FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO


A pedagogia progressista representa um instrumento de luta dos educadores ao lado de outras práticas pedagógicas sociais. Os defensores dessa concepção pedagógica reconhecem que uma pedagogia progressista não consegue se institucionalizar numa sociedade capitalista.

Considerando as características da pedagogia progressista, assinale V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

(   ) O professor é o “dono” do saber e deve caminhar junto ao aluno.

(  ) As avaliações têm papel formativo, ou seja, são instrumentos de ensino-aprendizagem, que colaboram com a construção do conhecimento, tanto do aluno quanto do professor.

(  ) O conteúdo abordado pelo professor deve estar de acordo com a realidade vivida pelos integrantes do processo ensino-aprendizagem, de modo a conhecer melhor essa realidade para supercar os problemas que nela são enfrentados.

(  ) A relação escola e sociedade não leva em conta as diferenças sociais e individuais dos alunos.

(  ) Os conteúdos são selecionados partindo da realidade do aluno, para que esse atinja um nível de consciência crítica dessa realidade para transformá-la.

Aponte a única alternativa que apresenta sequência correta.


V-F-V-F-V


V-V-F-V-F


F-F-V-V-V


F-V-V-F-V


F-F-V-F-V

Vários autores que se dedicam a pensar a educação, criticam o saber que é ensinado nas escolas segundo o paradigma tradicional, uma vez que o conhecimento é apresentado como pronto, cabendo ao professor fragmentá-lo em pequenas partes, organizá-lo sequencialmente e transmiti-lo aos alunos. Nessa perspectiva surge o paradigma emergente, contrapondo o que se entende por tradicional. Quanto a esse novo paradigma, podemos entender que:

I) Nessa educação relacional, que prioriza o diálogo entre o professor e o aluno, podemos dizer que o protagonismo é tanto do professor quanto do aluno, uma vez que ambos são sujeitos do processo ensino-aprendizagem.

II) Na sala de aula, o professor assume o papel de mediador do conhecimento, ou seja, o professor além de ensinar, também aprende.  

III) O que acontece na prática pedagógica é a sugestão para que, ao invés de professores darem prioridade ao resultado e o conhecimento pronto, privilegiem um bom diálogo.

IV) O que deve predominar no processo de ensino-aprendizagem é o ato de se criar junto o conhecimento com o qual se aprende.

São CORRETAS apenas as assertivas:


II, III e IV


I, III e IV


I, II e III


II e IV


I, II, III e IV

O ser humano é sujeito do conhecimento, uma vez que dele é o criador, mas, é também objeto, pois é capaz de pensar o mundo que o rodeia, sendo, dessa maneira, o mundo, o chão de sua criação.

 

Tendo em vista o texto, analise as assertivas que seguem:

 

I) O ato de conhecer é um processo que envolve apenas o sujeito e sua consciência sobre a realidade, desprezando-se a necessidade de um objeto que permita a elaboração de um conhecimento.

II) O conhecimento da realidade pode se fazer de diferentes maneiras, como pelos sentidos e pelo raciocínio.

III) O conhecimento lógico é aquele que constitui a base do saber humano, e já existia muito antes do homem imaginar a possibilidade da ciência.

IV) O conhecimento comum aos seres humanos e aos animais é aquele que tem sua origem nas experiências sensitivas e fisiológicas.

V) O conhecimento lógico ou intelectual é aquele que permite ao ser humano ultrapassar os dados captados pelos sentidos, criando a imagem mental do objeto pensado.

 

São corretas as afirmações:


II e IV, apenas


II, III e IV, apenas


I, II e III, apenas


I e V, apenas


II, IV e V, apenas

Faça a associação correta, considerando, para isso, o que você estudou sobre os quatro pilares da educação:

 

Pilares da Educação

(1) Aprender a conviver

(2) Aprender a fazer

(3) Aprender a aprender

(4) Aprender a ser

(   ) É o eixo da competência pessoal. É a relação do indivíduo consigo mesmo, desenvolvendo e fortalecendo sua identidade, autoestima, autoconceito, autoconfiança, autodeterminação, autocuidado.

(   ) É o eixo da competência produtiva. Mais do que desenvolvimento de habilidades voltadas para a qualificação profissional, mas, em sentido ampliado, preparando o indivíduo para enfrentar e superar experiências sociais de maneira efetiva.

(  ) É o eixo da competência cognitiva. Trata-se de preparar o indivíduo para ser um caçador de conhecimentos, ou seja, criar o desejo de educar-se constantemente, cuidando do seu próprio desenvolvimento, do autodidatismo.

(  ) É o eixo da competência relacional. É a relação do indivíduo com os outros e com o meio-ambiente entendida na sua concepção mais ampla. Relaciona-se com a cidadania, com a participação e a democracia.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


2, 3, 1, 4


1, 2, 3, 4


1, 4, 3, 2


2, 3, 4, 1


4, 2, 3, 1

Paulo Freire situa-se entre os pensadores humanistas e críticos que contribuíram com a concepção dialética da educação, no pensamento contemporâneo. Ele apresentou uma síntese inovadora das mais importantes correntes do pensamento filosófico de sua época. A sua contribuição na área educação tem sido reconhecida internacionalmente e sua teoria pode ser resumida, entre outras formas, do seguinte modo:

 

I) uma pedagogia para a libertação;

II) o educador tem um papel diretivo importante, assumindo o protagonismo do processo ensino-aprendizagem;

III) o educador deve agir como um problematizador;

IV) a pedagogia deve provocar o processo de emancipação do sujeito;

V) uma pedagogia progressista envolve a participação ativa da sociedade civil.

 

Assinale a alternativa que apresenta corretamente, as contribuições de Paulo Freire à educação, especialmente como prática social:


Somente as alternativas I, III, IV, V estão corretas


Somente as alternativas III, IV e V estão corretas


Somente as alternativas II, III e IV estão corretas


Somente as alternativas I, II, III e IV estão corretas


Todas as alternativas estão corretas

Leia com atenção o poema abaixo

Tecendo a Manhã

João Cabral de Melo Neto


(...) Um galo sozinho não tece a manhã:
ele precisará sempre de outros galos.

De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro: de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzam
os fios de sol de seus gritos de galo
para que a manhã, desde uma tela tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos. (...)

(Disponível em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/joao02.html>acesso em 28.nov.2010.)

 

Se fizermos uma analogia ao que estudamos, poderemos afirmar que:

 

I) A educação, como cultura, é um processo que está sempre em construção, transformando   o conhecimento adquirido em ações que contribuam para o aperfeiçoamento da sociedade.

II) A educação é única para todos. Existe uma única forma de educar.

III) A educação é um processo coletivo em que cada um vai fazendo a sua parte.

IV) A educação é assim mesmo, quem grita mais alto é que tem o poder, portanto temos opressores e oprimidos.

V) A educação é um processo que exige a união de todos, em respeito mútuo.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:


II, III e IV


II, III e V


I, III e V


I, III, IV e V


I, II e IV

Considerando a tirinha que segue e também os conhecimentos sobre a relação professor-aluno, a escola e sobre os quatro pilares fundamentais da educação, analise as afirmativas:


Fonte: Disponível em: <https://projetochutebol.com.br/da-relacao-professor-aluno/>. Acesso em 14 mai. 2018.

 

I. A escola, por meio da educação, deve priorizar, exclusivamente, a transmissão de saberes e conhecimentos com vistas à manutenção da ordem social, como mostra a atitude da professora;

II. A escola, por meio da educação, deve desenvolver nos indivíduos as habilidades e competências necessárias para conviver num mundo em constantes mudanças, o que seria contrário à atitude da professora;

III. A escola, por meio da educação, deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a conviver, muito embora a postura da professora não demonstre, com clareza, a busca por essas aprendizagens fundamentais.

IV. A escola é um espaço de criação e recriação da cultura, o que pode permitir a criação de condições para que as pessoas sejam autônomas, autoras de sua própria história, a partir de uma reflexão crítica em torno da realidade vivente, considerando-se sempre o momento histórico, o que condena a postura da professora.

 

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas:


I, II e IV.


II, III e IV.


I, II e III.


I e IV.


II e III.

O sujeito ao se envolver com o objeto em um processo de conhecimento é também por ele influenciado, alterando sua pré-compreensão. Tudo depende da lente pela qual se vê. A lente influencia o sujeito e é por ele influenciada.

Considerando-se o texto acima, que aborda a produção do conhecimento científico, analise as assertivas que seguem:

 

O conhecimento científico vai além do senso comum e está pautado em um senso crítico.

Porque

O senso crítico é o conjunto de habilidades desenvolvidas por estudar, por meio de diferentes leituras, ações/reflexões e da utilização cotidiana dos conhecimentos construídos.

 

Agora, assinale a alternativa correta:


As duas assertivas são corretas e a segunda é justificativa da primeira.


A primeira assertiva é incorreta e a segunda é correta.


A primeira assertiva é correta e a segunda é incorreta.


As duas assertivas são corretas mas a segunda não é justificativa da primeira.


As duas assertivas estão incorretas.

Segundo os teóricos que estudam os três mitos filosóficos, é possível fazer três considerações:

 

I) “O Mito do Homem Natural” postula que há a existência de um estado ou essência originária do ser humano, que se corrompeu ou distorceu pela influência da civilização; em choque com o socialmente adquirido, que constitui o artificial, o estado natural do homem é sustentado como o genuíno ou ideal. É clara, nesta hipótese, a tradição religiosa, mesmo que seus autores fossem não-religiosos. Neste ponto de vista, implica-se que o homem natural é bom e é perturbado pela influência da organização social. O desenvolvimento da cultura dá, assim, um “verniz superficial” ao ser humano, mas por debaixo dele, existe uma natureza originária, que é fixa e irremovível.

II) “O Mito do Homem Isolado” postula que o ser humano é original e primitivamente – tanto espécie como indivíduo - um ser isolado, não social, que assimila com esforço a necessidade de se relacionar com outros indivíduos. Essa abstração está, de perto, ligada à do homem natural, e ambas passam por alto o fato de que o homem só é tal em função de ser social e que, inclusive, o alto grau de individualidade, do qual esse postulado é um reflexo, é também um produto social. Este ponto de vista é nomeado de “O Homem Isolado”.

III) “O Homem Abstrato” postula que o ser humano é dado como determinado, isolado das situações reais, históricas e presentes, nas quais transcorre sua vida, forma-se sua personalidade e se estabelecem relações de todo o tipo.

 

A partir do postulado acerca desses três mitos e da sua compreensão a respeito desse assunto, assinale a alternativa correta:


O ser humano não pode ser concebido como ser natural, ser estudado isoladamente e nem concebido com ser abstrato, pois ele é um produto histórico, torna-se humano em função de ser social e é o conjunto de suas relações sociais.


O ser humano é essencialmente um ser isolado, com capacidade de viver em coletividade, desde que não esteja sobre influência ou dominação de qualquer outro ser humano.


O ser humano é essencialmente abstrato, descartando as variantes sociais e culturais como agregados não substanciais do seu ser, que se sobrepõem e inclusive subvertem uma primitiva natureza.


O ser humano é fruto da interação entre as dimensões natural e abstrata, porém, não incorpora sua historicidade, uma vez que a cada tempo da história o ser humano se constitui de uma maneira diferente.


O ser humano é única e exclusivamente um ser natural, cuja abstração conduz tanto à concepção do homem isolado como à do natural.

Você estudou sobre a teoria Inatista. Considerando-a, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

De acordo com a Teoria Inatista:                                                  

( ) O ambiente cultural em que a criança vive é fundamental para seu desenvolvimento.

(  ) A inteligência e as aptidões individuais são herdadas e já estão presentes desde o nascimento da criança.

( ) Algumas pessoas são mais inteligentes que as outras em razão de sua herança genética.

( ) Para iniciar um processo de alfabetização, não é necessário medir a prontidão das crianças, ou seja, não é necessário aplicar um teste para verificar se a criança está pronta para aprender, pois ela já tem uma bagagem cotidiana que leva para a escola.

( ) O professor é um sujeito ativo e pode promover o desenvolvimento de seus alunos, colocando-os em permanente interação uns com os outros e com aspectos de sua cultura.

( ) As crianças com dificuldades escolares herdaram de seus pais um grau menor de inteligência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F, V, V, V, V, F


F, V, V, V, V, V


F, V, V, F, V, V


V, V, V, F, F, F


F, V, V, F, F, V 

Páginas: 12345678910