FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


TEXTO 1

Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina etc. possam ser de grande valia para desvelar o universo infantil apontando algumas características comuns de ser das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf> Acesso em 29 ago. 2021.

 

TEXTO 2

(ENADE, 2017) Tomar como partida as crianças enquanto sujeitos de direitos, os quais são garantidos por leis e diretrizes nacionais, relaciona-se com a preocupação em prover o atendimento adequado em uma instituição educativa, que não seja apenas assistencial, mas promotora de educação, voltada para o desenvolvimento integral da criança.

(MONTEIRO, ML; VOLTARELI, MA. Concepções de professoras de educação Infantil sobre práticas docentes para a primeira infância.

                                 Disponivel em:< http://revista ſct. unesp. Br>. Acesso em: 5 set 2017) adaptado.

 

Com base nas informações apresentadas acima, avalie as afirmativas a seguir:

 

 I- Os dois textos abordam as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) sobre a necessidade de uma prática pedagógica específica dos profissionais que atuam nessa etapa da educação básica.

 

II- Os dois textos reconhecem o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, considerando as diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas são fatores necessários para o desenvolvimento infantil.

 

III- Os dois textos trazem a evolução do contexto histórico e social exigindo dos profissionais da educação conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil em ambientes que propiciem o acesso e a ampliação, pelas crianças, dos conhecimentos da realidade social e cultural.

 

É correto que se afirme em:




  • II apenas.

  • III apenas.

  • I apenas.

  • I e II apenas.

  • II e III apenas.