FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


De acordo com o paradigma educacional emergente, inovar e atuar pedagogicamente a partir de novas bases implica uma profunda mudança de mentalidade, o que é difícil, especialmente para aqueles que atuam na área educacional. Se acreditarmos que é o indivíduo que constrói o conhecimento a partir de situações concretas vivenciadas, o professor, para assimilar os novos conhecimentos implícitos na nova abordagem, requer tempo para poder comparar, estabelecer conexões, compreender diferenças e integrar conhecimentos. É um tempo para assimilação e para acomodação de novas teorias em suas estruturas cognitivas/emocionais e para a emergência de novas práticas consoantes com estas novas teorias.

 

A partir do texto, considere as asserções as seguir.

 

O paradigma emergente propõe  abandonar uma abordagem pedagógica tradicional que enfatiza a transmissão, a linguagem, a cópia da cópia, onde conteúdos e informações são passados diretamente do professor para o aluno, mediante um processo reprodutivo.

PORQUE

A compreensão do que seja ensinar e aprender na escola do presente ressalta a importância de uma situação educacional que enfatize a construção realizada pelo indivíduo por meio de uma pedagogia ativa, criativa, dinâmica, encorajadora, apoiada na descoberta, na investigação e no diálogo.

 

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.




  • As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

  • As duas asserções são proposições falsas.

  • A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

  • As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

  • A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.