FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Segundo Bock (2000, p. 170), “[...] as modificações hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade: dão-lhe sustentação. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões”.

 

Partindo das afirmações acima, julgue as afirmativas a seguir, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.

 

(   ) O homem traz consigo um conjunto de traços herdados lhe garantem a construção de uma identidade individual e de integração com a sociedade.

(   ) O que a natureza dá ao homem não basta para lhe garantir a vida em sociedade. Ele precisará adequar-se ao meio por um processo de humanização.

(   ) O homem é um ser biológico e social, com características herdades e adquiridas, com aspectos individuais e sociais, com elementos da natureza e da cultura.

(   ) O homem é um ser sócio histórico e, por isso, as suas características hereditárias em nada influenciam na construção de seus traços psíquicos e aptidões.

(   ) Ao adquirir várias aptidões e apropriando-se do conhecimento produzido em sociedade, o homem garante sua sobrevivência buscando o bem-estar individual e coletivo.

 

Assinale a sequência CORRETA.




  • V, F, F, V, F.

  • F, V, V, F, V.
     

  • F, V, F, F, V.

  • V, V, F, F, V.

  • F, F, V, V, F.