Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.
Na década de 1930, em decorrência da crise econômica mundial, surgiu um tímido processo de desenvolvimento industrial no Brasil, que iria se consolidar no período pós-guerra. A respeito desse processo, suas causas e consequências, assinale o que for correto:
A crise gerada pela quebra na Bolsa de Nova York gerou uma recessão que ocasionou a queda nos preços do café, resultando em grande crise econômica no Brasil, que desembocou na Revolução de 1930.
A Bolsa de Nova York provocou um período de breve recessão econômica nos Estados Unidos, porém, isso afetou o Brasil, já que aquele país deixou de comprar a laranja, nosso principal produto de exportação na época.
Durante a década de 1930 a agricultura brasileira diversificou seus produtos, já que não era mais possível basear sua produção exclusivamente em um produto, no caso, a cana-de açúcar.
Em razão da crise da década de 1930 o Brasil abandonou sua suposta “vocação agrícola” e passou a investir maciçamente num processo de industrialização que concentraria recursos especialmente em São Paulo.
Depois da quebra na Bolsa de Nova York os investidores internacionais da agricultura optaram por investir seus recursos no café, principalmente, já que este era o cultivo que rendia maiores lucros na época.