HISTÓRIA DA ÁFRICA, CULTURAS AFRICANA E INDÍGENA NO BRASIL
De acordo com o IBGE, nos últimos dez anos, a estrutura da população brasileira mudou em termos de cor ou raça, com destaque para uma maior proporção das pessoas que se declaram como negras e pardas, de 44,7% da população em 2000 para 50,7% em 2010. (Dados do Censo 2010) Mais da metade da população brasileira é formada por negros e pardos e ainda há a necessidade de reafirmação de direitos. Com base nesses dados analise as assertivas abaixo:
I – O preconceito racial no Brasil faz parte da sua história, do seu passado escravista e de uma abolição que pouco modificou a situação dos negros.
II – O “mito da democracia racial” ainda existe na sociedade brasileira e parte substancial dela ainda nega a existência do racismo.
III – Devido ao processo de mestiçagem, a discriminação racial no Brasil é mínima, visto que todos os cidadãos têm acesso em igualdade aos direitos sociais.
IV – É dever do Estado promover políticas públicas e ações afirmativas que visam o enfrentamento e a superação das desigualdades étnicas decorrentes do preconceito e da discriminação étnica.
É correto apenas o que se afirma em: