HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO


A decadência do Império Romano do Ocidente fez surgir, a partir do século V, uma nova estruturação da vida social europeia, dando origem à chamada Idade Média. Segundo o professor e filósofo Alfredo Storck, "descrever a filosofia medieval é descrever um fenômeno complexo", haja vista que a cultura medieval é um amálgama de elementos greco-romanos, germânicos e cristãos.

 

Sobre a educação sociedade medieval, é CORRETO afirmar que:




  • as escolas monacais, criadas com a finalidade pedagógica de educação dos novos monges, focavam as práticas de ensino na instrução para o trabalho e os ofícios manuais.

  • a decadência da organização social na Idade Média não atingiu as escolas, uma vez que a oferta do ensino respondia, sobretudo, a uma demanda de formação para o trabalho no campo.

  • os cristãos medievais concebiam o homem como um sujeito ativo na construção do conhecimento e a fé constituía apenas um recurso de transcendência material.

  • o renascimento carolíngio marcou uma importante reforma na educação medieval. A escola palatina passou a ser a responsável pela difusão dos novos estudos nas escolas monacais e paroquiais.

  • ao retomarem a filosofia platônica, os pensadores da Escolástica destacaram temas como o conhecimento e a moral adaptando-os à ótica cristã.