FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO


Vários autores que se dedicam a pensar a educação, criticam o saber que é ensinado nas escolas segundo o paradigma tradicional, uma vez que o conhecimento é apresentado como pronto, cabendo ao professor fragmentá-lo em pequenas partes, organizá-lo sequencialmente e transmiti-lo aos alunos. Nessa perspectiva surge o paradigma emergente, contrapondo o que se entende por tradicional. Quanto a esse novo paradigma, podemos entender que:

I) Nessa educação relacional, que prioriza o diálogo entre o professor e o aluno, podemos dizer que o protagonismo é tanto do professor quanto do aluno, uma vez que ambos são sujeitos do processo ensino-aprendizagem.

II) Na sala de aula, o professor assume o papel de mediador do conhecimento, ou seja, o professor além de ensinar, também aprende.  

III) O que acontece na prática pedagógica é a sugestão para que, ao invés de professores darem prioridade ao resultado e o conhecimento pronto, privilegiem um bom diálogo.

IV) O que deve predominar no processo de ensino-aprendizagem é o ato de se criar junto o conhecimento com o qual se aprende.

São CORRETAS apenas as assertivas:




  • II, III e IV

  • I, III e IV

  • I, II e III

  • II e IV

  • I, II, III e IV