HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO


A racionalidade proposta pelos iluministas buscava desenvolver uma educação baseada na capacidade de pensar como um valor fundamental, afastando-se do ensino da escolástica, utilizado no Antigo Regime. Assim, não fazia mais sentido manter a escola atrelada à Igreja, a educação vinculada à religião, nem aos interesses de uma única classe privilegiada.

 

Desse modo, é CORRETO afirmar que a educação e a escola na era moderna deveriam ser:


obrigatória, não-religiosa e independente de privilégios de classes.


não-obrigatória e com ênfase no estudo dos conteúdos de humanidades.


obrigatória, não-religiosa e de acesso gratuito a todos os níveis de ensino.


religiosa e com ênfase nos estudos das teorias da escolástica medieval.


religiosa, não-obrigatória e de acesso gratuito no ensino elementar.

A educação iluminista, fortalecida pela tendência liberal e laica, apontava caminhos liberais e progressistas. Nesse contexto, a pedagogia rousseauniana destacou-se pela centralização do interesse pedagógico no aluno com o objetivo de formar o homem como um sujeito livre e autônomo. Isto posto, julgue os itens a seguir.

 

I Rousseau criticava os costumes aristocráticos, recusava o intelectualismo e defendia uma educação afastada do artificialismo das convenções sociais.

II Rousseau defendia uma pedagogia positiva, baseada na imposição da autoridade do professor, na obediência e na reprodução dos conhecimentos historicamente produzidos e acumulados.

III Rousseau não valorizava o conhecimento transmitido e queria que a criança aprendesse a pensar, não como um processo que vem de fora, mas como desenvolvimento interno e natural.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, apenas.


I e III.


I, apenas.


II e III.


I e II.

As mudanças culturais ocorridas por força das crises das velhas formas de governo e a ascensão ao poder de novos grupos sociais, especialmente na Itália dos anos 1420 a 1520, fortaleceram a luta contra a tirania e a defesa pela liberdade republicana. O pensamento renascentista trouxe consigo um sentimento de identificação com o passado romano e de orgulho pela tradição clássica greco-latina especialmente nas letras e nas artes.

 

Sobre o humanismo renascentista, julgue os itens a seguir.

 

I O cultivo da cultura clássica greco-romana resgatava a influência dos dogmas cristãos destacando a religiosidade como dimensão fundamental do homem.

II A ênfase na autonomia humana tencionava a recuperação do patrimônio filosófico-cultural clássico como fundamento da relação entre moralidade e liberdade.

III A valorização da dignidade humana fundamentada na liberdade indicava a busca pelo equilíbrio entre a emoção, a experiência e a razão.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.


II, apenas.


III, apenas.


II e III.


I, apenas.

Segundo Schmidt (1999, p. 112), “o Renascimento foi o período de renovação de ideias. Teve início na Itália e depois se espalhou pela Europa. O Renascimento foi também uma época de grandes artistas e escritores, como Leonardo da Vinci, Michelângelo e Shakespeare. A vida cultural deixou de ser controlada pela Igreja Católica e foi influenciada por estudiosos da Antiguidade grego-romana chamados de humanistas”. Sobre o Renascimento, assinale a alternativa CORRETA.


A produção intelectual do Renascimento, seja na literatura, na filosofia, na ciência ou nas artes, demonstrava interesse em resgatar o pensamento religioso medieval.


A cultura humanista resgatada pelo renascimento marcou profundamente a educação, igualando o acesso de ricos e pobres aos ambientes educacionais.


O humanismo renascentista marcou o fortalecimento da cultura medieval e a influência da religiosidade na organização da educação e das práticas pedagógicas.


A educação renascentista em nada se diferenciou da educação medieval, considerando que as práticas de ensino continuam valorizando a instrução religiosa.


O Renascimento desencadeou o movimento conhecido como humanismo, indicando a procura de uma nova imagem do homem e da cultura.

Segundo o professor e filósofo Alfredo Storck, "descrever a filosofia medieval é descrever um fenômeno complexo", haja vista que a cultura medieval é um amálgama de elementos greco-romanos, germânicos e cristãos.

 

Sobre a educação sociedade medieval, avalie as afirmações a seguir.

 

I Os pensadores da Escolástica retomaram à filosofia platônica a fim de destacar temas como o conhecimento e a moral adaptando-os à ótica cristã.

II As escolas monacais, criadas com a finalidade pedagógica de educação dos novos monges, focavam as práticas de ensino na instrução para o trabalho e os ofícios manuais.

III A reforma educacional promovida pelos carolíngios responsabilizou a escola palatina pela difusão dos novos estudos nas escolas monacais e paroquiais.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, apenas.


II e III.


I, apenas.


I e II.


III, apenas.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

O ideal de educação que se coloca em Roma é o da formação do bom orador. Esse deve reunir as qualidades da dialética, da filosofia, da poesia, do ramo jurídico e da arte de atuar. Somados a esses aspectos, vem o exímio comportamento moral, cosmopolita e multicultural, já que o Império Romano agregava diversos povos e culturas. O novo modelo de educação se resumia na palavra humanitas, correspondente à Paidéia grega.

 

(AIDAR, M. A.; BORGES, A. C. História Geral da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, p. 74)

 

Considerando o texto em destaque, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

Os pedagogos romanos encaravam a reflexão filosófica com descrença e, quando a ela recorriam, preferiam os assuntos éticos e morais influenciados pelos pensadores do período helenístico.

PORQUE

O ideal de ensino enciclopedista, centrado na erudição dos conteúdos, tornava a trama do discurso romano mais literária que filosófica.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.


A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.


As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições falsas.


A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.

O surgimento das primeiras civilizações no norte da África e na Ásia marca a transição de um modelo social igualitário, comum às comunidades tribais, para uma sociedade de classes. O desenvolvimento dos ofícios especializados, das técnicas de agricultura, pastoreio e o surgimento do comércio, deram forma a uma sociedade complexa, assinalada pela rígida divisão de classes, pela religião organizada e pelo Estado centralizador.

 

Sobre as características de organização social nas civilizações orientais, julgue os itens a seguir.

      

I São sociedades complexas e burocráticas, porém com organização social flexível e economia baseada na propriedade privada da terra e dos produtos do trabalho.

II São sociedades hidráulicas, teocráticas, de economia baseada na propriedade estatal e servidão coletiva, expressiva influência da religião e nenhuma mobilidade social.

III São sociedades de estruturas homogêneas e igualitárias, com pequena participação da religião e ampla mobilidade social decorrente da divisão do trabalho.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


III, somente.


I e III.


II, somente.


I e II.


I, somente.

Leia, com atenção, os textos a seguir.

 

Texto I

Admite-se que todos os homens, independentemente de sua condição social, são capazes de transformar as circunstancias de vida social, quando organizados, informados e conscientes do que é melhor para a coletividade. Assim, o ensino é um dos mais importantes instrumentos de que a sociedade dispõe para preparar o homem como agente de transformações. O ensino é, portanto, o instrumento que permite ao aluno conhecer a realidade que o circunda e preparar-se para atuar sobre ela de modo criativo e competente (CRUZ, 2010).

 

Texto II

A capacidade crítica se adquire com permanente olhar dedicado aos deslocamentos da vida social, cuja consciência histórica deve ser trazida à visão do aluno, não importando se o curso seja de matemática, biologia, fisica ou geografia, de se sociologia ou de psicologia. Ciências naturais e ciências humanas estão envolvidas num mesmo grande ambiente de produção de condições de possibilidade da vida humana: a sociedade.

 

(BITTAR, Eduardo C. B. A escola como espaço de emancipação dos sujeitos. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/cursos/edh/redh/04/4_1_bittar_escola.pdf. Acesso em fev. 2018)

Da relação entre os textos, é CORRETO inferir que:


a natureza instrutiva da escola limita o papel social que lhe é inerente, invializando qualquer trabalho de transformação da realidade política e social.


o ensino encontra-se limitado ao plano da reprodução de conteúdos e, por isso, não se constitui como instrumetno capaz de promover mudanças sociais significativas.


o aluno só pode ser considerado competente quando consegue instrumentalizar os conteúdos disciplinares transmitidos pela escola.


o ensino torna os indivíduos capazes de questionar, criticar e transformar de modo criativo e competente a realidade social e política em que se encontram inseridos.


o ensino é um instrumento importante somente quando os alunos apresentam domínio pleno dos conteúdos curriculares básicos.

A decadência do Império Romano do Ocidente fez surgir, a partir do século V, uma nova estruturação da vida social europeia, dando origem à chamada Idade Média. Segundo o professor e filósofo Alfredo Storck, "descrever a filosofia medieval é descrever um fenômeno complexo", haja vista que a cultura medieval é um amálgama de elementos greco-romanos, germânicos e cristãos.

 

Sobre a educação sociedade medieval, é CORRETO afirmar que:


as escolas monacais, criadas com a finalidade pedagógica de educação dos novos monges, focavam as práticas de ensino na instrução para o trabalho e os ofícios manuais.


a decadência da organização social na Idade Média não atingiu as escolas, uma vez que a oferta do ensino respondia, sobretudo, a uma demanda de formação para o trabalho no campo.


os cristãos medievais concebiam o homem como um sujeito ativo na construção do conhecimento e a fé constituía apenas um recurso de transcendência material.


o renascimento carolíngio marcou uma importante reforma na educação medieval. A escola palatina passou a ser a responsável pela difusão dos novos estudos nas escolas monacais e paroquiais.


ao retomarem a filosofia platônica, os pensadores da Escolástica destacaram temas como o conhecimento e a moral adaptando-os à ótica cristã.

A história resulta da necessidade de reconstruirmos o passado, relatando os acontecimentos que decorreram da ação transformadora dos indivíduos no tempo, por meio da seleção (e da construção) dos fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir de diferentes métodos. A respeito das concepções de história, julgue as afirmativas abaixo, assinalando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.


( ) Para os povos tribais, fazer história consistia em recontar, pela imitação dos gestos dos deuses, os mitos e os acontecimentos sagrados.

( ) A superação da visão de mundo sem movimento deu à história, na Idade Média, o reconhecimento de saber científico.

( ) Na Modernidade, a concepção cíclica de história foi substituída pela descrição linear dos fatos no tempo, segundo as relações de causa e efeito.

( ) A historiografia contemporânea faz articulações entre a micro e a macro história, estabelecendo ligações entre a história econômica e o papel dos indivíduos.

( ) A historiografia positivista evidencia uma concepção de história como contradição dialética, confirmando as análises baseadas na infraestrutura e na luta de classes.


Assinale a sequência CORRETA:


F, F, V, V, F.


V, V, F, F, V.


V, F, F, V, F.


F, V, F, F, V.


V, F, V, V, F.