FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


As questões que circunstanciam e caracterizam a dimensão histórica do homem destacam ao menos duas importantes perspectivas filosóficas: de um lado, a morte determina o horizonte-limite da experiência humana, e, por conseguinte, o meio pelo qual se faz possível compreender a relação do homem com o mundo em suas diferentes formas; de outro, toma forma a questão da natalidade, ou seja, do nascimento, da vinda de seres humanos novos para um mundo mais velho, pois, ao nascer, o homem se faz estrangeiro num mundo que já existe como estado de coisas já fixada.

 

Sobre a questão da natalidade como elemento reflexivo da dimensão histórica do homem, julgue os itens a seguir.

 

I A natalidade isola o homem das relações com a história e a cultura, reforçando a compreensão de que o distanciamento social é a principal condição de sua humanidade.

II A natalidade se relaciona com todas as atividades que o homem exerce, sendo, contudo, especialmente relevante para a ação e, assim, para a política.

III A natalidade designa um processo que, atravessado pela relação educação, trabalho e cultura, permite ao homem revelar-se como singularidade no mundo que compartilha com os outros.

 

Está CORRETO o que se afirma em:




  • II e III.

  • I e II.

  • II, somente.

  • I, somente.

  • III, somente.