FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

As modificações hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade: dão-lhe sustentação. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões.

 

(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 170)

 

Tendo em conta afirmações acima, julgue as afirmativas que seguem.

 

I O homem traz consigo um conjunto de traços herdados lhe garantem a construção de uma identidade individual e de integração com a sociedade.

II O homem é um ser sócio histórico e, por isso, as suas características hereditárias em nada influenciam na construção de seus traços psíquicos e aptidões.

III O homem é um ser biológico e social, com características herdades e adquiridas, com aspectos individuais e sociais, com elementos da natureza e da cultura.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, somente.


I e III.


II, somente.


I e II.


III, somente.

De acordo com o paradigma educacional emergente, inovar e atuar pedagogicamente a partir de novas bases implica uma profunda mudança de mentalidade, o que é difícil, especialmente para aqueles que atuam na área educacional. Se acreditarmos que é o indivíduo que constrói o conhecimento a partir de situações concretas vivenciadas, o professor, para assimilar os novos conhecimentos implícitos na nova abordagem, requer tempo para poder comparar, estabelecer conexões, compreender diferenças e integrar conhecimentos. É um tempo para assimilação e para acomodação de novas teorias em suas estruturas cognitivas/emocionais e para a emergência de novas práticas consoantes com estas novas teorias.

 

A partir do texto, considere as asserções as seguir.

 

O paradigma emergente propõe  abandonar uma abordagem pedagógica tradicional que enfatiza a transmissão, a linguagem, a cópia da cópia, onde conteúdos e informações são passados diretamente do professor para o aluno, mediante um processo reprodutivo.

PORQUE

A compreensão do que seja ensinar e aprender na escola do presente ressalta a importância de uma situação educacional que enfatize a construção realizada pelo indivíduo por meio de uma pedagogia ativa, criativa, dinâmica, encorajadora, apoiada na descoberta, na investigação e no diálogo.

 

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.


A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições falsas.


As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Dentre toda a imensa variedade de seres da teia da vida, somos a única espécie que, ao invés de transformar -se fisicamente para adaptar- se ao mundo natural, começou a transformá-lo de maneira intencional, para adaptá-lo a nós. Castores fazem diques na água. Formigas constroem cidades debaixo da terra e abelhas realizam, há muitos milhões de anos, verdadeiros prodígios de arquitetura. Mas, em todos estes animais e em outros, o “fazer” não é um “criar”. Ele é uma extensão instintiva das leis de comportamento da espécie impressas no corpo de cada ser dela. Quando os primeiros seres de quem descendemos viviam a esmo, na beira dos riachos, já os pássaros eram construtores de sábios ninhos. Mas hoje os seus seguidores fazem, da mesma maneira, os mesmos ninhos. Nós inventamos sobre todos os quadrantes da Terra uma variedade enorme de habitações e ensaiamos no espaço sem ar e sem gravidade as primeiras moradias fora da Terra.

 

(BRANDÃO; ABREU-BERNARDES. Redes e teias do saber: educação, cultura e sociedade. In: ALMEIDA, Francis Silva de. et al. Fundamentos da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009, p. 179)

 

Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir.

 

O ser humano é a única espécie que transforma o mundo de maneira intencional, e a essa transformação dá-se o nome de cultura.

PORQUE

A cultura representa o processo do trabalho e os produtos do trabalho, na transformação da natureza dada em um mundo intencionalmente criado.

 

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.


As duas asserções são proposições falsas.


As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Por muito tempo, a educação escolar foi reconhecida como reprodutora das desigualdades sociais. Por isso, houve o consenso da necessidade de mudança das práticas pedagógicas e de melhoria da qualidade do ensino das escolas públicas, tendo em vista a concretização de uma educação política e de uma escola que atendesse a todos, sem distinção.

Tendo em conta o sentido da educação como prática social, julgue os itens a seguir.

 

I A educação escolar precisa preparar o aluno intelectual, científica e profissionalmente para entender ao mercado de trabalho, exclusivamente.

II A educação escolar deve manter constante atenção ao seu tempo e sujeitos, articulando a realidade do aluno aos diferentes conhecimento e ações (aprender a ser, a aprender, a fazer e a conviver).

III A qualidade da educação escolar passa pela afirmação do professor como agente responsável pela construção de todo processo de ensino-aprendizagem.

 

Está CORRETO o que se afirma em:    


III, apenas.


II, apenas.


I, apenas.


I e II.


II e III.

Os estudos em práticas sociais e processos educativos apontam para a necessidade de compreender “como e para que as pessoas se educam [...] em situações escolarizadas ou não, assim como o de apreender a influência desses processos nas aprendizagens escolares” (OLIVEIRA et al., 2009, p. 1).

Com base no texto acima, analise as assertivas que seguem:

 

01. A escola é o espaço da construção de sentidos e, por isso, a educação escolar é compreendida como instrumento social e ato político

02. A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas políticas não se relacionam.

04. Pensando a prática social no contexto escolar, pode-se entender a escola como o espaço onde os grupos sociais estão em constante diálogo e conflito, sob o desafio do respeito à diversidade.

08. A educação escolar é um instrumento social básico e, portanto, não se dirige à formação política dos indivíduos.

16. Enquanto instituição social, a escola continuará existindo como lugar de sistematização de cultura e referência do saber elaborado, com papel relevante nas formas de organização de cada sociedade.

 

Assinale a alternativa que apresenta a soma das assertivas CORRETAS.


22.


21.


15.


20.


23.

Leia, com atenção, os textos a seguir.

 

“O homem é por natureza um animal político” (ARISTÓTELES, Política, Lv. I, 1253.a2).

 

“Um estado não é uma mera sociedade, ter um lugar comum, estabelecido para a prevenção mútua de crime ou pelo bem das trocas [...] A sociedade política existe para ações nobres e não de mero companheirismo” (ARISTÓTELES, Política, Lv. III, 1280.b30, 1281a3).

 

Acerca da condição histórica, política e social do homem, julgue os itens abaixo:

 

I O homem não vive sozinho. Ele necessita de um meio social, na busca de poder compartilhar sua existência com os demais e buscar o bem comum.

II A sociabilidade não é inerente ao ser humano. A superação da natureza individualista do homem acontece artificialmente por meio da linguagem, tendo em vista a garantia da perpetuação da espécie.

III A associação permanente entre indivíduos diferentes estabelece normas e padrões de conduta e promulga leis que regulam a vida em sociedade.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II e III.


II, apenas.


I e III.


I e II.


I, apenas.

Enquanto o paradigma tradicional baseava-se no conhecimento objetivo, obtido por meio da experimentação e observação controlada da realidade, o paradigma educacional emergente enfatiza a consciência do estado de inter-relação e interdependência essencial aos fenômenos físicos, biológicos, psicológicos, sociais e culturais (MORAES, 1997 – com adaptações).

 

Considerando o texto acima, analise as asserções que seguem.

 

I O paradigma educacional emergente reconhece a forma estática da relação sujeito/objeto e o mundo como uma estrutura perfeita passível de descrição objetiva.

II O paradigma educacional emergente compreende o conhecimento como um processo de construção permanente que se transforma mediante a ação do indivíduo no mundo e da ação do sujeito sobre o objeto.

III O paradigma educacional emergente reconhece que sujeito e objeto são organismos vivos, ativos, abertos e em constante interação com o mundo físico e social.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


III, apenas.


I, apenas.


II e III.


II, apenas.


I e II.

Segundo Luckesi (1991), as diferentes tendências teóricas sobre as quais a pedagogia se apoia, revelam, na prática do cotidiano escolar, características que se referem não só às metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem do aluno, como também, a visão de homem, escola e sociedade inerentes a esse processo. A respeito das tendências transformadora, reprodutivista e redentora, analise os itens a seguir.

 

I Segundo a tendência transformadora, a educação tem poderes quase absolutos sobre a sociedade. Nessa perspectiva, a educação é, por si só, autossuficiente e capaz de promover as transformações sociais necessárias.

II Segundo a tendência reprodutivista, a escola desempenha a função de ensinar o "saber fazer" e o "saber comportar-se". Nessa perspectiva, não há o compromisso com a reflexão crítica.

III Segundo a tendência redentora, a educação é o instrumento de transformação da sociedade. Nessa perspectiva, propõe-se a formação de um sujeito capaz de construir sua própria história e transformar a sociedade.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


III, somente.


I, somente.


I e III.


II, somente.


I e II.

Leia, com atenção, os textos que seguem.

 

A natureza do homem, na sua dupla estrutura corpórea e espiritual, cria condições especiais para a manutenção e transmissão da sua forma particular e exige organizações físicas e espirituais, ao conjunto das quais damos o nome de educação. Na educação, como o homem a pratica, atua a mesma força vital, criadora e plástica, que espontaneamente impele todas as espécies vivas à conservação e à propagação de seu tipo. É nela, porém, que essa força atinge o seu mais alto grau de intensidade, através do esforço consciente do conhecimento e da vontade dirigida para a consecução de um fim (BRANDÃO, 1981, p. 14-15).

 

Quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber (BRANDÃO, 1981, p. 16).

 

Partindo da leitura dos textos acima, analise as seguintes afirmações.

 

I A Educação é um processo de abertura consciente do conhecimento; na educação atua a força criadora e plástica presente na condição humana.

II Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da ação educativa como ato político.

III Educar é mais que formar; a natureza da ação educativa possibilita que o homem chegue cada vez mais perto da sua condição de humano.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.


III, somente.


I e II.


I, II e III.


I, somente.

Segundo Brandão (1981, p. 16), “quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber”. Sobre a Educação como processo de abertura consciente do conhecimento, julgue os itens a seguir.

 

I A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas políticas não se relacionam.

II A escola é o espaço da construção de sentidos e, por isso, a educação é compreendida como instrumento social e ato político.

III Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da ação educativa como ato político.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, somente.


I e III.


II e III.


II, somente.


III, somente.