HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO


O Renascimento, signo da transição da Idade Média para a Modernidade, sublinha uma série de importantes transformações socioculturais na Europa. Inspirado no humanismo, o movimento renascentista rompe com os paradigmas medievais de ordenamento do universo e organização da sociedade, redimensionando o homem e exaltando a razão e a liberdade. Neste contexto, a educação ganha contornos seculares que exercem influência direta nas práticas de ensino e a na relação com os saberes. Sobre as características da educação no Renascimento, julgue as afirmativas abaixo:


I A educação renascentista em nada se diferenciou da educação medieval, considerando que as práticas de ensino continuam valorizando a instrução religiosa.

II A formação intelectual voltava-se para o ideal renascentista da mais alta cultura humanística, com atenção especial ao ensino do grego e do latim.

III Ao contrário da tendência elitista dominante, Lutero trabalhou para a implantação da escola primária para todos, defendendo uma educação universal e pública.

IV A cultura humanista resgatada pelo renascimento marcou profundamente a educação, igualando o acesso de ricos e pobres aos ambientes educacionais.

V A criação das escolas jesuítas influenciou sobremaneira a educação renascentista ao valorizar a instrução dos conteúdos das letras humanas, filosofia e ciências.


Estão CORRETAS as afirmativas:




  • I, IV e V.

  • I, III e V.

  • II, III e V.

  • II, IV e V.

  • I, II e IV.