ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM LETRAS-PORTUGUÊS
Certo professor realiza um jogo, na sala de aula, com o seguinte passo a passo. Analise-o.
- O professor divide a turma em dois grupos (grupo A e grupo B), de maneira que um grupo fique todo de um lado da sala e o outro do outro lado (um de frente para o outro).
- Depois, o professor distribui a foto de um artista popular para o grupo A e de outro artista popular para o grupo B, sem que um grupo saiba qual é a foto do outro.
- Então, orienta que cada grupo faça perguntas para o outro sobre as características físicas, psicológicas e sobre os trabalhos que esse artista realiza. Assim, o outro grupo deverá responder às questões.
- Depois de cada grupo fazer aproximadamente 10 perguntas e elas forem respondidas pelo grupo adversário, cada aluno de cada grupo deverá escrever um pequeno parágrafo, descrevendo o artista, a partir das respostas obtidas e, também, revelando o nome do artista ao final da descrição.
- Em seguida, três alunos (que quiserem) de cada grupo deverão ler suas descrições, revelando o artista.
- Ganhará o jogo o grupo que tiver a melhor escrita e que revelar o artista correto. Lembrando que pode ocorrer empate.
Com esse jogo, o professor estará trabalhando quais habilidades?
I. Interação
II. Expressão oral
III. Compreensão auditiva
IV. Escrita (descrição)
V. Conhecimento do contexto sociocultural
VI. Desenvolvimento de senso esportivo e lúdico
Após a análise, assinale a alternativa que contém as habilidades corretas:
V e VI
IV, apenas
I, II, III, IV, V
I, II, IV, e V
I, II, III, IV, V e VI
Leia a citação a seguir:
Por meio da literatura, o aluno satisfaz suas necessidades, sendo-lhe permitido assumir uma atitude crítica em relação ao mundo, advinda das diferentes mensagens e indagações que a literatura oferece. (COSTA, 2016, p. 1)
(COSTA, Luciane Daniele. A importância da literatura na sala de aula. Revista Literatura.Disponível em: . Acesso em 21 set. 2016.)
Considerando a citação e seus estudos acerca das literaturas e de didática, julgue as afirmativas a seguir:
- Por meio da leitura da obra literária, o aluno amplia sua visão de mundo, uma vez que pode conhecer culturas diferentes.
- Por meio do exercício empático de se colocar no lugar dos personagens, o leitor desenvolve a sua percepção acerca das perspectivas e dos sentimentos humanos.
- O professor deve interpretar a obra literária para os alunos antecipando seus significados, uma vez a sala de aula não é lugar de fomento ao questionamento e à imaginação.
- A obra literária é aberta, pois permite possibilidades amplas de interpretação, por meio de seus subentendidos, dos ditos nas entrelinhas, e o professor deve aproveitar desta abertura fomentando a imaginação do aprendiz.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETAS:
1, 2, 4
3 e 4
1, 2, 3, 4
2, 3 e 4
1 e 2
Leia a o trecho a seguir:
Didática é uma ramificação da pedagogia que tem como finalidade usar métodos e técnicas na aplicação de ensino. É uma forma prática que tem como base as teorias pedagógicas que analisam métodos convenientes para serem aplicados e que contribuam no processo de aprendizagem do aluno.
Áreas do conhecimento que pesquisam o comportamento humano como a Filosofia, Política, Psicologia, Antropologia, Sociologia, História, Biologia, Teorias da Comunicação dentre outros, estão incluídas e também fazem parte do processo de didática no que diz respeito ao aprendizado.
Dentro do processo didático várias estratégias são usadas com o intuito de levar o conhecimento e melhorar o aprendizado do aluno. (PORTAL, 2019, p.1).
(PORTAL Educação. O que é didática. Disponível em: )
Em seus estudos, você certamente percebeu que o bom professor sabe utilizar de forma produtiva os recursos existentes na escola, mesmo que sejam apenas “saliva e giz”. Considerando o trecho citado e seus estudos e, ainda, pensando no ambiente da sala de aula, julgue as afirmativas a seguir.
- É imprescindível manter as carteiras uma atrás da outra, em fileira. Os alunos devem permanecer sentados, em seu lugar, durante toda a aula e em todas as aulas, sem a possibilidade de interagirem, uma vez que qualquer interação é prejudicial à memorização do conteúdo.
- O professor deve preocupar-se com o espaço da sala de aula, atentando-se para fatores que podem estar prejudicando a atenção dos alunos como ventilação, frio, calor, ruídos excessivos, entre outros.
- As carteiras devem ser dispostas de acordo com a atividade que será desenvolvida no momento pelo professor, tendo em vista seus objetivos pedagógicos e a metodologia a ser utilizada.
- Transformar a sala de aula em um lugar aconchegante é fundamental ao ensino de linguagem, haja vista que as pessoas se sentem mais motivadas a participar, a se expressarem quando estão num ambiente de respeito e acolhimento.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):
1 e 4
1, 3 e 4
1, 2 e 3
2, 3 e 4
1, 2, 3, 4
Leia os trechos a seguir:
Trecho 1
Meireles (2016, p. 1), citando Solari, afirma que "Um segredo para formar leitores é misturar os momentos de leitura íntima, silenciosa e pessoal com outros de troca sobre como cada aluno se relaciona com o que leu".
(MEIRELES, Elisa. Literatura do 1º ao 5º ano: ajude os alunos a ler com autonomia. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2016.)
Trecho 2
O ato de ler faz com que o indivíduo leitor tenha respostas para o mundo e para o que está acontecendo ao seu redor. Quando uma pessoa lê, ela passa a ter uma nova opinião sobre o tema lido, desde política até assuntos relacionados à culinária. Desta forma, se a criança é estimulada a ler desde pequena ela com certeza será um adulto questionador e crítico, assim, o indivíduo que não lê não terá base literária e experiências para formar opinião para qualquer assunto. (ARANA; KLEBIS, 2015, p. 26670).
(ARANA, Alba Regina de Azevedo; KLEBIS, Augusta Boa Sorte Oliveira. A importância do incentivo à leitura para o processo de formação do aluno. Anais. Educere. Pontifícia Universidade Católica – PUCPR. Paraná, 2015).
Considerando os trechos e baseando-se em seus estudos sobre leitura, literatura e didática, julgue as afirmativas a seguir:
- A leitura é a base do ensino de Literatura. Aproximar o aluno do texto literário, desenvolvendo suas capacidades de leitura e fomentando o gosto por ela, é um dos objetivos desta disciplina.
- Por meio da leitura silenciosa, em momentos de concentração, o educando busca sentidos para o que está lendo. É importante que estes momentos sejam resguardados, mas também articulados a momentos de interação entre os pares, em que cada aluno possa se expressar acerca do que leu.
- Diversificar gêneros e contextos, intercalando obras de características diferentes, inclusive, oportunizando a leitura dos livros que os alunos querem ler, enfraquece o teor científico e cultural do ensino da Literatura. As escolhas devem ser feitas, exclusivamente, pelo professor, pois ele que detém o conhecimento acerca desta disciplina.
- Levar em consideração os livros que os educandos querem ler é uma forma de democratizar o espaço da sala de aula e promover o gosto pela leitura. O professor deve estar aberto às opiniões e escolhas dos aprendizes, oportunizando o diálogo sobre o que pensam sobre a obra e mediando as discussões acerca de suas características, evidenciando as literárias.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
1, 2, 3 e 4
1, 2, 4
2 e 3
2, 3 e 4
3 e 4
Considerar o sujeito e as condições de produção como determinantes da manifestação discursiva significa levar em conta os pontos de vista, as crenças, as leituras já feitas, as experiências adquiridas, a história e a cultura a que esses sujeitos estão envolvidos.
Os ditados populares são frequentes nas diferentes culturas e, de certa forma, representam a sabedoria do povo. São usados como explicações ou sínteses para situações vivenciadas pelas pessoas que têm alguma relação com o que está sendo dito.
Leia o seguinte ditado popular:
“O que não me mata, me fortalece.”
Considerando a nossa cultura brasileira e o ditado, analise as afirmativas:
I. O ditado representa uma aversão aos problemas, aos desafios, encarando-os de forma negativa, haja vista que nada ganhamos com eles.
II. O ditado mostra uma perspectiva positiva acerca dos desafios enfrentados, uma vez que ressalta o efeito deles ao nos fortalecerem, isto é, mostrando como são importantes para nosso aprendizado.
III. Situações desagradáveis nos oportunizam criar estratégias de ação, aprendendo a lidar com os problemas e, assim, adquirindo conhecimentos sobre alternativas de solução, o que nos deixam mais fortes.
IV. Os desafios que enfrentamos são importantes pois nos ajudam em nosso desenvolvimento, haja vista que eles nos obrigam a desenvolver habilidades e competências, fazendo-nos ser cada vez mais espertos e mais fortes.
Assinale a alternativa que contém afirmativa(s) ideologicamente coerente(s) com o ditado apresentado:
II e IV
II e III
I e II
III e IV
II, III e IV
Analise o enunciado a seguir:
Ao considerar a linguagem como um processo dialógico, precisamos nos remeter aos gêneros discursivos,
porque
as esferas da comunicação exigem a escolha dos gêneros, a fim de concretizar a comunicação.
Assinale a opção correta a respeito desse enunciado.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas.
Leia o poema a seguir.
Poema: Cultura
Arnaldo Antunes
O girino é o peixinho do sapo
O silêncio é o começo do papo
O bigode é a antena do gato
O cavalo é pasto do carrapato
O cabrito é o cordeiro da cabra
O pescoço é a barriga da cobra
O leitão é um porquinho mais novo
A galinha é um pouquinho do ovo
O desejo é o começo do corpo
Engordar é a tarefa do porco
A cegonha é a girafa do ganso
O cachorro é um lobo mais manso
O escuro é a metade da zebra
As raízes são as veias da seiva
O camelo é um cavalo sem sede
Tartaruga por dentro é parede
O potrinho é o bezerro da égua
A batalha é o começo da trégua
Papagaio é um dragão miniatura
Bactérias num meio é cultura.
(ANTUNES. Arnaldo. Poema Cultura. Disponível em: Acesso em: 21 fev. 2019.)
Baseando-se em seus estudos, coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
- Por meio do trabalho com poesia, o professor pode explorar o ritmo, a entonação e a musicalidade de seus aprendizes, inclusive de maneira lúdica.
- A poesia contribui para o desenvolvimento da interpretação, pois ela é rica em sentidos, por meio dela o aprendiz pode perceber múltiplas perspectivas, isto é, olhar o mundo sob outros ângulos e pontos de vista.
- Atividades em que os alunos podem declamar a poesia em grupo, como os jograis, são bem-vindas, uma vez que ajudam no desenvolvimento intelectual e socioafetivo dos estudantes.
- A declamação de poesia deve ser fomentada na sala de aula, mas de forma bastante consensual, agradável, lúdica, possibilitando, inclusive, que os alunos tímidos participem e superem os receios impostos pela timidez.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
1,2, 3 e 4
1, 3 e 4
1 e 2
2, 3 e 4
3 e 4
Leia, com atenção, o texto a seguir, para responder à questão proposta.
Ninguém nasce sabendo ler: aprende-se a ler à medida que se vive. Se ler livros geralmente se aprende nos bancos da escola, outras leituras se aprendem por aí, na chamada escola da vida: a leitura do voo das arribações que indicam a seca - como sabe quem lê Vidas Secas, de Graciliano Ramos – independe da aprendizagem formal e se perfaz na interação cotidiana com o mundo das coisas e dos outros.
Como entre tais coisas e tais outros incluem-se também livros e leitores, fecha-se o círculo: lê-se para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, numa espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas não pode (nem costuma) encerrar-se nela.
Do mundo da leitura à leitura do mundo, o trajeto se cumpre sempre, refazendo-se, inclusive, por um vice-versa que transforma a leitura em prática circular e infinita. Como fonte de saber e de sabedoria, a leitura não esgota seu poder de sedução nos estreitos círculos da escola.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 4. ed. São Paulo: Ática,1993, p. 7.
Em relação às ideias apresentadas no texto lido, assinale a alternativa correta.
A concepção de leitura apresentada no texto abrange o processo formal de alfabetização, mas não se encerra nele, pois outras leituras se aprendem ao longo da vida.
Depreende-se da leitura do primeiro parágrafo que as leituras feitas na “chamada escola da vida” não são importantes, devendo serem desconsideradas.
De acordo com o texto, a alfabetização formal é a única condição necessária para uma correta compreensão dos fatos da vida.
Conclui-se da leitura do texto que a escola formal é a verdadeira e única fonte de conhecimento e de sabedoria.
Infere-se da leitura do texto que, depois de alfabetizado, o indivíduo possui as ferramentas necessárias para compreender quaisquer livros, encerrando seu processo de aprendizagem.
Os contos de fada são extremamente ricos e, por meio da tessitura artística e da linguagem criadora, envolvem as crianças, uma vez que estas vivenciam a fase do pensamento mágico. Na atualidade, a literatura infantil expande-se com elementos novos, característicos da sociedade urbanizada, global, assim contempla linguagens simultâneas e pode ser veiculada em novos meios de comunicação, como computadores.
Considerando estas informações e os estudos feitos no curso, avalie as afirmativas a seguir:
I. A leitura literária é diferente de outras leituras pois contempla a totalidade do ser humano.
II. Pode-se dizer que o prazer estético promovido pela literatura advém das emoções, das ideias, ou seja, das sensações despertadas no âmago do leitor.
III. Pode-se dizer que a arte literária possibilita ao leitor o exercício da sensibilidade, formas diferentes de perceber o mundo; estímulo à reflexão crítica e imaginativa e a beleza das construções linguísticas.
IV. É importante que as histórias escritas para crianças menores tenham desfechos com soluções satisfatórias para os conflitos e dificuldades apresentadas no enredo, para que elas não se sintam desalentadas diante de finais trágicos.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
V e VI
IV, apenas
I, II, III, IV, V
I, II, IV, e V
I, II, III, IV, V e VI
Leia a citação a seguir:
Por meio da literatura, o aluno satisfaz suas necessidades, sendo-lhe permitido assumir uma atitude crítica em relação ao mundo, advinda das diferentes mensagens e indagações que a literatura oferece. (COSTA, 2016, p. 1)
(COSTA, Luciane Daniele. A importância da literatura na sala de aula. Revista Literatura.Disponível em: . Acesso em 21 set. 2016.)
Considerando a citação e seus estudos acerca das literaturas e de didática, julgue as afirmativas a seguir:
- Por meio da leitura da obra literária, o aluno amplia sua visão de mundo, uma vez que pode conhecer culturas diferentes.
- Por meio do exercício empático de se colocar no lugar dos personagens, o leitor desenvolve a sua percepção acerca das perspectivas e dos sentimentos humanos.
- O professor deve interpretar a obra literária para os alunos antecipando seus significados, uma vez a sala de aula não é lugar de fomento ao questionamento e à imaginação.
- A obra literária é aberta, pois permite possibilidades amplas de interpretação, por meio de seus subentendidos, dos ditos nas entrelinhas, e o professor deve aproveitar desta abertura fomentando a imaginação do aprendiz.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETAS:
1, 2, 4
3 e 4
1, 2, 3, 4
2, 3 e 4
1 e 2
Leia a o trecho a seguir:
Didática é uma ramificação da pedagogia que tem como finalidade usar métodos e técnicas na aplicação de ensino. É uma forma prática que tem como base as teorias pedagógicas que analisam métodos convenientes para serem aplicados e que contribuam no processo de aprendizagem do aluno.
Áreas do conhecimento que pesquisam o comportamento humano como a Filosofia, Política, Psicologia, Antropologia, Sociologia, História, Biologia, Teorias da Comunicação dentre outros, estão incluídas e também fazem parte do processo de didática no que diz respeito ao aprendizado.
Dentro do processo didático várias estratégias são usadas com o intuito de levar o conhecimento e melhorar o aprendizado do aluno. (PORTAL, 2019, p.1).
(PORTAL Educação. O que é didática. Disponível em: )
Em seus estudos, você certamente percebeu que o bom professor sabe utilizar de forma produtiva os recursos existentes na escola, mesmo que sejam apenas “saliva e giz”. Considerando o trecho citado e seus estudos e, ainda, pensando no ambiente da sala de aula, julgue as afirmativas a seguir.
- É imprescindível manter as carteiras uma atrás da outra, em fileira. Os alunos devem permanecer sentados, em seu lugar, durante toda a aula e em todas as aulas, sem a possibilidade de interagirem, uma vez que qualquer interação é prejudicial à memorização do conteúdo.
- O professor deve preocupar-se com o espaço da sala de aula, atentando-se para fatores que podem estar prejudicando a atenção dos alunos como ventilação, frio, calor, ruídos excessivos, entre outros.
- As carteiras devem ser dispostas de acordo com a atividade que será desenvolvida no momento pelo professor, tendo em vista seus objetivos pedagógicos e a metodologia a ser utilizada.
- Transformar a sala de aula em um lugar aconchegante é fundamental ao ensino de linguagem, haja vista que as pessoas se sentem mais motivadas a participar, a se expressarem quando estão num ambiente de respeito e acolhimento.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):
1 e 4
1, 3 e 4
1, 2 e 3
2, 3 e 4
1, 2, 3, 4
Leia os trechos a seguir:
Trecho 1
Meireles (2016, p. 1), citando Solari, afirma que "Um segredo para formar leitores é misturar os momentos de leitura íntima, silenciosa e pessoal com outros de troca sobre como cada aluno se relaciona com o que leu".
(MEIRELES, Elisa. Literatura do 1º ao 5º ano: ajude os alunos a ler com autonomia. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2016.)
Trecho 2
O ato de ler faz com que o indivíduo leitor tenha respostas para o mundo e para o que está acontecendo ao seu redor. Quando uma pessoa lê, ela passa a ter uma nova opinião sobre o tema lido, desde política até assuntos relacionados à culinária. Desta forma, se a criança é estimulada a ler desde pequena ela com certeza será um adulto questionador e crítico, assim, o indivíduo que não lê não terá base literária e experiências para formar opinião para qualquer assunto. (ARANA; KLEBIS, 2015, p. 26670).
(ARANA, Alba Regina de Azevedo; KLEBIS, Augusta Boa Sorte Oliveira. A importância do incentivo à leitura para o processo de formação do aluno. Anais. Educere. Pontifícia Universidade Católica – PUCPR. Paraná, 2015).
Considerando os trechos e baseando-se em seus estudos sobre leitura, literatura e didática, julgue as afirmativas a seguir:
- A leitura é a base do ensino de Literatura. Aproximar o aluno do texto literário, desenvolvendo suas capacidades de leitura e fomentando o gosto por ela, é um dos objetivos desta disciplina.
- Por meio da leitura silenciosa, em momentos de concentração, o educando busca sentidos para o que está lendo. É importante que estes momentos sejam resguardados, mas também articulados a momentos de interação entre os pares, em que cada aluno possa se expressar acerca do que leu.
- Diversificar gêneros e contextos, intercalando obras de características diferentes, inclusive, oportunizando a leitura dos livros que os alunos querem ler, enfraquece o teor científico e cultural do ensino da Literatura. As escolhas devem ser feitas, exclusivamente, pelo professor, pois ele que detém o conhecimento acerca desta disciplina.
- Levar em consideração os livros que os educandos querem ler é uma forma de democratizar o espaço da sala de aula e promover o gosto pela leitura. O professor deve estar aberto às opiniões e escolhas dos aprendizes, oportunizando o diálogo sobre o que pensam sobre a obra e mediando as discussões acerca de suas características, evidenciando as literárias.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
1, 2, 3 e 4
1, 2, 4
2 e 3
2, 3 e 4
3 e 4
Considerar o sujeito e as condições de produção como determinantes da manifestação discursiva significa levar em conta os pontos de vista, as crenças, as leituras já feitas, as experiências adquiridas, a história e a cultura a que esses sujeitos estão envolvidos.
Os ditados populares são frequentes nas diferentes culturas e, de certa forma, representam a sabedoria do povo. São usados como explicações ou sínteses para situações vivenciadas pelas pessoas que têm alguma relação com o que está sendo dito.
Leia o seguinte ditado popular:
“O que não me mata, me fortalece.”
Considerando a nossa cultura brasileira e o ditado, analise as afirmativas:
I. O ditado representa uma aversão aos problemas, aos desafios, encarando-os de forma negativa, haja vista que nada ganhamos com eles.
II. O ditado mostra uma perspectiva positiva acerca dos desafios enfrentados, uma vez que ressalta o efeito deles ao nos fortalecerem, isto é, mostrando como são importantes para nosso aprendizado.
III. Situações desagradáveis nos oportunizam criar estratégias de ação, aprendendo a lidar com os problemas e, assim, adquirindo conhecimentos sobre alternativas de solução, o que nos deixam mais fortes.
IV. Os desafios que enfrentamos são importantes pois nos ajudam em nosso desenvolvimento, haja vista que eles nos obrigam a desenvolver habilidades e competências, fazendo-nos ser cada vez mais espertos e mais fortes.
Assinale a alternativa que contém afirmativa(s) ideologicamente coerente(s) com o ditado apresentado:
II e IV
II e III
I e II
III e IV
II, III e IV
Analise o enunciado a seguir:
Ao considerar a linguagem como um processo dialógico, precisamos nos remeter aos gêneros discursivos,
porque
as esferas da comunicação exigem a escolha dos gêneros, a fim de concretizar a comunicação.
Assinale a opção correta a respeito desse enunciado.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas.
Leia o poema a seguir.
Poema: Cultura
Arnaldo Antunes
O girino é o peixinho do sapo
O silêncio é o começo do papo
O bigode é a antena do gato
O cavalo é pasto do carrapato
O cabrito é o cordeiro da cabra
O pescoço é a barriga da cobra
O leitão é um porquinho mais novo
A galinha é um pouquinho do ovo
O desejo é o começo do corpo
Engordar é a tarefa do porco
A cegonha é a girafa do ganso
O cachorro é um lobo mais manso
O escuro é a metade da zebra
As raízes são as veias da seiva
O camelo é um cavalo sem sede
Tartaruga por dentro é parede
O potrinho é o bezerro da égua
A batalha é o começo da trégua
Papagaio é um dragão miniatura
Bactérias num meio é cultura.
(ANTUNES. Arnaldo. Poema Cultura. Disponível em: Acesso em: 21 fev. 2019.)
Baseando-se em seus estudos, coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
- Por meio do trabalho com poesia, o professor pode explorar o ritmo, a entonação e a musicalidade de seus aprendizes, inclusive de maneira lúdica.
- A poesia contribui para o desenvolvimento da interpretação, pois ela é rica em sentidos, por meio dela o aprendiz pode perceber múltiplas perspectivas, isto é, olhar o mundo sob outros ângulos e pontos de vista.
- Atividades em que os alunos podem declamar a poesia em grupo, como os jograis, são bem-vindas, uma vez que ajudam no desenvolvimento intelectual e socioafetivo dos estudantes.
- A declamação de poesia deve ser fomentada na sala de aula, mas de forma bastante consensual, agradável, lúdica, possibilitando, inclusive, que os alunos tímidos participem e superem os receios impostos pela timidez.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
1,2, 3 e 4
1, 3 e 4
1 e 2
2, 3 e 4
3 e 4
Leia, com atenção, o texto a seguir, para responder à questão proposta.
Ninguém nasce sabendo ler: aprende-se a ler à medida que se vive. Se ler livros geralmente se aprende nos bancos da escola, outras leituras se aprendem por aí, na chamada escola da vida: a leitura do voo das arribações que indicam a seca - como sabe quem lê Vidas Secas, de Graciliano Ramos – independe da aprendizagem formal e se perfaz na interação cotidiana com o mundo das coisas e dos outros.
Como entre tais coisas e tais outros incluem-se também livros e leitores, fecha-se o círculo: lê-se para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, numa espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas não pode (nem costuma) encerrar-se nela.
Do mundo da leitura à leitura do mundo, o trajeto se cumpre sempre, refazendo-se, inclusive, por um vice-versa que transforma a leitura em prática circular e infinita. Como fonte de saber e de sabedoria, a leitura não esgota seu poder de sedução nos estreitos círculos da escola.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 4. ed. São Paulo: Ática,1993, p. 7.
Em relação às ideias apresentadas no texto lido, assinale a alternativa correta.
A concepção de leitura apresentada no texto abrange o processo formal de alfabetização, mas não se encerra nele, pois outras leituras se aprendem ao longo da vida.
Depreende-se da leitura do primeiro parágrafo que as leituras feitas na “chamada escola da vida” não são importantes, devendo serem desconsideradas.
De acordo com o texto, a alfabetização formal é a única condição necessária para uma correta compreensão dos fatos da vida.
Conclui-se da leitura do texto que a escola formal é a verdadeira e única fonte de conhecimento e de sabedoria.
Infere-se da leitura do texto que, depois de alfabetizado, o indivíduo possui as ferramentas necessárias para compreender quaisquer livros, encerrando seu processo de aprendizagem.
Os contos de fada são extremamente ricos e, por meio da tessitura artística e da linguagem criadora, envolvem as crianças, uma vez que estas vivenciam a fase do pensamento mágico. Na atualidade, a literatura infantil expande-se com elementos novos, característicos da sociedade urbanizada, global, assim contempla linguagens simultâneas e pode ser veiculada em novos meios de comunicação, como computadores.
Considerando estas informações e os estudos feitos no curso, avalie as afirmativas a seguir:
I. A leitura literária é diferente de outras leituras pois contempla a totalidade do ser humano.
II. Pode-se dizer que o prazer estético promovido pela literatura advém das emoções, das ideias, ou seja, das sensações despertadas no âmago do leitor.
III. Pode-se dizer que a arte literária possibilita ao leitor o exercício da sensibilidade, formas diferentes de perceber o mundo; estímulo à reflexão crítica e imaginativa e a beleza das construções linguísticas.
IV. É importante que as histórias escritas para crianças menores tenham desfechos com soluções satisfatórias para os conflitos e dificuldades apresentadas no enredo, para que elas não se sintam desalentadas diante de finais trágicos.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
1, 2, 4
3 e 4
1, 2, 3, 4
2, 3 e 4
1 e 2
Leia a o trecho a seguir:
Didática é uma ramificação da pedagogia que tem como finalidade usar métodos e técnicas na aplicação de ensino. É uma forma prática que tem como base as teorias pedagógicas que analisam métodos convenientes para serem aplicados e que contribuam no processo de aprendizagem do aluno.
Áreas do conhecimento que pesquisam o comportamento humano como a Filosofia, Política, Psicologia, Antropologia, Sociologia, História, Biologia, Teorias da Comunicação dentre outros, estão incluídas e também fazem parte do processo de didática no que diz respeito ao aprendizado.
Dentro do processo didático várias estratégias são usadas com o intuito de levar o conhecimento e melhorar o aprendizado do aluno. (PORTAL, 2019, p.1).
(PORTAL Educação. O que é didática. Disponível em: )
Em seus estudos, você certamente percebeu que o bom professor sabe utilizar de forma produtiva os recursos existentes na escola, mesmo que sejam apenas “saliva e giz”. Considerando o trecho citado e seus estudos e, ainda, pensando no ambiente da sala de aula, julgue as afirmativas a seguir.
- É imprescindível manter as carteiras uma atrás da outra, em fileira. Os alunos devem permanecer sentados, em seu lugar, durante toda a aula e em todas as aulas, sem a possibilidade de interagirem, uma vez que qualquer interação é prejudicial à memorização do conteúdo.
- O professor deve preocupar-se com o espaço da sala de aula, atentando-se para fatores que podem estar prejudicando a atenção dos alunos como ventilação, frio, calor, ruídos excessivos, entre outros.
- As carteiras devem ser dispostas de acordo com a atividade que será desenvolvida no momento pelo professor, tendo em vista seus objetivos pedagógicos e a metodologia a ser utilizada.
- Transformar a sala de aula em um lugar aconchegante é fundamental ao ensino de linguagem, haja vista que as pessoas se sentem mais motivadas a participar, a se expressarem quando estão num ambiente de respeito e acolhimento.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):
1 e 4
1, 3 e 4
1, 2 e 3
2, 3 e 4
1, 2, 3, 4
Leia os trechos a seguir:
Trecho 1
Meireles (2016, p. 1), citando Solari, afirma que "Um segredo para formar leitores é misturar os momentos de leitura íntima, silenciosa e pessoal com outros de troca sobre como cada aluno se relaciona com o que leu".
(MEIRELES, Elisa. Literatura do 1º ao 5º ano: ajude os alunos a ler com autonomia. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2016.)
Trecho 2
O ato de ler faz com que o indivíduo leitor tenha respostas para o mundo e para o que está acontecendo ao seu redor. Quando uma pessoa lê, ela passa a ter uma nova opinião sobre o tema lido, desde política até assuntos relacionados à culinária. Desta forma, se a criança é estimulada a ler desde pequena ela com certeza será um adulto questionador e crítico, assim, o indivíduo que não lê não terá base literária e experiências para formar opinião para qualquer assunto. (ARANA; KLEBIS, 2015, p. 26670).
(ARANA, Alba Regina de Azevedo; KLEBIS, Augusta Boa Sorte Oliveira. A importância do incentivo à leitura para o processo de formação do aluno. Anais. Educere. Pontifícia Universidade Católica – PUCPR. Paraná, 2015).
Considerando os trechos e baseando-se em seus estudos sobre leitura, literatura e didática, julgue as afirmativas a seguir:
- A leitura é a base do ensino de Literatura. Aproximar o aluno do texto literário, desenvolvendo suas capacidades de leitura e fomentando o gosto por ela, é um dos objetivos desta disciplina.
- Por meio da leitura silenciosa, em momentos de concentração, o educando busca sentidos para o que está lendo. É importante que estes momentos sejam resguardados, mas também articulados a momentos de interação entre os pares, em que cada aluno possa se expressar acerca do que leu.
- Diversificar gêneros e contextos, intercalando obras de características diferentes, inclusive, oportunizando a leitura dos livros que os alunos querem ler, enfraquece o teor científico e cultural do ensino da Literatura. As escolhas devem ser feitas, exclusivamente, pelo professor, pois ele que detém o conhecimento acerca desta disciplina.
- Levar em consideração os livros que os educandos querem ler é uma forma de democratizar o espaço da sala de aula e promover o gosto pela leitura. O professor deve estar aberto às opiniões e escolhas dos aprendizes, oportunizando o diálogo sobre o que pensam sobre a obra e mediando as discussões acerca de suas características, evidenciando as literárias.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
1, 2, 3 e 4
1, 2, 4
2 e 3
2, 3 e 4
3 e 4
Considerar o sujeito e as condições de produção como determinantes da manifestação discursiva significa levar em conta os pontos de vista, as crenças, as leituras já feitas, as experiências adquiridas, a história e a cultura a que esses sujeitos estão envolvidos.
Os ditados populares são frequentes nas diferentes culturas e, de certa forma, representam a sabedoria do povo. São usados como explicações ou sínteses para situações vivenciadas pelas pessoas que têm alguma relação com o que está sendo dito.
Leia o seguinte ditado popular:
“O que não me mata, me fortalece.”
Considerando a nossa cultura brasileira e o ditado, analise as afirmativas:
I. O ditado representa uma aversão aos problemas, aos desafios, encarando-os de forma negativa, haja vista que nada ganhamos com eles.
II. O ditado mostra uma perspectiva positiva acerca dos desafios enfrentados, uma vez que ressalta o efeito deles ao nos fortalecerem, isto é, mostrando como são importantes para nosso aprendizado.
III. Situações desagradáveis nos oportunizam criar estratégias de ação, aprendendo a lidar com os problemas e, assim, adquirindo conhecimentos sobre alternativas de solução, o que nos deixam mais fortes.
IV. Os desafios que enfrentamos são importantes pois nos ajudam em nosso desenvolvimento, haja vista que eles nos obrigam a desenvolver habilidades e competências, fazendo-nos ser cada vez mais espertos e mais fortes.
Assinale a alternativa que contém afirmativa(s) ideologicamente coerente(s) com o ditado apresentado:
II e IV
II e III
I e II
III e IV
II, III e IV
Analise o enunciado a seguir:
Ao considerar a linguagem como um processo dialógico, precisamos nos remeter aos gêneros discursivos,
porque
as esferas da comunicação exigem a escolha dos gêneros, a fim de concretizar a comunicação.
Assinale a opção correta a respeito desse enunciado.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas.
Leia o poema a seguir.
Poema: Cultura
Arnaldo Antunes
O girino é o peixinho do sapo
O silêncio é o começo do papo
O bigode é a antena do gato
O cavalo é pasto do carrapato
O cabrito é o cordeiro da cabra
O pescoço é a barriga da cobra
O leitão é um porquinho mais novo
A galinha é um pouquinho do ovo
O desejo é o começo do corpo
Engordar é a tarefa do porco
A cegonha é a girafa do ganso
O cachorro é um lobo mais manso
O escuro é a metade da zebra
As raízes são as veias da seiva
O camelo é um cavalo sem sede
Tartaruga por dentro é parede
O potrinho é o bezerro da égua
A batalha é o começo da trégua
Papagaio é um dragão miniatura
Bactérias num meio é cultura.
(ANTUNES. Arnaldo. Poema Cultura. Disponível em: Acesso em: 21 fev. 2019.)
Baseando-se em seus estudos, coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
- Por meio do trabalho com poesia, o professor pode explorar o ritmo, a entonação e a musicalidade de seus aprendizes, inclusive de maneira lúdica.
- A poesia contribui para o desenvolvimento da interpretação, pois ela é rica em sentidos, por meio dela o aprendiz pode perceber múltiplas perspectivas, isto é, olhar o mundo sob outros ângulos e pontos de vista.
- Atividades em que os alunos podem declamar a poesia em grupo, como os jograis, são bem-vindas, uma vez que ajudam no desenvolvimento intelectual e socioafetivo dos estudantes.
- A declamação de poesia deve ser fomentada na sala de aula, mas de forma bastante consensual, agradável, lúdica, possibilitando, inclusive, que os alunos tímidos participem e superem os receios impostos pela timidez.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
1,2, 3 e 4
1, 3 e 4
1 e 2
2, 3 e 4
3 e 4
Leia, com atenção, o texto a seguir, para responder à questão proposta.
Ninguém nasce sabendo ler: aprende-se a ler à medida que se vive. Se ler livros geralmente se aprende nos bancos da escola, outras leituras se aprendem por aí, na chamada escola da vida: a leitura do voo das arribações que indicam a seca - como sabe quem lê Vidas Secas, de Graciliano Ramos – independe da aprendizagem formal e se perfaz na interação cotidiana com o mundo das coisas e dos outros.
Como entre tais coisas e tais outros incluem-se também livros e leitores, fecha-se o círculo: lê-se para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, numa espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas não pode (nem costuma) encerrar-se nela.
Do mundo da leitura à leitura do mundo, o trajeto se cumpre sempre, refazendo-se, inclusive, por um vice-versa que transforma a leitura em prática circular e infinita. Como fonte de saber e de sabedoria, a leitura não esgota seu poder de sedução nos estreitos círculos da escola.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 4. ed. São Paulo: Ática,1993, p. 7.
Em relação às ideias apresentadas no texto lido, assinale a alternativa correta.
A concepção de leitura apresentada no texto abrange o processo formal de alfabetização, mas não se encerra nele, pois outras leituras se aprendem ao longo da vida.
Depreende-se da leitura do primeiro parágrafo que as leituras feitas na “chamada escola da vida” não são importantes, devendo serem desconsideradas.
De acordo com o texto, a alfabetização formal é a única condição necessária para uma correta compreensão dos fatos da vida.
Conclui-se da leitura do texto que a escola formal é a verdadeira e única fonte de conhecimento e de sabedoria.
Infere-se da leitura do texto que, depois de alfabetizado, o indivíduo possui as ferramentas necessárias para compreender quaisquer livros, encerrando seu processo de aprendizagem.
Os contos de fada são extremamente ricos e, por meio da tessitura artística e da linguagem criadora, envolvem as crianças, uma vez que estas vivenciam a fase do pensamento mágico. Na atualidade, a literatura infantil expande-se com elementos novos, característicos da sociedade urbanizada, global, assim contempla linguagens simultâneas e pode ser veiculada em novos meios de comunicação, como computadores.
Considerando estas informações e os estudos feitos no curso, avalie as afirmativas a seguir:
I. A leitura literária é diferente de outras leituras pois contempla a totalidade do ser humano.
II. Pode-se dizer que o prazer estético promovido pela literatura advém das emoções, das ideias, ou seja, das sensações despertadas no âmago do leitor.
III. Pode-se dizer que a arte literária possibilita ao leitor o exercício da sensibilidade, formas diferentes de perceber o mundo; estímulo à reflexão crítica e imaginativa e a beleza das construções linguísticas.
IV. É importante que as histórias escritas para crianças menores tenham desfechos com soluções satisfatórias para os conflitos e dificuldades apresentadas no enredo, para que elas não se sintam desalentadas diante de finais trágicos.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
Áreas do conhecimento que pesquisam o comportamento humano como a Filosofia, Política, Psicologia, Antropologia, Sociologia, História, Biologia, Teorias da Comunicação dentre outros, estão incluídas e também fazem parte do processo de didática no que diz respeito ao aprendizado.
Dentro do processo didático várias estratégias são usadas com o intuito de levar o conhecimento e melhorar o aprendizado do aluno. (PORTAL, 2019, p.1).
1 e 4
1, 3 e 4
1, 2 e 3
2, 3 e 4
1, 2, 3, 4
Leia os trechos a seguir:
Trecho 1
Meireles (2016, p. 1), citando Solari, afirma que "Um segredo para formar leitores é misturar os momentos de leitura íntima, silenciosa e pessoal com outros de troca sobre como cada aluno se relaciona com o que leu".
(MEIRELES, Elisa. Literatura do 1º ao 5º ano: ajude os alunos a ler com autonomia. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2016.)
Trecho 2
O ato de ler faz com que o indivíduo leitor tenha respostas para o mundo e para o que está acontecendo ao seu redor. Quando uma pessoa lê, ela passa a ter uma nova opinião sobre o tema lido, desde política até assuntos relacionados à culinária. Desta forma, se a criança é estimulada a ler desde pequena ela com certeza será um adulto questionador e crítico, assim, o indivíduo que não lê não terá base literária e experiências para formar opinião para qualquer assunto. (ARANA; KLEBIS, 2015, p. 26670).
(ARANA, Alba Regina de Azevedo; KLEBIS, Augusta Boa Sorte Oliveira. A importância do incentivo à leitura para o processo de formação do aluno. Anais. Educere. Pontifícia Universidade Católica – PUCPR. Paraná, 2015).
Considerando os trechos e baseando-se em seus estudos sobre leitura, literatura e didática, julgue as afirmativas a seguir:
- A leitura é a base do ensino de Literatura. Aproximar o aluno do texto literário, desenvolvendo suas capacidades de leitura e fomentando o gosto por ela, é um dos objetivos desta disciplina.
- Por meio da leitura silenciosa, em momentos de concentração, o educando busca sentidos para o que está lendo. É importante que estes momentos sejam resguardados, mas também articulados a momentos de interação entre os pares, em que cada aluno possa se expressar acerca do que leu.
- Diversificar gêneros e contextos, intercalando obras de características diferentes, inclusive, oportunizando a leitura dos livros que os alunos querem ler, enfraquece o teor científico e cultural do ensino da Literatura. As escolhas devem ser feitas, exclusivamente, pelo professor, pois ele que detém o conhecimento acerca desta disciplina.
- Levar em consideração os livros que os educandos querem ler é uma forma de democratizar o espaço da sala de aula e promover o gosto pela leitura. O professor deve estar aberto às opiniões e escolhas dos aprendizes, oportunizando o diálogo sobre o que pensam sobre a obra e mediando as discussões acerca de suas características, evidenciando as literárias.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
1, 2, 3 e 4
1, 2, 4
2 e 3
2, 3 e 4
3 e 4
Considerar o sujeito e as condições de produção como determinantes da manifestação discursiva significa levar em conta os pontos de vista, as crenças, as leituras já feitas, as experiências adquiridas, a história e a cultura a que esses sujeitos estão envolvidos.
Os ditados populares são frequentes nas diferentes culturas e, de certa forma, representam a sabedoria do povo. São usados como explicações ou sínteses para situações vivenciadas pelas pessoas que têm alguma relação com o que está sendo dito.
Leia o seguinte ditado popular:
“O que não me mata, me fortalece.”
Considerando a nossa cultura brasileira e o ditado, analise as afirmativas:
I. O ditado representa uma aversão aos problemas, aos desafios, encarando-os de forma negativa, haja vista que nada ganhamos com eles.
II. O ditado mostra uma perspectiva positiva acerca dos desafios enfrentados, uma vez que ressalta o efeito deles ao nos fortalecerem, isto é, mostrando como são importantes para nosso aprendizado.
III. Situações desagradáveis nos oportunizam criar estratégias de ação, aprendendo a lidar com os problemas e, assim, adquirindo conhecimentos sobre alternativas de solução, o que nos deixam mais fortes.
IV. Os desafios que enfrentamos são importantes pois nos ajudam em nosso desenvolvimento, haja vista que eles nos obrigam a desenvolver habilidades e competências, fazendo-nos ser cada vez mais espertos e mais fortes.
Assinale a alternativa que contém afirmativa(s) ideologicamente coerente(s) com o ditado apresentado:
II e IV
II e III
I e II
III e IV
II, III e IV
Analise o enunciado a seguir:
Ao considerar a linguagem como um processo dialógico, precisamos nos remeter aos gêneros discursivos,
porque
as esferas da comunicação exigem a escolha dos gêneros, a fim de concretizar a comunicação.
Assinale a opção correta a respeito desse enunciado.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas.
Leia o poema a seguir.
Poema: Cultura
Arnaldo Antunes
O girino é o peixinho do sapo
O silêncio é o começo do papo
O bigode é a antena do gato
O cavalo é pasto do carrapato
O cabrito é o cordeiro da cabra
O pescoço é a barriga da cobra
O leitão é um porquinho mais novo
A galinha é um pouquinho do ovo
O desejo é o começo do corpo
Engordar é a tarefa do porco
A cegonha é a girafa do ganso
O cachorro é um lobo mais manso
O escuro é a metade da zebra
As raízes são as veias da seiva
O camelo é um cavalo sem sede
Tartaruga por dentro é parede
O potrinho é o bezerro da égua
A batalha é o começo da trégua
Papagaio é um dragão miniatura
Bactérias num meio é cultura.
(ANTUNES. Arnaldo. Poema Cultura. Disponível em: Acesso em: 21 fev. 2019.)
Baseando-se em seus estudos, coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
- Por meio do trabalho com poesia, o professor pode explorar o ritmo, a entonação e a musicalidade de seus aprendizes, inclusive de maneira lúdica.
- A poesia contribui para o desenvolvimento da interpretação, pois ela é rica em sentidos, por meio dela o aprendiz pode perceber múltiplas perspectivas, isto é, olhar o mundo sob outros ângulos e pontos de vista.
- Atividades em que os alunos podem declamar a poesia em grupo, como os jograis, são bem-vindas, uma vez que ajudam no desenvolvimento intelectual e socioafetivo dos estudantes.
- A declamação de poesia deve ser fomentada na sala de aula, mas de forma bastante consensual, agradável, lúdica, possibilitando, inclusive, que os alunos tímidos participem e superem os receios impostos pela timidez.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
1,2, 3 e 4
1, 3 e 4
1 e 2
2, 3 e 4
3 e 4
Leia, com atenção, o texto a seguir, para responder à questão proposta.
Ninguém nasce sabendo ler: aprende-se a ler à medida que se vive. Se ler livros geralmente se aprende nos bancos da escola, outras leituras se aprendem por aí, na chamada escola da vida: a leitura do voo das arribações que indicam a seca - como sabe quem lê Vidas Secas, de Graciliano Ramos – independe da aprendizagem formal e se perfaz na interação cotidiana com o mundo das coisas e dos outros.
Como entre tais coisas e tais outros incluem-se também livros e leitores, fecha-se o círculo: lê-se para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, numa espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas não pode (nem costuma) encerrar-se nela.
Do mundo da leitura à leitura do mundo, o trajeto se cumpre sempre, refazendo-se, inclusive, por um vice-versa que transforma a leitura em prática circular e infinita. Como fonte de saber e de sabedoria, a leitura não esgota seu poder de sedução nos estreitos círculos da escola.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 4. ed. São Paulo: Ática,1993, p. 7.
Em relação às ideias apresentadas no texto lido, assinale a alternativa correta.
A concepção de leitura apresentada no texto abrange o processo formal de alfabetização, mas não se encerra nele, pois outras leituras se aprendem ao longo da vida.
Depreende-se da leitura do primeiro parágrafo que as leituras feitas na “chamada escola da vida” não são importantes, devendo serem desconsideradas.
De acordo com o texto, a alfabetização formal é a única condição necessária para uma correta compreensão dos fatos da vida.
Conclui-se da leitura do texto que a escola formal é a verdadeira e única fonte de conhecimento e de sabedoria.
Infere-se da leitura do texto que, depois de alfabetizado, o indivíduo possui as ferramentas necessárias para compreender quaisquer livros, encerrando seu processo de aprendizagem.
Os contos de fada são extremamente ricos e, por meio da tessitura artística e da linguagem criadora, envolvem as crianças, uma vez que estas vivenciam a fase do pensamento mágico. Na atualidade, a literatura infantil expande-se com elementos novos, característicos da sociedade urbanizada, global, assim contempla linguagens simultâneas e pode ser veiculada em novos meios de comunicação, como computadores.
Considerando estas informações e os estudos feitos no curso, avalie as afirmativas a seguir:
I. A leitura literária é diferente de outras leituras pois contempla a totalidade do ser humano.
II. Pode-se dizer que o prazer estético promovido pela literatura advém das emoções, das ideias, ou seja, das sensações despertadas no âmago do leitor.
III. Pode-se dizer que a arte literária possibilita ao leitor o exercício da sensibilidade, formas diferentes de perceber o mundo; estímulo à reflexão crítica e imaginativa e a beleza das construções linguísticas.
IV. É importante que as histórias escritas para crianças menores tenham desfechos com soluções satisfatórias para os conflitos e dificuldades apresentadas no enredo, para que elas não se sintam desalentadas diante de finais trágicos.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
1, 2, 3 e 4
1, 2, 4
2 e 3
2, 3 e 4
3 e 4
Considerar o sujeito e as condições de produção como determinantes da manifestação discursiva significa levar em conta os pontos de vista, as crenças, as leituras já feitas, as experiências adquiridas, a história e a cultura a que esses sujeitos estão envolvidos.
Os ditados populares são frequentes nas diferentes culturas e, de certa forma, representam a sabedoria do povo. São usados como explicações ou sínteses para situações vivenciadas pelas pessoas que têm alguma relação com o que está sendo dito.
Leia o seguinte ditado popular:
“O que não me mata, me fortalece.”
Considerando a nossa cultura brasileira e o ditado, analise as afirmativas:
I. O ditado representa uma aversão aos problemas, aos desafios, encarando-os de forma negativa, haja vista que nada ganhamos com eles.
II. O ditado mostra uma perspectiva positiva acerca dos desafios enfrentados, uma vez que ressalta o efeito deles ao nos fortalecerem, isto é, mostrando como são importantes para nosso aprendizado.
III. Situações desagradáveis nos oportunizam criar estratégias de ação, aprendendo a lidar com os problemas e, assim, adquirindo conhecimentos sobre alternativas de solução, o que nos deixam mais fortes.
IV. Os desafios que enfrentamos são importantes pois nos ajudam em nosso desenvolvimento, haja vista que eles nos obrigam a desenvolver habilidades e competências, fazendo-nos ser cada vez mais espertos e mais fortes.
Assinale a alternativa que contém afirmativa(s) ideologicamente coerente(s) com o ditado apresentado:
II e IV
II e III
I e II
III e IV
II, III e IV
Analise o enunciado a seguir:
Ao considerar a linguagem como um processo dialógico, precisamos nos remeter aos gêneros discursivos,
porque
as esferas da comunicação exigem a escolha dos gêneros, a fim de concretizar a comunicação.
Assinale a opção correta a respeito desse enunciado.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas.
Leia o poema a seguir.
Poema: Cultura
Arnaldo Antunes
O girino é o peixinho do sapo
O silêncio é o começo do papo
O bigode é a antena do gato
O cavalo é pasto do carrapato
O cabrito é o cordeiro da cabra
O pescoço é a barriga da cobra
O leitão é um porquinho mais novo
A galinha é um pouquinho do ovo
O desejo é o começo do corpo
Engordar é a tarefa do porco
A cegonha é a girafa do ganso
O cachorro é um lobo mais manso
O escuro é a metade da zebra
As raízes são as veias da seiva
O camelo é um cavalo sem sede
Tartaruga por dentro é parede
O potrinho é o bezerro da égua
A batalha é o começo da trégua
Papagaio é um dragão miniatura
Bactérias num meio é cultura.
(ANTUNES. Arnaldo. Poema Cultura. Disponível em: Acesso em: 21 fev. 2019.)
Baseando-se em seus estudos, coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
- Por meio do trabalho com poesia, o professor pode explorar o ritmo, a entonação e a musicalidade de seus aprendizes, inclusive de maneira lúdica.
- A poesia contribui para o desenvolvimento da interpretação, pois ela é rica em sentidos, por meio dela o aprendiz pode perceber múltiplas perspectivas, isto é, olhar o mundo sob outros ângulos e pontos de vista.
- Atividades em que os alunos podem declamar a poesia em grupo, como os jograis, são bem-vindas, uma vez que ajudam no desenvolvimento intelectual e socioafetivo dos estudantes.
- A declamação de poesia deve ser fomentada na sala de aula, mas de forma bastante consensual, agradável, lúdica, possibilitando, inclusive, que os alunos tímidos participem e superem os receios impostos pela timidez.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
1,2, 3 e 4
1, 3 e 4
1 e 2
2, 3 e 4
3 e 4
Leia, com atenção, o texto a seguir, para responder à questão proposta.
Ninguém nasce sabendo ler: aprende-se a ler à medida que se vive. Se ler livros geralmente se aprende nos bancos da escola, outras leituras se aprendem por aí, na chamada escola da vida: a leitura do voo das arribações que indicam a seca - como sabe quem lê Vidas Secas, de Graciliano Ramos – independe da aprendizagem formal e se perfaz na interação cotidiana com o mundo das coisas e dos outros.
Como entre tais coisas e tais outros incluem-se também livros e leitores, fecha-se o círculo: lê-se para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, numa espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas não pode (nem costuma) encerrar-se nela.
Do mundo da leitura à leitura do mundo, o trajeto se cumpre sempre, refazendo-se, inclusive, por um vice-versa que transforma a leitura em prática circular e infinita. Como fonte de saber e de sabedoria, a leitura não esgota seu poder de sedução nos estreitos círculos da escola.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 4. ed. São Paulo: Ática,1993, p. 7.
Em relação às ideias apresentadas no texto lido, assinale a alternativa correta.
A concepção de leitura apresentada no texto abrange o processo formal de alfabetização, mas não se encerra nele, pois outras leituras se aprendem ao longo da vida.
Depreende-se da leitura do primeiro parágrafo que as leituras feitas na “chamada escola da vida” não são importantes, devendo serem desconsideradas.
De acordo com o texto, a alfabetização formal é a única condição necessária para uma correta compreensão dos fatos da vida.
Conclui-se da leitura do texto que a escola formal é a verdadeira e única fonte de conhecimento e de sabedoria.
Infere-se da leitura do texto que, depois de alfabetizado, o indivíduo possui as ferramentas necessárias para compreender quaisquer livros, encerrando seu processo de aprendizagem.
Os contos de fada são extremamente ricos e, por meio da tessitura artística e da linguagem criadora, envolvem as crianças, uma vez que estas vivenciam a fase do pensamento mágico. Na atualidade, a literatura infantil expande-se com elementos novos, característicos da sociedade urbanizada, global, assim contempla linguagens simultâneas e pode ser veiculada em novos meios de comunicação, como computadores.
Considerando estas informações e os estudos feitos no curso, avalie as afirmativas a seguir:
I. A leitura literária é diferente de outras leituras pois contempla a totalidade do ser humano.
II. Pode-se dizer que o prazer estético promovido pela literatura advém das emoções, das ideias, ou seja, das sensações despertadas no âmago do leitor.
III. Pode-se dizer que a arte literária possibilita ao leitor o exercício da sensibilidade, formas diferentes de perceber o mundo; estímulo à reflexão crítica e imaginativa e a beleza das construções linguísticas.
IV. É importante que as histórias escritas para crianças menores tenham desfechos com soluções satisfatórias para os conflitos e dificuldades apresentadas no enredo, para que elas não se sintam desalentadas diante de finais trágicos.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
II e IV
II e III
I e II
III e IV
II, III e IV
Analise o enunciado a seguir:
Ao considerar a linguagem como um processo dialógico, precisamos nos remeter aos gêneros discursivos,
porque
as esferas da comunicação exigem a escolha dos gêneros, a fim de concretizar a comunicação.
Assinale a opção correta a respeito desse enunciado.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas.
Leia o poema a seguir.
Poema: Cultura
Arnaldo Antunes
O girino é o peixinho do sapo
O silêncio é o começo do papo
O bigode é a antena do gato
O cavalo é pasto do carrapato
O cabrito é o cordeiro da cabra
O pescoço é a barriga da cobra
O leitão é um porquinho mais novo
A galinha é um pouquinho do ovo
O desejo é o começo do corpo
Engordar é a tarefa do porco
A cegonha é a girafa do ganso
O cachorro é um lobo mais manso
O escuro é a metade da zebra
As raízes são as veias da seiva
O camelo é um cavalo sem sede
Tartaruga por dentro é parede
O potrinho é o bezerro da égua
A batalha é o começo da trégua
Papagaio é um dragão miniatura
Bactérias num meio é cultura.
(ANTUNES. Arnaldo. Poema Cultura. Disponível em: Acesso em: 21 fev. 2019.)
Baseando-se em seus estudos, coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
- Por meio do trabalho com poesia, o professor pode explorar o ritmo, a entonação e a musicalidade de seus aprendizes, inclusive de maneira lúdica.
- A poesia contribui para o desenvolvimento da interpretação, pois ela é rica em sentidos, por meio dela o aprendiz pode perceber múltiplas perspectivas, isto é, olhar o mundo sob outros ângulos e pontos de vista.
- Atividades em que os alunos podem declamar a poesia em grupo, como os jograis, são bem-vindas, uma vez que ajudam no desenvolvimento intelectual e socioafetivo dos estudantes.
- A declamação de poesia deve ser fomentada na sala de aula, mas de forma bastante consensual, agradável, lúdica, possibilitando, inclusive, que os alunos tímidos participem e superem os receios impostos pela timidez.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
1,2, 3 e 4
1, 3 e 4
1 e 2
2, 3 e 4
3 e 4
Leia, com atenção, o texto a seguir, para responder à questão proposta.
Ninguém nasce sabendo ler: aprende-se a ler à medida que se vive. Se ler livros geralmente se aprende nos bancos da escola, outras leituras se aprendem por aí, na chamada escola da vida: a leitura do voo das arribações que indicam a seca - como sabe quem lê Vidas Secas, de Graciliano Ramos – independe da aprendizagem formal e se perfaz na interação cotidiana com o mundo das coisas e dos outros.
Como entre tais coisas e tais outros incluem-se também livros e leitores, fecha-se o círculo: lê-se para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, numa espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas não pode (nem costuma) encerrar-se nela.
Do mundo da leitura à leitura do mundo, o trajeto se cumpre sempre, refazendo-se, inclusive, por um vice-versa que transforma a leitura em prática circular e infinita. Como fonte de saber e de sabedoria, a leitura não esgota seu poder de sedução nos estreitos círculos da escola.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 4. ed. São Paulo: Ática,1993, p. 7.
Em relação às ideias apresentadas no texto lido, assinale a alternativa correta.
A concepção de leitura apresentada no texto abrange o processo formal de alfabetização, mas não se encerra nele, pois outras leituras se aprendem ao longo da vida.
Depreende-se da leitura do primeiro parágrafo que as leituras feitas na “chamada escola da vida” não são importantes, devendo serem desconsideradas.
De acordo com o texto, a alfabetização formal é a única condição necessária para uma correta compreensão dos fatos da vida.
Conclui-se da leitura do texto que a escola formal é a verdadeira e única fonte de conhecimento e de sabedoria.
Infere-se da leitura do texto que, depois de alfabetizado, o indivíduo possui as ferramentas necessárias para compreender quaisquer livros, encerrando seu processo de aprendizagem.
Os contos de fada são extremamente ricos e, por meio da tessitura artística e da linguagem criadora, envolvem as crianças, uma vez que estas vivenciam a fase do pensamento mágico. Na atualidade, a literatura infantil expande-se com elementos novos, característicos da sociedade urbanizada, global, assim contempla linguagens simultâneas e pode ser veiculada em novos meios de comunicação, como computadores.
Considerando estas informações e os estudos feitos no curso, avalie as afirmativas a seguir:
I. A leitura literária é diferente de outras leituras pois contempla a totalidade do ser humano.
II. Pode-se dizer que o prazer estético promovido pela literatura advém das emoções, das ideias, ou seja, das sensações despertadas no âmago do leitor.
III. Pode-se dizer que a arte literária possibilita ao leitor o exercício da sensibilidade, formas diferentes de perceber o mundo; estímulo à reflexão crítica e imaginativa e a beleza das construções linguísticas.
IV. É importante que as histórias escritas para crianças menores tenham desfechos com soluções satisfatórias para os conflitos e dificuldades apresentadas no enredo, para que elas não se sintam desalentadas diante de finais trágicos.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas.
Leia o poema a seguir.
Poema: Cultura
Arnaldo Antunes
O girino é o peixinho do sapo
O silêncio é o começo do papo
O bigode é a antena do gato
O cavalo é pasto do carrapato
O cabrito é o cordeiro da cabra
O pescoço é a barriga da cobra
O leitão é um porquinho mais novo
A galinha é um pouquinho do ovo
O desejo é o começo do corpo
Engordar é a tarefa do porco
A cegonha é a girafa do ganso
O cachorro é um lobo mais manso
O escuro é a metade da zebra
As raízes são as veias da seiva
O camelo é um cavalo sem sede
Tartaruga por dentro é parede
O potrinho é o bezerro da égua
A batalha é o começo da trégua
Papagaio é um dragão miniatura
Bactérias num meio é cultura.
(ANTUNES. Arnaldo. Poema Cultura. Disponível em: Acesso em: 21 fev. 2019.)
Baseando-se em seus estudos, coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
- Por meio do trabalho com poesia, o professor pode explorar o ritmo, a entonação e a musicalidade de seus aprendizes, inclusive de maneira lúdica.
- A poesia contribui para o desenvolvimento da interpretação, pois ela é rica em sentidos, por meio dela o aprendiz pode perceber múltiplas perspectivas, isto é, olhar o mundo sob outros ângulos e pontos de vista.
- Atividades em que os alunos podem declamar a poesia em grupo, como os jograis, são bem-vindas, uma vez que ajudam no desenvolvimento intelectual e socioafetivo dos estudantes.
- A declamação de poesia deve ser fomentada na sala de aula, mas de forma bastante consensual, agradável, lúdica, possibilitando, inclusive, que os alunos tímidos participem e superem os receios impostos pela timidez.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
1,2, 3 e 4
1, 3 e 4
1 e 2
2, 3 e 4
3 e 4
Leia, com atenção, o texto a seguir, para responder à questão proposta.
Ninguém nasce sabendo ler: aprende-se a ler à medida que se vive. Se ler livros geralmente se aprende nos bancos da escola, outras leituras se aprendem por aí, na chamada escola da vida: a leitura do voo das arribações que indicam a seca - como sabe quem lê Vidas Secas, de Graciliano Ramos – independe da aprendizagem formal e se perfaz na interação cotidiana com o mundo das coisas e dos outros.
Como entre tais coisas e tais outros incluem-se também livros e leitores, fecha-se o círculo: lê-se para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, numa espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas não pode (nem costuma) encerrar-se nela.
Do mundo da leitura à leitura do mundo, o trajeto se cumpre sempre, refazendo-se, inclusive, por um vice-versa que transforma a leitura em prática circular e infinita. Como fonte de saber e de sabedoria, a leitura não esgota seu poder de sedução nos estreitos círculos da escola.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 4. ed. São Paulo: Ática,1993, p. 7.
Em relação às ideias apresentadas no texto lido, assinale a alternativa correta.
A concepção de leitura apresentada no texto abrange o processo formal de alfabetização, mas não se encerra nele, pois outras leituras se aprendem ao longo da vida.
Depreende-se da leitura do primeiro parágrafo que as leituras feitas na “chamada escola da vida” não são importantes, devendo serem desconsideradas.
De acordo com o texto, a alfabetização formal é a única condição necessária para uma correta compreensão dos fatos da vida.
Conclui-se da leitura do texto que a escola formal é a verdadeira e única fonte de conhecimento e de sabedoria.
Infere-se da leitura do texto que, depois de alfabetizado, o indivíduo possui as ferramentas necessárias para compreender quaisquer livros, encerrando seu processo de aprendizagem.
Os contos de fada são extremamente ricos e, por meio da tessitura artística e da linguagem criadora, envolvem as crianças, uma vez que estas vivenciam a fase do pensamento mágico. Na atualidade, a literatura infantil expande-se com elementos novos, característicos da sociedade urbanizada, global, assim contempla linguagens simultâneas e pode ser veiculada em novos meios de comunicação, como computadores.
Considerando estas informações e os estudos feitos no curso, avalie as afirmativas a seguir:
I. A leitura literária é diferente de outras leituras pois contempla a totalidade do ser humano.
II. Pode-se dizer que o prazer estético promovido pela literatura advém das emoções, das ideias, ou seja, das sensações despertadas no âmago do leitor.
III. Pode-se dizer que a arte literária possibilita ao leitor o exercício da sensibilidade, formas diferentes de perceber o mundo; estímulo à reflexão crítica e imaginativa e a beleza das construções linguísticas.
IV. É importante que as histórias escritas para crianças menores tenham desfechos com soluções satisfatórias para os conflitos e dificuldades apresentadas no enredo, para que elas não se sintam desalentadas diante de finais trágicos.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
O silêncio é o começo do papo
O bigode é a antena do gato
O cavalo é pasto do carrapato
O pescoço é a barriga da cobra
O leitão é um porquinho mais novo
A galinha é um pouquinho do ovo
Engordar é a tarefa do porco
A cegonha é a girafa do ganso
O cachorro é um lobo mais manso
As raízes são as veias da seiva
O camelo é um cavalo sem sede
Tartaruga por dentro é parede
A batalha é o começo da trégua
Papagaio é um dragão miniatura
Bactérias num meio é cultura.
1,2, 3 e 4
1, 3 e 4
1 e 2
2, 3 e 4
3 e 4
Leia, com atenção, o texto a seguir, para responder à questão proposta.
Ninguém nasce sabendo ler: aprende-se a ler à medida que se vive. Se ler livros geralmente se aprende nos bancos da escola, outras leituras se aprendem por aí, na chamada escola da vida: a leitura do voo das arribações que indicam a seca - como sabe quem lê Vidas Secas, de Graciliano Ramos – independe da aprendizagem formal e se perfaz na interação cotidiana com o mundo das coisas e dos outros.
Como entre tais coisas e tais outros incluem-se também livros e leitores, fecha-se o círculo: lê-se para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, numa espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas não pode (nem costuma) encerrar-se nela.
Do mundo da leitura à leitura do mundo, o trajeto se cumpre sempre, refazendo-se, inclusive, por um vice-versa que transforma a leitura em prática circular e infinita. Como fonte de saber e de sabedoria, a leitura não esgota seu poder de sedução nos estreitos círculos da escola.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 4. ed. São Paulo: Ática,1993, p. 7.
Em relação às ideias apresentadas no texto lido, assinale a alternativa correta.
A concepção de leitura apresentada no texto abrange o processo formal de alfabetização, mas não se encerra nele, pois outras leituras se aprendem ao longo da vida.
Depreende-se da leitura do primeiro parágrafo que as leituras feitas na “chamada escola da vida” não são importantes, devendo serem desconsideradas.
De acordo com o texto, a alfabetização formal é a única condição necessária para uma correta compreensão dos fatos da vida.
Conclui-se da leitura do texto que a escola formal é a verdadeira e única fonte de conhecimento e de sabedoria.
Infere-se da leitura do texto que, depois de alfabetizado, o indivíduo possui as ferramentas necessárias para compreender quaisquer livros, encerrando seu processo de aprendizagem.
Os contos de fada são extremamente ricos e, por meio da tessitura artística e da linguagem criadora, envolvem as crianças, uma vez que estas vivenciam a fase do pensamento mágico. Na atualidade, a literatura infantil expande-se com elementos novos, característicos da sociedade urbanizada, global, assim contempla linguagens simultâneas e pode ser veiculada em novos meios de comunicação, como computadores.
Considerando estas informações e os estudos feitos no curso, avalie as afirmativas a seguir:
I. A leitura literária é diferente de outras leituras pois contempla a totalidade do ser humano.
II. Pode-se dizer que o prazer estético promovido pela literatura advém das emoções, das ideias, ou seja, das sensações despertadas no âmago do leitor.
III. Pode-se dizer que a arte literária possibilita ao leitor o exercício da sensibilidade, formas diferentes de perceber o mundo; estímulo à reflexão crítica e imaginativa e a beleza das construções linguísticas.
IV. É importante que as histórias escritas para crianças menores tenham desfechos com soluções satisfatórias para os conflitos e dificuldades apresentadas no enredo, para que elas não se sintam desalentadas diante de finais trágicos.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
A concepção de leitura apresentada no texto abrange o processo formal de alfabetização, mas não se encerra nele, pois outras leituras se aprendem ao longo da vida.
Depreende-se da leitura do primeiro parágrafo que as leituras feitas na “chamada escola da vida” não são importantes, devendo serem desconsideradas.
De acordo com o texto, a alfabetização formal é a única condição necessária para uma correta compreensão dos fatos da vida.
Conclui-se da leitura do texto que a escola formal é a verdadeira e única fonte de conhecimento e de sabedoria.
Infere-se da leitura do texto que, depois de alfabetizado, o indivíduo possui as ferramentas necessárias para compreender quaisquer livros, encerrando seu processo de aprendizagem.