o conhecimento racional como potencial transformador do meio social. Nota-se aí que a escola liberal não era, em si, democrática, uma vez que buscava legitimar uma determinada classe:
I, apenas.
II, apenas.
I e III.
II e III.
III, apenas.
As civilizações grega e romana exerceram um papel fundamental na construção do ideário político, ético e estético do mundo Ocidental. Neste período, destacam-se dois importantes momentos na educação: i) a educação grega, fundamentada sobre o conceito de Paideia, que traduz a busca pelo sentido consciente do agir do homem em sociedade; e, ii) a educação romana, essencialmente humanista, com vistas à formação da sensibilidade e do carácter.
Sobre as características da educação grega e da educação romana, julgue os itens abaixo.
I A educação grega, centrada na educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes), tinha como objetivo a formação de um cidadão completo em duas grandes dimensões da vida: a contemplação e a política.
II A nova concepção de cultura e a compreensão do lugar ocupado pelo indivíduo nas sociedades grega e romana pouco ou nada repercutiu nas práticas de ensino, uma vez que o saber cotidiano encontrava-se distanciado das questões de metafísica e de política.
III A educação romana, inspirada na antiga Paideia, tornou-se enciclopedista, evidenciando um ideal de educação geral voltada para a formação da pessoa culta. Neste novo momento, a educação encontra-se centrada na erudição dos conteúdos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e III.
II, apenas.
I, apenas.
I e II.
Leia, com atenção, a imagem e o texto a seguir.
Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a pré-história. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. [...] As primeiras expressões da arte eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes de argila das cavernas [...] somente muito tempo depois de dominarem a técnica das mãos em negativo, é que os artistas pré-históricos começaram a desenhar e a pintar animais.
(PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 2001, p. 10)
Sobre a pintura rupestre como forma de registro na pré-história, julgue os itens que seguem.
I O simplismo da arte rupestre limita a pesquisa histórica e a construção de conhecimentos sobre as formas de organização da vida dos povos primitivos.
II O surgimento da arte rupestre marca também o surgimento da escrita como forma de registro do cotidiano do homem primitivo.
III A arte rupestre surge na pré-história como forma de representação ágrafe dos diferentes costumes e do cotidiano do homem primitivo.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
II, somente.
I, somente.
II e III.
III, somente.
O saber histórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de três conceitos fundamentais: o fato histórico, o sujeito histórico e o tempo histórico. Levando em consideração a concepção progressista de ensino, assinale a alternativa CORRETA:
Os sujeitos da história são os personagens que, no uso de suas capacidades extraordinárias, desempenham ações individuais heroicas.
A complexidade dos fatos e as perspectivas subjetivas das vivências pessoais impede que o estudo do tempo histórico seja dimensionado.
O sujeito histórico, como agente de uma ação social individual ou coletiva, cria os sentidos que resultam na produção dos valores políticos, culturais, éticos e estéticos de uma sociedade.
O tempo histórico diz respeito ao estudo do tempo cronológico (calendário e datas), repercutindo uma compreensão factual da história.
Os fatos históricos são aqueles relacionados aos eventos políticos, às festas cívicas e às ações de heróis nacionais.
A Grécia antiga, berço dos jogos olímpicos, sempre deu destaque à educação física. O cuidado com a destreza do corpo nos esportes, porém, não dispensava a igual valorização da formação moral e estética. Por isso, os ideais gregos de liberdade e a crença na capacidade criadora do homem legaram, ao mundo ocidental, permanente significado. Acerca da educação grega, é CORRETO afirmar que:
A pedagogia grega preparava os cidadãos para o exercício intelectual e a prática pública da cidadania.
A educação das crianças na Grécia Clássica era função das famílias que transmitiam seus valores morais isoladamente.
A Paideia, como ideal de formação política do cidadão, tinha como objetivo a legitimação das práticas de poder.
O ensino da leitura e escrita era ministrado pelo mestre de letras que se ocupava da formação de meninos e meninas.
A educação promovia o acesso igualitário para meninos e meninas ao patrimônio intelectual produzido pelos filósofos.
As comunidades primitivas, fortemente marcadas pela tradição oral dos mitos e dos ritos sagrados, pela propriedade coletiva da terra, do trabalho e dos seus produtos, possui ainda, como característica distinta, um modelo de educação difusa. São características deste modelo de educação:
I As crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e rituais, sendo educadas “para a vida e por meio da vida”.
II É responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que como porta-voz do desejo da comunidade, transmitirá os valores fundamentais à vida coletiva.
III É uma educação integral – que abrange todo o saber da tribo – e universal, porque todos podem ter acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
IV O conhecimento mítico imprime uma tonalidade especial à educação, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados.
V A adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, IV e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
I, III e V.
II, III e IV.
A escola liberal visava atender os ideais do capitalismo emergente, destacando os estudos das teorias políticas e econômicas, além de valorizar o individualismo, a autonomia, as liberdades e o conhecimento racional como potencial transformador do meio social. Nota-se aí que a escola liberal não era, em si, democrática, uma vez que buscava legitimar uma determinada classe:
II e III.
I e III.
II, apenas.
I, apenas.
I e II.
Leia, com atenção, a imagem e o texto a seguir.
Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a pré-história. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. [...] As primeiras expressões da arte eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes de argila das cavernas [...] somente muito tempo depois de dominarem a técnica das mãos em negativo, é que os artistas pré-históricos começaram a desenhar e a pintar animais.
(PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 2001, p. 10)
Sobre a pintura rupestre como forma de registro na pré-história, julgue os itens que seguem.
I O simplismo da arte rupestre limita a pesquisa histórica e a construção de conhecimentos sobre as formas de organização da vida dos povos primitivos.
II O surgimento da arte rupestre marca também o surgimento da escrita como forma de registro do cotidiano do homem primitivo.
III A arte rupestre surge na pré-história como forma de representação ágrafe dos diferentes costumes e do cotidiano do homem primitivo.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II.
II, somente.
I, somente.
II e III.
III, somente.
O saber histórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de três conceitos fundamentais: o fato histórico, o sujeito histórico e o tempo histórico. Levando em consideração a concepção progressista de ensino, assinale a alternativa CORRETA:
Os sujeitos da história são os personagens que, no uso de suas capacidades extraordinárias, desempenham ações individuais heroicas.
A complexidade dos fatos e as perspectivas subjetivas das vivências pessoais impede que o estudo do tempo histórico seja dimensionado.
O sujeito histórico, como agente de uma ação social individual ou coletiva, cria os sentidos que resultam na produção dos valores políticos, culturais, éticos e estéticos de uma sociedade.
O tempo histórico diz respeito ao estudo do tempo cronológico (calendário e datas), repercutindo uma compreensão factual da história.
Os fatos históricos são aqueles relacionados aos eventos políticos, às festas cívicas e às ações de heróis nacionais.
A Grécia antiga, berço dos jogos olímpicos, sempre deu destaque à educação física. O cuidado com a destreza do corpo nos esportes, porém, não dispensava a igual valorização da formação moral e estética. Por isso, os ideais gregos de liberdade e a crença na capacidade criadora do homem legaram, ao mundo ocidental, permanente significado. Acerca da educação grega, é CORRETO afirmar que:
A pedagogia grega preparava os cidadãos para o exercício intelectual e a prática pública da cidadania.
A educação das crianças na Grécia Clássica era função das famílias que transmitiam seus valores morais isoladamente.
A Paideia, como ideal de formação política do cidadão, tinha como objetivo a legitimação das práticas de poder.
O ensino da leitura e escrita era ministrado pelo mestre de letras que se ocupava da formação de meninos e meninas.
A educação promovia o acesso igualitário para meninos e meninas ao patrimônio intelectual produzido pelos filósofos.
As comunidades primitivas, fortemente marcadas pela tradição oral dos mitos e dos ritos sagrados, pela propriedade coletiva da terra, do trabalho e dos seus produtos, possui ainda, como característica distinta, um modelo de educação difusa. São características deste modelo de educação:
I As crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e rituais, sendo educadas “para a vida e por meio da vida”.
II É responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que como porta-voz do desejo da comunidade, transmitirá os valores fundamentais à vida coletiva.
III É uma educação integral – que abrange todo o saber da tribo – e universal, porque todos podem ter acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
IV O conhecimento mítico imprime uma tonalidade especial à educação, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados.
V A adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, IV e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
I, III e V.
II, III e IV.
A escola liberal visava atender os ideais do capitalismo emergente, destacando os estudos das teorias políticas e econômicas, além de valorizar o individualismo, a autonomia, as liberdades e o conhecimento racional como potencial transformador do meio social. Nota-se aí que a escola liberal não era, em si, democrática, uma vez que buscava legitimar uma determinada classe:
I e II.
II, somente.
I, somente.
II e III.
III, somente.
O saber histórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de três conceitos fundamentais: o fato histórico, o sujeito histórico e o tempo histórico. Levando em consideração a concepção progressista de ensino, assinale a alternativa CORRETA:
Os sujeitos da história são os personagens que, no uso de suas capacidades extraordinárias, desempenham ações individuais heroicas.
A complexidade dos fatos e as perspectivas subjetivas das vivências pessoais impede que o estudo do tempo histórico seja dimensionado.
O sujeito histórico, como agente de uma ação social individual ou coletiva, cria os sentidos que resultam na produção dos valores políticos, culturais, éticos e estéticos de uma sociedade.
O tempo histórico diz respeito ao estudo do tempo cronológico (calendário e datas), repercutindo uma compreensão factual da história.
Os fatos históricos são aqueles relacionados aos eventos políticos, às festas cívicas e às ações de heróis nacionais.
A Grécia antiga, berço dos jogos olímpicos, sempre deu destaque à educação física. O cuidado com a destreza do corpo nos esportes, porém, não dispensava a igual valorização da formação moral e estética. Por isso, os ideais gregos de liberdade e a crença na capacidade criadora do homem legaram, ao mundo ocidental, permanente significado. Acerca da educação grega, é CORRETO afirmar que:
A pedagogia grega preparava os cidadãos para o exercício intelectual e a prática pública da cidadania.
A educação das crianças na Grécia Clássica era função das famílias que transmitiam seus valores morais isoladamente.
A Paideia, como ideal de formação política do cidadão, tinha como objetivo a legitimação das práticas de poder.
O ensino da leitura e escrita era ministrado pelo mestre de letras que se ocupava da formação de meninos e meninas.
A educação promovia o acesso igualitário para meninos e meninas ao patrimônio intelectual produzido pelos filósofos.
As comunidades primitivas, fortemente marcadas pela tradição oral dos mitos e dos ritos sagrados, pela propriedade coletiva da terra, do trabalho e dos seus produtos, possui ainda, como característica distinta, um modelo de educação difusa. São características deste modelo de educação:
I As crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e rituais, sendo educadas “para a vida e por meio da vida”.
II É responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que como porta-voz do desejo da comunidade, transmitirá os valores fundamentais à vida coletiva.
III É uma educação integral – que abrange todo o saber da tribo – e universal, porque todos podem ter acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
IV O conhecimento mítico imprime uma tonalidade especial à educação, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados.
V A adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, IV e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
I, III e V.
II, III e IV.
A escola liberal visava atender os ideais do capitalismo emergente, destacando os estudos das teorias políticas e econômicas, além de valorizar o individualismo, a autonomia, as liberdades e o conhecimento racional como potencial transformador do meio social. Nota-se aí que a escola liberal não era, em si, democrática, uma vez que buscava legitimar uma determinada classe:
Os sujeitos da história são os personagens que, no uso de suas capacidades extraordinárias, desempenham ações individuais heroicas.
A complexidade dos fatos e as perspectivas subjetivas das vivências pessoais impede que o estudo do tempo histórico seja dimensionado.
O sujeito histórico, como agente de uma ação social individual ou coletiva, cria os sentidos que resultam na produção dos valores políticos, culturais, éticos e estéticos de uma sociedade.
O tempo histórico diz respeito ao estudo do tempo cronológico (calendário e datas), repercutindo uma compreensão factual da história.
Os fatos históricos são aqueles relacionados aos eventos políticos, às festas cívicas e às ações de heróis nacionais.
A Grécia antiga, berço dos jogos olímpicos, sempre deu destaque à educação física. O cuidado com a destreza do corpo nos esportes, porém, não dispensava a igual valorização da formação moral e estética. Por isso, os ideais gregos de liberdade e a crença na capacidade criadora do homem legaram, ao mundo ocidental, permanente significado. Acerca da educação grega, é CORRETO afirmar que:
A pedagogia grega preparava os cidadãos para o exercício intelectual e a prática pública da cidadania.
A educação das crianças na Grécia Clássica era função das famílias que transmitiam seus valores morais isoladamente.
A Paideia, como ideal de formação política do cidadão, tinha como objetivo a legitimação das práticas de poder.
O ensino da leitura e escrita era ministrado pelo mestre de letras que se ocupava da formação de meninos e meninas.
A educação promovia o acesso igualitário para meninos e meninas ao patrimônio intelectual produzido pelos filósofos.
As comunidades primitivas, fortemente marcadas pela tradição oral dos mitos e dos ritos sagrados, pela propriedade coletiva da terra, do trabalho e dos seus produtos, possui ainda, como característica distinta, um modelo de educação difusa. São características deste modelo de educação:
I As crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e rituais, sendo educadas “para a vida e por meio da vida”.
II É responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que como porta-voz do desejo da comunidade, transmitirá os valores fundamentais à vida coletiva.
III É uma educação integral – que abrange todo o saber da tribo – e universal, porque todos podem ter acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
IV O conhecimento mítico imprime uma tonalidade especial à educação, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados.
V A adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, IV e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
I, III e V.
II, III e IV.
A escola liberal visava atender os ideais do capitalismo emergente, destacando os estudos das teorias políticas e econômicas, além de valorizar o individualismo, a autonomia, as liberdades e o conhecimento racional como potencial transformador do meio social. Nota-se aí que a escola liberal não era, em si, democrática, uma vez que buscava legitimar uma determinada classe:
A pedagogia grega preparava os cidadãos para o exercício intelectual e a prática pública da cidadania.
A educação das crianças na Grécia Clássica era função das famílias que transmitiam seus valores morais isoladamente.
A Paideia, como ideal de formação política do cidadão, tinha como objetivo a legitimação das práticas de poder.
O ensino da leitura e escrita era ministrado pelo mestre de letras que se ocupava da formação de meninos e meninas.
A educação promovia o acesso igualitário para meninos e meninas ao patrimônio intelectual produzido pelos filósofos.
As comunidades primitivas, fortemente marcadas pela tradição oral dos mitos e dos ritos sagrados, pela propriedade coletiva da terra, do trabalho e dos seus produtos, possui ainda, como característica distinta, um modelo de educação difusa. São características deste modelo de educação:
I As crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e rituais, sendo educadas “para a vida e por meio da vida”.
II É responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que como porta-voz do desejo da comunidade, transmitirá os valores fundamentais à vida coletiva.
III É uma educação integral – que abrange todo o saber da tribo – e universal, porque todos podem ter acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
IV O conhecimento mítico imprime uma tonalidade especial à educação, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados adequados.
V A adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, IV e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
I, III e V.
II, III e IV.
A escola liberal visava atender os ideais do capitalismo emergente, destacando os estudos das teorias políticas e econômicas, além de valorizar o individualismo, a autonomia, as liberdades e o conhecimento racional como potencial transformador do meio social. Nota-se aí que a escola liberal não era, em si, democrática, uma vez que buscava legitimar uma determinada classe:
I, IV e V.
II, IV e V.
I, III e IV.
I, III e V.
II, III e IV.