HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL


A democratização da educação é imprescindível para a consolidação da democracia. Assim, não se pode pensar em sociedade democrática ou em Estado Democrático de Direito, se não houver uma escola verdadeiramente democrática e práticas pedagógicas voltadas para a humanização, socialização e subjetivação.

 

Partindo da relação entre a educação, a cidadania e a democracia, julgue as assertivas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

 

( ) O professor é o “homem dos conceitos”. A ele cabe a tarefa de transmitir e garantir a assimilação dos conhecimentos produzidos e acumulados historicamente.

( ) O professor é “formador” e, por isso, deve realizar mediações e propor conexões entre os saberes, fazendo da sala de aula o espaço do diálogo e valorização da culturalidade.

( ) A escola é o lugar do entrecruzamento do projeto coletivo da sociedade com os projetos existenciais de alunos e professores.

( ) A consolidação dos direitos políticos, sociais e civis não passa pela escola, uma vez que se trata de um debate pertinente somente à esfera política e aos representes eleitos pelo povo.

( ) À escola cabe a expansão da consciência crítica e reflexiva de seus alunos. É ela que torna educacionais as ações pedagógicas que as impregna com finalidades políticas da cidadania.

 

Assinale a sequência CORRETA.


F, V, V, F, V.


V, F, F, V, F.


V, F, V, V. F.


F, V, V, V, F.


F, V, F, V, F.

O período em que Getúlio Vargas permaneceu no poder (1930 a 1945), foi marcado por um governo centralizador e por um forte controle estatal. Com relação aos intelectuais e à imprensa, a política cultural do Estado Novo (1937-1945) caracterizou-se:


por uma política de coerção indiscriminada aos intelectuais adversários do populismo getulista.


por um clima de indiferença à expressão cultural dos intelectuais contrários ao Estado Novo.


pela valorização da liberdade de expressão de ideias, ainda que contrárias ao projeto getulista.


pelo fortalecimento da política de massa que viabilizava o trabalho dos intelectuais.


por uma política de ações seletivas, e práticas de censura e repressão aos opositores declarados Estado Novo.

O cenário educacional e pedagógico do século XX foi marcado pela busca de uma escola realista e que estivesse em conformidade com o mundo em constante transformação. A escola nova, com sua preocupação com o trabalho, tem como seus representantes mais emblemáticos Pestalozzi e Dewey, para quem a educação é um produto da sociedade e, por isso, possui uma função social. Por intermédio da educação, a sociedade formularia seu propósito, organizando seus próprios meios e recursos, dirigindo os indivíduos no sentido em que ela pretenderia se mover. E no Brasil, como se apresentava a educação?

 

A esse respeito, julgue as afirmações a seguir, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.

 

( ) No período de 1930 a 1945 os ensinos secundário e profissionalizante ocupavam lugar de destaque na educação em geral, sendo acessíveis aos indivíduos de todas as camadas sociais.

( ) A estrutura de classes era restrita e não havia sentido na escolarização das classes subordinadas, visto que para os trabalhadores da agricultura não havia a necessidade da leitura.

( ) Com o fim do Império e a Proclamação da República, houve um fortalecimento da sociedade política e o surgimento de escolas militares de nível superior.

( ) Com a promulgação da Lei 4024/61, primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi extinta a aprendizagem de ofícios industriais e houve, através do Plano Nacional de Educação, a valorização da educação em nível superior e a garantia de seu acesso a todos os cidadãos por meio de políticas públicas de inclusão social.

( ) Na Constituição de 1937 foi instituído o ensino profissionalizante, previsto para as classes menos privilegiadas (Art. 129). A Lei previa a obrigação das indústrias e dos sindicatos na criação de escolas de aprendizagem voltadas para a área de sua especialização.

 

Assinale a sequência CORRETA.


F, V, V, F, V.


F, F, V, F, V.


V, F, F, V, F.


V, V, F, F, V.


F, V, F, F, V.

Pestalozzi, Froebel e Herbart não só exerceram significativa influência sobre a educação de seu tempo, como, sobremaneira, contribuíram com a fertilização das ideias pedagógicas do século XIX. A respeito desses pensadores, julgue os itens a seguir.

 

I Pestalozzi defendia a educação popular extensiva a todos e afirmava que o indivíduo é um todo cujas partes (espírito, coração, mão) devem ser cultivadas para o desenvolvimento do conhecer, do querer e do agir.

II A pedagogia de Froebel, profundamente marcada pelo misticismo, culminou no desenvolvimento de uma pedagogia social e ética, cuja finalidade era a formação do caráter moral por meio do esclarecimento da vontade.

III Segundo Herbat, a educação moral (formação da vontade) não se separa da instrução (esclarecimento intelectual), o que supõe uma unidade das atividades mentais do querer e do pensar.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II e III.


I e III.


II, somente.


I e II.


III, somente.

O pensamento pedagógico do século XIX não sofreu apenas as influências do novo modelo econômico e social imposto pelo fenômeno da industrialização e da urbanização acelerada. Também as novas postulações no campo da filosofia e das ciências contribuíram para a criação de um novo campo de conhecimentos pedagógicos. Acerca do positivismo e suas influências sobre a educação, julgue as afirmativas a seguir.

 

I O termo positivismo designa a observação e controle do real em oposição às formas teológicas ou metafísicas de explicação do mundo.

II O positivismo pouco influenciou as escolas estatais que, tradicionalmente humanistas e religiosas, continuaram privilegiando a teologia e a filosofia.

III A perspectiva positivista influenciou diretamente a pedagogia, que passou a compreender a aprendizagem como processo racional, mecânico e utilitário.

IV O positivismo atribui ao conhecimento humano as mesmas relações invariáveis de causa e efeito comandadas pelas leis da natureza.

V O positivismo exprime o entusiasmo pelo método das ciências humanas e sociais como único caminho para o conhecimento verdadeiro.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


II, III e IV.


I, IV e V.


II, IV e V.


I, III e IV.


I, III e V.

A ideia de experiência surge de maneira constante na obra de Walter Benjamin e, quando aparece – ou apenas se insinua –, provoca uma série de reflexões/devires que se constituem antes como desvios do próprio pensamento. Para o filósofo, a experiência – erfahrung – é algo que se passa entre pessoas: lugar da construção dos sentidos; ciclos abertos que possibilitam uma forma de construção narrativa intercambiada.

 

Sobre o conceito de experiência em Walter Benjamin, assinale a alternativa CORRETA.


A experiência amplia as condições de construção da cultura de massa na indústria cultural.


A experiência limita a formação crítico-reflexiva e o desenvolvimento da criatividade.


A experiência diminui a autonomia intelectual e o espaço de comunicação do indivíduo na sociedade.


A experiência promove uma profunda capacidade de comunicação e de aproximação com o Outro.


A experiência isola o indivíduo no exacerbado apego de sua história pessoal.

A crítica que Walter Benjamin remete à experiência concerne a compreensão habitual do termo como o que diz respeito às vivências – erlebnis – e, por isso mesmo, ao isolamento do indivíduo em sua história pessoal como exacerbado apego às exigências de sua existência. No campo da educação escolar, a crítica que aí se destaca coloca sob suspeita a ideia de formação e de cultura estabelecidas nas sociedades capitalistas do pós-iluminismo.

 

De acordo com Walter Benjamin, é possível afirmar que o empobrecimento da experiência:

 

I modifica o domínio das interações humanas e pedagógicas frustrando a construção de aprendizagens significativas.

II admite a existência de processos de aquisição de informação em detrimento dos processos de elaboração de sentidos.

III supõe a perda da capacidade de intercambiar experiências de comunicação e de elaborar alegorias como causa do empobrecimento da experiência.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.


I, somente.


II e III.


I e II.


II, somente.

Apesar de representar importantes avanços quanto à criação e atribuição de organicidade a um sistema de ensino com abrangência de âmbito nacional, a reforma Francisco Campos pouco avançou no que diz respeito à democratização da educação no Brasil. O lugar de destaque dado à educação na década de 1930 respondia apenas às novas e complexas formas da sociedade urbano-industrial. Conforme Moraes (2000, p. 132), havia clara consciência acerca da função social da educação: “a educação rural, para conter a migração do campo para as cidades e a formação técnico-profissional do trabalhador, visando solucionar o problema das agitações urbanas”.

 

Sobre as críticas à reforma Francisco Campos, analise as afirmativas a seguir, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.

 

( ) O ensino secundário, de caráter enciclopédico, permaneceu acessível a pequenos grupos sociais que podiam passar cinco anos adquirindo uma “sólida cultura geral”.

( ) A oferta do ensino secundário em dois ciclos permitiu igual condições de permanência na escola e unificou a formação escolar e a preparação para o trabalho.

( ) A falta de articulação entre o ensino secundário e comercial evidenciava a rigidez do sistema, enquanto seu enciclopedismo tornava o ensino seletivo e elitizante.

( ) A reforma do ensino superior e a criação do ensino comercial permitiam a superação da histórica dualidade existente quanto à formação profissional e acadêmica.

( ) O retorno do ensino religioso ao currículo escolar atendia aos interesses dos educadores católicos a fim de reforçar o apoio da igreja às questões políticas.

 

Assinale a sequência CORRETA.


F, F, V, V, F.


V, V, V, F, F.


V, F, V, F, V.


F, V, F, V, F.


F, F, V, V, V.

Na vigência do Estado Novo (1937-1945), o ministro Gustavo Capanema empreendeu outras reformas do ensino, regulamentadas por diversos decretos-leis assinados de 1942 a 1946 e denominados Leis Orgânicas de Ensino. A chamada reforma Capanema não só consagrou a tendência renovadora delineada por Francisco Campos, como reafirmou os princípios da Constituição de 1937 quanto à educação e seus objetivos.

 

Sobre os impactos da reforma Capanema no campo educacional, julgue as afirmativas a seguir.

 

I A criação dos serviços de aprendizagem industrial e comercial refletiam o contexto de divisão econômico-social do trabalho e demarcação das classes e papéis sociais.

II A Lei Orgânica do Ensino Primário permitiu a democratização do acesso à educação escolar, refletindo a preocupação do Estado com a formação integral dos cidadãos.

III A Lei Orgânica do Ensino Secundário caracterizou-se como ponto central da reforma Capanema ao pressupor a especificidade do ensino secundário de caráter acadêmico, propedêutico e elitista.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


III, somente.


I e II.


I, somente.


II, somente.


I e III.

Às vésperas da chegada da corte ao Rio de Janeiro, o Brasil era um amontoado de regiões mais ou menos autônomas, sem comércio ou qualquer outra forma de relacionamento [...] Era uma população analfabeta, pobre e carente de tudo. [...] no governo de D. João VI, apenas 2,5% dos homens livres em idade escolar eram alfabetizados (GOMES, 2007, p. 12).

 

No trecho acima, Gomes esboça o quadro de atraso econômico, político e social em que se encontrava a colônia à época da chegada de D. João VI e da transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 1808. Sobre as transformações sociais, culturais e econômicas ocorridas nesse período, julgue as afirmativas abaixo.

 

I Na economia, a abertura dos portos e o substancial volume de importações, exportações e comércio escravagista fizeram com que o Rio de Janeiro se tornasse o mais importante centro naval e comercial do império.

II O florescimento econômico, cultural e educacional determinou uma mudança substantiva nos hábitos e costumes típicos da população da colônia, refletindo a elegância e os padrões europeus de etiqueta.

III A priorização dos níveis elementares de ensino, a criação de novas escolas de primeiras letras e o fortalecimento das políticas de formação e valorização dos professores ampliaram o acesso igualitário à educação.

IV Na cultura, além da imprensa régia que fez surgir publicações periódicas sob proteção oficial, destacam-se, ainda, a criação da Biblioteca Nacional, do Museu Real e do Jardim Botânico.

V Na educação, a ação joanina seguiu a tendência geral da estatização e controle da educação escolar em níveis secundário e superior nas mãos do Estado.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


II, III e V.


I, IV e V.


I, III e V.


II, IV e V.


I, II e IV.

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