FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO


Segundo os teóricos que estudam os três mitos filosóficos, é possível fazer três considerações:

 

I) “O Mito do Homem Natural” postula que há a existência de um estado ou essência originária do ser humano, que se corrompeu ou distorceu pela influência da civilização; em choque com o socialmente adquirido, que constitui o artificial, o estado natural do homem é sustentado como o genuíno ou ideal. É clara, nesta hipótese, a tradição religiosa, mesmo que seus autores fossem não-religiosos. Neste ponto de vista, implica-se que o homem natural é bom e é perturbado pela influência da organização social. O desenvolvimento da cultura dá, assim, um “verniz superficial” ao ser humano, mas por debaixo dele, existe uma natureza originária, que é fixa e irremovível.

II) “O Mito do Homem Isolado” postula que o ser humano é original e primitivamente – tanto espécie como indivíduo - um ser isolado, não social, que assimila com esforço a necessidade de se relacionar com outros indivíduos. Essa abstração está, de perto, ligada à do homem natural, e ambas passam por alto o fato de que o homem só é tal em função de ser social e que, inclusive, o alto grau de individualidade, do qual esse postulado é um reflexo, é também um produto social. Este ponto de vista é nomeado de “O Homem Isolado”.

III) “O Homem Abstrato” postula que o ser humano é dado como determinado, isolado das situações reais, históricas e presentes, nas quais transcorre sua vida, forma-se sua personalidade e se estabelecem relações de todo o tipo.

 

A partir do postulado acerca desses três mitos e da sua compreensão a respeito desse assunto, assinale a alternativa correta:




  • O ser humano não pode ser concebido como ser natural, ser estudado isoladamente e nem concebido com ser abstrato, pois ele é um produto histórico, torna-se humano em função de ser social e é o conjunto de suas relações sociais.

  • O ser humano é essencialmente um ser isolado, com capacidade de viver em coletividade, desde que não esteja sobre influência ou dominação de qualquer outro ser humano.

  • O ser humano é essencialmente abstrato, descartando as variantes sociais e culturais como agregados não substanciais do seu ser, que se sobrepõem e inclusive subvertem uma primitiva natureza.

  • O ser humano é fruto da interação entre as dimensões natural e abstrata, porém, não incorpora sua historicidade, uma vez que a cada tempo da história o ser humano se constitui de uma maneira diferente.

  • O ser humano é única e exclusivamente um ser natural, cuja abstração conduz tanto à concepção do homem isolado como à do natural.