GEOGRAFIA AGRÁRIA
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
O agronegócio, também conhecido por seu nome em inglês "agribusiness", cujas cadeias produtivas se baseiam na agricultura e na pecuária, apresenta um grande dinamismo econômico. Com relação ao agronegócio, em geral, e a esse ramo no Brasil, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmativas:
( ) O café, a soja, o álcool e o açúcar, juntamente com a pecuária podem ser considerados as estrelas do agronegócio brasileiro. Esses produtos garantem um volume elevado na pauta de exportações no país.
( ) O agronegócio é o setor rural que inclui as atividades agropecuárias dentro da porteira, ou seja, as atividades de processamento e comercialização dos produtos provenientes do campo não fazem parte daquele ramo.
( ) O agronegócio é o conjunto da cadeia produtiva ligado à agropecuária, incluindo todas as atividades de indústria e serviços de antes, durante e depois da produção. O foco desse ramo está na gestão das atividades que engloba.
( ) A expansão do agronegócio no Brasil provocou mudanças no campo, gerou riquezas e contribuiu para a concentração de rendas e terras. Essa expansão contribuiu com o êxodo rural.
( ) O modelo produtivo do agronegócio não apresenta viabilidade econômica na atualidade, por isso há uma forte tendência em países como o Brasil, de concentrar atenções na produção rural familiar menos modernizada.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
FFVVV
VFVVF
VFFFV
VVVFF
FVFVF
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Na década de 1930, em decorrência da crise econômica mundial, surgiu um tímido processo de desenvolvimento industrial no Brasil, que iria se consolidar no período pós-guerra. A respeito desse processo, suas causas e consequências, assinale o que for correto:
A crise gerada pela quebra na Bolsa de Nova York gerou uma recessão que ocasionou a queda nos preços do café, resultando em grande crise econômica no Brasil, que desembocou na Revolução de 1930.
A Bolsa de Nova York provocou um período de breve recessão econômica nos Estados Unidos, porém, isso afetou o Brasil, já que aquele país deixou de comprar a laranja, nosso principal produto de exportação na época.
Durante a década de 1930 a agricultura brasileira diversificou seus produtos, já que não era mais possível basear sua produção exclusivamente em um produto, no caso, a cana-de açúcar.
Em razão da crise da década de 1930 o Brasil abandonou sua suposta “vocação agrícola” e passou a investir maciçamente num processo de industrialização que concentraria recursos especialmente em São Paulo.
Depois da quebra na Bolsa de Nova York os investidores internacionais da agricultura optaram por investir seus recursos no café, principalmente, já que este era o cultivo que rendia maiores lucros na época.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.
De acordo com Graziano da Silva (1999, p. 3) “o novo rural brasileiro é um conjunto de atividades não-agrícolas, ligadas à moradia, ao lazer e a várias atividades industriais e de prestação de serviços, bem como a um conjunto de novas atividades agropecuárias, localizadas em nichos de mercados. ” Sobre o novo rural brasileiro, leia as assertivas e, posteriormente, marque a alternativa que indica as corretas:
I – A agricultura é a única base econômica para o desenvolvimento do meio rural brasileiro de longo prazo.
II – A incorporação de alternativas de desenvolvimento econômico no meio rural tem ajudado na manutenção das famílias no campo.
III – O turismo em meio rural tem como principal atrativo os eventos esportivos e a estrutura urbana contemporânea.
IV – Para alguns autores, o turismo no espaço rural pode englobar diversas modalidades de turismo como o ecoturismo, o turismo gastronômico e o turismo de aventura.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.
A agricultura familiar é o segmento em que a família, ao mesmo tempo que é proprietária dos meios de produção, assume o trabalho no estabelecimento produtivo. Sobre a agricultura familiar brasileira, leia e julgue as assertivas e, posteriormente, marque a alternativa que indica as corretas.
I – Boa parte dos alimentos consumidos no Brasil, sobretudo a mandioca e o feijão, são provenientes da agricultura de grande escala.
II – A agricultura familiar recebe mais investimento financeiro governamental que a agricultura comercial.
III – A agricultura familiar é responsável por, aproximadamente, 80% do número total de estabelecimentos rurais no Brasil.
IV – Apesar da grande quantidade de estabelecimentos rurais, a agricultura familiar ocupa área de cultivo total menor que a agricultura comercial.
V – A agricultura familiar tem pouca importância no desenvolvimento e abastecimento do setor agropecuário nacional.
Pode-se dizer que:
Apenas as assertivas I, II e V estão corretas.
Apenas as assertivas I e V estão corretas.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.
Durante os estudos do capítulo “Um novo olhar sobre o rural: agronegócio, turismo e pluriatividade” você aprendeu que o turismo é uma das atividades econômicas que tem sido, cada vez mais, trabalhada/inserida no meio rural. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que:
Apesar dos debates entre diversos teóricos, foi definido por unanimidade que “agroturismo” é sinônimo de “turismo rural”.
A inserção do turismo no meio rural contribui para o aumento da geração de renda no campo brasileiro.
A inserção do turismo no campo está diretamente relacionada ao aumento do êxodo rural e à paralisação da reforma agrária brasileira na primeira década do século XXI.
O turismo rural está dissociado de todos os outros tipos de turismo como: o esportivo, o cultural, o verde, o ecoturismo, e o agroturismo.
O turismo rural é uma prática que busca difundir no campo os valores globalizados relacionados à alimentação urbana.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
A primeira Revolução Verde enfrentou dois grandes desencantos, no que se refere aos termos de sua proposição. Isso aconteceu, primeiro, porque predominava na época uma visão estreita do problema da alimentação, e em segundo, porque a maioria doa países subdesenvolvidos não tinham capacidade tecnológica e financeira para incorporar os pacotes tecnológicos no campo. Sobre o Projeto da Revolução Verde pode-se afirmar que:
Resultou em grande fracasso, considerando que seus objetivos de aumento da produtividade agrícola nunca foram alcançados, em nenhuma de suas fases.
Se caracterizou pela idealização e execução de um novo modelo tecnológico para o campo, composto por novas e modernas técnicas de produção agrícola.
Foi desenvolvido nas universidades federais do Brasil e propôs uma nova metodologia de estudos para se compreender a questão agrária.
Desregulamentou as leis trabalhistas, conquistadas na Revolução de 1930 pelo movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, e instituiu a Lei de Terras.
Sua elaboração aconteceu num Congresso Internacional coordenado pela ONU, que previa uma nova divisão internacional do trabalho.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Em relação à reforma agrária, à modernização do campo e à divisão das terras no Brasil, estudados neste módulo, observe as afirmações abaixo e julgue-as verdadeiras ou falsas. Após seu julgamento, assinale a alternativa que indica a (s) correta (s).
I - O governo subsidiou, em massa, a modernização da grande propriedade, ligando esta estratégia ao esforço exportador.
II - Um pequeno número de grandes proprietários concentra a maioria das terras no Brasil.
III - Os arrendatários e pequenos produtores são os maiores beneficiados pelo capital empregado na aquisição de máquinas, adubos e corretivos.
Pode-se dizer que:
Está correta apenas a afirmativa II.
Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
Está correta apenas a afirmativa I.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
No século XVI, para povoar e colonizar o Brasil, o império português oferecia glebas de terras aos nobres, que deveriam por elas zelar e nelas produzir, para enriquecimento de Portugal. Estava decretado que uma classe social privilegiada teria acesso à terra, bem como seus descendentes, e assim teve início o latifúndio brasileiro.
Fonte: disponível em http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-questao-terra-no-brasil.htm, acesso em Fev. 2016.
Com base na charge de Angeli e nossos estudos sobre reforma agrária no Brasil, leia as assertivas abaixo, julgue-as como corretas ou incorretas, e assinale, a seguir, a sequência que preenche corretamente as lacunas.
( ) Desde o Brasil Colônia até os dias atuais a realidade brasileira convive com muita terra nas mãos de poucas pessoas, e muitas pessoas lutando por um pedaço de terra para sobreviver, o que faz persistir as marchas reivindicatórias.
( ) Considerando que as terras brasileiras foram desigualmente distribuídas entre aqueles que se propuseram a construir o país, como administrador ou trabalhador braçal, caberia, por justiça, realizar a reforma agrária no país.
( ) A reforma agrária não acontece no Brasil por falta de vontade dos camponeses despossuídos, que nunca se organizaram para reivindicar que o latifúndio improdutivo seja desapropriado para que se cumpra a função social da terra.
( ) O que mantém a estrutura fundiária extremamente desigual do Brasil é a alta produção e produtividade dos latifúndios, já que não existem no rural do país terras que não sejam trabalhadas produtivamente pela agropecuária.
( ) Reforma agrária significa a simples redistribuição da posse e uso da terra, portanto, não há porque se iludir em torno de discursos ideológicos que prometem a redução dos problemas sociais relacionados ao latifúndio.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
CCIII
IICCI
CCCII
CIIIC
ICICI
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
A reforma agrária se caracteriza pela distribuição de terras improdutivas a trabalhadores rurais que não possuem condições de obtê-las por meio de compra. No entanto, essa distribuição no Brasil não acontece de maneira justa e correta. Com base nessas informações e seu conhecimento sobre a questão agrária brasileira, e em particular a reforma agrária, avalia as alternativas a seguir como verdadeiras ou falsas:
( ) A desigual repartição econômica da terra e da renda no Brasil é geradora de miséria e de violência no campo.
( ) A estrutura fundiária brasileira reflete uma distribuição democrática da terra, já que os grandes proprietários herdaram, por direito, suas terras.
( ) A reforma agrária prevê a distribuição de terras devolutas do Estado a trabalhadores rurais ligados à alguma instância governamental.
( ) O cumprimento da reforma agrária no Brasil tem apoio amplo da população, que reconhece a obrigatoriedade da função social da terra.
( ) No Brasil quem avalia a produtividade do imóvel rural é o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
FFVVV
VFVVF
VFFFV
VVVFF
FVFVF
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Na década de 1930, em decorrência da crise econômica mundial, surgiu um tímido processo de desenvolvimento industrial no Brasil, que iria se consolidar no período pós-guerra. A respeito desse processo, suas causas e consequências, assinale o que for correto:
A crise gerada pela quebra na Bolsa de Nova York gerou uma recessão que ocasionou a queda nos preços do café, resultando em grande crise econômica no Brasil, que desembocou na Revolução de 1930.
A Bolsa de Nova York provocou um período de breve recessão econômica nos Estados Unidos, porém, isso afetou o Brasil, já que aquele país deixou de comprar a laranja, nosso principal produto de exportação na época.
Durante a década de 1930 a agricultura brasileira diversificou seus produtos, já que não era mais possível basear sua produção exclusivamente em um produto, no caso, a cana-de açúcar.
Em razão da crise da década de 1930 o Brasil abandonou sua suposta “vocação agrícola” e passou a investir maciçamente num processo de industrialização que concentraria recursos especialmente em São Paulo.
Depois da quebra na Bolsa de Nova York os investidores internacionais da agricultura optaram por investir seus recursos no café, principalmente, já que este era o cultivo que rendia maiores lucros na época.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.
De acordo com Graziano da Silva (1999, p. 3) “o novo rural brasileiro é um conjunto de atividades não-agrícolas, ligadas à moradia, ao lazer e a várias atividades industriais e de prestação de serviços, bem como a um conjunto de novas atividades agropecuárias, localizadas em nichos de mercados. ” Sobre o novo rural brasileiro, leia as assertivas e, posteriormente, marque a alternativa que indica as corretas:
I – A agricultura é a única base econômica para o desenvolvimento do meio rural brasileiro de longo prazo.
II – A incorporação de alternativas de desenvolvimento econômico no meio rural tem ajudado na manutenção das famílias no campo.
III – O turismo em meio rural tem como principal atrativo os eventos esportivos e a estrutura urbana contemporânea.
IV – Para alguns autores, o turismo no espaço rural pode englobar diversas modalidades de turismo como o ecoturismo, o turismo gastronômico e o turismo de aventura.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.
A agricultura familiar é o segmento em que a família, ao mesmo tempo que é proprietária dos meios de produção, assume o trabalho no estabelecimento produtivo. Sobre a agricultura familiar brasileira, leia e julgue as assertivas e, posteriormente, marque a alternativa que indica as corretas.
I – Boa parte dos alimentos consumidos no Brasil, sobretudo a mandioca e o feijão, são provenientes da agricultura de grande escala.
II – A agricultura familiar recebe mais investimento financeiro governamental que a agricultura comercial.
III – A agricultura familiar é responsável por, aproximadamente, 80% do número total de estabelecimentos rurais no Brasil.
IV – Apesar da grande quantidade de estabelecimentos rurais, a agricultura familiar ocupa área de cultivo total menor que a agricultura comercial.
V – A agricultura familiar tem pouca importância no desenvolvimento e abastecimento do setor agropecuário nacional.
Pode-se dizer que:
Apenas as assertivas I, II e V estão corretas.
Apenas as assertivas I e V estão corretas.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.
Durante os estudos do capítulo “Um novo olhar sobre o rural: agronegócio, turismo e pluriatividade” você aprendeu que o turismo é uma das atividades econômicas que tem sido, cada vez mais, trabalhada/inserida no meio rural. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que:
Apesar dos debates entre diversos teóricos, foi definido por unanimidade que “agroturismo” é sinônimo de “turismo rural”.
A inserção do turismo no meio rural contribui para o aumento da geração de renda no campo brasileiro.
A inserção do turismo no campo está diretamente relacionada ao aumento do êxodo rural e à paralisação da reforma agrária brasileira na primeira década do século XXI.
O turismo rural está dissociado de todos os outros tipos de turismo como: o esportivo, o cultural, o verde, o ecoturismo, e o agroturismo.
O turismo rural é uma prática que busca difundir no campo os valores globalizados relacionados à alimentação urbana.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
A primeira Revolução Verde enfrentou dois grandes desencantos, no que se refere aos termos de sua proposição. Isso aconteceu, primeiro, porque predominava na época uma visão estreita do problema da alimentação, e em segundo, porque a maioria doa países subdesenvolvidos não tinham capacidade tecnológica e financeira para incorporar os pacotes tecnológicos no campo. Sobre o Projeto da Revolução Verde pode-se afirmar que:
Resultou em grande fracasso, considerando que seus objetivos de aumento da produtividade agrícola nunca foram alcançados, em nenhuma de suas fases.
Se caracterizou pela idealização e execução de um novo modelo tecnológico para o campo, composto por novas e modernas técnicas de produção agrícola.
Foi desenvolvido nas universidades federais do Brasil e propôs uma nova metodologia de estudos para se compreender a questão agrária.
Desregulamentou as leis trabalhistas, conquistadas na Revolução de 1930 pelo movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, e instituiu a Lei de Terras.
Sua elaboração aconteceu num Congresso Internacional coordenado pela ONU, que previa uma nova divisão internacional do trabalho.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Em relação à reforma agrária, à modernização do campo e à divisão das terras no Brasil, estudados neste módulo, observe as afirmações abaixo e julgue-as verdadeiras ou falsas. Após seu julgamento, assinale a alternativa que indica a (s) correta (s).
I - O governo subsidiou, em massa, a modernização da grande propriedade, ligando esta estratégia ao esforço exportador.
II - Um pequeno número de grandes proprietários concentra a maioria das terras no Brasil.
III - Os arrendatários e pequenos produtores são os maiores beneficiados pelo capital empregado na aquisição de máquinas, adubos e corretivos.
Pode-se dizer que:
Está correta apenas a afirmativa II.
Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
Está correta apenas a afirmativa I.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
No século XVI, para povoar e colonizar o Brasil, o império português oferecia glebas de terras aos nobres, que deveriam por elas zelar e nelas produzir, para enriquecimento de Portugal. Estava decretado que uma classe social privilegiada teria acesso à terra, bem como seus descendentes, e assim teve início o latifúndio brasileiro.
Fonte: disponível em http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-questao-terra-no-brasil.htm, acesso em Fev. 2016.
Com base na charge de Angeli e nossos estudos sobre reforma agrária no Brasil, leia as assertivas abaixo, julgue-as como corretas ou incorretas, e assinale, a seguir, a sequência que preenche corretamente as lacunas.
( ) Desde o Brasil Colônia até os dias atuais a realidade brasileira convive com muita terra nas mãos de poucas pessoas, e muitas pessoas lutando por um pedaço de terra para sobreviver, o que faz persistir as marchas reivindicatórias.
( ) Considerando que as terras brasileiras foram desigualmente distribuídas entre aqueles que se propuseram a construir o país, como administrador ou trabalhador braçal, caberia, por justiça, realizar a reforma agrária no país.
( ) A reforma agrária não acontece no Brasil por falta de vontade dos camponeses despossuídos, que nunca se organizaram para reivindicar que o latifúndio improdutivo seja desapropriado para que se cumpra a função social da terra.
( ) O que mantém a estrutura fundiária extremamente desigual do Brasil é a alta produção e produtividade dos latifúndios, já que não existem no rural do país terras que não sejam trabalhadas produtivamente pela agropecuária.
( ) Reforma agrária significa a simples redistribuição da posse e uso da terra, portanto, não há porque se iludir em torno de discursos ideológicos que prometem a redução dos problemas sociais relacionados ao latifúndio.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
CCIII
IICCI
CCCII
CIIIC
ICICI
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
A reforma agrária se caracteriza pela distribuição de terras improdutivas a trabalhadores rurais que não possuem condições de obtê-las por meio de compra. No entanto, essa distribuição no Brasil não acontece de maneira justa e correta. Com base nessas informações e seu conhecimento sobre a questão agrária brasileira, e em particular a reforma agrária, avalia as alternativas a seguir como verdadeiras ou falsas:
( ) A desigual repartição econômica da terra e da renda no Brasil é geradora de miséria e de violência no campo.
( ) A estrutura fundiária brasileira reflete uma distribuição democrática da terra, já que os grandes proprietários herdaram, por direito, suas terras.
( ) A reforma agrária prevê a distribuição de terras devolutas do Estado a trabalhadores rurais ligados à alguma instância governamental.
( ) O cumprimento da reforma agrária no Brasil tem apoio amplo da população, que reconhece a obrigatoriedade da função social da terra.
( ) No Brasil quem avalia a produtividade do imóvel rural é o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
A crise gerada pela quebra na Bolsa de Nova York gerou uma recessão que ocasionou a queda nos preços do café, resultando em grande crise econômica no Brasil, que desembocou na Revolução de 1930.
A Bolsa de Nova York provocou um período de breve recessão econômica nos Estados Unidos, porém, isso afetou o Brasil, já que aquele país deixou de comprar a laranja, nosso principal produto de exportação na época.
Durante a década de 1930 a agricultura brasileira diversificou seus produtos, já que não era mais possível basear sua produção exclusivamente em um produto, no caso, a cana-de açúcar.
Em razão da crise da década de 1930 o Brasil abandonou sua suposta “vocação agrícola” e passou a investir maciçamente num processo de industrialização que concentraria recursos especialmente em São Paulo.
Depois da quebra na Bolsa de Nova York os investidores internacionais da agricultura optaram por investir seus recursos no café, principalmente, já que este era o cultivo que rendia maiores lucros na época.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.
De acordo com Graziano da Silva (1999, p. 3) “o novo rural brasileiro é um conjunto de atividades não-agrícolas, ligadas à moradia, ao lazer e a várias atividades industriais e de prestação de serviços, bem como a um conjunto de novas atividades agropecuárias, localizadas em nichos de mercados. ” Sobre o novo rural brasileiro, leia as assertivas e, posteriormente, marque a alternativa que indica as corretas:
I – A agricultura é a única base econômica para o desenvolvimento do meio rural brasileiro de longo prazo.
II – A incorporação de alternativas de desenvolvimento econômico no meio rural tem ajudado na manutenção das famílias no campo.
III – O turismo em meio rural tem como principal atrativo os eventos esportivos e a estrutura urbana contemporânea.
IV – Para alguns autores, o turismo no espaço rural pode englobar diversas modalidades de turismo como o ecoturismo, o turismo gastronômico e o turismo de aventura.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.
A agricultura familiar é o segmento em que a família, ao mesmo tempo que é proprietária dos meios de produção, assume o trabalho no estabelecimento produtivo. Sobre a agricultura familiar brasileira, leia e julgue as assertivas e, posteriormente, marque a alternativa que indica as corretas.
I – Boa parte dos alimentos consumidos no Brasil, sobretudo a mandioca e o feijão, são provenientes da agricultura de grande escala.
II – A agricultura familiar recebe mais investimento financeiro governamental que a agricultura comercial.
III – A agricultura familiar é responsável por, aproximadamente, 80% do número total de estabelecimentos rurais no Brasil.
IV – Apesar da grande quantidade de estabelecimentos rurais, a agricultura familiar ocupa área de cultivo total menor que a agricultura comercial.
V – A agricultura familiar tem pouca importância no desenvolvimento e abastecimento do setor agropecuário nacional.
Pode-se dizer que:
Apenas as assertivas I, II e V estão corretas.
Apenas as assertivas I e V estão corretas.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.
Durante os estudos do capítulo “Um novo olhar sobre o rural: agronegócio, turismo e pluriatividade” você aprendeu que o turismo é uma das atividades econômicas que tem sido, cada vez mais, trabalhada/inserida no meio rural. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que:
Apesar dos debates entre diversos teóricos, foi definido por unanimidade que “agroturismo” é sinônimo de “turismo rural”.
A inserção do turismo no meio rural contribui para o aumento da geração de renda no campo brasileiro.
A inserção do turismo no campo está diretamente relacionada ao aumento do êxodo rural e à paralisação da reforma agrária brasileira na primeira década do século XXI.
O turismo rural está dissociado de todos os outros tipos de turismo como: o esportivo, o cultural, o verde, o ecoturismo, e o agroturismo.
O turismo rural é uma prática que busca difundir no campo os valores globalizados relacionados à alimentação urbana.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
A primeira Revolução Verde enfrentou dois grandes desencantos, no que se refere aos termos de sua proposição. Isso aconteceu, primeiro, porque predominava na época uma visão estreita do problema da alimentação, e em segundo, porque a maioria doa países subdesenvolvidos não tinham capacidade tecnológica e financeira para incorporar os pacotes tecnológicos no campo. Sobre o Projeto da Revolução Verde pode-se afirmar que:
Resultou em grande fracasso, considerando que seus objetivos de aumento da produtividade agrícola nunca foram alcançados, em nenhuma de suas fases.
Se caracterizou pela idealização e execução de um novo modelo tecnológico para o campo, composto por novas e modernas técnicas de produção agrícola.
Foi desenvolvido nas universidades federais do Brasil e propôs uma nova metodologia de estudos para se compreender a questão agrária.
Desregulamentou as leis trabalhistas, conquistadas na Revolução de 1930 pelo movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, e instituiu a Lei de Terras.
Sua elaboração aconteceu num Congresso Internacional coordenado pela ONU, que previa uma nova divisão internacional do trabalho.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Em relação à reforma agrária, à modernização do campo e à divisão das terras no Brasil, estudados neste módulo, observe as afirmações abaixo e julgue-as verdadeiras ou falsas. Após seu julgamento, assinale a alternativa que indica a (s) correta (s).
I - O governo subsidiou, em massa, a modernização da grande propriedade, ligando esta estratégia ao esforço exportador.
II - Um pequeno número de grandes proprietários concentra a maioria das terras no Brasil.
III - Os arrendatários e pequenos produtores são os maiores beneficiados pelo capital empregado na aquisição de máquinas, adubos e corretivos.
Pode-se dizer que:
Está correta apenas a afirmativa II.
Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
Está correta apenas a afirmativa I.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
No século XVI, para povoar e colonizar o Brasil, o império português oferecia glebas de terras aos nobres, que deveriam por elas zelar e nelas produzir, para enriquecimento de Portugal. Estava decretado que uma classe social privilegiada teria acesso à terra, bem como seus descendentes, e assim teve início o latifúndio brasileiro.
Fonte: disponível em http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-questao-terra-no-brasil.htm, acesso em Fev. 2016.
Com base na charge de Angeli e nossos estudos sobre reforma agrária no Brasil, leia as assertivas abaixo, julgue-as como corretas ou incorretas, e assinale, a seguir, a sequência que preenche corretamente as lacunas.
( ) Desde o Brasil Colônia até os dias atuais a realidade brasileira convive com muita terra nas mãos de poucas pessoas, e muitas pessoas lutando por um pedaço de terra para sobreviver, o que faz persistir as marchas reivindicatórias.
( ) Considerando que as terras brasileiras foram desigualmente distribuídas entre aqueles que se propuseram a construir o país, como administrador ou trabalhador braçal, caberia, por justiça, realizar a reforma agrária no país.
( ) A reforma agrária não acontece no Brasil por falta de vontade dos camponeses despossuídos, que nunca se organizaram para reivindicar que o latifúndio improdutivo seja desapropriado para que se cumpra a função social da terra.
( ) O que mantém a estrutura fundiária extremamente desigual do Brasil é a alta produção e produtividade dos latifúndios, já que não existem no rural do país terras que não sejam trabalhadas produtivamente pela agropecuária.
( ) Reforma agrária significa a simples redistribuição da posse e uso da terra, portanto, não há porque se iludir em torno de discursos ideológicos que prometem a redução dos problemas sociais relacionados ao latifúndio.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
CCIII
IICCI
CCCII
CIIIC
ICICI
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
A reforma agrária se caracteriza pela distribuição de terras improdutivas a trabalhadores rurais que não possuem condições de obtê-las por meio de compra. No entanto, essa distribuição no Brasil não acontece de maneira justa e correta. Com base nessas informações e seu conhecimento sobre a questão agrária brasileira, e em particular a reforma agrária, avalia as alternativas a seguir como verdadeiras ou falsas:
( ) A desigual repartição econômica da terra e da renda no Brasil é geradora de miséria e de violência no campo.
( ) A estrutura fundiária brasileira reflete uma distribuição democrática da terra, já que os grandes proprietários herdaram, por direito, suas terras.
( ) A reforma agrária prevê a distribuição de terras devolutas do Estado a trabalhadores rurais ligados à alguma instância governamental.
( ) O cumprimento da reforma agrária no Brasil tem apoio amplo da população, que reconhece a obrigatoriedade da função social da terra.
( ) No Brasil quem avalia a produtividade do imóvel rural é o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.
A agricultura familiar é o segmento em que a família, ao mesmo tempo que é proprietária dos meios de produção, assume o trabalho no estabelecimento produtivo. Sobre a agricultura familiar brasileira, leia e julgue as assertivas e, posteriormente, marque a alternativa que indica as corretas.
I – Boa parte dos alimentos consumidos no Brasil, sobretudo a mandioca e o feijão, são provenientes da agricultura de grande escala.
II – A agricultura familiar recebe mais investimento financeiro governamental que a agricultura comercial.
III – A agricultura familiar é responsável por, aproximadamente, 80% do número total de estabelecimentos rurais no Brasil.
IV – Apesar da grande quantidade de estabelecimentos rurais, a agricultura familiar ocupa área de cultivo total menor que a agricultura comercial.
V – A agricultura familiar tem pouca importância no desenvolvimento e abastecimento do setor agropecuário nacional.
Pode-se dizer que:
Apenas as assertivas I, II e V estão corretas.
Apenas as assertivas I e V estão corretas.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.
Durante os estudos do capítulo “Um novo olhar sobre o rural: agronegócio, turismo e pluriatividade” você aprendeu que o turismo é uma das atividades econômicas que tem sido, cada vez mais, trabalhada/inserida no meio rural. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que:
Apesar dos debates entre diversos teóricos, foi definido por unanimidade que “agroturismo” é sinônimo de “turismo rural”.
A inserção do turismo no meio rural contribui para o aumento da geração de renda no campo brasileiro.
A inserção do turismo no campo está diretamente relacionada ao aumento do êxodo rural e à paralisação da reforma agrária brasileira na primeira década do século XXI.
O turismo rural está dissociado de todos os outros tipos de turismo como: o esportivo, o cultural, o verde, o ecoturismo, e o agroturismo.
O turismo rural é uma prática que busca difundir no campo os valores globalizados relacionados à alimentação urbana.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
A primeira Revolução Verde enfrentou dois grandes desencantos, no que se refere aos termos de sua proposição. Isso aconteceu, primeiro, porque predominava na época uma visão estreita do problema da alimentação, e em segundo, porque a maioria doa países subdesenvolvidos não tinham capacidade tecnológica e financeira para incorporar os pacotes tecnológicos no campo. Sobre o Projeto da Revolução Verde pode-se afirmar que:
Resultou em grande fracasso, considerando que seus objetivos de aumento da produtividade agrícola nunca foram alcançados, em nenhuma de suas fases.
Se caracterizou pela idealização e execução de um novo modelo tecnológico para o campo, composto por novas e modernas técnicas de produção agrícola.
Foi desenvolvido nas universidades federais do Brasil e propôs uma nova metodologia de estudos para se compreender a questão agrária.
Desregulamentou as leis trabalhistas, conquistadas na Revolução de 1930 pelo movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, e instituiu a Lei de Terras.
Sua elaboração aconteceu num Congresso Internacional coordenado pela ONU, que previa uma nova divisão internacional do trabalho.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Em relação à reforma agrária, à modernização do campo e à divisão das terras no Brasil, estudados neste módulo, observe as afirmações abaixo e julgue-as verdadeiras ou falsas. Após seu julgamento, assinale a alternativa que indica a (s) correta (s).
I - O governo subsidiou, em massa, a modernização da grande propriedade, ligando esta estratégia ao esforço exportador.
II - Um pequeno número de grandes proprietários concentra a maioria das terras no Brasil.
III - Os arrendatários e pequenos produtores são os maiores beneficiados pelo capital empregado na aquisição de máquinas, adubos e corretivos.
Pode-se dizer que:
Está correta apenas a afirmativa II.
Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
Está correta apenas a afirmativa I.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
No século XVI, para povoar e colonizar o Brasil, o império português oferecia glebas de terras aos nobres, que deveriam por elas zelar e nelas produzir, para enriquecimento de Portugal. Estava decretado que uma classe social privilegiada teria acesso à terra, bem como seus descendentes, e assim teve início o latifúndio brasileiro.
Fonte: disponível em http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-questao-terra-no-brasil.htm, acesso em Fev. 2016.
Com base na charge de Angeli e nossos estudos sobre reforma agrária no Brasil, leia as assertivas abaixo, julgue-as como corretas ou incorretas, e assinale, a seguir, a sequência que preenche corretamente as lacunas.
( ) Desde o Brasil Colônia até os dias atuais a realidade brasileira convive com muita terra nas mãos de poucas pessoas, e muitas pessoas lutando por um pedaço de terra para sobreviver, o que faz persistir as marchas reivindicatórias.
( ) Considerando que as terras brasileiras foram desigualmente distribuídas entre aqueles que se propuseram a construir o país, como administrador ou trabalhador braçal, caberia, por justiça, realizar a reforma agrária no país.
( ) A reforma agrária não acontece no Brasil por falta de vontade dos camponeses despossuídos, que nunca se organizaram para reivindicar que o latifúndio improdutivo seja desapropriado para que se cumpra a função social da terra.
( ) O que mantém a estrutura fundiária extremamente desigual do Brasil é a alta produção e produtividade dos latifúndios, já que não existem no rural do país terras que não sejam trabalhadas produtivamente pela agropecuária.
( ) Reforma agrária significa a simples redistribuição da posse e uso da terra, portanto, não há porque se iludir em torno de discursos ideológicos que prometem a redução dos problemas sociais relacionados ao latifúndio.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
CCIII
IICCI
CCCII
CIIIC
ICICI
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
A reforma agrária se caracteriza pela distribuição de terras improdutivas a trabalhadores rurais que não possuem condições de obtê-las por meio de compra. No entanto, essa distribuição no Brasil não acontece de maneira justa e correta. Com base nessas informações e seu conhecimento sobre a questão agrária brasileira, e em particular a reforma agrária, avalia as alternativas a seguir como verdadeiras ou falsas:
( ) A desigual repartição econômica da terra e da renda no Brasil é geradora de miséria e de violência no campo.
( ) A estrutura fundiária brasileira reflete uma distribuição democrática da terra, já que os grandes proprietários herdaram, por direito, suas terras.
( ) A reforma agrária prevê a distribuição de terras devolutas do Estado a trabalhadores rurais ligados à alguma instância governamental.
( ) O cumprimento da reforma agrária no Brasil tem apoio amplo da população, que reconhece a obrigatoriedade da função social da terra.
( ) No Brasil quem avalia a produtividade do imóvel rural é o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
Apenas as assertivas I, II e V estão corretas.
Apenas as assertivas I e V estão corretas.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.
Durante os estudos do capítulo “Um novo olhar sobre o rural: agronegócio, turismo e pluriatividade” você aprendeu que o turismo é uma das atividades econômicas que tem sido, cada vez mais, trabalhada/inserida no meio rural. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que:
Apesar dos debates entre diversos teóricos, foi definido por unanimidade que “agroturismo” é sinônimo de “turismo rural”.
A inserção do turismo no meio rural contribui para o aumento da geração de renda no campo brasileiro.
A inserção do turismo no campo está diretamente relacionada ao aumento do êxodo rural e à paralisação da reforma agrária brasileira na primeira década do século XXI.
O turismo rural está dissociado de todos os outros tipos de turismo como: o esportivo, o cultural, o verde, o ecoturismo, e o agroturismo.
O turismo rural é uma prática que busca difundir no campo os valores globalizados relacionados à alimentação urbana.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
A primeira Revolução Verde enfrentou dois grandes desencantos, no que se refere aos termos de sua proposição. Isso aconteceu, primeiro, porque predominava na época uma visão estreita do problema da alimentação, e em segundo, porque a maioria doa países subdesenvolvidos não tinham capacidade tecnológica e financeira para incorporar os pacotes tecnológicos no campo. Sobre o Projeto da Revolução Verde pode-se afirmar que:
Resultou em grande fracasso, considerando que seus objetivos de aumento da produtividade agrícola nunca foram alcançados, em nenhuma de suas fases.
Se caracterizou pela idealização e execução de um novo modelo tecnológico para o campo, composto por novas e modernas técnicas de produção agrícola.
Foi desenvolvido nas universidades federais do Brasil e propôs uma nova metodologia de estudos para se compreender a questão agrária.
Desregulamentou as leis trabalhistas, conquistadas na Revolução de 1930 pelo movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, e instituiu a Lei de Terras.
Sua elaboração aconteceu num Congresso Internacional coordenado pela ONU, que previa uma nova divisão internacional do trabalho.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Em relação à reforma agrária, à modernização do campo e à divisão das terras no Brasil, estudados neste módulo, observe as afirmações abaixo e julgue-as verdadeiras ou falsas. Após seu julgamento, assinale a alternativa que indica a (s) correta (s).
I - O governo subsidiou, em massa, a modernização da grande propriedade, ligando esta estratégia ao esforço exportador.
II - Um pequeno número de grandes proprietários concentra a maioria das terras no Brasil.
III - Os arrendatários e pequenos produtores são os maiores beneficiados pelo capital empregado na aquisição de máquinas, adubos e corretivos.
Pode-se dizer que:
Está correta apenas a afirmativa II.
Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
Está correta apenas a afirmativa I.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
No século XVI, para povoar e colonizar o Brasil, o império português oferecia glebas de terras aos nobres, que deveriam por elas zelar e nelas produzir, para enriquecimento de Portugal. Estava decretado que uma classe social privilegiada teria acesso à terra, bem como seus descendentes, e assim teve início o latifúndio brasileiro.
Fonte: disponível em http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-questao-terra-no-brasil.htm, acesso em Fev. 2016.
Com base na charge de Angeli e nossos estudos sobre reforma agrária no Brasil, leia as assertivas abaixo, julgue-as como corretas ou incorretas, e assinale, a seguir, a sequência que preenche corretamente as lacunas.
( ) Desde o Brasil Colônia até os dias atuais a realidade brasileira convive com muita terra nas mãos de poucas pessoas, e muitas pessoas lutando por um pedaço de terra para sobreviver, o que faz persistir as marchas reivindicatórias.
( ) Considerando que as terras brasileiras foram desigualmente distribuídas entre aqueles que se propuseram a construir o país, como administrador ou trabalhador braçal, caberia, por justiça, realizar a reforma agrária no país.
( ) A reforma agrária não acontece no Brasil por falta de vontade dos camponeses despossuídos, que nunca se organizaram para reivindicar que o latifúndio improdutivo seja desapropriado para que se cumpra a função social da terra.
( ) O que mantém a estrutura fundiária extremamente desigual do Brasil é a alta produção e produtividade dos latifúndios, já que não existem no rural do país terras que não sejam trabalhadas produtivamente pela agropecuária.
( ) Reforma agrária significa a simples redistribuição da posse e uso da terra, portanto, não há porque se iludir em torno de discursos ideológicos que prometem a redução dos problemas sociais relacionados ao latifúndio.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
CCIII
IICCI
CCCII
CIIIC
ICICI
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
A reforma agrária se caracteriza pela distribuição de terras improdutivas a trabalhadores rurais que não possuem condições de obtê-las por meio de compra. No entanto, essa distribuição no Brasil não acontece de maneira justa e correta. Com base nessas informações e seu conhecimento sobre a questão agrária brasileira, e em particular a reforma agrária, avalia as alternativas a seguir como verdadeiras ou falsas:
( ) A desigual repartição econômica da terra e da renda no Brasil é geradora de miséria e de violência no campo.
( ) A estrutura fundiária brasileira reflete uma distribuição democrática da terra, já que os grandes proprietários herdaram, por direito, suas terras.
( ) A reforma agrária prevê a distribuição de terras devolutas do Estado a trabalhadores rurais ligados à alguma instância governamental.
( ) O cumprimento da reforma agrária no Brasil tem apoio amplo da população, que reconhece a obrigatoriedade da função social da terra.
( ) No Brasil quem avalia a produtividade do imóvel rural é o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
Apesar dos debates entre diversos teóricos, foi definido por unanimidade que “agroturismo” é sinônimo de “turismo rural”.
A inserção do turismo no meio rural contribui para o aumento da geração de renda no campo brasileiro.
A inserção do turismo no campo está diretamente relacionada ao aumento do êxodo rural e à paralisação da reforma agrária brasileira na primeira década do século XXI.
O turismo rural está dissociado de todos os outros tipos de turismo como: o esportivo, o cultural, o verde, o ecoturismo, e o agroturismo.
O turismo rural é uma prática que busca difundir no campo os valores globalizados relacionados à alimentação urbana.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
A primeira Revolução Verde enfrentou dois grandes desencantos, no que se refere aos termos de sua proposição. Isso aconteceu, primeiro, porque predominava na época uma visão estreita do problema da alimentação, e em segundo, porque a maioria doa países subdesenvolvidos não tinham capacidade tecnológica e financeira para incorporar os pacotes tecnológicos no campo. Sobre o Projeto da Revolução Verde pode-se afirmar que:
Resultou em grande fracasso, considerando que seus objetivos de aumento da produtividade agrícola nunca foram alcançados, em nenhuma de suas fases.
Se caracterizou pela idealização e execução de um novo modelo tecnológico para o campo, composto por novas e modernas técnicas de produção agrícola.
Foi desenvolvido nas universidades federais do Brasil e propôs uma nova metodologia de estudos para se compreender a questão agrária.
Desregulamentou as leis trabalhistas, conquistadas na Revolução de 1930 pelo movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, e instituiu a Lei de Terras.
Sua elaboração aconteceu num Congresso Internacional coordenado pela ONU, que previa uma nova divisão internacional do trabalho.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Em relação à reforma agrária, à modernização do campo e à divisão das terras no Brasil, estudados neste módulo, observe as afirmações abaixo e julgue-as verdadeiras ou falsas. Após seu julgamento, assinale a alternativa que indica a (s) correta (s).
I - O governo subsidiou, em massa, a modernização da grande propriedade, ligando esta estratégia ao esforço exportador.
II - Um pequeno número de grandes proprietários concentra a maioria das terras no Brasil.
III - Os arrendatários e pequenos produtores são os maiores beneficiados pelo capital empregado na aquisição de máquinas, adubos e corretivos.
Pode-se dizer que:
Está correta apenas a afirmativa II.
Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
Está correta apenas a afirmativa I.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
No século XVI, para povoar e colonizar o Brasil, o império português oferecia glebas de terras aos nobres, que deveriam por elas zelar e nelas produzir, para enriquecimento de Portugal. Estava decretado que uma classe social privilegiada teria acesso à terra, bem como seus descendentes, e assim teve início o latifúndio brasileiro.
Fonte: disponível em http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-questao-terra-no-brasil.htm, acesso em Fev. 2016.
Com base na charge de Angeli e nossos estudos sobre reforma agrária no Brasil, leia as assertivas abaixo, julgue-as como corretas ou incorretas, e assinale, a seguir, a sequência que preenche corretamente as lacunas.
( ) Desde o Brasil Colônia até os dias atuais a realidade brasileira convive com muita terra nas mãos de poucas pessoas, e muitas pessoas lutando por um pedaço de terra para sobreviver, o que faz persistir as marchas reivindicatórias.
( ) Considerando que as terras brasileiras foram desigualmente distribuídas entre aqueles que se propuseram a construir o país, como administrador ou trabalhador braçal, caberia, por justiça, realizar a reforma agrária no país.
( ) A reforma agrária não acontece no Brasil por falta de vontade dos camponeses despossuídos, que nunca se organizaram para reivindicar que o latifúndio improdutivo seja desapropriado para que se cumpra a função social da terra.
( ) O que mantém a estrutura fundiária extremamente desigual do Brasil é a alta produção e produtividade dos latifúndios, já que não existem no rural do país terras que não sejam trabalhadas produtivamente pela agropecuária.
( ) Reforma agrária significa a simples redistribuição da posse e uso da terra, portanto, não há porque se iludir em torno de discursos ideológicos que prometem a redução dos problemas sociais relacionados ao latifúndio.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
CCIII
IICCI
CCCII
CIIIC
ICICI
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
A reforma agrária se caracteriza pela distribuição de terras improdutivas a trabalhadores rurais que não possuem condições de obtê-las por meio de compra. No entanto, essa distribuição no Brasil não acontece de maneira justa e correta. Com base nessas informações e seu conhecimento sobre a questão agrária brasileira, e em particular a reforma agrária, avalia as alternativas a seguir como verdadeiras ou falsas:
( ) A desigual repartição econômica da terra e da renda no Brasil é geradora de miséria e de violência no campo.
( ) A estrutura fundiária brasileira reflete uma distribuição democrática da terra, já que os grandes proprietários herdaram, por direito, suas terras.
( ) A reforma agrária prevê a distribuição de terras devolutas do Estado a trabalhadores rurais ligados à alguma instância governamental.
( ) O cumprimento da reforma agrária no Brasil tem apoio amplo da população, que reconhece a obrigatoriedade da função social da terra.
( ) No Brasil quem avalia a produtividade do imóvel rural é o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
Resultou em grande fracasso, considerando que seus objetivos de aumento da produtividade agrícola nunca foram alcançados, em nenhuma de suas fases.
Se caracterizou pela idealização e execução de um novo modelo tecnológico para o campo, composto por novas e modernas técnicas de produção agrícola.
Foi desenvolvido nas universidades federais do Brasil e propôs uma nova metodologia de estudos para se compreender a questão agrária.
Desregulamentou as leis trabalhistas, conquistadas na Revolução de 1930 pelo movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, e instituiu a Lei de Terras.
Sua elaboração aconteceu num Congresso Internacional coordenado pela ONU, que previa uma nova divisão internacional do trabalho.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Em relação à reforma agrária, à modernização do campo e à divisão das terras no Brasil, estudados neste módulo, observe as afirmações abaixo e julgue-as verdadeiras ou falsas. Após seu julgamento, assinale a alternativa que indica a (s) correta (s).
I - O governo subsidiou, em massa, a modernização da grande propriedade, ligando esta estratégia ao esforço exportador.
II - Um pequeno número de grandes proprietários concentra a maioria das terras no Brasil.
III - Os arrendatários e pequenos produtores são os maiores beneficiados pelo capital empregado na aquisição de máquinas, adubos e corretivos.
Pode-se dizer que:
Está correta apenas a afirmativa II.
Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
Está correta apenas a afirmativa I.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
No século XVI, para povoar e colonizar o Brasil, o império português oferecia glebas de terras aos nobres, que deveriam por elas zelar e nelas produzir, para enriquecimento de Portugal. Estava decretado que uma classe social privilegiada teria acesso à terra, bem como seus descendentes, e assim teve início o latifúndio brasileiro.
Fonte: disponível em http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-questao-terra-no-brasil.htm, acesso em Fev. 2016.
Com base na charge de Angeli e nossos estudos sobre reforma agrária no Brasil, leia as assertivas abaixo, julgue-as como corretas ou incorretas, e assinale, a seguir, a sequência que preenche corretamente as lacunas.
( ) Desde o Brasil Colônia até os dias atuais a realidade brasileira convive com muita terra nas mãos de poucas pessoas, e muitas pessoas lutando por um pedaço de terra para sobreviver, o que faz persistir as marchas reivindicatórias.
( ) Considerando que as terras brasileiras foram desigualmente distribuídas entre aqueles que se propuseram a construir o país, como administrador ou trabalhador braçal, caberia, por justiça, realizar a reforma agrária no país.
( ) A reforma agrária não acontece no Brasil por falta de vontade dos camponeses despossuídos, que nunca se organizaram para reivindicar que o latifúndio improdutivo seja desapropriado para que se cumpra a função social da terra.
( ) O que mantém a estrutura fundiária extremamente desigual do Brasil é a alta produção e produtividade dos latifúndios, já que não existem no rural do país terras que não sejam trabalhadas produtivamente pela agropecuária.
( ) Reforma agrária significa a simples redistribuição da posse e uso da terra, portanto, não há porque se iludir em torno de discursos ideológicos que prometem a redução dos problemas sociais relacionados ao latifúndio.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
CCIII
IICCI
CCCII
CIIIC
ICICI
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
A reforma agrária se caracteriza pela distribuição de terras improdutivas a trabalhadores rurais que não possuem condições de obtê-las por meio de compra. No entanto, essa distribuição no Brasil não acontece de maneira justa e correta. Com base nessas informações e seu conhecimento sobre a questão agrária brasileira, e em particular a reforma agrária, avalia as alternativas a seguir como verdadeiras ou falsas:
( ) A desigual repartição econômica da terra e da renda no Brasil é geradora de miséria e de violência no campo.
( ) A estrutura fundiária brasileira reflete uma distribuição democrática da terra, já que os grandes proprietários herdaram, por direito, suas terras.
( ) A reforma agrária prevê a distribuição de terras devolutas do Estado a trabalhadores rurais ligados à alguma instância governamental.
( ) O cumprimento da reforma agrária no Brasil tem apoio amplo da população, que reconhece a obrigatoriedade da função social da terra.
( ) No Brasil quem avalia a produtividade do imóvel rural é o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
Está correta apenas a afirmativa II.
Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
Está correta apenas a afirmativa I.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
No século XVI, para povoar e colonizar o Brasil, o império português oferecia glebas de terras aos nobres, que deveriam por elas zelar e nelas produzir, para enriquecimento de Portugal. Estava decretado que uma classe social privilegiada teria acesso à terra, bem como seus descendentes, e assim teve início o latifúndio brasileiro.
Fonte: disponível em http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-questao-terra-no-brasil.htm, acesso em Fev. 2016.
Com base na charge de Angeli e nossos estudos sobre reforma agrária no Brasil, leia as assertivas abaixo, julgue-as como corretas ou incorretas, e assinale, a seguir, a sequência que preenche corretamente as lacunas.
( ) Desde o Brasil Colônia até os dias atuais a realidade brasileira convive com muita terra nas mãos de poucas pessoas, e muitas pessoas lutando por um pedaço de terra para sobreviver, o que faz persistir as marchas reivindicatórias.
( ) Considerando que as terras brasileiras foram desigualmente distribuídas entre aqueles que se propuseram a construir o país, como administrador ou trabalhador braçal, caberia, por justiça, realizar a reforma agrária no país.
( ) A reforma agrária não acontece no Brasil por falta de vontade dos camponeses despossuídos, que nunca se organizaram para reivindicar que o latifúndio improdutivo seja desapropriado para que se cumpra a função social da terra.
( ) O que mantém a estrutura fundiária extremamente desigual do Brasil é a alta produção e produtividade dos latifúndios, já que não existem no rural do país terras que não sejam trabalhadas produtivamente pela agropecuária.
( ) Reforma agrária significa a simples redistribuição da posse e uso da terra, portanto, não há porque se iludir em torno de discursos ideológicos que prometem a redução dos problemas sociais relacionados ao latifúndio.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
CCIII
IICCI
CCCII
CIIIC
ICICI
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
A reforma agrária se caracteriza pela distribuição de terras improdutivas a trabalhadores rurais que não possuem condições de obtê-las por meio de compra. No entanto, essa distribuição no Brasil não acontece de maneira justa e correta. Com base nessas informações e seu conhecimento sobre a questão agrária brasileira, e em particular a reforma agrária, avalia as alternativas a seguir como verdadeiras ou falsas:
( ) A desigual repartição econômica da terra e da renda no Brasil é geradora de miséria e de violência no campo.
( ) A estrutura fundiária brasileira reflete uma distribuição democrática da terra, já que os grandes proprietários herdaram, por direito, suas terras.
( ) A reforma agrária prevê a distribuição de terras devolutas do Estado a trabalhadores rurais ligados à alguma instância governamental.
( ) O cumprimento da reforma agrária no Brasil tem apoio amplo da população, que reconhece a obrigatoriedade da função social da terra.
( ) No Brasil quem avalia a produtividade do imóvel rural é o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
CCIII
IICCI
CCCII
CIIIC
ICICI