GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO


Vimos em nossos estudos que as concentrações populacionais na América do Norte, em especial nos EUA, não se comparam às concentrações em regiões do continente asiático, como a China e a Índia. Aliás, a Ásia abriga mais de 60% da população mundial. Sobre a China é correto afirmar:




  • A industrialização na China se efetiva com grandes vínculos comunistas, uma vez que se associa ao processo de modernização pela abertura de sua economia, porém os lucros das empresas não podem sair do país.

  • Apesar do crescimento das empresas privadas nas zonas econômicas especiais e do aumento da presença do capital estrangeiro, a maior parte das indústrias chinesas ainda pertence ao Estado.

  • Na China há grande disparidade entre a população do campo e da cidade. No campo a qualidade de vida é muito melhor, pois a população está distante das fábricas poluidoras. Isso contribui com a redução da mortalidade infantil. 

  • No final dos anos 1970 foram criadas as comunas agrícolas populares, comunidades pertencentes ao Estado onde cada família deve cultivar a terra de acordo com as necessidades da Nação, além de entregar ao Estado parte da produção.

  • A China é um país de contrastes. Essa república adota dois sistemas econômicos: o comunista e o socialista. Esses dois modelos econômicos são comandados pelo Partido Socialista Chinês.