GEOGRAFIA AGRÁRIA


Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.

De acordo com Graziano da Silva (1999, p. 3) “o novo rural brasileiro é um conjunto de atividades não-agrícolas, ligadas à moradia, ao lazer e a várias atividades industriais e de prestação de serviços, bem como a um conjunto de novas atividades agropecuárias, localizadas em nichos de mercados. ” Sobre o novo rural brasileiro, leia as assertivas e, posteriormente, marque a alternativa que indica as corretas:

I – A agricultura é a única base econômica para o desenvolvimento do meio rural brasileiro de longo prazo.

II – A incorporação de alternativas de desenvolvimento econômico no meio rural tem ajudado na manutenção das famílias no campo.

III – O turismo em meio rural tem como principal atrativo os eventos esportivos e a estrutura urbana contemporânea.

IV – Para alguns autores, o turismo no espaço rural pode englobar diversas modalidades de turismo como o ecoturismo, o turismo gastronômico e o turismo de aventura.

Pode-se afirmar que:




  • Apenas as assertivas II e IV estão corretas.

  • Apenas as assertivas I e III estão corretas.

  • Apenas as assertivas I e II estão corretas.

  • Apenas as assertivas I e IV estão corretas. 

  • Apenas as assertivas III e IV estão corretas.