GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO


O espaço urbano apresenta organização e hierarquia próprias de uma dinâmica orientada pelas diversas atividades econômicas e pelos interesses daqueles que direcionam a produção da cidade. Considerando o espaço urbano analise as afirmativas abaixo.

I- O espaço urbano é produzido de forma a garantir a reprodução das relações sociais de produção, cuja ordenação apoia-se no sistema capitalista.

II- A cidade ao ser apropriada pelas diversas atividades econômicas, se constitui como território que se organiza apenas com base na economia.

III- O espaço urbano apresenta características próprias que derivam da produção social, que se relaciona ao uso e à apropriação do solo urbano.

IV- O espaço urbano está fragmentado enquanto periferia com favelas, de população pobre e bairros de alto luxo com população rica.

É correto o que se afirma em:


I, III e IV. 
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.

“[...] A cidade é uma realização humana, uma criação que ganha forma e conteúdo ao longo do processo histórico. Ela se materializa com base em condições históricas específicas. Altera sua forma, função e características em cada período histórico, sendo um produto da divisão do trabalho, bem como da centralização do poder. A necessidade de o homem se organizar em um dado espaço no sentido de integrá-lo, articulando-o a outros espaços, rompendo-se o isolamento entre as áreas de sua influência, pode ser o principal pressuposto de formação das cidades”. FONSECA, Valter Machado; CRUZ, Nelson Ney Dantas. O espaço urbano. Dinâmica dos processos sociais, políticos e econômicos no espaço. São Paulo: Pearson, 2010.

Considerando a origem histórica das cidades avalie as afirmações abaixo.

I- As populações nômades foram cruciais para a organização dos espaços urbanos, pois por elas que as técnicas de produção agrícola se desenvolveram.

II- A divisão do trabalho reflete a hierarquização social e da sociedade que é dividida em classes.

III- A atividade marítima foi dispensável para construção de cidades marítimas, pois o seu desenvolvimento comercial foi sustentado pela caça e pesca.

IV- As cidades que haviam desaparecido com o declínio do comércio, no Mar Mediterrâneo, começam novamente a surgir no século XI.

É correto apenas o que se afirma em:


II, III e IV. 
I e III.
I, II e IV.
I e II.
III e IV.

Produto Interno Bruto (PIB) e Produto Nacional Bruto (PNB) são indicadores importantíssimos, utilizados para retratar a realidade econômica de um país. No entanto, nem sempre pode-se considerar rico um país com elevado PIB ou PNB, afinal de contas, é preciso também mencionar quantas pessoas usufruem desse montante, ou seja, como fica essa renda, se igualmente distribuída entre os habitantes do país em questão.

De acordo com nossos estudos e seus conhecimentos sobre esse assunto, veja quantas e quais das alternativas abaixo estão corretas:

I) O PIB per capita é uma medida relacionada à economia, utilizada pelo PNUD para avaliar o PNB de um país.

II) PIB é o valor total produzido em um país em um ano, em todos os setores da atividade econômica.

III) O PIB de um país é calculado de acordo com a declaração de imposto de renda realizado pela população.

IV) O Brasil é o país que apresenta um dos maiores PIBs do mundo, mas que apresenta renda per capita média.

V) Como a China tem uma população muito numerosa, sua renda per capita é baixa, apesar de todo seu dinamismo.

De acordo com as frases acima, é possível afirmar que:


Quatro delas estão corretas sendo que a “um” está errada.     
Quatro delas estão corretas sendo que a “três” está errada.    
Três delas estão corretas sendo que a “um” e a “quatro” estão erradas.
Três delas estão erradas, sendo que a “três” e a “quatro” estão corretas.    
Quatro delas estão erradas sendo que a “dois” está correta.     

Vimos, em nossos estudos, que no planeta há áreas de concentração e áreas de dispersão populacional e, por isso, o crescimento vegetativo também pode ser influenciado por processos migratórios. Na imagem abaixo, observe o contraste entre Tijuana (à direita), cidade mexicana, e San Diego (à esquerda), cidade estadunidense. 


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Border_Mexico_USA.jpg, acessado em Out. 2015.

 

Com base nos estudos de população deste componente e na análise da fotografia é possível afirmar que:

I) Devido ao grande fluxo imigratório de mexicanos para os Estados Unidos da América, este país construiu uma cerca na fronteira com o México.

II) A população dos Estados Unidos é quase três vezes a do México. No entanto, a população mexicana está muito mais concentrada do que a dos EUA.

III) O desenvolvimento da economia capitalista industrial fez dos Estados Unidos a nação mais rica do mundo. Por isso o país atrai tantos imigrantes, especialmente latinos.

IV) A maior parte dos imigrantes mexicanos procuram os Estados Unidos para trabalhar no setor primário da economia, devido à grande disponibilidade de vagas.

V)  O sul dos Estados Unidos, localizado ao norte do México, é a região mais industrializada do país, o que explica o fluxo constante de imigrantes pela área.

 É CORRETO o que se afirmar em:


I, II, V, apenas.
II, III, IV, apenas. 
I, II, III, apenas
III, IV, V, apenas.
IV e V, apenas.

Segundo seus estudos sobre a distribuição da população no mundo leia com atenção as assertivas a seguir, julgue-as verdadeiras ou falsas:

Quanto maior a população, mais mão de obra e mais consumidores. Portanto, os países mais populosos do mundo são também os de maior economia. Cada lugar apresenta diferenças de acordo com sua paisagem natural e composição humana, no que se refere à cultura, política e economia. Apenas os fatores históricos são determinantes para explicar a vigorosa disparidade de povoamento entre as diversas partes dos continentes. Diferentemente das outras espécies, o homem é capaz de transformar o ambiente em seu beneficio próprio, ou seja, o homem adapta o ambiente em que vive a suas necessidades. População se define por um conjunto de indivíduos da mesma espécie, que dividem um mesmo espaço.

É correto afirmar que:


Estão corretas as assertivas I, III, V.
Estão corretas as assertivas II, III, IV, V.
Estão corretas as assertivas III, IV, V.
Estão corretas as assertivas II, IV, V.
Estão corretas as assertivas I, II, III, IV.

O confucionismo é uma filosofia oriental chinesa criada por Confúcio no século VI a. C. A moral, a política e a pedagogia são valorizadas por esse sistema.

“O Confucionismo foi a doutrina oficial na China durante quase 2 mil anos, do século II até o início do século XX. Fora da China, a maioria dos confucionistas está na Ásia, principalmente no Japão, na Coréia do Sul e em Cingapura”.

(http://www.amcbr.com.br/Confucionismo.pdf, acesso em 09/08/2011)

 Com base nos seus conhecimentos sobre a civilização oriental leia as afirmativas abaixo e assinale a que melhor CARACTERIZA a filosofia oriental.


A população oriental domina, além da China, alguns outros países da Ásia, como a Mongólia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong, dentre outros.
A civilização oriental luta para sobreviver nas áreas por onde se espalhou. A falta d’água e os terrenos áridos fizeram dessa uma “civilização hidráulica”.
Para os orientais o confucionismo, o taoismo e o budismo são linhas de pensamento, consideradas também religião, que diferenciam ideologicamente o Oriente do Ocidente.
Embora seja uma das nações mais ricas do mundo, a China tem grande parte de sua população, especialmente a dos trabalhadores camponeses, vivendo na miséria.
A China é país mais populoso do mundo. A forma de governo desse país é intitulada comunismo, com partido único, embora o país seja um dos mais competitivos da atualidade. 

De acordo, com seus estudos sobre os determinantes do índice de desenvolvimento humano e distribuição populacional, analise as pirâmides de idade a seguir representantes dos anos de 2000 e 2020 no Brasil, e faça o que se pede. Compare as duas pirâmides, julgue verdadeiras ou falsas as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta 

                                                           2000                                                                            2020

I- Segundo as pirâmides, a projeção para 2020 é de envelhecimento da população, ou seja, a população tende a viver mais tempo.

II- De acordo com as pirâmides etárias apresentadas, entre o período de 2000 a 2020 a menor quantidade de pessoas possui idade entre 70 e 80 anos.

III- De acordo com ambas as pirâmides, a população de homens (em 2000 e 2020) é maior que a população de mulheres

IV- Segundo as informações das pirâmides apresentadas, em 2020 haverá uma diminuição na taxa de natalidade.

V- As pirâmides apresentadas que nos dois períodos (2000 e 2020) a quantidade de mulheres supera a quantidade de homens.


Estão corretas apenas as assertivas I, III, IV, V.
Estão corretas apenas as assertivas I, II, III, V.
Estão corretas apenas as assertivas III, IV, V.
Estão corretas apenas as assertivas I, II, IV, V. 
Estão corretas apenas as assertivas II, III, IV, V.

As pirâmides etárias são importantes instrumentos para análise da estrutura da população de um país, pois evidenciam a distribuição de mulheres e homens por faixa de idade, e dão uma ideia da qualidade de vida de um país, por evidenciarem a natalidade e expectativa de vida. Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre a importância e significação desse gráfico, observe a pirâmide etária do Brasil de 2005 e, em seguida veja quais das afirmativas afirmam verdades a respeito dela e desse assunto, em geral:

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brazil_population_pyramid_2005.png, acessado em 02/08/2011.

 

I) A estrutura populacional evidenciada nas pirâmides etárias é resultado dos nascimentos, óbitos e migrações, e apontam características sociais e culturais de um país.

II) Nas pirâmides etárias há três grupos principais de idade: jovens, adultos e idosos. A população feminina aparece do lado direito e a masculina do lado esquerdo do gráfico.

III) No Brasil de 2005 a população masculina jovem superava a feminina da mesma faixa etária (até 19 anos). No entanto, havia mais idosas do que idosos.

IV) A partir dos 25 anos de idade a pirâmide etária se estreita, devido a programas de emigração para os Estados Unidos, muito divulgados no ano de 2005.

V) Há uma relação direta entre o desenvolvimento e o tamanho da base de uma pirâmide etária. Assim, quanto mais desenvolvida a base, mais desenvolvido o país. 

É correto apenas o que se afirma em 


I, II e III.
III, IV e V.
II, III e V.
I, III e V.
I, II e IV.

Na Unidade Didática ou capítulo três estudamos sobre os fluxos migratórios e as concentrações populacionais. Vimos que, atualmente, os países desenvolvidos têm elaborado estratégias para conter o fluxo imigratório para suas regiões, por meio da fiscalização das suas fronteiras. O objetivo desses países é evitar uma explosão demográfica em seu território, o que significaria concorrência pelos postos de trabalho e pelo espaço.

Assim, leia a reportagem disposta abaixo e, a seguir, veja qual das afirmações está de acordo com o texto:

 

Geórgia sanciona lei anti-imigração semelhante à adotada no Arizona

Lei pune quem abrigar ou transportar imigrantes ilegais

O governador da Geórgia, Nathan Deal, assinou nesta sexta-feira (13), a lei HB 87, uma medida anti-imigração similar à S.B. 1070 do Arizona, em meio a protestos de organizações civis e da comunidade hispânica nos Estados Unidos.

A medida permite às autoridades locais verificar o status migratório de uma pessoa e pune quem abrigar ou transportar imigrantes ilegais, cláusula que gerou preocupação entre congregações religiosas e organizações civis que atendem esta comunidade. Além disso, a lei exigiria que empresas com mais de dez funcionários utilizassem o sistema de verificação federal de dados "E-Verify" para checar a situação migratória de seus contratados”.

(http://noticias.r7.com/internacional/noticias/georgia-sanciona-lei-anti-imigracao-semelhante-a-adotada-no-arizona-20110513.html, em 03/08/2011)

A partir da leitura do texto é possível afirmar que:


Os imigrantes não são bem-vindos em nenhum estado dos Estados Unidos, pois são os responsáveis pela violência ascendente das grandes metrópoles estadunidenses.
Apenas na Geórgia e no Arizona os imigrantes não são bem-vindos. Nos demais estados dos Estados Unidos não há preconceito contra os imigrantes.
Os Estados Unidos tem feito propaganda para atrair imigrantes. No entanto, são bem-vindos os mexicanos com visto de estudante e turista.
Os Estados Unidos tem feito esforços para conter a imigração de mexicanos. No entanto, brasileiros são bem-vistos no país, devido ao perfil de nossa mão de obra.
A lei anti-imigração sancionada na Geórgia deve punir não somente os imigrantes ilegais, como também seus patrões, locatários e motoristas. 

Existe uma intrínseca relação entre povoamento suas formas de efetivação, atividades desenvolvidas, administração da economia, distribuição de renda- e o crescimento populacional. Com base nesse raciocínio analise e julgue as sentenças abaixo:

 

1. Um dos fatores que contribui para o volume populacional nas áreas temperadas é a imigração, que equilibra as baixas taxas de natalidade.

2. Nas regiões temperadas há uma maior preocupação com o aumento da natalidade, já que a sociedade de consumo requer mão de obra abundante.

3. Nas áreas temperadas, mais modernizadas, o próprio consumo acarreta prejuízos relevantes para a população, ligados à maior degradação do ambiente.

4. Em regiões capitalistas subdesenvolvidas, como na África, verifica-se, por razões diversas, uma redução populacional constante.

5. Em qualquer continente ou região do mundo verifica-se um aumento populacional constante, definido pelos avanços nas áreas da política e da medicina.

 

Pode-se afirmar que estão corretas as assertivas:


2 e 4
1 e 3
3 e 5
1 e 2
4 e 5
Páginas: 123