GEOGRAFIA AGRÁRIA
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.
No século XVI, para povoar e colonizar o Brasil, o império português oferecia glebas de terras aos nobres, que deveriam por elas zelar e nelas produzir, para enriquecimento de Portugal. Estava decretado que uma classe social privilegiada teria acesso à terra, bem como seus descendentes, e assim teve início o latifúndio brasileiro.
Fonte: disponível em http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-questao-terra-no-brasil.htm, acesso em Fev. 2016.
Com base na charge de Angeli e nossos estudos sobre reforma agrária no Brasil, leia as assertivas abaixo, julgue-as como corretas ou incorretas, e assinale, a seguir, a sequência que preenche corretamente as lacunas.
( ) Desde o Brasil Colônia até os dias atuais a realidade brasileira convive com muita terra nas mãos de poucas pessoas, e muitas pessoas lutando por um pedaço de terra para sobreviver, o que faz persistir as marchas reivindicatórias.
( ) Considerando que as terras brasileiras foram desigualmente distribuídas entre aqueles que se propuseram a construir o país, como administrador ou trabalhador braçal, caberia, por justiça, realizar a reforma agrária no país.
( ) A reforma agrária não acontece no Brasil por falta de vontade dos camponeses despossuídos, que nunca se organizaram para reivindicar que o latifúndio improdutivo seja desapropriado para que se cumpra a função social da terra.
( ) O que mantém a estrutura fundiária extremamente desigual do Brasil é a alta produção e produtividade dos latifúndios, já que não existem no rural do país terras que não sejam trabalhadas produtivamente pela agropecuária.
( ) Reforma agrária significa a simples redistribuição da posse e uso da terra, portanto, não há porque se iludir em torno de discursos ideológicos que prometem a redução dos problemas sociais relacionados ao latifúndio.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é: