HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
A democratização da educação é imprescindível para a consolidação da democracia. Assim, não se pode pensar em sociedade democrática ou em Estado Democrático de Direito, se não houver uma escola verdadeiramente democrática e práticas pedagógicas voltadas para a humanização, socialização e subjetivação.
Partindo da relação entre a educação, a cidadania e a democracia, julgue as assertivas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) O professor é o “homem dos conceitos”. A ele cabe a tarefa de transmitir e garantir a assimilação dos conhecimentos produzidos e acumulados historicamente.
( ) O professor é “formador” e, por isso, deve realizar mediações e propor conexões entre os saberes, fazendo da sala de aula o espaço do diálogo e valorização da culturalidade.
( ) A escola é o lugar do entrecruzamento do projeto coletivo da sociedade com os projetos existenciais de alunos e professores.
( ) A consolidação dos direitos políticos, sociais e civis não passa pela escola, uma vez que se trata de um debate pertinente somente à esfera política e aos representes eleitos pelo povo.
( ) À escola cabe a expansão da consciência crítica e reflexiva de seus alunos. É ela que torna educacionais as ações pedagógicas que as impregna com finalidades políticas da cidadania.
Assinale a sequência CORRETA.