HISTÓRIA DA ÁFRICA, CULTURAS AFRICANA E INDÍGENA NO BRASIL


Leia o trecho abaixo:

A Lei 10.639 e, posteriormente, a Lei 11.645, que dá a mesma orientação quanto à temática indígena, não são apenas instrumentos de orientação para o combate à discriminação. São também Leis afirmativas, no sentido de que reconhecem a escola como lugar da formação de cidadãos e afirmam a relevância de a escola promover a necessária valorização das matrizes culturais que fizeram do Brasil o país rico, múltiplo e plural que somos. (HADDAD, F.; SANTOS, E. Plano Nacional de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. MEC, 2009, p. 5).

 

É correto, portanto, afirmar que a aplicação de tais leis contribui para:

 


Alcançar os conhecimentos da dominação do homem branco sobre os demais povos.


Promover a equidade entre os alunos sem levar em consideração suas diferenças étnicas.


Construir uma identidade igualitária entre os cidadãos brasileiros.


Garantir o direito de aprender a história e a cultura de povos exóticos.


Reconhecer e valorizar as diferenças e garantir a todos o direito de singularidade e identidade.

A prática do preconceito étnico-racial é comum e tem sido determinantemente combatida e desacreditada principalmente pelas Ciências Humanas e Sociais, como forma de convivência no mundo contemporâneo. À prática desse tipo de preconceito podemos associar corretamente os conceitos de:

 


Multiculturalismo e intolerância racial.


Relativismo cultural e integração cultural.


Tolerância étnica e diversidade cultural.


Intolerância racial e etnocentrismo.


Etnocentrismo e identidade cultural.

Leia atentamente o trecho abaixo:

Quando se fala em cultura africana deve-se pensar em culturas africanas, tendo em vista que os africanos que para o Brasil foram trazidos à força, pertenciam a diversas sociedades de diferentes locais do continente africano, com línguas, costumes e formas de exercer a fé distintos, e que por sua vez haviam tido a influência anterior de outras culturas, inclusive a árabe. (AIDAR, M. A. M. Relações étnico raciais: algo sobre os brasileiros. Uniube, 2013).

 

Em relação ao trecho acima, podemos afirmar que a expressão “cultura afro-brasileira” define uma:

 


tradição das culturas africanas trazidas para o Brasil que se mantiveram originais.


cultura inovadora e original, criada a partir dos negros libertos.


combinação e reelaboração de diversas culturas trazidas da África.


fusão entre as culturas da África e a cultura europeia dos portugueses.


combinação entre as culturas africanas, indígenas e europeias.

A cultura afro-brasileira estabeleceu-se sob o jugo da violência repressiva e conseguiu se desenvolver apesar de todas as tentativas de silenciá-la, durante os séculos de escravidão e período subsequente. Um de seus desdobramentos foi a literatura, sobre a qual destacamos os seguintes aspectos:

 

I - A tradição literária afro-brasileira foi concebida em sua forma escrita, praticamente durante todo o período colonial, apesar das obras serem distribuídas de forma clandestina entre os escravos.

II - Machado de Assis, Lima Barreto e Luis Gama são grandes expoentes da literatura afrobrasileira, cujas obras abordavam as questões relativas ao negro no Brasil.

III - A literatura negra no Brasil surgiu como estratégia de sobrevivência psicológica e como forma de resistência em relação ao cânone literário dominante.

 

É correto o que se afirma em:

 


I e III, apenas.


II, apenas.


III, apenas.


II e III, apenas.


I, II e III.

Leia com atenção a citação: É importante notar que, a partir de uma generalização, o preconceito enquadra toda uma minoria. Assim, por exemplo, “todos” os negros seriam inferiores, não só alguns. [...] Quando se fala em minorias tem sempre um gaiato que diz que as minorias são maioria, pois se somarmos as mulheres aos negros, aos migrantes e aos outros já teríamos uma ampla maioria. Teríamos, sim, se estivéssemos falando de matemática e não de preconceito. (PINSKY, Jaime. Serviço de negro. In: 12 faces do preconceito. São Paulo: Contexto, 2011, p.22).

Assinale a alternativa que melhor expressa a ideia colocada pelo autor no fragmento:

 


Não existem minorias, já que todos os sujeitos formam uma maioria social.


O conceito de minorias exclui certos grupos do convívio social.


Os negros sofrem preconceito por serem minoria numérica na sociedade brasileira.


O conceito de minorias é social e ideológico, não numérico, o que reforça o preconceito.


Não existe preconceito contra as minorias, já que eles são maioria em nossa sociedade.

De acordo com o IBGE, nos últimos dez anos, a estrutura da população brasileira mudou em termos de cor ou raça, com destaque para uma maior proporção das pessoas que se declaram como negras e pardas, de 44,7% da população em 2000 para 50,7% em 2010. (Dados do Censo 2010) Mais da metade da população brasileira é formada por negros e pardos e ainda há a necessidade de reafirmação de direitos. Com base nesses dados analise as assertivas abaixo:

 

I – O preconceito racial no Brasil faz parte da sua história, do seu passado escravista e de uma abolição que pouco modificou a situação dos negros.

II – O “mito da democracia racial” ainda existe na sociedade brasileira e parte substancial dela ainda nega a existência do racismo.

III – Devido ao processo de mestiçagem, a discriminação racial no Brasil é mínima, visto que todos os cidadãos têm acesso em igualdade aos direitos sociais.

IV – É dever do Estado promover políticas públicas e ações afirmativas que visam o enfrentamento e a superação das desigualdades étnicas decorrentes do preconceito e da discriminação étnica.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 


II e IV.


I, II e IV.


I e II.


III e IV.


I, II e III.

Após refletir sobre o continente africano em suas peculiaridades geográficas, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

 

(    ) Um continente atravessado por três importantes paralelos – o Equador e os trópicos de Câncer e de Capricórnio – enorme variedade climática e, consequentemente, vasta biodiversidade.

(    ) O clima altamente diversificado está atrelado às baixas altitudes e baixas latitudes.

(   ) Amplo litoral (mais de 27.000 quilômetros) e uma base geológica de relevo extremamente antiga.

(   ) Altitude média de cerca de 350 metros, sua hidrografia é pobre, apresentando uns poucos grandes rios e outros tantos temporários e concentrados em localidades áridas.

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 


F; F; F; F.


V; V; F; V.


V; V; V; V.


V; V; F; F.


V; F; V; F.

Sobre a estrutura e as características das sociedades na África pré-colonial, aponte as afirmativas que apresentam informações corretas:

 

I. A África Pré-colonial se dividia em uma grande diversidade de reinos ou impérios independentes, que funcionavam com a forma de organização política e socioeconômica do continente.

II. A escravidão na África era um fenômeno diretamente relacionado à dinâmica política do continente.

III. Nas sociedades africanas, a sucessão dos governantes, via de regra, não se dava de forma hereditária. Em geral, os governantes eram eleitos ou indicados.

IV. Havia uma relação direta entre a guerra e a escravidão nas sociedades africanas, que tinha sua raiz na fragmentação política que caracterizava essas sociedades no período pré-colonial.

 

As afirmativas corretas estão contidas em:

 


II e III, apenas.


I e III, apenas.


I, II, III e IV.


I e II, apenas.


II e IV, apenas.

Considerando a ação expansionista europeia e a colonização de territórios africanos, marque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas seguintes:

 

(   ) A progressiva inserção da costa ocidental da África na esfera de influência europeia liga-se, portanto, ao desenvolvimento das práticas mercantilistas que orientavam o comércio das nações europeias pela busca de mercados fornecedores, matérias-primas e metais preciosos.

(   ) Inicialmente, os portugueses foram atraídos para a África Negra por causa do ouro, que obtinham no norte da África pelas mãos de mercadores árabes que o adquiriam por meio das rotas comerciais que vinham da África Negra e atravessam o deserto do Saara.

(   ) O intuito das navegações à África Subsaariana era “driblar” os comerciantes árabes e obter o ouro diretamente com os povos da África, estabelecendo assim uma nova rota de comércio para o ouro africano

(   ) Entre o Alto Senegal e o Alto Níger, numa região de planaltos bem irrigada pelos afluentes do Senegal, os portugueses constituíram rapidamente sua única colônia, pouco lucrativa, que não conseguia assegurar a dominação daquela porção do vale do Níger (sul de Bamako).

 

Agora assinale a alternativa contendo a sequência correta:

 


F F F F


V F F V


V F V F


V V V F


F F V F

A ciência nos informa que mais antigo ancestral do homem foi encontrado na África e data de cem milhões de anos. Analise as assertivas abaixo sobre a origem da humanidade:

 

I – A arqueologia, a biologia, a física, a paleontologia, a geologia e a química são ciências que estudam a origem da humanidade.

II – Para datar a idade de um fóssil encontrado em escavações, é utilizada a técnica do Carbono 14. Quanto menor a quantidade desses átomos, maior será a idade do fóssil.

III – Por apresentar o maior número de referências sobre os primeiros tempos do homem, acreditase que a África seja o berço da humanidade.

IV – Ardi e Lucy são os esqueletos mais antigos encontrados na África. Lucy tem 3,2 milhões de anos.

 

Estão corretas as assertivas contidas em:

 


I e IV, apenas.


II e III, apenas.


III e IV, apenas.


I, II, III, IV.


I, apenas.

Páginas: 1234567