FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Assinale nas alternativas abaixo aquela que contempla,  o perfil do profissional de Educação Infantil.

 

Está correta apenas a afirmativa:


O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de crianças, saiba cuidar delas, seja afetivo e tenha muita paciência com as crianças.


O trabalho direto com crianças, exige que o professor tenha grande experiência na educação, porque o bom professor é aquele que já tem muitos anos de trabalho.


O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de participar de atividades recreativas e projetos da escola sem a preocupação pedagógica, apenas com muita ludicidade.


O trabalho direto com crianças exige que o professor esteja comprometido com a prática educacional, capaz de responder às demandas da escola, das famílias e das crianças nas questões de cuidados e aprendizagens infantis.


O trabalho direto com crianças exige que a principal função do profissional da educação infantil é que ele seja  amigo das famílias dos alunos.

Texto 1

Nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituições de educação infantil incorporem de maneira integrada as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os profissionais e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores. As novas funções para a educação infantil devem estar associadas a padrões de qualidade. Essa qualidade advém de concepções de desenvolvimento que consideram as crianças nos seus contextos sociais, ambientais, culturais e, mais concretamente, nas interações e práticas sociais que lhes fornecem elementos relacionados às mais diversas linguagens e ao contato com os mais variados conhecimentos para a construção de uma identidade autônoma.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.

 

 

Texto 2

Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação.

Base Nacional Comum Curricular para  Educação Infantil.

Disponível em :<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/> Acesso em 29 ago. 2021.

 

A partir dos dois fragmentos apresentados sobre o cuidar e o educar avalie as afirmações a seguir.

 

I-Os dois documentos informam que a base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro. Cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos, desenvolvendo atividades que propiciem a apropriação da cultura e o respeito as individualidades da criança.

 

II-Os dois documentos informam que o desenvolvimento integral da criança depende dos cuidados que envolvem a qualidade da alimentação e dos cuidados com a saúde que elas recebem diariamente pelos profissionais nas instituições infantis.

 

III-Os dois documentos informam que o cuidar com afeto constitui a base do trabalho do professor, na sua capacidade de adaptação da cultura, do contexto social e do ambiente local nas atividades que realiza com seus alunos, vivenciando na prática uma parceria junto às famílias e também o contexto de sua vida em comunidade

 

É correto o que se afirmar em:


II, e III  apenas.


I apenas.


I, II apenas.


III apenas.


II apenas.

Parâmetros: parâmetros podem ser definidos como referência, ponto de partida, ponto de chegada ou linha de fronteira. Por exemplo, a formação esperada do profissional de educação.

(...)

Uma sociedade em que governos, famílias e comunidades convergem esforços para apoiar e garantir que as crianças alcancem todo o seu potencial de desenvolvimento, é uma sociedade que valoriza o diálogo prioritário para a construção de uma verdadeira política pública da Primeira Infância, especificamente na garantia do direito à Educação Infantil. Esperamos, então, que os esforços da Secretaria de Educação Básica, e de todos os nossos parceiros na elaboração deste documento, sejam revertidos em melhoria na qualidade da Educação Infantil oferecida às crianças de 0 a 5 anos de idade.

 

                                                                     Parâmetros  Nacionaisde Qualidade da Educação Infantil,2018

                                                                      parametros-nacionais-qualidade-educacao-infantil.pdf

 

Nos fragmentos acima são feitas algumas considerações acerca do documento citado, na perspectiva de que suas informações sejam revertidas em melhoria na qualidade da Educação Infantil oferecida às crianças de 0 a 5 anos de idade.

 

A partir das informações trazidas no texto conclui-se que:

 

I- Esse documento, a partir da compreensão de qualidade, entendida como o conjunto de características positivas que a Educação Infantil pretendem ser a base para oferecer, formular, implementar e avaliar Políticas Públicas.

 

II- Esse documento pretende desenvolver sistemas de monitoramento e avaliação na melhoria da qualidade da etapa da Educação Infantil.

 

III- Esse documento pretende desenvolver sistemas ferramentas para medir a qualidade das práticas empregadas por adultos em diferentes serviços referentes a etapa da Educação Infantil.

 

 IV- Esse documento apresenta as diretrizes e orientações sobre o trabalho a ser desenvolvido pelos professores com as crianças da Educação Infantil.

 

 

É correto o que se afirma em:


I, II, III, apenas.


II, IV, apenas.


I, III, apenas.


I, apenas.


IV, apenas.

TEXTO 1

Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina etc. possam ser de grande valia para desvelar o universo infantil apontando algumas características comuns de ser das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.

 

TEXTO 2

(ENADE, 2017) Tomar como partida as crianças enquanto sujeitos de direitos, os quais são garantidos por leis e diretrizes nacionais, relaciona-se com a preocupação em prover o atendimento adequado em uma instituição educativa, que não seja apenas assistencial, mas promotora de educação, voltada para o desenvolvimento integral da criança.

(MONTEIRO, ML; VOLTARELI, MA. Concepções de professoras de educação Infantil sobre práticas docentes para a primeira infância.

                                 Disponivel em:< http://revista ſct. unesp. Br>. Acesso em: 5 set 2017) adaptado.

 

Com base nas informações apresentadas acima, avalie as afirmativas a seguir:

 

 I- Os dois textos abordam as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) sobre a necessidade de uma prática pedagógica específica dos profissionais que atuam nessa etapa da educação básica.

 

II- Os dois textos reconhecem o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, considerando as diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas são fatores necessários para o desenvolvimento infantil.

 

III- Os dois textos trazem a evolução do contexto histórico e social exigindo dos profissionais da educação conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil em ambientes que propiciem o acesso e a ampliação, pelas crianças, dos conhecimentos da realidade social e cultural.

 

É correto que se afirme em:


II apenas.


III apenas.


I apenas.


I e II apenas.


II e III apenas.

Para Libâneo, Oliveira e Toschi (2003, p. 212-213) a “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que a Educação Básica é formada pela Educação Infantil, pelo Ensino Fundamental e pelo Ensino Médio”.

Leia, com atenção, as afirmativas seguintes, referentes às propostas para cada etapa da Educação Básica, e assinale as alternativas corretas.

  I – Alcançar, em quatro anos, a universalização da Educação Infantil para criança de 4 a 6 anos;

 II – Orientar os sistemas de ensino para que adotem projetos político-pedagógicos compromissados com a   inclusão, com a aprendizagem e com o sucesso escolar.

 III – Alcançar, em 4 anos, a universalização do Ensino Médio para todos os portadores de certificação do ensino fundamental.

 IV – Criar mecanismos para que, em todas as faculdades de Educação, seja oferecida a habilitação em Educação Infantil.

 V – Fazer valer padrões diferentes de qualidade no funcionamento das instituições públicas e privadas.

As afirmativas CORRETAS estão contidas em:


I, III e V apenas;
I, II, III e IV apenas;
II e V apenas;
II e III apenas;
I, II, IV e V apenas;

O RCNEI ao ser lido, pode auxiliar professores na reflexão sobre o trabalho a ser realizado com as crianças de 0 a 5 anos, em instituições de Educação infantil de todo país pois trata-se de um guia educacional, norteador da prática educativa dessa etapa da educação desde 1988.

O que significa RCNEI? 


Referencial Curricular do Ensino Infantil
Referencial Curricular para a Educação Infantil
eferencial Curricular para o Ensino Infantil
Referencial Curricular Nacional para a  Educação Infantil
Referência do Ensino Infantil

As crianças atualmente pela falta de espaço, de segurança e pelo consumismo desenfreado estão modificando seus hábitos e a forma de brincar. As brincadeiras e os jogos vêm perdendo espaço devido aos diversos fatores ligados ao crescimento urbano e à modificação do estilo de vida das famílias.

Assinale a alternativa que traz a dia a dia de uma escola que contradiz esses fatores:  falta de espaço, insegurança e acúmulo de atividades extraescolares. 


As escolas, em resposta às demandas de pais preocupados como o futuro dos filhos, implementam trabalhos com apostila e tabletes desde o maternal, e dedicam um tempo grande aos conteúdos, em detrimento das brincadeiras livres. 


Os pais, ao tentarem compensar o "tempo perdido" pelas crianças com aparelhos eletrônicos e por dizerem-se preocupados com o futuro das mesmas, acabam por exagerar na carga de atividades como natação, inglês, música, entre outras.


A falta de tempo dos pais que substituem a sua ausência por aparelhos tecnológicos que dão prazer imediato, achando uma maravilha observar que os filhos dominam tal tecnologia.


A importância ressaltada para os jogos e atividades lúdicas porque por meio deles a criança amadurece no seu tempo e de acordo com sua faixa etária e, por isso, todo professor deve incluir momentos lúdicos no seu planejamento.


A influência midiática por meio da televisão, videogames e computadores fazendo com que as crianças passem muito tempo em frente a esses aparelhos, privando-lhes das descobertas que as brincadeiras oferecem quando desenvolvidos no contato direto com o outro.

A Educação Infantil no Brasil não ocorreu de forma linear e nem sempre priorizada pelas Políticas Públicas.  Sempre esteve entrelaçada a questões políticas, sociais e de economia internacional que não priorizavam a educação de crianças pequenas como responsabilidade também do estado. O marco legal de mudança foi a Constituição de 1988. 

 

Sobre essa afirmativa acima podemos afirmar:


As práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena foram constituídos e regulamentados de forma natural porque a educação sempre foi prioridade e obrigatória na legislação brasileira.

 


As práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena sempre fizeram parte da educação básica na legislação brasileira.


As práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena sempre foram responsabilidade do estado.


As práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena sempre foram constituídos e regulamentados de forma natural porque sempre foram regulamentados por lei.


As práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena foram constituídos e regulamentados em decorrência de situações concretas e influências políticas e econômicas internacionais.

O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.

Princípios educativos citados no volume 1 do RCNEI

Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.

 

 A partir da afirmativa apresentada acima, assinale a  alternativa que é uma justificativa da mesma.


Quanto mais as crianças compreenderem as regras, mais poderão aprender e assumir diferentes papéis e transformar suas próprias ações. 

 


Quanto mais o professor compreender que o cuidado abriga aspectos afetivos e biológicos, mais saberá identificar as necessidades básicas da criança.


Quanto mais experiências oportunizadas pelo professor objetivando o caráter educativo de cuidar, brincar e educar, melhor será a contribuição para o desenvolvimento da criança.


Quanto mais o cuidar e o brincar forem vivenciados como bases para o desenvolvimento da criança, mais vivencias o professor delimita em cada aprendizado.


Quanto mais o brincar estiver atribuído de uma intencionalidade educativa, mais o cuidar estará assegurado nas ações do professor.

 

Tendo em vista os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira, a BNCC (BRASIL, 2017) em sua organização contempla seis direitos de aprendizagens que devem ser assegurados às crianças brasileira para que esses eixos estruturantes realmente façam parte do dia a dia da Educação Infantil.

 

Assinale a alternativa correta que traz o nome dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento.


Conviver, brincar, expressar, participar, movimentar e conhecer-se;


Conviver, brincar, explorar, participar, comunicar e conhecer-se;


Movimento, música, artes, matemática, linguagem oral e escrita;


Cuidar, brincar, educar, aprendizagens e situações;


Cuidar, brincar e educar;