GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO


A China é um país de contrastes. A Revolução Cultural desencadeada por Mao Tsé-tung mudou radicalmente o país. O chamado “comunismo” chinês investiu pesado na indústria bélica e em obras de infraestrutura, movimentados pela abundante mão de obra do país e a grande disponibilidade de recursos minerais e energéticos.

Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre a China, leia as alternativas dispostas abaixo da imagem e julgue-as como corretas (C) e incorretas (I):

(  ) A Revolução Cultural Chinesa representou uma resposta ao autoritarismo dos antigos imperadores. A ideia era revolucionar, de fato, a cultura, para que o país recuperasse a liberdade de expressão, perdida durante o Império.

(  )   A Revolução Chinesa de 1949 seguiu os moldes da antiga União Soviética. O poder político deveria, portanto, ser centralizado, controlado pelo Partido Comunista Chinês. Mao Tsé-tung foi o líder máximo da Revolução Chinesa.

(  ) Apesar do investimento da China comunista na indústria, o país sofreu dos mesmos soviéticos de baixa produtividade e qualidade da produção, concentração dos investimentos no setor belicista e a burocratização do setor, dentre outros.

(  ) Já em 1970 a China era um país urbanizado. Desta forma, como a produção agrícola tendia è redução constante, o governo instituiu uma norma para que toda a produção tivesse origem na mão de obra familiar e fosse entregue ao Estado.

(  ) Na China o camponês sempre foi necessitado. A ausência total de iniciativa privada no campo reduziu a competitividade do setor, resultando em grande escassez alimentícia no país, já que sua população é a maior do mundo.

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:




  • I, C, C, I, I.

  • I, C, I, I, I.

  • I, I, C, I, I.

  • I, C, C, I, C.

  • C, C, C, I, I.